80% dos consumidores já efetuou pelo menos uma reclamação

Segundo um estudo levado a cabo pelo Portal da Queixa, em quatro anos o número de consumidores que efetuou uma reclamação subiu de 49% para 80%, mostrando que reclamar é uma prática que tem vindo a crescer dentro da sociedade.

Os consumidores atuais mostram-se mais atentos, exigentes e mais informados dos seus direitos. No entanto, são bastante influenciáveis pelas opiniões de terceiros.

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“O Perfil do Consumidor Atual” – estudo sobre o comportamento dos consumidores

Os resultados do estudo levado a cabo pelo Portal da Queixa permite concluir que a maioria dos consumidores liga-se à Internet a partir de cada (90.1%), sendo que a maioria utiliza o computador nestas circunstâncias para aceder à rede (74.3%).

A principal atividade realizada pelos inquiridos na Internet são as pesquisas em motores de busca (81.5%), seguido pelas consultas pelas redes sociais (61.4%) e compras online (57.7%).

portal da queixa

Os dados apresentados permitem concluir que existiu uma alteração no comportamento dos consumidores, tornaram-se mais atentos, conscientes e informados, especialmente quando admitem que a opinião de outros acaba por ter alguma influência nas suas decisões de compra.

Quanto ás reclamações em si, também se registam mudanças. Hoje em dia são encaradas como um direito ou um dever do consumidor, sobretudo como um alerta para as outras pessoas e como uma oportunidade de melhoria para as marcas.

Os novos tipos de consumidores dão ainda uma maior importância à reputação, sendo este o principal indicados que lhes transmite confiança em determinada marca e não a notoriedade que esta possa ter.

compras online

Traduzindo por valores percentuais, o estudo em questão permitiu concluir que o número de consumidores portugueses que já efetuou uma reclamação aumentou para 80% (2022) face aos 49% que haviam sido apurados em 2018. Mais de 57% admite que fazer compras é a sua principal atividade online e que a opinião dos outros consumidores pesa mais de 70% na decisão de compra.

Dos inquiridos, mais de 85% escolheu a reputação como principal fator de confiança numa marca.

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