7 dicas de segurança da Sophos para umas férias de verão mais descansadas

Estando em plena época alta, muitos são os que se preparam para deixar o trabalho em pausa e seguir caminho para as férias. Com esta ideia em mente, a Sophos, líder global em soluções de cibersegurança de próxima geração, deixou algumas dicas para que todos o possam fazer de forma mais segura e relaxada.

Com o conceito de trabalho híbrido muito mais implementado no mercado de trabalho, os riscos são mais elevados e a Sophos recomenda alguma atenção a certos pontos chave antes de deixar tudo e ir de férias. Claro que as dicas podem ser aplicadas em qualquer período do ano e não só no verão.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca sophos
Publicidade

Fazer uma cópia de segurança antes de arrancar

Durante as férias, por norma, tornamo-nos pessoas mais distraídas e relaxadas, podendo levara que aconteçam acidentes com os equipamentos eletrónicos que também passam a andar mais tempo nas nossas mãos, especialmente o telemóvel.

firmware hp

Desta forma, a Sophos recomenda que se realize uma cópia de segurança antes de se deixar o trabalho por um período mais extenso. Desta forma, acontecendo algum imprevisto com o computador ou com o telemóvel (ou outro equipamento que leve nas férias e que utiliza também no trabalho) é garantido que a informação presente não se irá perder.

Sophos recomenda a encriptação dos equipamentos

Apesar de ser algo simples e presente na grande maioria dos serviços e equipamentos, a Sophos recomenda que seja feita uma encriptação dos dispositivos que o permitam. Além disso, não deverá optar por um código de bloqueio fácil.

ciberseguranca ransomware virus locker codigo memento

A recomendação é sempre algo com pelo menos 10 dígitos e com alguma complexidade associada.

Caso o bloqueio seja feito apenas para o período de ausência, a Sophos recomenda que pratique algumas vezes o mesmo de forma a que não se esqueça quando regressar.

Preparar-se para os controlos de fronteira

Não deverá ser uma preocupação, mas deverá ser algo para o qual deve estar preparado.

Em diversos países com controlos de fronteira reservam-se o direito de pedir o desbloqueio dos equipamentos eletrónicos como uma das condições de entrada. Alguns países pedem, além da morada oficial e um número de contacto, também um email válido e os handles das redes sociais.

youtube snapchat facebook redes sociais

Neste sentido, a Sophos recomenda que analise previamente estas regras de entrada no país de destino e, caso não concorde com alguma delas, poderá optar por não levar determinados equipamentos na viagem.

Atenção ás redes Wi-Fi públicas

Como refere a Sophos, os maiores riscos associados às redes públicas podem ser evitados em grande parte recorrendo a uma encriptação adequada e acedendo apenas a sites seguros com o URL a começar com “https://”.

dicas internet amigos ferias pc computador ciberseguranca

Contudo, como refere a Sophos, ao aceder a determinados serviços poderá ser exigido que instale um determinado certificado digital especial. Nestes casos, é quase certo que podem controlar toda a sua interação, estando no lado e mesmo após se ausentar do mesmo.

Não recorrer aos computadores públicos

Caso seja possível, evite ao máximo recorrer a computadores públicos. Isto porque, para os utilizar, terá de confiar na empresa que faz a sua gestão (como o hotel ou a operadora do aeroporto), assim como em todos os técnicos que trabalham no local.

pessoas alunos escola pc computador estudar

Além disso, a informação poderá ser armazenada e acedida por outros utilizadores que vão utilizar o computador depois ou mesmo que tenham utilizado anteriormente e deixado algum tipo de risco ativo no equipamento.

Prestar atenção à existência de câmeras em quartos de hotel e AirBNB

Esta tem sido uma realidade cada vez mais comum em diversos tipos de alojamento. As chamadas spycam (ou câmaras de espião) têm sido um problema mais comum que o esperado ao serem encontradas em quartos de hotel, em diferentes acomodações presentes na plataforma Airbnb, etc.

Estas câmaras de dimensões reduzidas são facilmente escondidas em diversos pontos dos quartos e das casas de forma a que não sejam detetadas num primeiro olhar.

hotel

A Sophos recomenda que se faça uma inspeção minimamente cuidada ao espaço onde está alojado de forma a garantir que nenhum destes equipamentos se encontra instalado. Caso encontre algum aparelho destes, deverá fotografar o mesmo e todo o espaço alugado, de forma a garantir que não provocou nenhum dano ao imóvel, e de seguida abandonar o local e denunciar o incidente à polícia local e ao agente de viagens caso exista algum.

Manter as regras do trabalho caso leve algum equipamento consigo

Há casos em que os equipamentos de trabalho são utilizados também na vida pessoal e outros em que, simplesmente, parte da viagem ainda será utilizada em trabalho.

cibersegurança woman office work pc

Nestas situações deve sempre manter as regras que tenha no dia a dia normal quando se encontra a trabalhar, de forma a que não aumente o risco de infeção à rede da empresa.

nordvpn black friday campanha

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory