Amazon desistiu da aquisição da iRobot antes da União Europeia bloquear negócio

Desde de agosto de 2022 que o negócio da compra da iRobot pela Amazon está a aguardar um parecer da União Europeia.

Hoje, as duas empresas anunciaram o fim do acordo, numa altura em que se avançava que estava iminente a não aprovação da União Europeia neste negócio.

amazon armazem
Publicidade

Amazon já não irá comprar a iRobot

Em agosto de 2022, a iRobot e a Amazon anunciavam um acordo por 1.4 mil milhões de dólares para que a empresa fabricante dos Roomba integrar o portefólio de empresas da gigante americana do retalho.

No entanto, essa venda nunca se materializou, uma vez que ficou a aguardar o parecer da União Europeia para perceber se a aquisição passava na autoridade da concorrência.

No passado mês de novembro, a Comissão Europeia levantou dúvida referente a este negócio, alegando que a Amazon poderia beneficiar da sua própria marca frente aos rivais, apontando a uma possível rejeição deste negócio.

analise irobot roomba combo i8

Numa altura em que cresciam os rumores de uma iminente posição contrária da Europa, a iRobot e a Amazon anunciaram o fim do acordo, mantendo-se as empresas independentes, algo que está já a ter consequências.

Colin Angle, CEO da iRobot, abandonou o seu cargo e 31% dos colaboradores da empresa, num total de 350 pessoas, será também despedida no imediato. Face a esta situação, as ações da empresa caíram mais de 15%.

Roomba Combo J7 +

Novo caminho para a iRobot

Com o abandono deste negócio, a iRobot terá o direito a receber uma compensação de 94 milhões de dólares, valor acordado pelas partes que a Amazon teria de pagar em caso do negócio não se efetuar.

Quanto ao futuro, a marca já anunciou que se irá centrar em melhorar a produção dos seus aspiradores e o aumento das margens, tendo para isso de abandonar o seu projeto de purificadores de ar e cortadores de relva.

minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory