Estes são 4 sintomas que mostram que precisa de trocar de smartphone

Embora se espere que os nossos smartphones durem o máximo de tempo possível, chega a uma altura em que começam a surgir alguns sinais de que estamos a precisar de um novo.

Conheça 4 sintomas que ajudam a identificar quando chegou ao momento de trocar de smartphone.

Google Pixel 8 e Google Pixel 8a
Publicidade

4 sinais de que está a precisar de trocar de smartphone

Hoje em dia não compensa, na maior parte dos casos, andar a trocar de smartphone todos os anos.

As inovações nestes equipamentos são agora mais lentas e a qualidade dos smartphones deu um grande salto, fazendo com que modelos com mais de 3 ou 4 anos continuem totalmente funcionais e com uma boa experiência de utilização.

No entanto, existe sempre o momento em que a troca será necessária quer por o smartphone deixar de funcionar, quer por outros sinais que ele nos vai dando.

A memória interna começa a ser insuficiente

O armazenamento dos smartphones tem crescido bastante nos últimos anos. Se não há muito tempo era habitual termos 16 GB de espaço livre nos nossos smartphones, o normal hoje em dia já ronda os 128 ou 256 GB, existindo já opções de 1 TB.

A verdade é que atualmente os programas estão cada vez maiores, a qualidade de fotografias e vídeos cresceu levando a um grande salto no tamanho dos arquivos e a exigência de espaço para guardar todos estes dados é cada vez maior.

Nesse sentido, se sente que o seu smartphone está sempre cheio, este poderá ser um sinal de que está a precisar de um equipamento com mais memória.

Embora a cloud ou um cartão de memória possa ser também opção, caso possível, a verdade é que nada se assemelha a termos todos os nossos dados localmente no smartphone e a usufruir das velocidades de leitura e escrita que as memórias atuais nos oferecem.

smartphone

A bateria já não aguenta tempo nenhum

Ao longo da utilização do smartphone, as baterias vão perdendo alguma da sua capacidade com os sucessivos carregamentos e descarregamentos a que são submetidas.

Além do desgaste natural, também são cada vez mais as aplicações que temos instaladas e que ficam a correr de fundo para manter as notificações ou registo de dados a funcionar (ex. apps de câmaras de segurança e alarmes, apps de fitness ou apps de companhia de smartwatches).

Tudo isto irá influenciar o desempenho da bateria e dar-nos a parecer que cada vez o nosso smartphone aguenta menos tempos.

bateria google android estado saúde percentagem

Antes de colocar a culpa na redução da capacidade da bateria, deve experimentar fazer uma limpeza das aplicações que já não usa há muito tempo ou fazer mesmo um restauro de sistema.

Desta forma irá perceber se a redução de autonomia está relacionada com a perda de capacidade ou com o exagero de aplicações ativas.

Caso mesmo assim a bateria continue a aguentar bastante pouco, então está na altura de trocar por um novo smartphone.

OPPO Find X7 Ultra

O smartphone está lento e com vários erros

Com a instalação de novos programas e a chegada de novas atualizações e versões do sistema, o smartphone pode começar a não ser tão rápidos como eram quando o comprou.

Para resolver este problema, pode começar por seguir os mesmos passos do ponto anterior e apagar todas as aplicações que não necessita ou não tem usado há algum tempo.

Caso não resulte, pode também realizar um restauro de sistema para perceber se será alguma configuração ou problema na instalação que está a influenciar.

Caso se mantenha a lentidão do sistema, então estará mesmo na altura de pensar em adquirir um smartphone mais atualizado e pronto para as novas funcionalidades do sistema.

smartphone spc dicovery pro

Atualizações e suporte da marca chegaram ao fim

Por último, chegamos ao ponto das atualizações e do suporte oferecido pela marca ao seu equipamento.

Embora ultimamente as principais fabricantes estejam a alargar o período para vários anos, como é o caso da Samsung e da Google com pelo menos 7 anos de atualizações, a verdade é que nem sempre foi assim.

Há vários equipamentos que perderam rapidamente as atualizações e o suporte ou que receberam um curto tempo de novidades.

samsung atualizacao software android

Se este é o seu caso e quer manter as atualizações em dia para garantir que os seus dados estão a salvo, então é também a altura certa para fazer a troca de smartphone.

Caso esteja a pensar fazer a troca de smartphone, conheça aqui uma boa lista de soluções caso queira um topo de gama.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X