Mais de 23 milhões de incidentes de malware fora bloqueados em Portugal

Um novo estudo levado a cabo pela NordVPN traz mais um ponto de vista sobre o cenário do malware em Portugal e no mundo.

techbit google news
Publicidade

Segundo avança o estudo, só em Portugal, foram bloqueados mais de 23 milhões de incidentes de malware em 2024.

data breach seguranca informatica hacker surfshark ransomware dados roubo malware phishing dados

Média em Portugal foi de 738 incidentes de malware por dia

O malware pode ser distribuído de diversas formas, formatos e com diferentes objetivos. No entanto, todos têm algo em comum: pretendem obter algo que não pertence a quem os está a espalhar.

O novo estudo da NordVPN avança que sites gratuitos de alojamento de vídeo e sites que imitam marcas conhecidas são aqueles que representam uma maior ameaça à segurança e à privacidade.

dados nordvpn malware empresas mais usadas malware

“De facto, a maioria dos ataques de phishing utiliza cerca de 300 nomes de marcas para enganar as pessoas. As marcas em si não têm culpa – estas falsificações também prejudicam a sua reputação, obrigando as empresas a persegui-las ativamente. No entanto, a notoriedade das marcas pode dar às vítimas um falso senso de segurança e fazê-las baixar a guarda”

Adrianus Warmenhoven, consultor de cibersegurança da NordVPN

A Google, o Facebook e a Microsoft são as três marcas com a maior probabilidade de serem falsificadas para o roubo de dados.

O mesmo estudo indica ainda que, no ano passado, foram registados cerca de 85 mil URL’s falsos, imitando sites e serviços da Google. Em seguida, surgem mais de 6 mil sites falsos que imitam o Facebook ou algum serviço do mesmo, seguindo-se, em terceiro, perto de 5 mil URL’s falsos da Microsoft.

Leia também  Fuga de dados expõe todos os clientes da Trump Mobile e revelou que são muito poucos

Em 2024, Portugal registou mais de 23 milhões de incidentes de malware, ocupando o 19.º lugar em âmbito europeu. No entanto, os números mais elevados na Europa registaram-se no Reino Unido, com 669 milhões, seguido da Alemanha, com 224 milhões, e da Noruega, com 123 milhões.

sites malware malware

O malware refere-se a qualquer tipo de programação especificamente concebida para o prejudicar ou para danificar o seu dispositivo, incluindo software malicioso como vírus, cavalos de Troia, ransomware e spyware. O malware pode roubar dados confidenciais, encriptar ficheiros importantes ou assumir o comando do dispositivo, dando controlo total ao criminoso.

rastreadores malware malware
Publicidade

Os dados analisados pela NordVPN sugerem que também fará bem afastar-se dos sites gratuitos de alojamento de vídeos, incluindo os sites de anime, assim como de algumas outras categorias.

Ao longo de 2024, a Proteção contra Ameaças Pro™ da NordVPN bloqueou mais de 1,5 bilião de tentativas de infeção por malware nos sites de alojamento de vídeos. As outras categorias de domínio onde se registou a maior incidência de malware foram a categoria de entretenimento (perto de 1 bilião de malware bloqueado) e a de desporto (124 milhões).

Um pouco mais atrás ficaram os sites para adultos (109 milhões de malware bloqueado) e os sites de partilha e armazenamento de ficheiros (perto de 74 milhões).

Sobre o autor

Aproveite a campanha:

ofertas outono

Deixe um comentário

Blogarama - Blog Directory

Já nos segues no Google News?

Close Welcome Bar