15 anos de Kaspersky em Portugal – da cibersegurança à ciberimunidade

A Kaspersky celebra 15 anos em Portugal. Desde a sua chegada ao nosso país, o fabricante de soluções de cibersegurança lutou contra múltiplas ameaças e milhares de ciberataques que testaram a resiliência tanto de empresas, como de administrações públicas e utilizadores.

Kaspersky faz 15 anos em Portugal

As estratégias, os métodos de trabalho e a organização interna dos cibercriminosos mudaram rapidamente nos últimos anos.

Como resultado, as empresas de cibersegurança, como a Kaspersky, tiveram de evoluir para se manterem um passo à frente das ameaças, mantendo protegidas as empresas e os utilizadores de todo o mundo, incluindo os espanhóis.

Há quinze anos, a Kaspersky desembarcou em Portugal com um escritório localizado em Lisboa.

Faz parte da estrutura ibérica da empresa, que conta com uma equipa com diferentes talentos e competências para tornar a Internet um local mais seguro.

Desde as vendas até às atividades de Investigação e Desenvolvimento, com analistas que trabalham respetivamente com a equipa internacional de Global Research & Analysis Team (GReAT), para identificar APTs, campanhas de ciberespionagem, malware, ransomware e tendências clandestinas em diferentes sectores do mercado, e com a equipa de Resposta a Incidentes para obter uma imagem detalhada em caso de incidentes, desde a resposta inicial e a recolha de provas até à identificação de vestígios de pirataria informática e à preparação de um plano de mitigação de ataques.

Kaspersky Embedded Systems Security
Publicidade

A crescente complexidade das infraestruturas de TI, a necessidade de melhorar o nível de competências de segurança e a incerteza geopolítica ou económica são os principais desafios de cibersegurança que estes especialistas enfrentam atualmente.

O teletrabalho e a digitalização dos processos tornaram também muito mais difícil garantir a segurança dos utilizadores ou das infraestruturas das empresas, uma vez que quanto mais complexo é o sistema, mais difícil é acompanhar o que nele se passa.

Do antivírus à ciber-imunidade

A empresa também evoluiu à medida que o panorama das ciberameaças evoluiu para satisfazer as novas necessidades dos clientes.

Por exemplo, a oferta ao consumidor foi radicalmente renovada, ultrapassando o antigo conceito de antivírus e oferecendo novas funcionalidades que abrangem as diferentes áreas de proteção – segurança, privacidade, desempenho e identidade – do consumidor atual.

Tal como os utilizadores finais mudaram, também as empresas mudaram, impulsionadas pelo forte processo de digitalização que as levou a assumir a liderança nos últimos anos, com a proteção digital a tornar-se um foco fundamental.

kaspersky robôs ciberseguranca automatizacao robotica

Além disso, há um salto para a ciber-imunidade. Esta baseia-se na segurança desde a conceção e oferece um nível de proteção tão elevado que o custo do ataque para os cibercriminosos é superior ao ganho potencial, tornando-o não rentável e levando-os a mudar de alvo.

Isto permite que as empresas não se preocupem com as questões de cibersegurança, podendo dedicar esse tempo e recursos a outras tarefas mais relevantes para a sua atividade.

As empresas estão cada vez mais conscientes do aumento dos incidentes e das ciberameaças, e é por isso que o número de organizações no nosso país que decidem implementar soluções de cibersegurança que lhes permitem proteger a sua informação e poderem concentrar-se noutras tarefas valiosas está a crescer ano após ano.

Alfonso Ramírez, diretor-geral da Kaspersky em Portugal e Espanha

Para além da implementação de soluções de segurança, o número crescente de incidentes e ameaças torna necessário prever os ataques e as técnicas utilizadas.

Com os serviços de Inteligência de Ameaças, a tecnologia de Deteção e Resposta Alargada e as soluções de Cibersegurança Industrial, a Kaspersky oferece às empresas acesso direto a uma proteção e inteligência de ameaças abrangentes e multicamadas para uma infraestrutura de TI em constante expansão e mudança num cenário de ameaças de TI em constante evolução. 

E enquanto as grandes empresas com SOCs internos estão a lidar com a situação, as PME estão a ter mais dificuldades. Desde 2019, o projeto Managed Service Provider (MSP) foi lançado com sucesso, visando parceiros que trabalham com um grande número de pequenas empresas, que agora têm acesso a recursos qualificados e custos previsíveis de suporte de TI.

E em 2022, os produtos Kaspersky participaram em 86 testes e análises independentes. Foram-lhes atribuídos 69 primeiros lugares e alcançaram 33 classificações de topo.

Iniciativa Global de Transparência

Em 2017, foi tomada uma das decisões mais valorizadas pela comunidade cibernética.

A Kaspersky adiantou-se aos tempos e introduziu a sua Iniciativa de Transparência Global. Como parte desta iniciativa, em 2018, a Kaspersky transferiu o armazenamento e processamento de dados de clientes para a Suíça, abrindo o seu primeiro Centro de Transparência em Zurique. 

Paralelamente à relocalização dos dados, a Kaspersky está a trabalhar na sua rede de Centros de Transparência, onde parceiros, clientes e especialistas governamentais em cibersegurança podem verificar a integridade das soluções da empresa, analisando o código-fonte e vendo em primeira mão como são os processos internos da empresa.

A empresa abriu mais oito centros na Europa, América do Norte, América Latina e também na Ásia-Pacífico, e irá expandir a rede para o Médio Oriente e África em 2024.

Iniciativas sociais

Para além de desenvolver soluções de cibersegurança, a Kaspersky está também consciente da importância de sensibilizar a sociedade para uma utilização segura e responsável da Internet.

Assim, em 2019, a Kaspersky cria a ‘Stalkerware Coalition‘, um projeto que combina a experiência daqueles que ajudam pessoas que sofreram violência doméstica com o trabalho com a pessoa que cometeu o abuso.

O objetivo é trazer o valor da defesa dos direitos digitais para o comportamento criminoso perpetrado através de stalkerware, software através do qual o agressor espia a sua vítima.Com o teletrabalho, os ciberataques dispararam em todo o mundo.

A empresa decidiu apoiar as instituições de saúde, licenciando gratuitamente os seus produtos de segurança a hospitais de todo o mundo, bem como facilitando a sua colaboração em várias iniciativas internacionais e regionais.

Além disso, a Kaspersky tem-se focado ao longo dos últimos anos em iniciativas em prol da igualdade de género, entre as quais se inclui a campanha “Women in Tech”, também lançada em Portugal.

A ideia é promover uma maior integração de mulheres no setor e criar awareness sobre o tema, através de uma parceria com a youtuber portuguesa Geek’alm, que dinamizou uma série de conversas informais com mulheres a trabalhar em funções de IT em Portugal.

Colaboração com organizações locais e internacionais

Como parte do seu trabalho para tornar a Internet um local mais seguro, a Kaspersky tem vindo a trabalhar com agências de aplicação da lei em todo o mundo há muitos anos.

Em 2013 e 2014, a Kaspersky estabeleceu um acordo com a INTERPOL e EUROPOL, que permanece em vigor até hoje para combater o cibercrime. A Kaspersky traz uma vasta experiência em investigação e análise de ameaças cibernéticas. 

Isto complementa o sistema eficaz da agência para localizar criminosos cibernéticos, que consiste numa rede de agentes em 190 países em todo o mundo. A colaboração entre a Kaspersky e a INTERPOL torna as atividades dos cibercriminosos muito mais difíceis ao quebrar as fronteiras quando se lida com estes grupos organizados.

Kaspersky gostaria de agradecer a todos os utilizadores e parceiros portugueses que depositaram a sua confiança em nós nos últimos 15 anos. O nosso objetivo é continuar a trabalhar em conjunto com todos eles para tornar a Internet um lugar mais seguro. Para isso, continuaremos a partilhar informações sobre ameaças e a colaborar com instituições públicas e privadas. Tudo isto apoiado por uma equipa altamente qualificada e em conformidade com os mais elevados padrões de transparência. Alfonso Ramirez.
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory