5 dicas sobre como usar o Google Pixel para fotografar épocas festivas

As épocas festivas são as alturas do ano em que um maior número de fotografias são tiradas, especialmente com os smartphones.

A busca pela fotografia perfeita para recordar aqueles momentos é sempre um desafio constante e a Google sabe disso.

Seja de noite ou dia, com muita ou pouca luminosidade, Michael Specht, fotógrafo profissional e product manager for image quality on Pixel câmera apresenta 5 dicas para uma fotografia memorável.

Smartphone Google Pixel 8
Publicidade

1 – Usar a Visão Noturna do Pixel para fotos escuras e dramáticas

Vamos imaginar que estamos no período do Natal, altura em que as casas estão iluminadas e repletas de adornos natalícios e o objetivo é eternizar aquela casa que tem uma decoração excepcional.

Este pode ser um belo de um desafio para a tal foto perfeita. Felizmente, a Visão Noturna do Pixel – disponível desde o Pixel 3 – serve exatamente para estes tipos de cenários.

google pixel 8 google pixel 8 pro

“Se quiser tirar uma foto noturna de uma casa decorada para o Natal basta deslizar para o modo Visão Nocturna na Câmara do Pixel para o ajudar a preservar o ambiente da foto”, diz Michael

A funcionalidade Visão Nocturna também possui um modo de astrofotografia que é ativado caso a câmara do Pixel detecte um céu noturno escuro e estiver num tripé ou junto a algo que mantenha o smartphone imóvel. Este modo é perfeito quando pretende tirar uma foto a um objeto debaixo de um céu estrelado.

2 – Criar um efeito assustador com o Deslocamento da Ação

Michael recomenda experimentar a funcionalidade Deslocamento da ação para obter uma imagem criativa das pessoas em movimento. “Imagine que está no Carnaval, o seu filho está vestido com uma fantasia de super-herói e quer tirar uma foto a mostrar os seus “super poderes”.

google pixel 8 google pixel 8 pro

Para tal basta selecionar Deslocamento da ação. Depois temos de colocar o protagonista no centro da moldura e tirar a foto ao mesmo tempo que este se desloca. “Irá obter uma imagem que parece que a criança está a correr à velocidade da luz”, afirma Michael.

3 – Utilize o modo retrato para realçar o disfarce preferido

A funcionalidade Visão Noturna é ótima para obter excelentes fotos à noite ou em ambientes escuros, mas é possível utilizar a Visão Noturna no Modo Retrato para obter as melhores fotos do disfarce.

“O que é ótimo no Modo Retrato do Pixel é que o utilizador pode ajustar o bokeh (desfocagem) – ou a área fora do foco – posteriormente, o que permite dar azo à nossa criatividade através de algumas opções extras”, explicou Michael Specht.

Analise Google Pixel 8 Pro

Nem todas as fotografias são individuais – há sempre as fotos de grupo. Para começar, diz Michael, “não se esqueça de usar a lente ultra grande angular para que todos caibam na foto, caso esteja inserido num grupo grande”.

Há também fotos com cronometragem automática: o Pixel 6 e os telefones mais recentes permitem que seja possível tirar fotos com o temporizador automático. Basta, simplesmente, que o utilizador levante a palma da mão para acionar o temporizador após a configuração para três ou 10 segundos.

Desta forma, é possível configurar o telefone, recuar e tirar uma selfie em grupo sem que seja necessário ter que segurar ou correr para o Pixel. Também funciona no modo selfie com a palma da mão voltada para a câmara para iniciar a respectiva contagem decrescente.

Smartphone Google Pixel 8

Ao reunir todas as pessoas numa só foto, os utilizadores do Pixel 8 e 8 Pro podem usar a nova funcionalidade Best Take para obter a foto do grupo que está ok para todos.

Talvez exista uma pessoa com os olhos fechados numa foto e outra que não esteja a sorrir numa outra fotografia… Depois de tirar várias fotos consecutivas de uma pessoa ou grupo, é possível escolher uma foto da série e abrir o editor do Google Fotos para combinar diferentes fotos numa única imagem. Caso seja necessário retirar algum detalhe de um foto existe a Borracha Mágica para apagar qualquer objeto ou sinal indesejado.

4 – Foco na folhagem

O outono é outra altura do ano perfeita para fotografar, para além de ser a época da queda das folhas.

Uma ferramenta que o Michael recomenda é o Foco Macro disponível no Pixel 7 Pro, Pixel 8 e Pixel 8 Pro, não sendo necessário qualquer ação para o ativar.

“Esta é a beleza do Macro Focus: é automático”, diz Michael. Além disso, com o Pixel 8 Pro, é possível aproximar ainda mais perto com o Macro Focus do que com os modelos anteriores – até dois centímetros.

PXL 20231227 160331319.MP pixel

Na aplicação da câmara, mova a lente para perto do objeto, por exemplo, uma pilha de folhas coloridas no outono. Depois de ver o ícone da flor aparecer no ecrã, o utilizador fica automaticamente a saber que o Pixel está a utilizar o Macro Focus. Com esta funcionalidade, é possível obter fotos incrivelmente detalhadas onde poderá realmente ver os lindos tons das folhas e os seus relevos.

5 – Experimentar os controlos do Pro

Os novos controlos Pro do Pixel 8 Pro, incluindo configurações RAW, são ideais para quem deseja saber mais sobre fotografia.

“Tente usar uma velocidade de obturador mais lenta e veja como os sujeitos em movimento na sua imagem passam de efeitos coloridos congelados a fantasmagóricos, criando uma estética assustadora”, sugere Michael.

Analise Google Pixel 8 Pro

Ao usar velocidades do obturador mais lentas ou a exposição prolongada, tanto o utilizador como as partes da imagem que o utilizador deseja nítidas devem estar o mais estáticas possível e, para isso, basta seguir a dica do Michael: “Descobri que dobrar os cotovelos realmente ajuda na estabilidade quando não se tem um tripé à mão”. “O próprio utilizador torna-se no próprio tripé da câmara”.

Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X