5 novidades que chegam ao iPhone com o iOS 18

A Apple apresentou ontem o iOS 18, o novo sistema operativo para os iPhone.

Fique a conhecer 5 novas funcionalidades que chegam em breve aos smartphones da Apple.

ios 18
Publicidade

Estas são as principais novidades do iOS 18

A Apple realizou ontem o WWDC, um evento dedicado a lançar novidades no ecossistema Apple, onde se ansiava a apresentação do Apple Intelligence, a adaptação da inteligência oficial para os iPhone.

Para ficar a conhecer as novidades apresentadas, revelamos as 5 principais funcionalidades que irão chegar em breve aos smartphones da Apple com o iOS 18.

Mais opções de personalização

O iOS 18 vem trazer ao iPhone mais opções de personalização da interface e da página inicial.

Agora é possível fixar os ícones onde quisermos, mesmo na barra inferior, além de se poder personalizar a cor ou usar o modo escuro.

ios 18 icones personalizacao

O centro de controlo também evoluir, ganhando um modo swipe que permite ter novas páginas nesta interface, além de passar a ser possível adicionar aplicações de terceiros a esta janela.

No ecrã de bloqueio existiram também alterações, passando a ser possível personalizar os atalhos rápidos para aplicações.

ios 18 atalhos ecra bloqueio

Possibilidade de esconder apps, novidades na app mail, Tap to Cash e app de passwords

Nas aplicações existiram também grandes alterações com o iOS 18.

Tal como foi anunciado no Android 15, é agora possível bloquear e esconder aplicações que não queiramos que estejam visíveis. Estas aplicações poderão agora ser adicionadas a uma pasta que só poderá ser desbloqueada com faceID.

A aplicações de mensagens recebeu também novidades com novos efeitos de mensagens e possibilidade de reação com emojis. Os iPhone compatíveis com comunicações via satélite também poderão passar a utilizar o iMessage sem ligação à rede móvel.

Quanto à app de email, passa a estar organizada de forma diferente, com os separadores Principal, transações, novidades e promoções a passarem a estar acessíveis a partir da parte superior da aplicação com organização automática para maior eficiência e comodidade.

Foi adicionada uma nova app, a Tap to Cash que permite pagar a um contacto através de Apple Pay bastando aproximar um iPhone um do outro. Depois de serem colocados na proximidade é necessário ativar a opção e realizar a confirmação como acontece com os pagamentos com este serviço.

ios 18 tap to cash

Novo modo de jogo, novo gestor de passwords e novidades na aplicação de fotos que ganha a maior alteração da sua história

Embora não tenham sido dados grandes detalhes sobre o novo modo jogo, o iOS 18 traz novas ferramentas específicas para melhorar a experiência de jogo dentro do iPhone.

Como revelado antes deste evento, foi também lançado uma nova app dedicada à gestão de passwords que irá substituir a opção dentro das definições. Agora, esta nova app irá permitir gerir passkeys, passwords, senhas de WiFi e códigos de verificação.

Por fim, a app de fotos foi também renovada com uma das maiores alterações da sua história. A interface foi refeita para se tornar mais fácil de utilizar, passa a existir uma opção para pesquisar imagens por mês e ano, assim como novas categorias automáticas para encontrar imagens de forma mais simples.

ios 18 app fotos

Apple Intelligence

Uma das novidades mais aguardadas era o Apple Intelligence. Esta é o nome dado pela empresa americana às novas funcionalidades de IA que estão integradas dentro do iOS 18 e que se dividem nas seguintes categorias:

  • Linguagem – O iPhone será capaz de priorizar notificações analisando o seu conteúdo, bem como oferecer novas funções de escrita para reescrever ou rever os nossos textos. Estas melhorias estão disponíveis no Mail, Notas, Safari e até em aplicações de terceiros.
  • Imagens – Passará a ser possível criar imagens através de IA utilizando a informação da nossa própria fototeca. Por exemplo, poderemos criar imagens ao estilo MidJourney com as fotos dos nossos contactos nas opções de Desenho, Ilustração e Animação. Será também possível apagar elementos das fotografias na galeria.
  • Ações em aplicações – O iPhone agora será capaz de analisar os conteúdos do telefone passando a ser possível dar comandos como “mostra-me os ficheiros que me enviaram no dia X”
  • Contexto pessoal – O iPhone com iOS 18 será capaz de processar os dados relevantes de emails, contactos, calendário e informações presentes no ecrã para dar conselhos úteis e contextualizados.

Para assegurar a privacidade dos utilizadores, a Apple dará prioridade ao processamento local, algo que só será possível para quem use o processador Apple A17 Pro, ou seja, o processador do iPhone 15.

Por agora, estas funcionalidades serão disponibilizadas gradualmente, no decorrer deste ano, em inglês, sendo só esperado o alargamento a mais idiomas em 2025. Estas funcionalidades deverão ser gratuitas.

Embora não tenha sido referido no evento, estas funcionalidades de IA deverão usar o GPT da Open AI como base, algo que é reforçado tanto pelos rumores dos últimos dias como pela presença do próprio Sam Altman, CEO da Open AI, neste evento.

ios 18 apple intelligence

Siri recebe integração da IA

Aproveitando as novidades do Apple Intelligence, a Siri passará também a ser mais completa e inteligente.

Esta estará mais integrada dentro do sistema operativo e passará a entender melhor o contexto da conversação usando como base as aplicações locais do equipamento.

Conseguirá ainda entender o conteúdo do ecrã, mostrar imagens especificamente de uma viagem ou data, introduzir uma imagem dentro de uma mensagem personalizada na app notas ou interagir com as restantes apps de sistema e terceiros.

A Siri terá ainda integrado o modelo GPT-4o que servirá como um auxílio para a assistente virtual. Quando esta achar que o GPT poderá dar uma resposta mais completa, irá ligar-se de forma automática aos servidores da Open AI para poder usar os seus serviços.

Este acesso será realizado sem ser necessário login e de forma gratuita, embora possa associar a sua conta do ChatGPT caso use uma subscrição deste serviço.

ios 18 siri

Quando pode instalar a iOS 18?

A Apple já disponibilizou a primeira beta o iOS 18 para todos aqueles que queiram testar as novidades desta nova versão, embora deva ter em atenção que esta versão terá certamente erros que poderão influenciar a sua utilização no dia a dia.

A versão final deverá ser lançada em setembro juntamente com o iPhone 16.

Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X