6 dicas para otimizar o carregamento do seu carro elétrico este verão

Se tem um carro elétrico, o verão é uma das alturas do ano onde tem de ter algum cuidado ao carregar a bateria.

Conheça 6 dicas para otimizar o carregamento do seu carro elétrico.

6 Dicas para um melhor carregamento do seu carro elétrico

Chegou o verão e, com ele, o tempo livre e as tão esperadas férias e, com elas, o carro torna-se o meio de transporte preferido para chegar ao destino. E a verdade é que o veículo elétrico tem vindo a ganhar terreno e, neste verão, vemos um número crescente de e-drivers nas estradas.

Para todos aqueles que se aproximam da condução elétrica pela primeira vez, a Juice Technology oferece uma série de dicas para otimizar o carregamento da bateria do seu carro durante estes meses de altas temperaturas.

carro eletrico
Publicidade

Mas primeiro uma pequena explicação…

O calor no verão não é apenas um problema para as pessoas, mas temperaturas superiores a 40 graus Celsius também podem ser uma situação stressante para o próprio automóvel.

A bateria precisa de ser arrefecida para não sobreaquecer, tal como o interior do automóvel precisa de estar à temperatura certa para enfrentar confortavelmente uma longa viagem de carro.  E isto, como é óbvio, afeta a autonomia do veículo e o próprio processo de carregamento.

Tanto assim é que, em temperaturas extremas, pode observar-se uma queda no desempenho do carregamento: à medida que a bateria se aproxima do ponto de sobreaquecimento, a taxa de carregamento abranda.

carros eletricos carregamento

Como podemos otimizar o carregamento do nosso carro elétrico no verão e ter a melhor experiência de condução possível?

  1. Carregar a bateria durante as horas com temperaturas mais baixas, ou seja, de manhã cedo ou ao fim da tarde/noite. Desta forma, o desempenho do processo de carregamento do carro elétrico não será agravado por temperaturas ambiente elevadas.
  2. Ligar o ar condicionado antes de sair em viagem. Se ligar o sistema de ar condicionado durante o processo de carregamento, este irá consumir energia da rede eléctrica e não da bateria. Desta forma, evita-se um esforço adicional da bateria e reduz-se o risco de sobreaquecimento.
  3. Ao conduzir, tente evitar acelerações e travagens bruscas. Se conduzir suavemente, consumirá menos energia, a bateria sobreaquecerá menos e aumentará a autonomia do veículo durante a viagem.
  4. Tente manter uma velocidade que não seja demasiado rápida durante toda a viagem. Quanto mais depressa conduzir, mais facilmente a bateria sobreaquecerá.
  5. Planeie o seu percurso, incluindo as paragens necessárias para carregamento: Antes de um automóvel parar devido a bateria fraca, o sistema terá dado vários avisos e a velocidade máxima permitida terá sido restringida. Mas para evitar surpresas, é bom planear o seu percurso com antecedência, especialmente em viagens longas, incluindo possíveis paragens para carregamento.
  6. Leve consigo uma estação de carregamento portátil: Em alguns países que são destinos populares de verão, como Espanha ou Itália, as infraestruturas de carregamento ainda não são suficientes, especialmente em determinadas zonas. Para além de planear bem o seu percurso, um bom aliado para as suas viagens deste verão pode ser uma estação de carregamento portátil, que lhe permite carregar o seu carro elétrico nas suas paragens, utilizando qualquer tomada doméstica ou industrial.
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory