30% dos cargos de cibersegurança vão ser ocupados por mulheres, em 2025

A disparidade entre sexos que ocupam cargos no setor da cibersegurança ainda é considerável nos tempos atuais. Segundo aponta a Cybersecurity Ventures, em 2021 apenas 25% dos cargos em questão eram ocupados por mulheres.

A Check Point, empresa especialista no setor da cibersegurança, avança que, com o crescimento que se tem sentido nos últimos anos, em 2025 já 30% dos cargos vão pertencer a mulheres, com o número a aumentar ainda mais, em 2031, com a perspetiva de atingir os 35%.

cibersegurança woman office work pc
Publicidade

Diversidade na cibersegurança

A Check Point Software Technologies Ltd. (NASDAQ: CHKP), fornecedor líder em soluções de cibersegurança para empresas e governos a nível mundial, considera deveras importante que deve existir diversidade de género em todos os setores, com ênfase no setor em que é especialista: o da cibersegurança.

Embora este domínio tenha registado um crescimento significativo ao longo dos anos, as mulheres continuam a estar sub-representadas, tendo ocupando apenas 25% dos cargos de cibersegurança em 2021, de acordo com a Cybersecurity Ventures. No entanto, há esperança no horizonte, com a projeção de que, em 2025, as mulheres vão ocupar 30% desses cargos, aumentando para 35% em 2031.

eaton ups

São várias as razões que justificam uma aposta na diversificação de género no setor, no entanto, a Check Point avançou com alguns motivos principais que devem ser tidos em conta de forma a criar um ambiente mais diverso de trabalho num setor que está em constante desenvolvimento.

  • Com um mundo cada vez mais diversificado, os produtos tecnológicos são consumidos por pessoas de todos os géneros. Ao envolver ativamente as mulheres no desenvolvimento de produtos, garantimos que a tecnologia responde às necessidades de todos, abordando eficazmente as diversas perspectivas e preferências de todos os consumidores.
  • De forma a colmatar o fosso entre os géneros nas carreiras STEM, é necessário fomentar o interesse das raparigas por estas áreas desde tenra idade. Quando as raparigas veem mulheres a ter sucesso na cibersegurança e a ocupar cargos de chefia, este torna-se um objetivo alcançável para elas. Empresas como a Check Point Software, com metade dos seus executivos sendo mulheres, dão um exemplo poderoso.
cibersegurança segurança online pc mulher
  • A diversidade promove a criatividade e a inovação. Num campo tão dinâmico como a cibersegurança, novas perspetivas e abordagens de resolução de problemas são essenciais para se manter à frente dos adversários cibernéticos. Estudos demonstraram que as equipas com diferentes géneros tomam melhores decisões comerciais em 73% das vezes.
  • Uma pedra angular da paridade de género na força de trabalho é garantir salário igual para trabalho igual. Iniciativas como as do ChatGPT, que defendem a paridade de género nos salários, demonstram um compromisso com a justiça e a igualdade. Esta prática não só melhora a cultura do local de trabalho, como também estabelece um padrão a seguir pelas indústrias, realçando a importância do tratamento equitativo e das oportunidades para todos, independentemente do género.
mulher pc computador tech

Iniciativas criadas pela Check Point

  • Programa SecureAcademy: Através de parcerias com universidades e instituições educativas em todo o mundo, a Check Point inclui a cibersegurança nos currículos académicos, encorajando um leque diversificado de estudantes a explorar e a destacar-se neste campo crítico.
  • Programa de Pós-Graduação: Adaptado aos recém-licenciados em engenharia, vendas e outras áreas, este programa oferece uma ponte para a indústria da cibersegurança, proporcionando orientação, experiência prática e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
  • Check Point Mind: Uma iniciativa de formação abrangente que oferece uma série de oportunidades de aprendizagem em cibersegurança, assegurando que os profissionais podem manter-se a par das últimas novidades no setor, promovendo uma cultura de aprendizagem e inovação contínuas.
ciberseguranca informatica internet hackers ransomware malware sophos

Estes programas demonstram coletivamente o compromisso da Check Point Software em fomentar o talento, promover a diversidade de género e equipar a futura força de trabalho com as competências necessárias para ter sucesso na cibersegurança.

Ao investir na educação e no desenvolvimento profissional, a Check Point não só contribui para reduzir a diferença de género, como também reforça o panorama geral da cibersegurança, tornando-o mais resistente às ameaças num mundo cada vez mais digital.

Para colmatar a lacuna de género neste setor, é crucial encorajar mais mulheres a seguir carreiras na área da tecnologia e da cibersegurança.

ciberseguranca informatica ransomware hacker phishing protecao malware

Uma carreira em cibersegurança não é apenas lucrativa, mas também altamente gratificante, marcada por uma procura constante, satisfação no trabalho e a oportunidade de ter um impacto significativo no panorama da segurança digital.

Com iniciativas como as da Check Point Software, os caminhos para o domínio da cibersegurança tornam-se cada vez mais acessíveis e atrativos, especialmente para as mulheres que pretendem entrar e destacar-se neste setor.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory