87% dos portugueses ponderam ou já utilizaram Inteligência Artificial para planear as viagens

A Inteligência Artificial tem sido o tema principal dentro do mundo tecnológico, estando a ser implementada no maior número de serviços possíveis de forma a melhorar e facilitar a utilização dos mesmos.

As viagens não são diferentes e, num momento de laser ou trabalho, o que as pessoas menos querem é ter problemas por causa da viagem em si.

A eDreams ODIGEO realizou um estudo que permitiu concluir como a Inteligência Artificial é já uma opção para 87% dos portugueses que já utilizaram ou ponderam vir a utilizar esta tecnologia nas viagens.

sparrow inteligencia artifical chat google ia generativa
Publicidade

Utilizadores, na grande maioria, mostram apreço pelas viagens melhoradas por Inteligência Artificial

Como celebração do 25º aniversário da eDreams, a principal marca da empresa, a eDreams ODIGEO, plataforma de subscrição que lidera a adoção da Inteligência Artificial nas viagens há mais de uma década, revelou os resultados obtidos num estudo sobre esta tecnologia e como a mesma está a transformar a experiência de viagem dos consumidores a nível global.

O novo estudo de mercado externo encomendado pela empresa revelou um apoio e apreciação generalizados pela Inteligência Artificial entre os consumidores online de hoje em dia, em especial nas gerações mais novas.

“Há mais de uma década, numa era em que a IA para viagens era praticamente desconhecida, aventurámo-nos corajosamente neste campo, impulsionados pelo nosso compromisso com a inovação. O nosso investimento inicial na integração da IA no e-commerce estabeleceu-nos desde então como pioneiros e permitiu-nos explorar formas mais inteligentes, personalizadas e emocionantes de as pessoas descobrirem o mundo. As nossas conquistas até hoje abriram caminho para o que veremos nos próximos anos, uma vez que a IA nos permite continuar a reimaginar a arte do que é possível”

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO
turismo viajar viagem

O estudo em questão revelou que a adoção de ferramentas baseadas em IA pelos viajantes está a tornar-se cada vez mais comum, com 87% dos portugueses a utilizar atualmente ferramentas de IA para tarefas relacionadas com as viagens ou, pelo menos, está interessado em começar a explorar estas mesmas ferramentas no futuro.

A nível global este valor é um pouco mais baixo, ficando-se nos 73%, já a contar com as pessoas que mostraram interesse em utilizar estas ferramentas futuramente.

A taxa de adoção desta tecnologia é particularmente elevada entre as faixas etárias dos 18-24 anos (91% em Portugal e 86% a nível global) e dos 25-34 anos (87% em Portugal e 84% a nível global).

No caso dos utilizadores mais velhos, com 65 anos ou mais, Portugal regista 67% face a 43% do que foi registado a nível global.

inteligencia artificial ia

Devido à tendência maior nas gerações mais jovens em utilizarem a Inteligência Artificial em diversas atividades do dia a dia, e também nas viagens, é possível concluir que o futuro das viagens vai ser moldado em torno da tecnologia em questão.

“Os resultados do nosso estudo de mercado mais recente corroboram o nosso compromisso precoce com a IA, alinhando-se com as preferências e expectativas dos jovens viajantes de hoje – a vanguarda de uma nova era de IA. Os jovens viajantes são a primeira geração de uma nova era de IA, o que significa que têm horizontes completamente diferentes no que diz respeito a como veem as experiências de viagem excecionais. São as expectativas desta geração que vão determinar o que será o nosso setor daqui a 25 anos, e orgulhamo-nos de o estar a liderar com características e serviços inovadores para os viajantes.”

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO

A aplicação da Inteligência Artificial vai mais longe do que as viagens, impactando significativamente o panorama mais vasto do e-commerce. Os dados do estudo também revelam que os consumidores reconhecem cada vez mais o papel e o valor que as tecnologias como a IA desempenham na personalização das suas experiências de compra online, independentemente do produto ou serviço.

travel viagens viajar

Mais de metade dos inquiridos portugueses (59%) afirmou estar total ou parcialmente consciente do papel da IA na melhoria das experiências online e aprecia muito a redução de esforços que esta proporciona. Uma vez mais, este número está acima da média global (50%).

Novamente, a sensibilização para a Inteligência Artificial e o apreço por esta tecnologia aumentam significativamente entre os grupos etários mais jovens – sentimentos expressados por 64% dos consumidores portugueses entre os 18 e os 24 anos e outros 64% dos consumidores com entre 25 e 34 anos. Em contrapartida, apenas 40% dos inquiridos com mais de 65 anos partilham este sentimento.

O estudo também mostrou que os jovens não apenas utilizam a Inteligência Artificial para viajar, como também demonstram cada vez mais interesse nesta tecnologia. De facto, apenas uma mínima percentagem dos jovens portugueses afirmou não acreditar no potencial da tecnologia e da IA para melhorar a experiência de compra online (2% dos jovens entre os 18 e os 24 anos, e 1% entre os jovens com entre 25 e 34 anos).

travel viagens viajar

O reconhecimento crescente do potencial transformador da IA, juntamente com uma maior adoção de ferramentas de IA nas viagens, indica que os Millennials e a Geração Z estão já a liderar a era das viagens digitais – o que oferece já uma visão fascinante sobre o que será prioritário para os viajantes nas próximas décadas.

A eDreams ODIGEO foi uma das primeiras empresas de e-commerce a tirar partido da Inteligência Artificial para oferecer aos consumidores uma experiência de compra individualizada – notavelmente através do Prime, a plataforma de subscrição de viagens que possibilita uma experiência hiper personalizada.

Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory