5 dicas TP-Link para uma melhor ligação Wi-Fi em casa

A TP-Link é tida como uma marca de referência no ramo da conetividade, em especial no que diz respeito a equipamentos de ligação à Internet ou repetidores de sinal.

Como empresa especializada nestes equipamentos, além de se preocuparem em colocar no mercado soluções para os problemas de ligação nas casas dos consumidores, a empresa pretende ajudar, também, a melhorar a qualidade dessas mesmas ligações, deixando algumas dicas do que poderá fazer para garantir que tudo está nas devidas condições e sem interferências.

Deco X60 tp-link
Publicidade

Falhas de rede têm solução

Nem todas as casas são construídas de igual forma e, cada uma apresenta dificuldades diferentes aos utilizadores no que diz respeito à ligação à rede.

com uma realidade atual em que temos de estar constantemente ligados à Internet, torna-se um grande transtorno ficarmos sem acesso à mesma ainda por cima dentro da nossa própria casa. Mais frustrante ainda quando estamos ligados mas a velocidade é tão lenta que mais valia não termos sinal.

velocidade internet

A pensar nas diversas situações possíveis e imagináveis, a TP-Link, especialista no campo das redes, deixou 5 dicas que podem ajudar a melhorar a qualidade da ligação Wi-Fi nas casas dos consumidores. pequenos truques que são essenciais e que, por vezes, muitas pessoas não sabem ou não se recordam.

TP-Link e os repetidores de sinal

Talvez os equipamentos pelos quais a TP-Link ficou mais conhecida junto aos consumidores, sejam os repetidores de sinal. Desta forma, a empresa começa por indicar a instalação de um aparelho deste género para começar a tratar dos problemas de Wi-Fi em casa.

Os dispositivos que estão ligados perto do nosso router, ligam-se ao sinal que emite e alargam-no ainda com maior potência à área onde o sinal anteriormente era fraco ou inexistente. É importante escolher a solução que melhor se adequa às suas necessidades, pois nem todas cobrem a mesma área, nem têm a mesma velocidade.

Um exemplo de repetidor de sinal que já analisámos aqui no TechBit, trata-se do RE505X, um equipamento não muito caro, com integração na rede Mesh e que permite aumentar o alcance da rede doméstica sem grandes complicações. Não é dos mais pequenos nem dos mais discretos, mas faz o seu trabalho em condições.

Limpeza e segurança são importantes

A TP-Link segue as suas 5 dicas alertando para a importância de manter o equipamento limpo e em bom estado, de forma a que não tenha nenhum problema gerado pelo acumular de sujidade que impedir a correta circulação de ar e provocar um sobreaquecimento do equipamento.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Além disso, o mais importante de tudo, é garantir que tem uma ligação á rede sempre segura. Para começar, deve sempre alterar a password de origem que os equipamentos de rede trazem.

A TP-Link aconselha uma senha forte e complexa e que não envolva detalhes pessoais. A password deve conter letras aleatórias (maiúsculas e minúsculas) assim como números e símbolos.

Poderá ainda dar uma vista de olhos ao nosso artigo sobre construir uma password robusta para uma ajuda extra neste processo.

Ligue-se à banda certa

Muitas vezes, indica a TP-Link, a ligação à rede é lenta apenas porque estamos conectados à banda errada. Ou seja, atualmente a maioria dos routers oferece a possibilidade de ligação a duas bandas de rede (2,4Ghz e 6Ghz).

A primeira é utilizada, normalmente, para se ligar longe do router, pois é menos sensível à distância e consegue prolongar-se por um espaço maior, no entanto, oferece uma velocidade de navegação mais lenta.

Tp-Link RE505X

Já a banda 5Ghz consegue oferecer uma maior velocidade de navegação, tem é de estar a uma distância mais próxima da fonte emissora de sinal 8seja o router ou o repetidor de sinal).

Canais menos saturados são a escolha certa

Mude de canal. Esta é a última das 5 dicas da TP-Link.

Isto quer dizer que, quando estiver a ter problemas com a navegação na Internet, poderá estar relacionado com uma saturação do canal em questão. poderá, sem saber, estar a utilizar o mesmo que o seu vizinho e estar então com problemas de velocidade devido a um congestionamento maior da rede.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca sophos

Para melhorar a ligação, deve mudar para um canal menos saturado que, automaticamente, a sua ligação e desempenho vão melhorar.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory