20 equipamentos que marcaram o nosso 2023

O ano 2023 foi cheio de altos e baixos, mas também foi um ano cheio de equipamentos novos, de novas oportunidades e de muita tecnologia para todos os cenários possíveis de imaginar.

No total, ultrapassámos as 100 análises escritas ao longo do ano, um número que pode parecer pouco, mas que para o TechBit era um dos objetivos a cumprir este ano.

2023 equipamentos tech
Publicidade

Como sabemos que foram demasiados equipamentos para ter tudo na memória, deixamos uma seleção dos 20 equipamentos que mais marcaram, a nosso ver, o ano de 2023, com um especial destaque aos dois equipamentos que mais nos marcaram.

2 equipamentos que, para nós, se destacaram dos outros

Um dos principais equipamentos que se destacou no decorrer do ano 2023 foi o Nothing Phone (2). Este foi um smartphone pelo qual estávamos ansiosos de lhe meter a mão em cima aqui no TechBit, ao ponto de se tornar o daily driver de um de nós que foi comprado e não oferecido pela marca.

O segundo equipamento lançado pela Nothing, destacou-se no mercado por trazer muitas características de um topo de gama, aliadas a um sistema de luzes diferente dos restantes smartphones presentes no mercado, conseguindo ainda assim manter um preço minimamente aceitável para o mercado atual.

O Nothing Phone (2) conta então com uma construção premium, uma câmara principal muito bem conseguida e que oferece resultados muito bons, uma personalização de outro nível com o NothingOS e permite ainda tirar proveito da interface Glyph para iluminar a traseira com funções relevantes. Os pontos fracos deste equipamento acabam por ser mais secundários, como o facto de não trazer carregador na caixa, ter uma câmara ultra grande angular que fica aquém do trabalho conseguido com o sensor principal e o processamento das fotos ser, por vezes, excessivo.

O segundo equipamento a merecer um destaque da nossa parte, que até consegue ser um bom complemente ao Nothing Phone (2), foi algo lançado mais para o final de 2023, mas que conseguiu ganhar um lugar especial no coração do pessoal do TechBit.

Os Bose QuietComfort Ultra são, sem sombra de dúvidas, os melhores auscultadores que já nos passaram pelas mãos. O que é dizer muito, tendo em conta que um dos participantes do TechBit trabalha há cerca de 10 anos numa loja de tecnologia.

Estes auscultadores mostraram-se quase perfeitos durante os nossos testes. O conforto é incrível, mesmo com óculos, permitindo assim que os utilizadores consigam passar horas infindáveis com os auscultadores sem problemas. Além disso, sendo uns auscultadores, o som é o principal ponto e os Bose QuietComfort Ultra não desiludiram, conseguindo agudos cristalinos, vozes com um novo destaque ao nosso redor, graves vibrantes sem distorção e médios completamente presentes no meio de tudo. Para ajudar, têm uma autonomia acima do esperado.

Claro que mesmo sendo um dos favoritos, não impede que tenha defeitos. Os Bose QuietComfort Ultra introduziram o áudio imersivo na Bose, mas existe muito espaço para melhorar neste campo de forma a tornar a experiência mais apurada e menos robótica. Além disso, a aplicação foi também um dos pontos negativos, demorando muito tempo a conectar aos auscultadores e mandando a ligação abaixo sempre que saímos da app.

Mais 18 equipamentos que nos marcaram

Apesar dos dois equipamentos que mais nos marcaram, existem ainda outros 18 que fizeram 2023 valer a pena no mundo da tecnologia, pelo menos daquilo que nos passou pelas mãos para testar.

Sem qualquer ordem em especifico, os nossos destaques de 2023 vão para os seguintes equipamentos:

XGIMI MoGo 2

Este pequeno projetor conseguiu chegar até nós e marcar-nos, pela positiva, em 2023. Com o tamanho compacto e as características que alberga, temos um equipamento bastante completo e capaz de servir múltiplas funções.

xgimi mogo 2 analise

Apesar de não ter uma bateria incorporada e do comando não ter qualquer tipo de iluminação para nos auxiliar a meio de um filme, o projetor consegue fazer uma regulação automática da imagem consoante a superfície em que se encontra e tem um sistema de som incorporado de boa qualidade. De forma geral, em muitas situações, consegue mesmo ser uma alternativa a uma televisão e pode ser facilmente transportado de uma divisão para outra.

Não tendo uma bateria incorporada, é possível contornar este inconveniente com uma powerbank de grande capacidade, conseguindo assim alimentar o projetor e aguentar até ao fim da sessão de cinema.

Mercusys Halo H50G

Apesar de terem sido várias as soluções de rede que testámos ao longo do ano, o Mercusys Halo H50G, testado por nós no início de 2023, manteve o seu ponto de destaque até ao fim do ano.

Mercusys Halo H50G

Estes pequenos cubos mostraram ser um equipamento muito capaz no que diz respeito em espalhar Internet por todos os cantos da casa, de forma estável e sem gastar fortunas. O sistema mesh permite a passagem entre os diversos pontos de acesso sem se perder a ligação à rede, o que torna todo o processo de encher uma casa mais fácil e ininterrupto.

A sua construção em plástico frágil e, aparentemente, fraco não invalida as suas grandes capacidades. Permite ligar mais de 100 equipamentos em simultâneo e o conjunto de 3 cubos consegue cobrir até 550m2.

Xiaomi Robot Vacuum S10+

A Xiaomi merece o destaque em muitos equipamentos durante o ano de 2023, mas um em concreto é, sem sombra de dúvidas, o Xiaomi Robot Vacuum S10+. Este aspirador é extremamente completo tendo em conta o preço que venda.

O sistema de navegação do equipamento é muito eficaz e permite um mapeamento bastante completo e preciso de todas as divisões da casa, permitindo, posteriormente, a sua seleção para limpar apenas determinadas zonas. Além disso, o aspirador da Xiaomi faz mais que aspirar, contando com a funcionalidade de mopa para remover a sujidades mais difícil do chão e deixar a casa aspirada e lavada, com um resultado final muito bom.

xiaomi robot vacuum s10+ analise

Além disso a autonomia do aspirado é suficiente para aspirar uma casa grande sem problemas e sem ter de regressar à base para recarregar. O único ponto que nos deixou mais tristes com este aspirador foi só mesmo o facto de não ter uma base capaz de recolher o pó de forma automática do aspirador.

Samsung Galaxy S23 Ultra

O smartphone de topo da Samsung, o Galaxy S23 Ultra, segue a ideia vencedora que a empresa já havia conseguido descobrir no ano anterior.

Este ano não foi diferente e o Galaxy S23 Ultra manteve o seu lugar de destaque entre todos os outros smartphones. Seja por incluir a S Pen incorporada no próprio equipamento, por ter um dos melhores ecrãs no mundo dos smartphones, um processador de topo ou capacidades acima do esperado para até conseguir comportar-se como um computador, consegue ainda incorporar um dos melhores e mais completos sistema de câmaras do mercado.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Se não fosse pelo preço exagerado, este seria um equipamento a ter sempre em mente em qualquer ocasião. Assim sendo, deixamos ainda a nossa comparação com o Galaxy S22 Ultra para que possa ponderar se vale a pena gastar uns euros a mais.

Huawei Watch 4 Pro

Entre muitos smartwatches e smartbands que chegaram ao mercado em 2023, o Huawei Watch 4 Pro captou a nossa atenção por diversos aspetos.

Este é um equipamento repleto de funcionalidades e que consegue manter uma autonomia muito boa para este tipo de equipamentos que, por norma, aguentam pouco mais de um dia com uma só carga, no caso do Huawei Watch 4 Pro é possível obter uma média entre 5 a 10 dias de autonomia, dependendo do uso de eSIM e do número d enotificações recebidas, ou aumentar este valor até cerca de 20 dias com a poupança de bateria ativada.

A construção premium que a Huawei utilizou neste equipamento, deixam-no com um aspeto robusto e preparado para todos os cenários do dia a dia. É uma pena mesmo é o NFC ter algumas limitações e a loja de aplicações ter em falta (ainda) muitas apps essenciais do dia a dia, de resto, estamos perante um campeão dos smartwatches.

Google Pixel Watch 2

Se o relógio anterior tinha algumas limitações de software, o Google Pixel 2 oferece o acesso a todo o universo Android sem (quase) nenhuma limitação.

Este foi um relógio muito bem recebido no mercado global e que fez parte dos primeiros equipamentos da Google a vir para Portugal de forma oficial. O Google Pixel 2 mostrou-se capaz de acompanhar os restantes smartwatches de topo com um design que se adora ou se detesta.

Google Pixel Watch 2

Este é um equipamento muito arredondado, podendo não ser do agrado de todos os utilizadores, mas é extremamente elegante e com uma construção muito bem conseguida. A nível de funcionalidades podemos contar com tudo o que seria de esperar da Google e com o acrescento das funcionalidades de fitness aliadas à FitBit.

A autonomia está limitada ao normal nestes equipamentos, cerca de 24h com uma única carga, mas a monitorização do estado de saúde do utilizador está muito bem conseguida e precisa, isto aliado a um Wear OS 4 responsivo e bastante intuitivo.

Eufy S100

Um outro equipamento que se destacou em 2023 por vários fatores diferenciadores, foi a Eufy S100, uma câmara de vigilância que ainda atua como candeeiro.

O design elegante do candeeiro com capacidade de gravação permitem, de forma elegante, completar o jardim de casa ou conjugar com a decoração da porta de entrada, permitindo assim manter um olho no que realmente importa sem estragar a decoração ou sem dar a entender que se trata de uma câmara.

analise eufy s100

A Eufy S100 conta com um armazenamento interno de 4GB e tem uma boa qualidade de gravação tanto de dia como de noite. O único ponto menos positivo é que se trata de um equipamento ligeiramente grande, podendo não agradar a todos os utilizadores.

SPC Espirare ION

Com alergias, vírus, e uma quantidade de bactérias de pequenas dimensões que andam pelo ar sem darmos conta, o SPC Espirare ION mostrou ser um equipamento bastante capaz de fazer o seu trabalho, com um preço acessível e fácil de controlar, marcando assim o nosso ano 2023.

Com um filtro HEPA 13, o purificador da SPC consegue reter até 99,95% dos alergénios no ar. Pode ser controlado de forma manual ou via aplicação e conta ainda com a possibilidade de ser programado para trabalhar apenas quando é necessário, mas sem dar trabalho extra ao utilizador.

SPC Espirare ION

Com o design elegante e discreto, com um tamanho não muito grande, o purificador pode ser colocado em qualquer divisão da casa, com alguma atenção à questão do ruído que poderá incomodar quem tenha um sono mais leve.

Tribit Stormbox Blast

Para animar o nosso 2023, passou-nos pelas mãos uma coluna preparada para enfrentar qualquer obstáculo que lhe apareça à frente. Falamos da Tribit Stormbox Blast, uma coluna com dimensões fáceis de transportar, uma qualidade de som boa e que ainda pode ser utilizada para carregar os nossos equipamentos.

A coluna é ainda resistente a todo o tipo de intemperes, sejam eles uma tempestade chuvosa ou uma tempestade de areia (proteção IPX7). Tem uma potência total de 90W, sendo assim capaz de encher qualquer espaço com o som que emite.

Tribit Stormbox Blast analise

É uma pena que, apesar do seu formato, o som não seja distribuído a 360º, mas é uma coluna que nos marcou pelos vários pontos positivos que preenche e por manter um preço acessível comparando com outras semelhantes no mercado.

A autonomia aproxima-se também das 30 horas anunciadas, o que permite levar de viagem com a confiança de que se vai aguentar durante todo o dia.

SPC Discovery

A SPC esteve em altas durante o ano 2023, e sem sombra de dúvidas que nos marcou com o lançamento da gama de smartphones Discovery. Neste caso, até podemos dar de barato e aqui fazer um “leve dois pague um” no que diz respeito aos smartphones da marca.

Não sendo possível escolher apenas um dos equipamentos, vamos destacar o SPC Discovery e o SPC Discovery Pro sem acrescentar números aos 20 equipamentos que iremos apresentar. A verdade é que a gama Discovery teve um impacto diferente num mercado saturado como o dos smartphones.

Primeiro porque estamos perante equipamentos extremamente acessíveis e com um design muito bem conseguido e elegante, que transmite uma boa sensação quando pegamos neles. O modelo base é ideal para os mais idosos se manterem em contacto com a família e terem as aplicações básicas instaladas.

Já o modelo Pro pode até ser utilizado por alguém mais novo, pode ser o primeiro smartphone dos mais novos, ou um equipamento ideal para pais que querem apenas algo simples e capaz de navegar pelas redes sociais. De forma geral, estes dois smartphones são acessíveis a todos os que procuram o smartphone barato e com algumas capacidades.

Dyson V15 Detect Absolute

Para manter a casa limpa durante todo o ano, existem diversas alternativas, mas uma que nos passou pelas mãos (e também pelo chão) foi o Dyson V15 Detect Absolute que se mostrou mais capaz do que esperávamos e nos fez entender, de facto, o que as pessoas querem dizer com “mas não é bem a mesma coisa que um Dyson”.

Este modelo em questão, apesar de não ser o mais recente da empresa (que também testámos este ano) é um compromisso que entrega tudo sem problemas maiores. Isto porque tem um poder de sucção igualmente poderoso, uma autonomia que permite aspirar toda a casa sem problemas, um grande conjunto de acessórios para todo o tipo de utilizações e ainda o famoso laser da empresa.

Este laser presente na escova parquet do Dyson V15 tornou-nos uns autênticos maníacos das limpezas. Não temos bem a noção da quantidade de pó que, a toda a hora, entra na nossa casa, e a empresa ajudou-nos a ver de facto essa realidade. O problema é que agora temos sempre a sensação de que temos de aspirar mais vezes que o normal ao utilizar um aspirador normal e comum sem a tecnologia laser.

É uma pena que estes aspiradores se tornem um pouco pesados ao fim de algum tempo de utilização, mas de facto, limpamos a casa como nunca limpámos antes e, por isso mesmo, este é um dos equipamentos que nos marcou ao longo de 2023.

Redmi Smart Band 2

Apesar da Xiaomi ter ficado conhecida, inicialmente, pelo grande sucesso da Mi Band, em 2023 o que nos surpreendeu mais foi uma outra smartband da empresa, desta vez da gama mais baixa, a Redmi Smart Band 2.

Esta pequena grande pulseira mostrou ser, de facto, o melhor preço/qualidade do mercado (ou pelo menos daquilo que já nos passou pelas mãos). É uma pulseira com um ecrã ligeiramente maior que o tradicional feijão, com funcionalidades bastante completas e com uma autonomia igualmente boa.

Redmi Smart Band smartwatch smartband xiaomi

Apesar da construção “mais barata”, o design final é apelativo e, pelo preço, está melhor que o esperado. Conta com as funcionalidades gerais de qualquer outra smartband, mas tem mais de 100 modos de desporto que consegue monitorizar.

Se tivermos de apontar algum ponto negativo, só mesmo o facto de se tratar de um ecrã TFT em vez de algo melhor, mas mesmo com um ecrã TFT as informações presentes no painel eram facilmente lidas mesmo em dias de sol, pelo que merece o destaque da nossa parte para este ano 2023.

Huawei Mate 50 Pro

Uma das melhores câmaras presente num smartphone que tenhamos testado em 2023 foi, sem pensarmos duas vezes, as câmaras do Huawei Mate 50 Pro. No entanto, não só de câmaras é feito este smartphones.

Estamos a falar de um dos topos de gama da empresa chinesa que, em tempos, estava a conseguir fazer frente a empresas como a Samsung e a Apple em todo o mundo. Problemas surgiram pelo caminho, mas nem por isso a Huawei recuou no que diz respeito ao fabrico de equipamentos excelentes.

O Mate 50 Pro consegue excelentes fotografias durante o dia e impressionou todos com as fotos noturnas, além disso, conta ainda com uma autonomia surpreendente. Durante a nossa análise, foi difícil esgotar a bateria do equipamento num único dia, mesmo com uma utilização mais intensiva.

Com um processamento de topo, um ecrã muito bom, um conjunto de câmaras de fazer inveja e uma autonomia incrível, este equipamento acaba por ter um grave problema que foge aquilo que a empresa pode fazer, que é o facto de não poder utilizar os serviços Google de forma oficial. Mesmo assim, é um equipamento que se conseguiu destacar para o TechBit este ano.

Xiaomi 13T

Mantendo a categoria de smartphones de topo de empresas chinesas que nos surpreenderam em 2023, teríamos de destacar o Xiaomi 13T. Este ano a empresa voltou ao mercado com tudo o que tinha e a parceria com a Leica sem sombra de dúvidas que ajudou a melhorar um ponto menos favorável da empresa.

O Xiaomi 13T é um dos mais capazes topos de gama que nos passaram pela mão este ano, tendo um preço surpreendentemente baixo para as capacidades que alberga.

Xiaomi 13T 8 equipamento

Falamos de câmara feitas em parceria com a Leica que permitem fotografar como um profissional e ter resultados de topo num equipamento que custa pouco mais de 500€ e que pode ser adquirido em promoção abaixo desse mesmo valor.

A autonomia é muito boa, conseguindo aguentar-se um dia inteiro sem problemas, falhando apenas na fotografia interior com pouca luz, que pode criar um ligeiro grão na imagem, mas de resto estamos a falar de resultados impressionantes e que não conseguimos obter com outros smartphones nesta faixa de preço sem sacrificar o poder de processamento.

Click & Grow The Smart Garden 9

A vida na cidade pode ser complicada em diversos níveis, mas a alimentação não deveria ser afetada pelo sítio onde vivemos. Como tal, o Click & Grow The Smart Garden 9 é uma solução bastante amigável e livre de pesticidas que chegou até nós em 2023 e que nos cativou desde o início.

O Smart Garden permite a qualquer pessoa ter em casa uma variedade de verduras sempre frescas, livres de químicos facilmente tratados pelo equipamento que vai regando as plantas sempre que necessário.

A aplicação é simples (e até um pouco limitada) mas permite a qualquer pessoa conseguir controlar o seu equipamento inteligente de forma a conseguir obter o resultado final esperado: alimentos frescos, prontos a consumir e livres de qualquer tipo de pesticida.

HP Envy x360 2-in-1 Laptop 15-FE0002NP

Entre um grande conjunto de computadores que nos passou pelas mãos em 2023, a HP poderá ter sido das que maior presença marcou no nosso ano. Entre vários equipamentos que poderíamos destacar, aquele que mais nos agradou foi mesmo o x360 2-em-1.

Este é um computador portátil com excelentes características e que ainda pode ser convertido num autêntico tablet com sistema Windows e com uma caneta incluida.

HP Envy x360 2-em-1

Com um design elegante e que possibilita um transporte facilitado, o portátil 2-em-1 da HP mostrou-se ainda muito capaz para se manter a funcionar durante todo o dia de trabalho sem problemas. Tem ainda a vantagem de poder virar um tablet ou um ecrã de apresentações graças à sua rotação de ecrã de 360º.

A caneta incluída dá-lhe uns pontos extra e permite assinar um documento ou dar asas à imaginação no campo artístico. O preço poderá não agradar a todos, mas para as funcionalidades que oferece e as capacidades internas do equipamento, é um destaque bem merecido para 2023.

iRobot Roomba Combo J7

Sendo conhecida pelos seus aspiradores inteligentes, seria estranho não termos nenhum Roomba em destaque no ano 2023. Como tal, os especialistas esmeraram-se com o iRobot Roomba Combo J7, um aspirador robot capaz de aspirar e passar a mopa de uma forma diferente do habitual.

Quando dizemos diferente, queremo-nos referir ao sistema da Roomba que permite levantar a mopa quando esta não é necessária. Melhor ainda que o equipamento deteta as carpetes de forma automática para levantar a mopa sozinho e evitar molhar os tapetes.

Este é ainda um equipamento que não tem medo de ir mais além e que permite ao utilizador utilizar produtos de limpeza no reservatório da água, permitindo assim uma limpeza mais aprofundada do chão.

Google Pixel 8

Por último, mas não menos importante, o Google Pixel 8 foi, também, um dos grandes destaque do TechBit em 2023. O smartphone da Google com um desenvolvimento todo pensado em torno da Inteligência Artificial chegou ao mercado para vencer e, pelo menos connosco, conseguiu ganhar o seu lugar de destaque.

Estamos a falar de um equipamento que nos faz sempre pensar em voltar a colocar o cartão SIM nele. É confortável na mão, tem uma utilização direta e simples, com o sistema limpo de qualquer tipo de blootware e oferece um dos melhores resultados finais em termos de fotografia atualmente presente no mercado global.

Smartphone Google Pixel 8

A IA presente no equipamento consegue fazer muitas coisas de forma automática e ainda oferece ao utilizador possibilidades infinitas de facilitar o dia a dia do utilizador, mesmo que esta possa tornar-se um pouco intrusiva nalguns aspetos.

O Google Pixel 8 poderá ser ainda melhor se um dia decidirem implementar em Portugal todas as funcionalidades aliadas à IA, mas por agora ficamos com algumas funcionalidades do equipamento deixadas de parte.

Um bom ano 2024 a todos os seguidores do TechBit

Com o ano de 2023 a chegar ao fim, o TechBit agradece a todos os que nos seguem e acompanham, assim como a todas as marcas que confiam em nós e que trabalham connosco para permitir o nosso crescimento contínuo.

A todos os que nos acompanham de alguma forma, um bom ano novo de 2024.

ray hennessy gdTxVSAE5sk unsplash equipamento
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory