Ontem foi um dia de grandes novidades para a Alfa Romeo. Depois de alguns anos sem lançar novidades, a marca italiana revelou o Tonale, a sua nova aposta no segmento SUV do mercado automóvel.
De entre as várias novidades deste modelo, a fabricante destacou a criação de um NFT exclusivo para este modelo que irá permitir registar todos os dados da viatura.
Alfa Romeo aposta nos NFT
Com forte adoção no mercado dos jogos e da arte digital, os Non-fungible token (NFT) utilizam a encriptação da blockchain para os tornar únicos, reduzindo a probabilidade de serem alterados, manipulados ou hackeados.
Tirando partido desta tecnologia, a Alfa Romeo anunciou ontem que cada unidade do seu novo modelo Tonale iria estar associado a um NFT, tornando-se a primeira fabricante a trazer esta novidade para o mercado automóvel.
Desta forma, cada carro irá tirar partido do NFT Tonale para registar todos os dados do ciclo de vida do veículo, desde os dados de manutenção às informações de propriedade.
Com esta inovação, a marca italiana espera conseguir aumentar o valor residual dos seus produtos, dando aos proprietários um diário de bordo fidedigno e inalterável que atesta todo o historial do produto e combate a possível manipulação de quilómetros ou outros elementos.
Está assim dado o primeiro passo para a adoção desta tecnologia no mercado automóvel, tendo Francesco Calcara, Head de Marketing e Comunicação da Alfa Romeo, referido que esta é uma etapa importante para a digitalização e transformação digital no setor.