fbpx

5 dicas para quem se está a iniciar na fotografia

Por hobby ou como atividade profissional, milhares de pessoas fazem uso a todo o momento das suas máquinas fotográficas para explorar os mais ínfimos pormenores do que nos rodeia.

Embora por vezes pareça difícil iniciar na fotografia, a verdade é que não é preciso muito para começar a explorar os conceitos básicos e a tirar boas fotografias.

Neste Dia Mundial da Fotografia, damos 5 dicas úteis para quem pretende começar a fotografar.

fotografia retrato camara
Publicidade

5 dicas úteis para quem quer começar a fotografar

1. Não precisa de uma máquina profissional para se iniciar na fotografia

Por vezes, quando pensamos em começar a explorar o hobby da fotografia, temos tendência a adiar por não termos um equipamento que achamos estar à altura do desafio.

No entanto, embora o tipo de equipamento possa sempre influenciar o resultado, a verdade é que no início não é preciso ir a correr adquirir uma máquina profissional.

Uma máquina mais económica ou mesmo um smartphone conseguem já oferecer resultados impressionantes quando utilizados da melhor forma.

fotografia smartphone comida

2. Comece com os modos automáticos antes de se iniciar nas opções manuais

Quando ouvimos os fotógrafos mais experientes a falar de ISO e velocidade do obturador, podemos ter tendência para começar de imediato a fotografar em modo manual.

No entanto, antes de dar este passo, é importante que comece por entender alguns conceitos mais simples.

Comece por fotografar em automático, descubra quais os pormenores a ter em atenção para criar uma boa fotografia e só depois, aos poucos, vá avançando para modos manuais de forma gradual.

fotografia camera modos manual automatico

3. Enquadramento e composição são muito importantes

Se procura captar uma boa fotografia, é importante que não dispare aleatoriamente para o que pretende fotografar.

Em vez disso, antes de carregar no botão do obturador, pense no que pretende fotografar (pessoa, objeto ou paisagem) e enquadre-o bem na imagem de forma a não cortar partes importantes.

Depois, analise o ambiente em volta e verifique se existe algo que está a mais na imagem, o que a pode tornar muito cheia, ou se existem outros elementos que possam entrar na composição da fotografia.

Por fim, mantenha sempre o alinhamento do horizonte e procure explorar novos ângulos e padrões nas suas imagens.

fotografia camara paisagem cidade

4. Tenha sempre em atenção a luz

Um dos pontos mais importantes na fotografia é, sem qualquer dúvida, a luz.

Embora a intensidade e a posição ideal da iluminação esteja dependente do gosto e objetivos do fotógrafo, procure sempre manter o ponto central da sua fotografia bem iluminado e com luz favorável para evitar imagens escuras ou com sombras desnecessárias.

Faça vários testes e vá variando o ângulo da fotografia ou a posição da iluminação até obter o resultado que pretende.

fotografia camara paisagem natureza

5. Explore a edição de imagem simples ou os filtros

O segredo de muitas fotografias está também no modo como são editadas de forma a corrigir cores, brilho, enquadramento, etc.

Utilize uma aplicação simples para regular alguns parâmetros ou, caso não se sinta confortável, utilize uma aplicação que aplique filtros pré-definidos para melhorar as imagens captadas.

fotografia edicao smartphone

Se está a pensar em iniciar-se na fotografia, estes são alguns conceitos básicos que deve seguir antes de começar a explorar as opções mais avançadas.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade