Estas são as 5 tendências tecnológicas para 2021 segundo a Cisco

Depois de um ano de 2020 marcado pelo Covid-19 e pela necessidade de digitalização para combater o confinamento, o ano de 2021 será marcado por um grande salto tecnológico.

A Cisco é uma das empresas que está bastante presente nesta transformação digital e deu agora a conhecer as 5 tendências tecnológicas que considera que irão marcar este ano.

Cisco aponta as 5 principais tendências tecnológicas para 2021

O ano de 2021 deverá ser marcado por uma continuidade do processo de digitalização que tem sido acelerado desde o ano passado pelos efeitos da pandemia.

Com várias novidades a surgirem neste ano, a Cisco fez uma lista das 5 tendências tecnológicas que considera que irão marcar o ano de 2021.

5g cisco
Publicidade

5G e Wi-Fi 6: superar o fosso digital

Cerca de 3.700 milhões de pessoas (metade da população mundial) não tem acesso à Internet. O 5G e o Wi-Fi 6 melhoram a velocidade e a latência, chegando a zonas com escassa cobertura de fibra, como as comunidades rurais.

A telemedicina, a manufatura e o ensino também beneficiarão da próxima geração de tecnologia sem fios, que irá impulsionar o crescimento, a inovação e as oportunidades para milhões de pessoas.

Segundo a PwC, levar internet a quem atualmente está desconectado acrescentaria 6.7 mil milhões de dólares à economia global e tiraria 500 milhões de pessoas da pobreza.

internet of things

O auge dos sensores

A Inteligência Artificial (IA), as tecnologias de rede avançadas e o wireless de próxima geração vão impulsionar a nova onda da Internet das Coisas (IoT).

Combinando conectividade e análises com sensores mais inteligentes e económicos, será possível interagir com os objetos em múltiplos sentidos: monitorização do estado e cuidados de saúde, rendimento desportivo e sensores de fadiga em profissões de risco. No escritório, contribuirão para conseguir um ambiente mais saudável.

O Wi-Fi, as tecnologias de localização e as plataformas de colaboração como o Webex permitirão identificar os espaços subutilizados ou sobrelotados, regulando também a temperatura ambiente, a humidade, qualidade do ar e a luz.

password

Segurança sem passwords e “zero trust”

A mobilidade, o teletrabalho e a crescente utilização de soluções Cloud ampliaram a superfície dos ciberataques. O roubo ou a perda de credenciais continuam a provocar falhas de segurança, fomentando a adoção de tecnologias Zero Trust.

Quatro em cada 10 organizações já utilizam este modelo de “confiança zero”, e 38% dos restantes pretendem fazê-lo proximamente.

As organizações também caminham na direção de um futuro sem passwords e habilitado por sensores biométricos. 80% dos dispositivos móveis utilizados para trabalhar já incluem configurações de biometria, um aumento de 12% ao longo dos último cinco anos.

pc microsoft office windows

Pagamento por utilização nas TIC

O software-as-a-service permite às organizações pagar unicamente pela tecnologia de que necessitam, com a opção de a escalar quando necessário.

Os modelos de consumo continuarão a alterar-se, especialmente à medida que disponhamos de mais funcionalidades e capacidades através de software, tanto Cloud como on-premise.

Esta mudança para o pagamento segundo a utilização oferece às empresas mais flexibilidade e previsibilidade de custos na gestão do seu investimento nas TIC.

Agilidade e resiliência das aplicações

Com uma força de trabalho mais móvel do que nunca, as aplicações estão altamente distribuídas, aumentando as exigências sobre os sistemas.

Nos próximos anos, as equipas de TI vão necessitar de uma agilidade ainda maior. Utilizando soluções de visibilidade e análise, os departamentos de TI passarão da supervisão de tudo à monitorização dos dados mais relevantes.

A visibilidade e a automação serão essenciais para o crescimento, a competitividade e a capacidade de resiliência. 90% dos CIOs considera que a capacidade de recuperação e a agilidade dos negócios estarão inexoravelmente unidas.

smartphone captacao dados localizacao governo americano anomaly six llc

Da experiência de cliente à personalização

As aplicações móveis facilitam qualquer experiência de consumo, desde compras e banca até à formação.

As apps mais avançadas vão permitir relações ainda mais personalizadas, bem como respostas imediatas a pedidos ou incidentes.

Esta evolução exige a conversão, em tempo real, de uma grande quantidade de informação da rede em conhecimentos práticos. A combinação de experiência e personalização irá transformar a satisfação do cliente em fidelidade e compromisso.

O ano de 2021 será, sem qualquer dúvida, marcada pela ascensão de várias tecnologias que poderão levar grandes melhorias à vida de muitas pessoas.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade