Agência para a Modernização Administrativa (AMA) lança chatbot baseado em ChatGPT

A Agência para a Modernização Administrativa anunciou hoje a integração de um chatbot baseado em Inteligência Artificial Generativa.

Solução permite responder a questões dos cidadãos portugueses sobre a Chave Móvel Digital (CMD).

smartphone captacao dados localizacao governo americano anomaly six llc (1)
Publicidade

Agência para a Modernização Administrativa (AMA) lança chatbot baseado em ChatPGT para responder a questões da chave-móvel digital

A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresenta esta sexta-feira um chatbot com um avatar realista que reconhece e reproduz texto e voz, para responder a questões dos cidadãos portugueses sobre a Chave Móvel Digital (CMD). O projeto assenta em tecnologia Azure OpenAI, desenvolvido através de uma parceria entre a Microsoft, a DareData Engineering e a Defined.ai, num evento que conta com a presença do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

A partir de agora passa a ser possível garantir aos cidadãos, através da homepage do portal do ePortugal, um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, conectando-os à CMD por meio de dispositivos móveis e desktop.

A solução, alojada na cloud Microsoft Azure, assenta no modelo GPT 3.5 turbo – o mesmo que serve de base ao ChatGPT, da OpenAI -, e é capaz de compreender texto falado e escrito em Português, respondendo também através de voz e texto, graças ao recurso a tecnologia de conversão speech to text e text to speech. Recorre ainda a Azure Cognitive Search e Azure Cosmos DB, que permitem o serviço de pesquisa sobre a base de conhecimento da CMD, e o arquivo do contexto das interlocuções com os cidadãos, respetivamente.

João Dias, Presidente da Agência para a Modernização Administrativa, adiantou que “este projeto visa marcar significativamente um ponto de viragem na transformação digital dos serviços públicos em Portugal, e é um dos elementos da nova estratégia de atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. O objetivo é promover uma maior aproximação entre o Estado e os cidadãos, através da tecnologia mais transformadora do nosso tempo, a Inteligência Artificial Generativa”.

Andrés Ortolá, Diretor-Geral da Microsoft Portugal, admite que “Portugal tem estado na vanguarda do desenvolvimento de soluções e casos de uso assentes em grandes modelos de linguagem. É extraordinário ver o dinamismo do nosso ecossistema. O objetivo da Microsoft é democratizar os avanços em IA através da nossa cloud, para ajudar pessoas e organizações a serem mais produtivas e a resolverem os problemas mais prementes da sociedade. Porque estamos empenhados em tornar real a promessa da IA – e a fazê-lo de forma responsável -, é um orgulho ver a nossa tecnologia ser aplicada para oferecer melhores serviços aos cidadãos portugueses”.

ransomware hackers darknet darkweb kaspersky malware data ciberataques

Nuno Brás, CTO da DareData Engineering, considera que “os avanços científicos na área da inteligência artificial irão trazer um novo paradigma a todas as organizações, privadas e públicas. Além de um enorme ganho de produtividade, as novas tecnologias baseadas em inteligência artificial generativa (da qual fazem parte os grandes modelos de linguagem) podem catapultar a capacidade e qualidade de servir os clientes e, no caso do sector público, os cidadãos. Na DareData Engineering estamos empenhados em trazer estas tecnologias às organizações de uma forma responsável e transparente, tendo a certeza que todos os benefícios de qualquer implementação ultrapassa, em larga escala, quaisquer riscos trazidos pela IA”.

Para Daniela Braga, CEO & Founder da Defined.ai, na Defined.ai visamos um mundo onde a tecnologia serve como catalisador de mudanças positivas na sociedade. Hoje, celebramos o lançamento de mais um marco na tecnologia de IA, um modelo linguístico com o potencial de redefinir a relação entre os cidadãos e os serviços públicos, bem como de posicionar Portugal na esfera das speech technology, dando os primeiros passos para o nosso modelo de Conversational.ai em desenvolvimento com os fundos PRR concedidos pelo governo português. É entusiasmante fazer parte desta mudança de paradigmas”.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory