5 truques que os Galaxy S23 (e não só) conseguem fazer

Recentemente, a Samsung lançou os seus novos topo de gama, os Galaxy S23 e, com eles, lançou também a versão amis recente do sistema operativo, a ONE UI 5.1 que trouxe consigo novos truques focados na nova linha de smartphones, mas que também se estendem (nalguns casos) para outros modelos da sul coreana.

A junção da ONE UI 5.1 com o sistema Android permite à Samsung alargar as suas definições de formas criativas e, também, de maneira a compensar alguns “problemas” relatados pelos utilizadores em caso de necessidade.

Samsung Galaxy S23 Ultra
Publicidade

Recortar objetos nas fotografias da série Galaxy S23

Uma das novas funcionalidade introduzidas pela Samsung na linha Galaxy S23 está ligada à aplicação galeria e às fotografias em si.

Isto porque, agora, os Galaxy S23 conseguem detetar objetos em primeiro plano nas fotos e, com um simples pressionar na fotografia, o smartphone recorta esse mesmo objeto e torna-o numa imagem em separado.

Desta forma podemos copiar e colar esta nova imagem recortada em qualquer lugar que queiramos sem necessitarmos de recorrer a aplicações de terceiros ou a qualquer tipo de edição.

Uma surpresa bastante agradável é que os Galaxy S23 conseguem fazer um recorte bastante eficaz dos objetos, parecendo até que foi feito com a maior atenção e detalhe por alguém com um programa de edição profissional.

Esta funcionalidade poderá ser muito interessante para criar stickers para usar no WhatsApp ou mesmo para brincar um pouco com a criatividade, uma vez que com um simples pressionar na tela conseguimos retirar um objeto de um lado para o outro nas fotos.

Expert RAW diretamente através da câmara

A aplicação Expert RAW da Samsung criou muito barulho quando foi lançada. A app permite aos utilizadores levarem as câmaras dos smartphones compatíveis ao limite e produzirem fotografias de nível quase profissional com os ajustes que bem entenderem no smartphone.

Inicialmente seria necessário tratar esta aplicação como algo em separado da app principal da câmara.

Desde o lançamento dos Galaxy S23 esta funcionalidade passou a estar incluída dentro da própria aplicação de câmara da Samsung.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Tudo o que o utilizador necessita de fazer é abrir a câmara, deslizar até à secção “Mais” e aí encontra a opção para fazer o download da Expert Raw. A partir do momento em que o download esteja concluído, poderá aceder a estas funcionalidades como se fosse um dos muitos modos disponíveis na aplicação câmara.

Desta forma poderá alargar as capacidades do smartphone sem ter de trocar de aplicação e, ainda, guardar um cópia em RAW para uma edição mais rica e com maiores níveis de informação guardados na imagem.

Esta é uma das opções que está disponível nos Galaxy S23, mas também em outros modelos da sul coreana compatíveis com a utilização da aplicação.

Dar prioridade à autonomia em vez da velocidade de processamento

Uma nova opção que foi modificada nos Galaxy S23 passa por dar prioridade à autonomia do equipamento reduzindo a sua velocidade de processamento nas tarefas do dia a dia que, de certeza, não precisam de tanto poder a toda a hora.

Nas definições do smartphone, basta abrir as opções de bateria (dentro do menu de manutenção do dispositivo), ir até “Mais definições de bateria” e nesta zona encontramos o “Perfil” de performance. Esta opção oferece agora a possibilidade de optar por um modo “light”.

Samsung Galaxy S23 Plus

O que isto vai fazer é priorizar o arrefecimento dos Galaxy S23, assim como a autonomia, em vez de apostar num processamento mais rápido. Estas definições não afetam, de modo algum, os jogos uma vez que esta questão é gerida pelo Game Center da Samsung.

Caso note que existem constrangimentos com o processamento de alguma aplicação em concreto, poderá sempre voltar ao modo normal e obter o processamento como uma prioridade para o smartphone.

Um painel bloqueado mais limpo e direto

Sendo o smartphone um dos equipamentos mais presentes no nosso dia a dia, a quantidade de notificações que recebemos nestes dispositivos são, por vezes, incomodativas e podem até levar-nos a perder a noção das que são realmente importantes de ver no momento.

Desta forma, existe uma definição que poderá ajudar a manter-se focado no que importa quando olha para o Galaxy S23 (e não só) sem o desbloquear.

Samsung Galaxy S23 Ultra

Nas definições do smartphone é possível aceder às opções de notificações do ecrã de bloqueio e decidir quais são realmente importantes ao ponto de aparecerem no ecrã quando o smartphone está bloqueado.

Desta forma é possível ter a notificações sempre disponíveis na barra superior sem que estas ocupem espaço no ecrã de bloqueio, permitindo assim definir as prioridades de cada uma individualmente para que nunca mais perca um aviso importante.

Widget de monitorização de bateria

Um widget bastante recente que a Samsung introduziu nos seus equipamentos é o de gestão debateria dos diversos dispositivos ligados ao smartphone.

No ecrã principal, basta pressionar por uns segundos para conseguir modificar o ecrã e abrir a lista de widgets disponíveis. Tanto no Galaxy S23 como em outros modelos da família Galaxy, é possível encontrar uma nova secção de Bateria que oferece duas possibilidades de visualização da bateria restante em todos os aparelhos ligados.

Samsung Galaxy S23 Ultra e Samsung Galaxy S22 Ultra

Podemos optar por vários círculos que vão alternando entre o verde e vermelho consoante a percentagem de bateria dos dispositivos ou por o formato de lista.

Este widget mostra-se muito útil uma vez que permite ter uma percepção da bateria restante no smartphone, relógio, auriculares, colunas portáteis, etc, num só local.

Reviews dos equipamentos

Em caso de interesse, o TechBit teve a hipótese de testar dois dos três equipamentos da nova linha Galaxy S23 da Samsung que deixamos abaixo o link para que possa conhecer melhor os smartphones e perceber qual se poderá adaptar melhor ao seu uso.

O ano passado analisámos também o Samsung Galaxy S22 Ultra que, um ano e pouco depois, continua a ser um smartphone bastante capaz e com imensas características e funcionalidades partilhadas com os novos Galaxy S23.

Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X