5 motivos para ter um e-reader no dia a dia

A tecnologia trouxe muitas distrações para o mundo real. Estamos constantemente a receber notificações de diversas aplicações e acabamos por perder horas a fio a fazer scroll por uma das muitas timelines disponíveis na palma da mão.

Com todas estas distrações e tentações diárias, os hábitos de leitura parecem ter começado a diminuir, especialmente junto dos mais novos. Mas um e-reader pode ajudar a combater esta situação, tornando-se o ponto de equilíbrio entre a tecnologia e o foco em apenas uma só coisa.

e-reader SPC DICKENS LIGHT PRO
Publicidade

Existem diversos modelo disponíveis no mercado, uns mais completos e outros, como o SPC Dickens Light Pro que analisamos recentemente, que são mais simples e pretendem oferecer apenas a capacidade de ler em qualquer lugar.

Um e-reader pode levar centenas de livros

Uma das principais vantagens de um e-reader é, de facto, a capacidade que este pequeno equipamento tem de transportar centenas (ou até milhares) de livros sem pesar um terço do que pesa um livro normal.

Equipamentos com 8GB de memória podem parecer limitados, mas se pensarmos nos ficheiros epub – o formato de livros eletrônicos mais comum – estes são ficheiros que ocupam muito pouco espaço, tornando os 8GB uma memória mais que suficiente para a grande maioria dos livros que queremos ter sempre ao nosso lado.

e-reader SPC DICKENS LIGHT PRO

Além disso, muitos e-readers permitem aumentar a memória através de um cartão de memória, aumentando ainda mais as possibilidades de armazenamento.

e-reader SPC DICKENS LIGHT PRO

Vários formatos suportados

Apesar de serem desenvolvidos para ler livros, os e-reads oferecem uma grande variedade de possibilidades devido aos formatos que conseguem ler.

Um dos mais interessante é o formato PDF, uma vez que desta forma o utilizador pode recorrer aos e-reader para ler ficheiros que precisa de consultar ou, até mesmo, no caso dos estudantes, ler matérias das aulas em formato digital sem estar constantemente a ser distraído com notificações das redes sociais e das aplicações de mensagens.

Alguns e-readers permitem ainda sublinhar e acrescentar notas em determinados pontos da leitura, permitindo assim que sejam utilizados como uma espécie de caderno digital.

Menos cansaço para a vista

O facto de os e-readers utilizarem telas e-ink tornam-se equipamentos que vão provocar um cansaço muito menor à vista dos utilizadores.

Na verdade, se não for necessário ligar a luz de fundo do equipamento, é exatamente a mesma coisa que estar a ler de um livro, uma vez que estas telas são, comumente, telas sem brilho e sem reflexos com apenas tons cinzentos para mostrar o conteúdo.

Desta forma vai existir um cansaço menor na vista do utilizador por muito tempo que acabe por passar a olhar para o equipamento enquanto se deixa levar pelas mil e uma aventuras que os livros podem proporcionar.

e-reader SPC DICKENS LIGHT PRO

Para muitos, este tipo de equipamentos não vai substituir por completo a sensação agradável de folhear cada folha de um livro e o toque do papel áspero, mas é um maneira mais saudável para a vista de ler quando comparado com um tablet ou um smartphone ou, até mesmo, um computador.

Entretenimento sem distrações

A maioria dos e-readers focam-se maioritariamente na leitura de textos, não dispondo de ligações à rede ou, aqueles que o têm, por norma serve apenas para aceder à loja de aplicações com os livros eletrónicos.

Desta forma, o conteúdo está disponível no próprio equipamento e é possível aceder a qualquer um dos livros descarregados ou ficheiros diversos de leitura em qualquer lugar e a qualquer hora.

e-reader SPC DICKENS LIGHT PRO

Assim sendo, estes equipamentos possibilitam ao utilizador um escape do mundo real que, cada vez mais, se tornou constantemente ligado e com centenas de atividades a chamarem a nossa atenção constantemente.

Sem ter de carregar um peso extra atrás, é possível levar um e-reader na mala ou no bolso e, num qualquer lugar à escolha, começar a ler um livro sem distrações.

Pause a leitura ou troque de livro sem perder o fio à meada

Um “problema” com os livros físicos é que necessitam sempre de algum extra para marcar a página em que ficamos. Além disso, muitas vezes acontece o separador cair e perdermos um pouco a noção de qual era a página ao certo em que ficámos.

Com um e-reader este “problema” deixa de existir. O equipamento mantém-se sempre ciente da página em que ficou a última vez e, se pretender trocar de livro ou de ficheiro, este mantém um registo da percentagem total do ficheiro que já leu.

e-reader SPC DICKENS LIGHT PRO

Desta forma conseguimos ter uma percepção percentual de quanto nos falta para terminar aquele livro e podemos pausar e retomar a leitura sem problemas.

Além disso, com a bateria a durar (por norma) semana, não vai ser, de todo, mais um trabalho que acresce ao dia a dia que nos vai obrigar a lembrar que o temos de carregar todas as noites. É um equipamento que pode andar conosco semanas seguidas sem dar dores de cabeça com a autonomia.

Leia a nossa opinião sobre o SPC Dickens Light Pro

O SPC Dickens Light Pro foi o primeiro e-reader que tivemos em mão, no TechBit, para testar e, sem sombra de dúvidas, trouxe-nos novamente a vontade de ler e todos os tempos livres ou de espera passaram a ser momentos de leitura.

Sendo um equipamento simples e em conta, recomendamos que dê uma vista de olhos à nossa análise do equipamento para poder conhecer um pouco melhor este pequeno companheiro de leitura.

Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory