5 dicas para um backup em condições

O Dia Mundial do Backup celebra-se a 31 de Março e, de forma a sensibilizar os utilizadores para a importância de realizar uma boa cópia de segurança, a Sophos deixou 5 dicas de como guardar a sua informação importante de forma segura.

Nem sempre toda a informação é importante de guardar e, muitas vezes, um backup bem feito pode impedir muitos problemas no dia a dia.

backup seguranca ciberseguranca copia
Publicidade

1 – Não adiar o backup

Quantas vezes já lhe passou pela cabeça, a meio de um trabalho importante ou mesmo da tese de mestrado o pensamento “se calhar devia guardar isto fora do pc”?

O mesmo se passa com a criação de cópias de ficheiros importantes, documentos fiscais, código-fonte, base de dados de clientes, etc. Tudo isto deve estar guardado em mais que um local e, de preferência, atualizado.

Sempre que tiver a o pensamento de que deve guardar algo, faça-o.

Cibersegurança ciberataques

Não deve adiar este assunto, não deve deixar para o dia seguinte ou para a próxima hora, simplesmente faça a cópia.

A Sophos explica de forma muito simples: a única cópia de segurança de que se vai arrepender é aquela que não fez.

“Faça uma lista dos dados que precisa de manter em segurança, e um  registo de quando fez o último backup, para que não continue a adiar para amanhã o que já queria ter feito na semana passada. Não precisa de um sistema de alta tecnologia para isto. Pode escolher algo que já faz regularmente, tal como ir levar o lixo lá fora, como lembrete do seu próprio Dia Pessoal do Backup”

Paul Ducklin, Principal Research Scientist da Sophos

2 – Menos é mais

Será que todos os dados que tem no computador são necessários? A tendência para acumular informação que nunca mais será utilizada é grande, no entanto, devemos ter em atenção que nem tudo deve ter uma cópia criada.

A Sophos recomenda que faça uma seleção do que é realmente importante guardar.

cibercrime ciberseguranca hackers internet ransomware malware

Desta forma vai sempre conseguir reduzir o tempo e o espaço de armazenamento necessários para realizar o backup completo da sua informação.

3 – Encriptação em todos os momentos

A Sophos alerta para a questão da encriptação de informação no processo de fazer um backup.

Isto porque os olhares curiosos vão estar sempre a tentar ver o tem guardado e, nos casos em que sofra um ciberataque, poderá ser a sua salvação ter os arquivos encriptados.

ransomware hackers darknet darkweb kaspersky malware data ciberataques

Este processo poderá impedir qualquer atacante de conseguir aceder à sua informação mais sensível mesmo que consigam aceder ao seu equipamento.

4 – A encriptação não é o suficiente

Apesar de tomar os passos todos de prevenção, a encriptação não é o suficiente para se proteger a si e à informação sensível que tem armazenada.

Durante um ataque, os criminosos podem não conseguir aceder à informação encriptada, mas podem conseguir apagar esta informação levando-o a ter um prejuízo de grandes valores dentro da empresa onde se encontra ou mesmo a nível pessoal.

backup seguranca ciberseguranca copia

Desta forma, a Sophos recomenda que tenha sempre os backups automáticos ligados, de forma a que seja guardada a informação mais recente sempre que possível, mas também que tenha um backup recente, offline, numa localização diferente de onde se encontra o computador principal.

5 – Recuperar faz parte do backup

Ter a informação armazenada de forma segura é o principal, mas saber recuperar todos os dados de forma rápida e prática também faz parte de um backup bem feito.

Em caso de um ataque de ransomware, poderá ser necessário reconstruir sistemas inteiros. Desta forma, se o backup não estiver feito de forma lógica e eficiente, poderá demorar mais tempo que o necessário a voltar a ter tudo operacional.

data loss, dados, ciberseguranca, informatica, ransomware, hack

Se o backup não estiver otimizado de forma a poder ser recuperado de forma rápida, então não é, de facto, um bom backup.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory