Análise ROG Flow X16 – Dedicado a jogos, mas adaptado a profissionais

A Republic of Gamers (ROG), o departamento de gaming da ASUS, é hoje uma das marcas preferidas dos amantes de videojogos.

Quer procure um computador dedicado ao gaming ou mesmo um smartphone talhado para este efeito (veja a nossa análise do ASUS ROG Phone 5s), poderá encontrar ofertas para todos os gostos.

No campo dos PC, tivemos a oportunidade de testar o ROG Flow X16, um equipamento que oferece o melhor dos dois mundos, hardware de topo para suportar todos os jogos do mercado, a um design convertível que se adapta a várias utilizações.

Depois de o usarmos nas últimas semanas, partilhamos uma review com a nossa opinião sobre este equipamento.

analise rog flow X16
Publicidade

ASUS ROG Flow X16 Review – Potência e versatilidade num único equipamento

ROG Flow x16 specs

O mercado dos computadores dedicado ao gaming tem mudado bastante nos últimos anos.

Se inicialmente encontrávamos computadores repletos de luzes e padrões, hoje vemos os computadores a tornarem-se mais discretos e adaptados a todos os momentos.

No caso do ASUS ROG Flow X16 encontramos um computador bastante discreto e com um visual bastante minimalista, mas sem perder os pequenos detalhes que agradam a muitos jogadores.

analise rog flow X16

Se visualmente este equipamento funciona muito bem, o hardware também não fica atrás.

Este computador traz um ecrã Mini-LED sensível ao toque de 16″ com resolução QHD+ (2560 x 1600, WQXGA), rácio 16:10 e taxa de atualização de 165 Hz. Conta ainda com DCI-P3, validação Pantone, suporte a caneta, Dolby Vision HDR e tempo de resposta de 3 ms.

O processador integrado no ROG Flow X16 é o AMD Ryzen 9 6900HS, composto por 8 núcleos com clock até 4.9 GHz, acompanhado por um placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti 8GB GDDR6 otimizada pela ROG com 1085MHz a 125W. Conta ainda com uma RAM DDR5-4800 de 32GB e um armazenamento PCIe® 4.0 NVMe™ M.2 de 2 TB.

analise rog flow X16

A bateria é uma 4-cell Li-ion de 90 WHrs que pode ser carregada com um carregador AC de 240W, 20 V DC e 12A.

Inclui Wi-Fi 6E(802.11ax), Bluetooth 5.2, 4 colunas com tecnologia Dolby Atmos, 3 microfones com cancelamento de ruído AI, uma câmara 720p com infravermelhos para desbloqueio por Windows Hello e Windows 11 Pro.

Na carcaça podemos encontrar uma porta audio jack 3,5mm, 1 porta HDMI 2.0b, 2 portas USB 3.2 Gen 2 Type-A, 1 porta USB 3.2 Gen 2 Type-C com suporte a DisplayPort™ / power delivery / G-SYNC, uma porta USB 3.2 Gen 2 Type-C com suporte DisplayPort™ / power delivery, leitor de cartão MicroSD e uma porta ROG XG Mobile.

analise rog flow X16

Por fim, traz um teclado estilo chiclete com luzes RGB e um touchpad simples com dois botões físicos.

Outro grande destaque do ROG Flow X16 é o conteúdo da sua caixa onde podemos encontrar vários acessórios para além do computador:

  • ROG Flow X16
  • ROG Backpack
  • ROG Delta headset
  • ROG Chakram Core mouse P511
analise rog flow X16

Visual discreto, mas repleto de detalhes

Por vezes um computador gaming não se destina apenas para os momentos de lazer.

Por isso, é importante que ofereça um design equilibrado que permita utilizar estes equipamentos em casa, na educação ou no trabalho, sem que o visual comprometa o momento em que o vamos usar.

analise rog flow X16

Este é, sem dúvida, o caso do ROG Flow X16 que integra todas as vantagens de um computador gaming numa carcaça bonita, simples, elegante e discreta.

analise rog flow X16

No topo encontramos um visual muito simples, com fundo cinza e um relevo muito ligeiro que dá um pequeno padrão ao computador.

Não há logo destacado, sendo a marca apenas comunicada num pequeno retângulo na parte inferior.

analise rog flow X16

Já na parte de baixo, encontramos 3 grandes saídas de ar responsáveis pelo arrefecimento do computador em funcionamento.

analise rog flow X16

Passando para a lateral esquerda, encontramos o adaptador DC para carregamento, a porta HDMI, uma porta USB-C, um jack 3,5mm e dois leds indicativos de estado. É também deste lado que podemos encontrar o conector para o ROG XG Mobile, um dispositivo externo com GPU adicional.

analise rog flow X16

No lado direito, está localizado o botão para ligar, o leitor de cartões microSD, as duas portas USB tipo-A e mais uma saída de ar.

analise rog flow X16

Na parte traseira do ROG Flow X16 encontramos apenas uma grande saída de ar.

analise rog flow X16

Abrindo o computador, entramos um visual muito simples e airoso, com bastante espaço livre ao estilo do Apple MacBook.

analise rog flow X16

O teclado é retroiluminado com LED RGB e com 4 botões programáveis posicionados de forma destacada. É do estilo chiclete e apresenta um lettering distinto idêntico ao da ROG.

analise rog flow X16

Encontramos ainda um touchpad de grandes dimensões e duas colunas posicionadas nas laterais do teclado.

Na parte superior, encontramos o ecrã de 16″ Mini-LED e a câmara frontal com infravermelhos.

analise rog flow X16

Qualidade de construção e utilização

Embora apresente uma estrutura em plástico, de boa qualidade, o ROG Flow X16 tem na sua construção uma grande quantidade de magnésio.

A sensação ao toque é excelente e nota-se de forma imediata que estamos perante um equipamento com uma boa qualidade de construção.

analise rog flow X16

Com 2.10 kg, este não é o equipamento mais leve do mercado, algo que se nota bastante ao transportar ou caso pretenda utilizar como tablet.

analise rog flow X16

No entanto, as dimensões podem ser consideradas compactas (35.5 x 24.3 x 1.94 cm) ao falarmos de um portátil com 16″.

Quanto ao teclado, as teclas são lisas (não tem a concavidade que por vezes apresenta) e apresenta uma ligeira resistência ao toque boa para os jogadores. A escrita é confortável e não tem teclado numérico.

analise rog flow X16

Como ponto negativo apontamos apenas a qualidade das dobradiças que suportam o ecrã, uma vez que não têm grande força, algo que falaremos a seguir.

analise rog flow X16

Modo portátil, tenda ou tablet

O ROG Flow X16 vem com uma estrutura que permite rodar 360º para utilizar este computador em modo normal, tenda ou tablet.

À medida que vamos rodando a zona do ecrã o computador vai reconhecendo a posição e orientação, passando para um modo tablet a partir do momento em que ultrapassa os 180º.

analise rog flow X16

Este sistema é ótimo para se ajustar às diferentes utilizações. Modo normal para tudo o que precisa de teclado (navegar na internet, criar documentos ou certos tipos de jogos) e modo tenda ou tablet para desenhar, jogar com comando ou ver filmes e séries.

Este sistema funciona sem qualquer problema, embora se note alguma falta de força nas dobradiças.

analise rog flow X16

Quando estamos com o ROG Flow X16 em modo normal, basta um movimento um pouco mais brusco para que o ecrã descaia para os 180º. Isto também acontece quando estamos com o teclado a fazer de suporte e tentamos escrever com a caneta no monitor.

analise rog flow X16

Embora não seja algo que aconteça sempre, deixa sempre a dúvida de como será a resistência ao longo do tempo e se poderá ganhar folgas e agravar esta questão.

Além disso, existe ainda a falta de alguns reforços de borracha. Quando usamos em modo tenda não existe nenhuma proteção para os cantos do computador que pousam nas superfícies e, em modo tablet ou suporte, as pequenas borrachas não são suficientes e acabam por ser as teclas do teclado a servir de suporte.

analise rog flow X16

Desenhado para jogos, mas adaptado a profissionais

O ROG Flow X16 é, sem dúvida, um equipamento dedicado ao mundo gaming.

analise rog flow X16

Oferece hardware de topo, com elevado desempenho, e todos os pequenos detalhes habituais nestes equipamentos como é o caso dos LEDs RGB, da taxa de atualização de 165 Hz e taxa de resposta de 3 ms e do software para otimizar o desempenho ao pormenor.

analise rog flow X16

No entanto, e tendo em conta que estes computadores são cada vez mais utilizados por profissionais devido às suas especificações, foi também desenvolvido a pensar neste público.

Encontramos assim no ROG Flow X16 um ecrã Mini-LED Nebula HDR de 16″ com bons ângulos de visão e sensível ao toque, boa qualidade e definição na imagem e, acima de tudo, com cobertura DCI-P3 a 100%, validação Pantone suporte para caneta que vem incluída no pack.

analise rog flow X16

Esta caneta, embora já permita realizar alguns trabalhos gráficos ou tirar notas, apenas apresenta 4096 pontos de pressão, um valor algo abaixo do que é hoje geralmente utilizado numa boa mesa gráfica. Além disso, é alimentada a pilhas AAA.

analise rog flow X16

Desta forma é possível recomendar o ROG Flow X16 a quem pretende grandes especificações para aguentar os principais jogos do mercado, mas também para quem trabalha com software de edição de imagem, vídeo e design.

Desempenho irrepreensível

O ASUS ROG Flow X16 apresenta alguns dos melhores argumentos do mercado. Além de um AMD Ryzen 9 6900HS, oferece ainda uma placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 3070 Ti com 8 GB GDDR6 e boost da ROG a de 1085MHz a 125W e 32 GB de RAM DDR5-4800.

No dia a dia, este hardware foi suficiente para todas as tarefas, não tendo sido registado qualquer lag ou dificuldade em correr aplicações ou jogos.

analise rog flow X16

Mesmo quando eram executadas tarefas mais exigentes, o ROG Flow X16 respondia de forma irrepreensível.

Para extrair a máxima potência, este equipamento oferece diferentes modos de desempenho. Caso seja utilizado o modo Ultimate, é ativo o Switch MUX que permite que o ROG Flow X16 utilize diretamente a gráfica da Nvidia, sem passar pela gráfica integrada.

Armoury Crate ASUS ROG Flow X16

Ao nível de benchmarks, obtivemos os seguintes valores:

analise rog flow X16

Refrigeração silenciosa

Ao nível da refrigeração, a ROG apostou bastante para tentar eliminar o calor. Com tecnologia Frost Force, e a utilização do Pulsar Heatsink e do Thermal Grizzly Liquid Metal, procura reduzir a temperatura dos componentes internos e utilizar o sistema de três ventoinhas para refrigerar todo o sistema.

Tudo isto funciona de forma bastante silenciosa, fazendo pouco barulho mesmo quando as ventoinhas estão a funcionar de forma mais enérgica.

analise rog flow X16

Software Armour Crate para uma experiência personalizada

A complementar uma boa experiência de hardware, a ROG introduziu ainda uma experiência personalizada no software para tirar maior proveito deste computador.

Com o Armour Crate é possível acompanhar em tempo real o estado do computador com dados da temperatura do computador, frequência do CPU e GPU, estado da memória RAM e armazenamento interno e velocidade da ventoinha.

Armoury Crate ASUS ROG Flow X16 rog flow x16

Além disso, é possível definir o modo da GPU e o modo de desempenho geral do equipamento.

Pode ainda definir as opções de iluminação e som, configurar as teclas de atalho personalizáveis no teclado, definir o GameVisual e definir perfis com configurações pré-definidas.

Para um acompanhamento constante do desempenho, existe também uma aplicação para dispositivos móveis, Android e iOS, que pode ser instalada no smartphone de forma a que este sirva de dashboard.

Armoury Crate ASUS ROG Flow X16

Som e microfone

Numa altura em que os jogos, filmes e séries se tornam numa constante no nosso dia a dia e que muitas reuniões de trabalho ainda são realizadas por Zoom, torna-se essencial toda a componente de áudio.

As colunas do ROG Flow X16 apresentam uma boa qualidade de som, suficiente para acompanhar um filme ou jogo quando não se pretende utilizar os headsets ou outro sistema de som.

Já os microfones, oferecem cancelamento de ruído e diversas opções de captação (configurável na Armoury Crate), apresentando uma excelente captação de som em todas as situações.

analise rog flow X16

Autonomia como principal ponto fraco

O ROG Flow X16 incorpora uma bateria de 90 KWhr com o objetivo de suportar todo o pesado hardware que integra.

Embora não seja esperada uma autonomia ao estilo de um ultrabook, oferece cerca de 4 horas de utilização normal de navegação na internet, criação de documentos e multimédia e um pouco menos se optar por aplicações mais pesadas.

analise rog flow X16

Caso pretenda jogar com a bateria, então terá de contar com uma autonomia muito baixa, aguentando cerca 1 hora de jogo contínuo.

Para compensar, o carregamento é realizado de forma rápida, utilizando um carregador DC de 240W para repor a totalidade da bateria em cerca de uma hora e 50% em cerca de 30 minutos.

Oferta de acessórios na caixa

Para valorizar a experiência de utilização do ROG Flow X16, a ASUS coloca na caixa um conjunto de acessórios complementares ao computador.

ROG Chakram Core

Na caixa do ROG Flow X16 é possível encontrar o ROG Chakram Core.

Este é um rato gaming ótico com 16000 DPI, taxa de polling de 1000 Hz, 400 ips e um botões programáveis onde pode ser configurado um botão para captura de ecrã e um “botão de pânico” que esconde as aplicações e desliga o som.

analise rog flow X16

Traz um cabo de 1.8 metros e integração com AURA Sync.

Na utilização, tem um bom funcionamento, os botões respondem corretamente e estão bem posicionadas para quem for destro.

Este rato pode ser adquirido separadamente por cerca de 85€.

analise rog flow X16

ROG Delta

Outro acessório incluindo no pack do ROG Flow X16 é o ROG Delta.

analise rog flow X16

Estes headsets ligam-se ao computador ou smartphone por USB-C ou através do adaptador incluído para USB-A.

Trazem um driver de 50mm, frequência entre 20 ~ 40000 Hz e impedância de 32 Ohm.

analise rog flow X16

Traz microfone que pode ou não ser colocado (liga por jack 3,5mm no próprio headset), pesam 387 gramas e trazem duas almofadas (tecido e couro) para se adaptar ao gosto do utilizador.

analise rog flow X16

Embora não seja fantástico, o som tem qualidade e dificilmente distorce, ideal para acompanhar longas jornadas de jogo.

Pode ser adquirido separadamente por cerca de 199€.

analise rog flow X16

ASUS PEN SA201H

A ASUS PEN SA201H é uma caneta com 4096 pontos de pressão, é capaz de reconhecer pressão entre 14 e 450 gramas, é cumpridora da MPP 2.0 e apresenta baixa latência.

analise rog flow X16

Apresenta dois botões, um para apagar e outro para selecionar, e deve ser utilizada num ângulo de 45º.

analise rog flow X16

Pesa 20 gramas, é alimentada por 1 pilha AAA e promete 1 ano de autonomia baseado em 2 horas de utilização por dia.

Ao nível da utilização corresponde ao prometido. Embora não seja uma caneta profissional, reconhece diferentes tipos de pressão e tem uma precisão suficiente para tirar notas, fazer alguns desenhos ou editar algumas fotos.

analise rog flow X16

O reconhecimento pelo ecrã é realizado sem problemas e de foram precisa, mas o processo de rejeição da palma da mão requer alguma prática e nem sempre funciona da melhor forma.

Pode ser adquirido separadamente por cerca de 129€.

analise rog flow X16

ROG backpack

Para transportar o ROG Flow X16, vem também incluído no pack uma ROG backpack, uma mala personalizada com a imagem da ROG.

analise rog flow X16

Em resumo…

O ROG Flow X16 é, atualmente, uma das melhores opções que a ASUS e a Republic of Gamers têm para oferecer.

analise rog flow X16

Procurando ser solução para vários públicos, apresenta um design discreto, mas com pormenores bem trabalhados, ecrã Mini-LED sensível ao toque e hardware de topo.

analise rog flow X16

Quer pretenda jogar, editar imagens ou vídeos ou fazer trabalho gráfico, este computador é uma excelente solução.

analise rog flow X16

Embora algo pesado, apresenta boa qualidade e permite trabalhar com qualidade a partir de qualquer lugar.

A autonomia é, sem dúvida, um dos pontos fracos, mas compensa com um carregamento rápido.

analise rog flow X16

O ASUS ROG flow X16 pode ser adquirido por a partir de 2 988€.

techbit escolha acertada

Face ao bom desempenho mostrado e à pontuação atribuída, atribuímos a este computador o nosso selo de compra recomendada.

O Techbit agradece à ASUS ROG a cedência do ROG Flow X16 para análise.

ROG Flow X16

2988€
9

Qualidade de construção

9.5/10

Performance

9.5/10

Autonomia

8.0/10

Design

9.0/10

Som

9.0/10

Pros

  • Design elegante e discreto
  • Ecrã touchscreen com suporte a caneta
  • Pack completo com acessórios

Contras

  • Autonomia
  • Força das dobradiças
Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X