fbpx

Análise Asus ROG Phone 3 – Um smartphone desenhado para os fãs dos jogos

Nos últimos anos, a ASUS tem realizado uma forte aposta nos equipamentos gaming com a sua linha “Republic of Gamers” (ROG).

Embora a aposta esteja mais centrada no mercado dos computadores, com o crescimento da indústria de jogos mobile tem sido também ampliada, aos poucos, para os smartphones.

Este ano, a marca lançou o ASUS ROG Phone 3, uma forte aposta neste mercado e que centra em si todas as grandes novidades em termos de hardware mobile.

Ao melhor hardware, a ASUS juntou também um design bastante distinto e futurista, digno de um verdadeiro equipamento gaming.

Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de testar este equipamento, sendo agora possível partilhar a nossa opinião sobre o ASUS ROG Phone 3.

asus rog phone 3
Publicidade

1. Características gerais do Asus ROG Phone 3

O ASUS ROG Phone 3 é um smartphone desenhado para os verdadeiros amantes do mundo gaming que procuram uma oportunidade para jogar em qualquer lugar.

Traz um ecrã AMOLED de 10-bit HDR com 6.59”, rácio 19.5:9, resolução 2340 x 1080, taxa de atualização 144 Hz e Corning® Gorilla® Glass 6. Conta ainda com brilho máximo de 1000 nits, Delta-E < 1, DCI-P3 e taxa de contraste 1,000,000:1.

O processador é o mais recente Qualcomm Snapdragon 865+ que vem acompanhado por uma Qualcomm® Adreno 650, até 16 GB de RAM LPDDR5 e até 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

A câmara principal traz um sensor Sony IMX686 de 64 MP, conjugado com um sensor de 13 MP ultra grande angular de 125º e um sensor de 5 MP para macro. Já a câmara frontal é de 24 MP.

asus rog phone 3

A bateria é de 6000 mAh que pode ser carregada por um conector USB tipo-C lateral que suporta USB 3.1 Gen 2 / DisplayPort 1.4 (4K UHD), Carregamento Rápido (PD 3.0) a 30 watts e carregamento direto de 30 W ROG HyperCharge, ou uma porta na parte inferior com suporte USB 2.0 e carregamento rápido (PD 3.0) a 30 watts.

Como já é habitual traz os AirTrigger 3, uns controlos táteis ultrassónicos nas laterais do smartphone e som estéreo através das duas colunas frontais com Dirac HD Sound, amplificador inteligente duplo NXP TFA9874 e Qualcomm aptX Adaptive que permite ter áudio de baixa latência e alta qualidade nas conexões Bluetooth®

1.1. Na caixa

  • Asus ROG Phone 3
  • Carregador + cabo dados
  • Manuais
  • Borrachas suplentes
  • Stickers
  • Capa
  • AeroActive Cooler 3
asus rog phone 3
Publicidade

2. Um smartphone desenhado para os verdadeiros gamers

Seguindo as linhas de design que a ROG nos tem habituado nos seus equipamentos, o ASUS ROG Phone 3 mostra-se com um aspeto bastante futurista e pensado para se adaptar ao máximo às posições de jogo.

Na frente, temos um ecrã AMOLED de 6,59″ que não apresenta recortes de forma a ser possível tirar o máximo proveito do ecrã. Em vez disso, a ROG preferiu optar por uma moldura ligeiramente maior em cima e em baixo de forma a albergar o auscultador, os sensores de proximidade e luz, o LED de notificações e a câmara frontal.

asus rog phone 3

Na parte traseira, encontramos um design que foge bastante ao aspeto tradicional dos smartphones atuais. As 3 câmaras estão posicionadas numa posição vertical, enquanto no centro encontramos o logo da ROG com iluminação LED de forma a dar um ar mais gaming. Logo abaixo encontramos a designação “Republic of gamers”.

asus rog phone 3

Na parte superior está localizado um microfone, enquanto na parte inferior encontramos um conector USB tipo-C e outro microfone.

Na lateral esquerda, está posicionado espaço para 2 cartões SIM e um conector de 48 pins e USB Tipo-C 3.1, que permite ligar o carregador ou acessórios como o AeroActive Cooler 3. No lado direito, foram colocados os botões de ligar/desligar e os botões de controlo de volume.

2.1. Detalhes que fazem a diferença

O ASUS ROG Phone 3 foi desenhado para corresponder às melhores exigências dos jogadores, levando a uma grande aposta em alguns componentes essenciais.

2.1.1. Um ecrã com bom detalhe e excelente resposta ao toque

No ecrã, econtramos um painel flat, com cantos direitos, de forma a minimizar os toques acidentais e permitir libertar a espaço nas laterais para um correto manuseamento do equipamento.

As cores apresentadas são bastante precisas, sem serem demasiado saturadas, e a resposta ao toque é bastante rápida e exata, com baixa latência. A contribuir para estes pontos, está o ecrã com suporte a HDR10+ de 10 bits, a taxa de atualização de 144 Hz e 1 ms de resposta e uma taxa de resposta ao toque de 270 Hz com latência de 25 ms.

asus rog phone 3

2.1.2. Qualidade de som e gravação acima da média

Outro ponto que foi bastante trabalhado neste ASUS ROG Phone 3 foi o som, uma vez que o ROG Phone 3 integra um sistema de colunas stereo frontais com 7 imans para dar maior potência e menor distorção e uma parceria com a Dirac para melhorar o som.

Estas novidades oferecem-nos um som bastante elevado, com bons graves e baixa distorção, estando claramente acima da média para um smartphone. Para os jogadores esta é também uma componente importante, uma vez que permite usufruir de uma boa experiência de áudio para os momentos em que não é possível utilizar uns bons headphones.

Já na parte de captação de áudio, os quatro microfones, em conjunto com a tecnologia de cancelamento de ruído da Asus fazem um bom trabalho, conseguindo uma excelente captação de som. Em alguns momentos, colocando as chamadas em altifalante, havia até pessoas que se “queixavam” pela exagerada sensibilidade do microfone, uma vez que se ouviam todos os pequenos barulhos que fazia.

asus rog phone 3

2.1.3. Conector lateral para carregamento e inserção de acessórios

O ASUS ROG Phone 3 traz, na lateral, um conector de 48 pins, conjugado com uma entrada USB Tipo-C, que permite ampliar as capacidades de jogo deste smartphone.

Além de permitir conectar o carregador numa posição ideal para continuar a jogar, alia ainda a possibilidade de conectar uma série de acessórios que permitem expandir as capacidades de jogo. Além do AeroActive Cooler 3, que vem incluído e que iremos falar a seguir, poderá ainda adquirir o ROG Kunai 3 Gamepad, o TwinView Dock 3, o Mobile Desktop Dock 2, The Professional Dock, ROG Clip e o Lighting Armor Case.

Este conector está protegido com uma borracha, que impede a entrada de sujidade e líquidos quando este não está a ser utilizado. No entanto, é preciso algum cuidado para inserir corretamente a borracha e para não a perder.

2.1.4. ROG GameCool 3

De forma a melhorar o arrefecimento do ASUS ROG Phone 3, a marca melhorou todo o interior do equipamento, dispondo em sandwich várias camadas de forma a otimizar a condução do calor.

Além de uma camada de alumínio, a placa de grafite maior, foi renovada a câmara de vapor 3D e a camada de cobre 6x maior que no modelo do ano passado.

Tudo combinado, permite uma melhor condução do calor e um desempenho em pico mais prolongado do processador.

2.1.5. AeroActive Cooler 3

O AeroActive Cooler 3 é um dos acessórios que vem incluídos na caixa do ASUS ROG Phone 3.

Este pequeno periférico conecta-se na lateral, ajustando-se por clip, e permite adicionar uma ventoinha para arrefecimento do equipamento, assim como adicionar um jack 3,5mm mantendo um conector USB Tipo-C para carregamento.

De forma a arrumar a borracha que protege o conector para esta não se perder, este acessório apresenta uma pequena ranhura no interior dedicada a esta peça.

2.1.6. AirTriggers 3

Os AirTriggers 3 são outra característica interessante do Asus ROG Phone 3 e que permitem ampliar a experiência de jogo.

Estes são dois pequenos botões sensíveis ao toque nas extremidades da lateral direita do equipamento e que permitem ser configurados para simular um toque em alguma parte do ecrã (ideal para simular o toque no botão de disparo, num acelerador ou travão, ou no nitro).

asus rog phone 3

Estes botões podem ainda ser divididos em dois, permitindo ter um total de 4 áreas de toque, e respondem a vários tipos de toque.

asus rog phone 3

Além de serem úteis nos jogos, os AirTriggers 3 são também úteis no dia a dia, podendo ser configurados para ativar funções ou abrir aplicações através de um aperto no ASUS ROG Phone 3.

asus rog phone 3

2.1.7. Logo com LED RBG

Na traseira, como já referimos, podemos encontrar o logo da ROG que é iluminado através de um LED RGB.

Além de poder acender durante certos modos de jogo, pode também ser configurado para acender em caso de notificação de chamadas, mensagens ou outras aplicações, permitindo expandir o efeito do LED de notificações na parte frontal.

asus rog phone 3

Além da traseira do equipamento, também o AeroActive Cooler 3 traz logos com LEDs RGB.

3. Uma interface gráfica com várias ferramentas para os gamers

O ASUS ROG Phone 3 traz de origem a ROG UI que é baseada em Android 10, estando prometida para breve a chegada do Android 11.

Esta é uma interface pensada para os jogadores, estando incluído um tema personalizado, assim como diversas aplicações e ferramentas destinadas a melhorar toda a experiência de jogo.

asus rog phone 3

Destacamos o X-Mode, que permite afinar vários parâmetros de desempenho do CPU/GPU e personalizar as taxas de atualização e outras opções, e o portal de jogos Armoury Crate, uma ferramenta que permite afinar as definições de forma mais granular individualmente em cada jogo.

Durante os jogos, encontramos ainda o Game Genie, uma painel de controlo que permite ver dados sobre o desempenho (fps, temperatura, etc), configurar as opções de notificações, configurar os airtriggers, iniciar gravação de ecrã e transmissão para o Youtube/Twitch, entre outras opções.

asus rog phone 3

4. Potência para aguentar qualquer jogo

Equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 865+, o ASUS ROG Phone 3 está munido dos melhores argumentos para correr qualquer jogo ou para executar as tarefas mais pesadas.

asus rog phone 3

A complementar, na versão que analisámos, disponhamos de 12 GB de RAM LPDDR5 e 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1.

Durante todo o tempo que utilizámos este equipamento, nunca registámos qualquer sinal de bloqueio ou de congelamento, correndo todas as aplicações e jogos com uma fluidez exemplar e digna de um topo de gama.

asus rog phone 3

Ao nível dos testes de benchmarks, registámos os seguintes resultados no ASUS ROG Phone 3:

  • Geekbench 5 – 973 pontos em single-core e 3230 em multi-core
  • Antutu Benchmark V6 – 601658 pontos
Publicidade

5. Câmaras

Para fotografia, o ASUS ROG Phone 3 traz um sensor Sony IMX 686 de 64 MP f/1.8, com um pixel de 0.8 µm e tecnologia de pixel binning 4:1 para 16 MP de forma a obter um pixel total de 1.6 µm. Além disso, permite também um zoom de 2x sem perda de qualidade, mesmo não tendo um sensor para telefoto.

asus rog phone 3

A complementar, traz um sensor de 13 MP ultra grande angular com um ângulo de captura de 125º e correção de distorção em tempo real e um sensor de 5 MP para macro. Já a câmara frontal é de 24 MP.

asus rog phone 3

5.1. Exemplos de fotografias

Embora a fotografia não seja o foco deste equipamento, a verdade é que este é sempre um ponto importante nos dias que correm e, em especial, pelo custo que este equipamento apresenta.

Embora o desempenho não seja excecional, especialmente nas fotografias noturnas, acaba por ter um desempenho satisfatório nas várias situações.

asus rog phone 3

5.1.1. Câmara principal

5.1.2. Modo retrato

No modo retrato, o ASUS ROG Phone 3 faz um bom trabalho, conseguindo realizar um bom recorte da pessoa. No entanto, em cabelos mais irregulares, como é o caso abaixo, acaba por apresentar um efeito de desfoque um pouco exagerado.

5.1.3. Grande angular

As fotografias em modo grande angular, exibem uma perda de qualidade notória, uma vez que passa a usar uma das câmaras complementares. No caso da fotografia noturna, denota-se um exagero no efeito olho de peixe.

5.1.4. Macro

Tal como é característico nas câmaras macro com baixa resolução, esta câmara cumpre apenas com o pretendido, ficando o resultado sempre aquém do que seria ideal no equipamento de gama alta.

exemplo de foto ASUS ROG Phone 3

5.1.5. Fotografia Noturna

Na fotografia noturna, o ASUS ROG Phone 3 não apresenta resultados fantásticos, sendo a qualidade um pouco reduzida. No caso das fotos e paisagens, nota-se um quantidade exagerada de ruído na transição do preto para as áreas iluminadas.

5.1.6. Modo noite

5.1.7. Selfie

5.2. Exemplo de vídeo

Ao nível do vídeo, o ASUS ROG Phone 3 oferece a possibilidade de gravação em 8K a 30 fps e 4k a 60 fps com a garantia de estabilização por um sistema eletrónico de 3 eixos.

De forma a conseguir avaliar as imagens sem a compressão habitual das plataformas web, deixamos os ficheiros originais das fotografias e vídeo.

6. Bateria

De forma a aguentar um uso intensivo de jogo, o ASUS ROG Phone 3 traz uma excecional bateria de 6000 mAh que permite jogar e explorar ao máximo todo o equipamento sem estar muito preocupado com o nível da bateria.

Com um uso bastante intensivo, com dados sempre ligados, sincronização de emails, constante trocas de mensagens, navegação no browser e vários momentos de jogo, a bateria chega sem problema ao final do dia com alguma carga ainda disponível.

asus rog phone 3

Já em termos de carregamento, o ASUS ROG Phone 3 suporta uma carga rápida de 30W que, face à grande capacidade da bateria, poderá aparentar ser mais lento do que realmente é. No total, demora 115 minutos a carregar dos 10% aos 100%, mas precisa apenas de metade desse tempo para aguentar um dia inteiro de utilização.

tempo carregamento asus rog phone 3 asus rog phone 3

7. Conclusões

O ASUS ROG Phone 3 é um smartphone construído para um público muito específico do gaming pelas suas linhas futuristas e com os tradicionais LEDs característicos deste tipo de equipamentos.

No seu interior, integra as últimas tendências de hardware, como o processador Snapdragon 865+, até 16 GB de RAM LPDDR5 e os 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1. A juntar a estes componentes de topo, encontramos ainda um sistema de arrefecimento desenhado pela ASUS e uma interface gráfica carregada de pequenas ferramentas para otimizar o desempenho.

asus rog phone 3

Para dar a melhor experiência de jogo, o ASUS ROG Phone 3 oferece ainda dois botões sensíveis ao toque nas extremidades no lado direito, que se podem dividir em 4, que se complementa com uma excelente resposta ao toque do ecrã e uma qualidade de som muito acima de média em smartphones.

Como ponto menos positivo do ASUS ROG Phone 3, surge a câmara que, face ao preço do equipamento, poderia estar um pouco mais trabalhada e terem optado por um outro tipo de sensor em substituição de uma câmara macro 5 MP que sabe sempre a pouco.

asus rog phone 3

Face também ao preço, é importante referir a falta de IP68 e o carregamento sem fios, tecnologias que começam a ser standard neste patamar de preço.

Este equipamento está disponível em Portugal com o preço a começar nos 699€.

Agradecemos à ASUS o envio do ASUS ROG Phone 3 para review.

Siga o Techbit no Facebook

Partilhe este artigo

ASUS ROG Phone 3

8.4

Aspeto

9.0/10

Desempenho

9.0/10

Interface gráfica

8.0/10

Câmara

7.0/10

Autonomia

9.0/10

Pros

  • Ecrã com excelente resposta ao toque
  • AirTriggers 3
  • Excelente ergonomia ao jogar
  • Carregador lateral pensado para utilização horizontal

Contras

  • Desempenho da câmara em fotografias noturnas
  • Opção por câmara macro de 5 MP
  • Falta da IP68
  • Falta de carregamento sem fios

Deixe um comentário

Publicidade