fbpx

7 formas em como a casa inteligente melhorará a sua vida

A sua casa está cada vez mais próxima de se tornar uma entidade à medida que a sua perceção da mesma se altera através de excitantes tecnologias que mudam a forma como interagimos com os mais simples gestos do quotidiano.

Plenas de sensores, métodos únicos de personalização e automatismos, as smart homes vieram mudar a forma como comemos, dormimos, consumimos energia e buscamos informação.

Se até recentemente a informação advinha de livros e enciclopédias para passar a ser pesquisada diretamente na internet, daqui em diante bastará quase literalmente falar para as paredes com uma qualquer questão para receber uma resposta no imediato por parte da tecnologia que habita consigo.

Existem assim, muitas divisões da sua casa onde o futuro já começa a estar presente.

casa inteligente
Publicidade

Chuveiro Inteligente

Defina o perfil que mais lhe agrada. A temperatura e até o jato de água podem ser adaptados ao gosto de cada pessoa que viva na sua casa, no imediato com um simples comando de voz.

Fique a saber em tempo real o seu consumo de água em cada duche e indique-lhe quando parar e começar o fluxo de água, ajudando assim a um consumo mais sustentável dos recursos à sua disposição.

Monitores de Saúde

Alguns dos quais já presentes em tecnologia wearable como é o caso de smartwatches e inclusive nos mais recentes smartphones, auxiliam o utilizador a manter hábitos relacionados com a atividade física bastante mais saudáveis.

Com o evoluir destes aparelhos, começam já a surgir sensores que medem o nível de oxigenação no seu sangue, os padrões do seu sono e muitos outros parâmetros que em breve poderão ser vitais auxílios na identificação precoce de complicações de saúde.

smart home

Assistentes Virtuais

Já os mencionámos anteriormente, porém, o assistente virtual é atualmente um dos principais meios de integração de todas estas tecnologias na sua casa.

Ainda que possa controlar muitas destas ações através do ecrã do seu dispositivo móvel, será cada vez mais com a voz que esta interação entre humano e tecnologia vai ter lugar.

Solicite informação ou dê comandos para programar tudo o que se passa na sua casa através do assistente virtual e ele estará lá, sempre disponível, para o manter informado e agradado.

Lavagens Inteligentes

Não consuma mais recursos do que aqueles que são estritamente necessários. Esta premissa da tecnologia inteligente em eletrodomésticos para a nossa casa também se aplica na hora de lavagem da roupa.

Uma máquina de lavar que sabe identificar o peso e necessidades específicas da roupa que inseriu, totalmente integrada na tecnologia que agora habita na sua casa. Esta permite que, com um comando de voz ou um toque num ecrã iniciar e pausar uma lavagem, avisando-o sempre que a lavagem da sua roupa estiver concluída.

Dormir Melhor

Não é necessariamente uma garantia que a tecnologia nos vai fazer dormir melhor, porém, estão já presentes algumas tecnologias que apontam nesse sentido.

Camas inteligentes adaptam-se ao seu perfil de forma a providenciar-lhe o máximo conforto. A sua almofada, munida de ligações sem fios monitoriza o seu sono e fornece-lhe no dia seguinte os dados relativos ao mesmo.

Num mundo sempre conectado, não é surpresa que também o seu sono vá poder ser analisado com dados e sugestões com vista a ajudá-lo a repousar melhor.

Frigorífico Inteligente

Se num passado recente o futuro parecia incluir um frigorífico com uma televisão, hoje em dia não ficámos muito longe dessa previsão.

Munidos de tecnologia sem fios e frequentemente com a presença de um ecrã tátil com o qual pode interagir, o seu frigorífico já sabe reconhecer os produtos no seu interior e inclusive alertá-lo para prazos de validade.

É possível através do mesmo fazer encomendas no seu supermercado online ou saber exatamente em que dia é que abriu aquela maionese com ar suspeito.

smart home iot

Com o mundo cada vez mais conectado, também as nossas habitações começam a evoluir com a implementação de novas tecnologias, transformando-se assim numa verdadeira casa inteligente.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade