5 dicas da SPC para tornar o smartphone mais rápido

Segundo a SPC, alguns estudos indicam que em média as pessoas passam mais de 3 horas por dia a olhar para os smartphones, deixando assim claro o quanto estes equipamentos fazem parte do nosso dia a dia. A pensar na importância que estes equipamentos ganharam na vida das pessoas, a SPC divulgou 5 dicas que podem ajudar o smartphone a permanecer mais rápido.

A ideia é oferecer alguma ajuda com os cuidados a ter com um smartphone a quem pouco percebe do assunto, mas não gosta de ver o seu equipamento a ficar cada vez mais lento sem saber porquê.

girl smartphone pc computador IoT SPC Tlm
Publicidade

SPC não quer que apague as suas fotos

Uma das sugestões mais comuns é de que se devem apagar as fotografias que temos no smartphone para ajudar a poupar espaço e, assim, garantir que o equipamento tem memória suficiente para não ficar lento ou com falta de memória. A SPC não se focou tanto nessa questão, sugerindo alternativas que podem gerar mais espaço livre sem ter de apagar ou transferir as suas memórias.

iiiF150 R2022 smartphone 2

Com o passar do tempo é recorrente que os equipamentos não consigam manter a mesma performance que tinham no início, e é para ajudar a prevenir estes problemas que a SPC deixa 5 dicas de como tornar o smartphone mais rápido sem prescindir das aplicações mais utilizadas e das fotografias.

Desligar e voltar a ligar – o truque para resolver muitos problemas

Tal como qualquer equipamento eletrónico, uma vez por outra, convém reiniciar o smartphone. Isto porque ele precisa mais do que ser carregado para funcionar nas perfeitas condições.

Ao desligar e voltar a ligar o equipamento, segundo a SPC, vai fazer um reset às aplicações abertas, à cache do equipamento e vais também limpar alguns ficheiros desnecessários que vão sendo armazenados.

Wiko instagram viagens smartphone

Desta forma, este simples gesto, poderá garantia um pouco mais de espaço livre e uma maior fluidez do sistema sem que tenha de apagar nada relevante.

As animações são apenas engraçadas

Por muito agradáveis e bonitas que possam ser as animações presentes no sistema do smartphone, estas são apenas efeitos visuais. Não ajudam em nada e não são, de facto, algo que seja necessário ter ativado.

Desta forma, a SPC recomenda desligar estas animações nas definições de forma a que o equipamento tenha menos processos a correr, ajudando assim a aumentar a rapidez do mesmo.

Wiko instagram viagens smartphone

Visualmente poderá ficar menos agradável, mas poderá fazer a diferença na utilização do dia a dia, especialmente em smartphones de gamas mais baixas e com menos capacidades. Caso não as queira desligar por completo, há sempre a hipótese de reduzir apenas o número de animações.

Nos dois casos, a SPC explica que vai acabar por libertar sempre alguns recursos do dispositivo assim como alguma da memória RAM.

Apesar de tudo, convém garantir algum espaço livre na memória

A ideia da SPC não é recomendar que se apaguem aplicações ou fotografias que gostamos de ter presentes no smartphone, no entanto, é necessário ter atenção à memória do equipamento.

Deve verificar com frequência o espaço que tem livre na memória do equipamento e, se possível apagar algumas das aplicações que não utiliza frequentemente ou que estão instaladas apenas porque “poderá ser precisa”.

Google maps car smartphone drive

Após apagar uma aplicação, a SPC recomenda a fazer o reinicio do smartphone para garantir que todos os ficheiros são apagados do equipamento.

Além disso deve também fazer uma revisão aos ficheiros descarregados, pois muitas vezes o download fica esquecido na memória do smartphone e acaba por estra a ocupar espaço. Todos os ficheiros que não abre há pelos menos 3 meses podem ser apagados (após fazer o backup se necessário claro).

Encerrar as aplicações

A SPC recomenda que após utilizar uma determinada aplicação deve encerrar a mesma para que não fiquem processos em segundo plano. Isto irá libertar espaço na RAM e tornar o smartphone mais rápido.

facebook meta logo redes sociais

Além de deixar o smartphone mais rápido, vai ainda conseguir poupar alguma bateria. No entanto, deve ter em atenção que ao abrir novamente a mesma aplicação vai puxar um pouco mais pelo equipamento, pelo que, neste ponto, recomendamos que seja feito com alguma lógica e não que se torne algo constante.

Segurança acima de tudo

Talvez o ponto mais importante para manter o smartphone em condições, tal como qualquer outro equipamento, é prevenir-se contra ataques de malware que são capazes de causar uma grande lentidão no smartphone além de colocarem em risco todos os dados do utilizador.

burlas online phishing cibercrime ransomware internet seguranca portal da queixa

A SPC recomenda a utilização de um antivírus de confiança para que esteja sempre protegido e para evitar uma contaminação em grande escala através do smartphone.

A SPC alerta para os cuidados habituais que devem ser tidos mesmo sendo através do smartphone, evitando visitar sites pouco fidedignos e aceder a arquivos ou links enviados por estranhos.

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory