5 dicas para um Wi-Fi melhor em sua casa

Em dia Mundial do Wi-Fi é sempre importante como poderemos melhorar a nossa rede WiFi em nossa casa.

Conheça algumas dicas partilhadas pela Devolo.

Melhore o Wi-Fi de sua casa com estas 5 dicas

Segundo as estimativas da Internet World Stats, cerca de 747 milhões de europeus utilizaram a Internet em 2021. Ou seja, 89,2% da sua população. Uma percentagem elevada em comparação com o resto do mundo, onde apenas cerca de 68% está online.

As pessoas navegam na Internet principalmente utilizando o Wi-Fi da sua própria casa. Mas qual é a qualidade da rede doméstica dentro das suas próprias quatro paredes? Nem sempre é a ideal.

Se quiser fazer stream dos melhores momentos das séries sem falhas, descarregar rapidamente as últimas atualizações dos jogos ou simplesmente ler rapidamente as notícias na Internet, precisa de uma rede Wi-Fi estável e rápida.

No contexto do Dia Mundial do Wi-Fi, que se assinala hoje, a devolo ajuda-o a pôr o seu Wi-Fi em forma com estas cinco dicas fáceis.

powerline o que e internet (3)
Publicidade

Rápida verificação do Wi-Fi

Os utilizadores da Internet apercebem-se muito rapidamente se a cobertura Wi-Fi é boa ou má. No entanto, fazer uma breve análise da sua situação é um primeiro passo valioso.

Estão disponíveis ferramentas de análise úteis para o ajudar nos seus esforços. Os especialistas recomendam frequentemente o Ookla Speedtest ou pode usar o serviço do Techbit em parceria com a Nperf.

Com o apoio desta aplicação, pode verificar facilmente as velocidades Wi-Fi com o seu smartphone ou tablet em todas as divisões da sua casa para encontrar os “buracos negros do Wi-Fi”.

internet velocidade teste

Posicionamento ideal do router

O Wi-Fi é demasiado lento ou a ligação é interrompida com cada vez mais frequência? Normalmente, isto deve-se a um problema de alcance, uma vez que muitas casas têm o router algures num canto, atrás de um vaso de flores ou, pior ainda, na cave.

Uma posição central e ligeiramente elevada é ideal para um router, por exemplo, num aparador ou num armário “no meio” de um apartamento.

O Wi-Fi do router não deve ser bloqueado por outros objetos localizados à frente ou ao lado do router.

O router tem antenas externas? Estas podem estar dispostas em diferentes ângulos. Experimente diferentes posições da antena até a receção melhorar.

O router é demasiado antigo?

Se tiver de substituir o seu router antigo, o novo modelo deve definitivamente suportar Wi-Fi 5 (Wi-Fi ac) ou mesmo Wi-Fi 6 (Wi-Fi ax).

Ambas as normas são consideravelmente mais rápidas do que o Wi-Fi 4 (Wi-Fi n). Além disso, uma parte do Wi-Fi 4, a banda de 2,4 GHz, está extremamente sobrecarregada em muitas grandes áreas urbanas.

O seu Wi-Fi ganha velocidade novamente ao mudar para um modelo de router que suporte a norma Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6.

Repetidores Wi-Fi para curtas distâncias

Obstáculos como paredes ou tetos de betão armado funcionam como um travão para o Wi-Fi, que se torna cada vez mais lento e, no pior dos casos, acaba por parar completamente.

Para os pequenos apartamentos com varanda e para melhorar o desempenho do Wi-Fi num só piso, a devolo propõe-lhe o devolo WiFi 6 Repeater 3000 (99,90 euros) e o devolo WiFi 6 Repeater 5400 (149,90 euros).

Estes repetidores Wi-Fi aumentam o alcance da rede sem fios existente. Com velocidades de transmissão elevadas, funcionalidade Mesh avançada e configuração fácil com um botão.

Devolo WiFi 6 Repeater 3000

Para longas distâncias – Internet a partir das tomadas elétricas

No entanto, em grandes áreas habitacionais um repetidor já não é adequado porque os repetidores também utilizam a rede Wi-Fi para a transmissão de dados entre si.

Nestes casos, existe uma solução indicada para longas distâncias Wi-Fi: os adaptadores Powerline.

O truque: estes adaptadores utilizam a própria rede elétrica da casa como se fosse um longo cabo de dados.

A vantagem: as paredes, os tetos de betão armado e até os sistemas de aquecimento por baixo do chão já não constituem um obstáculo, porque se trata de uma solução baseada em cabos.

powerline o que e internet wi-fi

Os adaptadores Wi-Fi Powerline criam um ponto de acesso rápido em qualquer tomada elétrica. A instalação é extremamente fácil: ligue à tomada, aguarde um pouco e comece a navegar.

Os modelos atuais combinam a melhor tecnologia Wi-Fi Mesh com a tecnologia Powerline mais rápida.

O premiado devolo Magic 2 WiFi 6 cria uma velocidade Powerline rápida de 2400 Mbps no máximo e oferece Wi-Fi Mesh para uma rede sem fios rápida em toda a casa.

Graças a estas dicas, o caminho está livre para o Dia Mundial do Wi-Fi e para o Wi-Fi em casa.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X