Desde as primeiras versões de Android que a Google criou o hábito de lançar frequentemente os números de distribuição das versões do seu sistema operativo. No entanto, nos últimos tempos a gigante americana deixou de o fazer, disponibilizando apenas alguns dados bastante desatualizados.
Embora não haja uma justificação oficial para o fim dessa informação, acredita-se que seja devido aos recorrentes maus resultados no crescimento da quota de novas versões.
Para colmatar a falta destes dados, o 9to5Google criou agora uma tabela que podemos consultar para conhecer a evolução estatística das versões do Android.
Uma tabela com os dados atualizados da distribuição das versões de Android
Com o projeto Trebble, a Google pretendia facilitar o desenvolvimento de atualizações no seu sistema mobile e reforçar o compromisso das marcas com o suporte do software.
No entanto, embora a intenção fosse das melhores, a verdade é que o esforço da Google não se destacou nas tabelas de distribuição, com as novas versões do seu sistema operativo a continuar com um crescimento lento.
Esta realidade poderá ter levado a Google a deixar de lançar os números oficiais de distribuição do Android, impossibilitando o acompanhamento da evolução do mercado. Porém, para colmatar esta falha, o 9to5Google criou a sua tabela de distribuição que pode ser consultada para este fim.
Embora os dados não sejam 100% certos, visto que têm por base o SDK da Google, arquivos próprios e dados de terceiros, esta é um ótima forma de acompanhar a evolução do sistema da Google.
Android 9 Pie domina mercado Android
Olhando para os últimos dados disponíveis, numa altura em que a Google se prepara para lançar o Andoid 11, é ainda o Android 9 Pie que domina com uma quota de 31,30%, seguido do 8 Oreo (21,30%), 7 Nougat (12,90%), 6 Marshmellow (11,20%) e 5 Lollipop (9.20%).
A mais recente versão da Google, o Android 10 Q, surge apenas no 6º lugar, com 8,20%, marcando um registo bastante negro na história deste sistema operativo.
Para quem quiser seguir os dados estatísticos, a tabela pode ser consultada aqui e dispõe atualmente de informações de abril de 2020 até dados de 2010.