Análise ASUS ROG Phone 5S – Um smartphone desenhado para gamers

Há muito tempo que a linha ROG da ASUS nos habituou a uma elevada qualidade no mercado dos jogos, quer seja em acessórios como em smartphones.

Depois de termos analisado o ASUS ROG Phone 3, tivemos oportunidade de acompanhar a evolução desta gama com o novo membro da família ROG Phone.

Fique a conhecer a nossa análise ao ASUS ROG Phone 5S e descubra a nossa opinião sobre um dos melhores smartphones dedicado ao gaming do mercado.

asus rogphone 5s
Publicidade

Características gerais do Asus ROG Phone 5S

O ASUS ROG Phone 5S é um smartphone totalmente pensado para os amantes do gaming, aliando um alto desempenho a pequenos detalhes de hardware e software que simplificam a experiência de jogo.

Neste equipamento encontramos um ecrã AMOLED E4 da Samsung com 6.78″, resolução FullHD+, taxa de atualização de 144 Hz, 360Hz de amostragem tátil, 24ms de latência, precisão de cor Delta-E<1, HDR10+ e tecnologia Always-on HDR. Conta ainda com uma proteção Corning® Gorilla® Glass Victus para resistir às quedas e pancadas.

Para garantir o máximo desempenho, traz o processador Qualcomm Snapdragon 888+ com velocidade de CPU até 3.0GHz, acompanhado por 8/12/16/18 GB de RAM LPDDR5 e 128/256/512 GB de armazenamento UFS 3.1.

asus rogphone 5s

Para garantir que a estrutura se mantém fria, mesmo durante longos períodos de jogo, conta com um sistema de arrefecimento GameCool 5, composto por uma estrutura térmica otimizada com um CPU centrado e uma bateria dividida em duas partes, localizadas em cada lado do CPU. As câmaras de vapor foram também redesenhadas e as folhas de grafite extensivas também ajudam a espalhar o calor de forma equilibrada através do dispositivo para reduzir a acumulação de calor do meio

A experiência áudio foi também trabalhada, com o sistema GameFX a incluir colunas duplas simétricas de 7 ímanes e uma ficha de 3.5mm para auscultadores conjuntamente a um DAC ESS de alta-fidelidade, ambos trabalhados com especialistas áudio Dirac para extrair a maior qualidade possível.

Asus ROGPhone 5s 29 asus rog phone 5s

Para fotografia, conta com uma câmara principal com sensor Sony IMX686 de 64 MP, assim como um sensor de 13 MP ultra grande angular e um sensor de 5 MP para macro. A câmara frontal é de 24 MP.

Já na parte da bateria, também essencial para longas horas de jogo, encontramos 6000 mAh com tecnologia de carregamento rápido de 65W.

Em termos de conectividade, conta com WiFi 6E (802.11a/b/g/n/ac/ax, 2×2 MIMO), Bluetooth® 5.2 com Qualcomm® aptX™ Adaptive, Wi-Fi Direct, NFC, Dual SIM e sensor de impressões digitais no ecrã. Como é tradicional neste modelo, conta ainda com dois botões ultrassónicos nas extremidades de uma das suas laterais.

asus rogphone 5s

Na caixa

  • ASUS ROG Phone 5S
  • Carregador de 65W com cabo USB-C-USB-C
  • Capa Aero
  • Documentação (guia do utilizador, cartão de garantia)
  • PIN para abrir bandeja SIM
asus rogphone 5s

Um smartphone desenhado para gamers

Seguindo a linha estética trabalhada nos seus antecessores, o ASUS ROG Phone 5S incluiu todos os pormenores que o tornam num verdadeiro equipamento gaming.

Olhando para a parte traseira, o logo da ROG é o elemento mais destacado, tendo incorporado o Aura RGB, um conjunto de leds RGB que podem ser configurados como luz decorativa ou para alerta de notificações.

asus rogphone 5s

Ainda atrás, encontramos as três câmaras dispostas num módulo com forma irregular e que se destaca da estrutura do equipamento, apresentando um ligeiro relevo.

asus rogphone 5s

Em toda a carcaça, podemos ainda encontrar diversos elementos que formam todo o mood gaming que este equipamento oferece, mas que não se tornam demasiado agressivos para quem pretende passar despercebido com este smartphone no dia a dia.

asus rogphone 5s

Na parte frontal encontramos algo raro nos dias de hoje. Para oferecer uma visualização completa durante os jogos, a ASUS decidiu apostar num ecrã AMOLED de 6,78″ sem recortes e colocar a câmara frontal, o sensor de proximidade e um led de notificações numa moldura, não muito exagerada na parte superior.

asus rogphone 5s

As colunas também foram posicionadas na moldura frontal – uma em cima e outra em baixo – procurando oferecer a melhor experiência de áudio enquanto se joga.

Na parte inferior, encontramos um conector USB-C 2.0, um microfone e o jack 3,5mm, enquanto na parte superior encontramos um dos microfones.

Na lateral esquerda está posicionado o conector USB-C 3.1, o conector para os acessórios e a bandeja Dual SIM que apresenta um contraste em vermelho. Já do lado direito encontramos os botões de volume, o botão de ligar/desligar e os botões ultrassónicos AirTrigger 5.

Quanto à estrutura, conta com uma construção de alumínio e vidro com 172.8 mm de altura, 77.3 mm de largura, 9.9 mm de espessura e 238 gramas.

Este é assim um smartphone que apresenta uma dimensão algo elevada para quem pretende manejar apenas com uma mão, algo que se torna ainda pior quando juntamos o elevado peso. Além disso, a superfície vidrada na traseira torna o ASUS ROG Phone 5S um pouco escorregadio, obrigando a usar uma capa com alguma textura ou rugosidade para que não surjam surpresas na utilização.

Com a capa incluída na caixa é possível ultrapassar esta questão, embora possa não ser solução para todos os utilizadores uma vez que é bastante aberta na parte traseira.

asus rogphone 5s

Pequenos detalhes que formam uma aposta sólida no mercado gaming…. e não só!

Ecrã completo com LED de notificações

A primeira coisa que destacamos neste equipamento é, sem dúvida, o ecrã.

Embora não seja o melhor do mercado, consegue oferecer uma qualidade acima da média, com cores e ângulos de visão equilibrados e um brilho que permite utilizar este equipamento ao sol de forma satisfatória.

asus rogphone 5s

No entanto, existe outra característica que destaca este equipamento e que começa a ser raro no mercado, pelo menos enquanto a tecnologia das câmaras debaixo do ecrã não evoluir.

Neste ASUS ROG Phone 5S encontramos um painel inteiro, sem recortes, mesmo ao gosto de um verdadeiro gamer que não quer a sua experiência de jogo afetada por um recorte no ecrã.

asus rogphone 5s

Em vez disso, a marca optou por incluir uma moldura inferior e superior, de pequenas proporções, mas suficiente para permitir uma boa pega do equipamento durante o jogo e, além disso, albergar a câmara, as duas colunas stereo, o sensor de proximidade e o sensor de notificações.

Este último ponto é algo que, sinceramente, também já sentia saudades, uma vez que é uma forma simples, rápida e de baixo consumo de perceber se temos alguma notificação para consultar.

asus rogphone 5s

Áudio de elevada qualidade

Outras das surpresas deste ASUS ROG Phone 5S está, sem dúvida, na qualidade de som das suas colunas.

Além de apresentarem um volume bastante alto no máximo, por vezes até considerado exagerado, oferece uma qualidade de som muito acima da média para este tipo de equipamentos.

asus rogphone 5s

Quer esteja a jogar, ouvir música ou ver uma série/filme, estas colunas serão certamente aliadas para captar toda a emoção do momento.

A posição escolhida para estas colunas é também a ideal, uma vez que o som não é abafado quando se pega no equipamento para jogar.

asus rogphone 5s

AirTriggers 5 para jogar em qualquer lado

Uma das características que se destaca neste equipamento são os dois botões ultrassónicos incluídos nas extremidades do lado direito do ASUS ROG Phone 5S.

asus rogphone 5s

Estes botões tornam-se muito úteis quando se pretende jogar jogos de FPS, corrida ou futebol, uma vez que permite a qualquer momento aproximar a experiência de jogo a um comando.

asus rogphone 5s

Toda a configuração é realizada através do software de forma simples, bastando escolher em que área do ecrã se pretende simular virtualmente o clique quando se carrega nestes botões táteis.

asus rogphone 5s

Infelizmente, este modelo apenas inclui 2 botões, ao contrário dos comandos tradicionais que apresentam 4 botões superiores, algo que só pode ser encontrado no ASUS ROG Phone 5S Pro.

A utilização destes botões é bastante prática e permite tornar o smartphone numa verdadeira consola sem necessidade de estar a utilizar acessórios adicionais.

asus rogphone 5s

Conectores laterais para carregamento ou conectar acessórios

Certamente já lhe aconteceu estar a jogar um jogo no seu smartphone e começar a aparecer o aviso de falta de bateria.

Num smartphone tradicional, isto pode ser um problema, uma vez que a posição do cabo irá interferir com a sua posição de jogo.

No caso do ASUS ROG Phone 5S, além de um conector na parte inferior, traz também outro conector na lateral do equipamento que, por acaso, até oferece uma maior velocidade de transferência de dados.

asus rogphone 5s

Além de permitir carregar o smartphone numa posição mais confortável para jogar, permite ainda ligar monitores externos ou outro tipo de periféricos.

Também na lateral, junto ao conector USB-C 3.1, podemos ainda encontrar um outro conector para os acessórios exclusivos deste modelo, como o AeroActive Cooler 5 (para maior arrefecimento e dois botões de jogo extra) ou o ROG Kunai 3 Gamepad.

ROG GameCool 5 para maior arrefecimento

Outro dos destaques deste equipamento é a capacidade de dissipação de calor e arrefecimento para permitir um desempenho constante sem a existência de Throttling.

Durante o tempo de teste, o equipamento manteve-se relativamente frio durante toda a utilização, embora aquecesse ligeiramente quando executadas tarefas mais exigentes ou jogos mais pesados.

No entanto, nunca se notou nenhuma quebra de desempenho, tendo o ASUS ROG Phone 5S mantido a mesma performance em qualquer circunstância.

asus rogphone 5s

UI personalizada que se adaptam ao gosto visual de cada utilizador

O ASUS ROG Phone 5S vem equipado com interface ROG UI, baseada em Android 11, e oferece imensos recursos dedicados aos amantes de jogos.

Para começar, o sistema oferece uma ferramenta de temas com opções para todos os gostos: Desde grafismos inspirados em diversos jogos até ao visual tradicional do Android Stock.

asus rogphone 5s

De forma a oferecer aos jogadores várias ferramentas e informações que permitam extrair o máximo dos jogos, a ROG UI oferece o Game Genie, uma aplicação que permite personalizar toda a experiência.

Aqui pode definir que notifcações quer receber enquanto joga, definir o modo de controlo de jogo (AirTriggers, ecrã tátil ou acelerómetro), aceder a controlos rápidos ou visualizar informações do equipamento (temperatura, fps, etc).

asus rogphone 5s

Para controlar toda a performance deste equipamento, a ASUS incluiu o Armoury Crate, um gestor de desempenho que permite um maior controlo de performance e possibilidades de afinação das várias variáveis para cada jogo instalado.

asus rogphone 5s

Com o modo X pode ainda controlar o Aura RGB, permitindo definir quando é que o LED é ativado: tanto pode acionar quando recebe uma notifcação ou ter a luz sempre ativa quando utilizar o ASUS ROG Phone 5S.

asus rogphone 5s

Além disso, pode ainda sicronizar a iluminação com outros equipamentos ou acessórios de forma a coordenar a animação de luz através do Aura Sync.

asus rogphone 5s

Desempenho de elevada qualidade

Quando falamos em desempenho, este é o ponto onde o ASUS ROG Phone 5S tem menos margem para errar.

Com um processador Snapdragon 888+ e acompanhado por 8 a 18 GB de RAM, tem todos os argumentos para correr qualquer aplicação ou jogo sem qualque dificuldade.

asus rogphone 5s

Durante o período de testes, o ASUS ROG Phone 5S correspondeu a todos os desafios, nunca se negando a desempenhar qualquer tarefa de forma célere e sem travagens.

A nível de benchmark, registamos os seguintes valores:

  • Antutu 9 – 731658 pontos
  • Geekbench 5 Single-core – 1105 pontos
  • Geekbench 5 Multi-core – 3421 pontos

Uma melhoria na componente fotográfica

Embora não seja o foco deste equipamento, é importante que um equipamento deste valor consiga captar fotografias com uma boa qualidade.

Face ao ROG Phone 3 notámos uma evolução interessante que demonstrou que há um maior alinhamento da qualidade fotográfica com as excelentes características presentes no resto do equipamento.

Asus ROGPhone 5s 31 asus rog phone 5s

Em fotos diurnas o resultado é bastante positivo, com boas cores e boa definição. Já na parte noturna é onde se verifica maior evolução, com as fotos a serem captadas com um registo bastante interessante tanto em focagem, ruído ou captação de luz.

No caso das fotos com o sensor de 5 MP para macro, estas acabam por ser limitadas pela sua resolução, acabando muitas vezes por ser preferível utilizar o zoom de 2x.

No caso da câmara grande angular e no zoom com a câmara principal, podemos ver os seguintes exemplos:

Já a câmara frontal regista também boas fotografias, conseguindo alcançar um bom foco e uma boa representação de cores.

Bateria para o dia inteiro

O ASUS ROG Phone 5S traz um bateria de 6000 mAh que promete autonomia para o dia todo.

Numa utilização normal de dia a dia, a usar os dois cartões e com consultas constantes de email, internet e notificações é possível chegar a casa ainda com 20/25% de bateria.

asus rogphone 5s

No entanto, a partir do momento que começamos a jogar, a autonomia começa a descer e já deverá ser necessário carregar durante o dia.

Nesses casos, o carregamento rápido de 65W dá conta do recado e permite carregar de forma rápida a bateria. Um carregamento de 30 minutos permite recuperar mais de metade da bateria, com a carga completa a ser alcançada pouco depois dos 60 minutos.

Asus ROGPhone 5s 33 asus rog phone 5s

Na caixa, além do carregador de 65W, podemos encontrar ainda um cabo USB-C – USB-C em tecido, mostrando uma aposta marcada da marca em oferecer os melhores componentes com este equipamento.

O ASUS ROG Phone 5S suporta Quick Charge 5, Power Delivery 3.0 e Reverse charging 10W.

Em resumo….

A ASUS já nos habituou, nos últimos anos, a uma forte aposta no segmento de gaming.

Além dos portáteis e dos acessórios, existe também uma clara aposta no mercado dos smartphones onde a marca oferece uma das melhores soluções do segmento.

O ASUS ROG Phone 5S foi o último modelo a ser lançado pela marca e oferece todos os recursos que um verdadeiro pode querer no seu smartphone.

O design segue à risca o estilo gamer, com a carcaça a ser marcada com várias cores, elementos decorativos e o Aurora RGB, um LED multicor indispensável neste tipo de equipamentos. No entanto, acaba por ser também suficientemente bonito e discreto (com o led desligado) para quem não gosta de passar mais despercebido.

asus rogphone 5s

O ecrã AMOLED apresenta uma excelente qualidade de imagem e não inclui nenhum recorte para a câmara, garantindo assim a melhor experiência de jogo.

Ao nível do desempenho, tudo funciona de forma irrepreensível, conseguindo tirar o maior desempenho do processador Qualcomm Snapdragon 888+ e da enorme quantidade de RAM que inclui.

Quanto à fotografia, este não é certamente o seu foco, nem acompanha o standard para a sua fasquia de preço que apresenta, mas consegue oferecer um resultado acima do que é esperado para um smartphone gaming e uma clara melhoria face ao ROG Phone 3.

asus rogphone 5s

Olhando à parte de jogo, é de destacar a utilidade dos AirTriggers e do Game Genie, além de todos os outros detalhes de hardware e software pensados para extrair a máxima experiência de jogo deste equipamento.

Como ponto negativo, destacam-se as elevadas dimensões e peso, algo que se torna desconfortável no dia a dia e ao manejar o equipamento com apenas uma mão. Isto somado a uma traseira bastante escorregadia, convida a que aconteçam com alguma facilidade alguns acidentes. Falta também a resistência à água

asus rogphone 5s

Foram também encontrados alguns problemas de sincronização com o email, havendo muitas vezes atrasos na receção de mensagens eletrónicas no Gmail.

Embora apresente um preço elevado, é uma excelente solução para quem passa horas e horas a jogar, pretendendo assim um equipamento que alie um bom e grande ecrã, a um desempenho de topo, boa autonomia e boas funcionalidades e ferramentas de jogo.

asus rogphone 5s

O ASUS ROG Phone 5S pode ser adquirido por um valor a partir dos 1183,80€ consoante a versão pretendida.

O Techbit agradece à ASUS a cedência deste equipamento para análise.

ASUS ROG Phone 5S

1 183,80€
8.2

ASPETO

9.0/10

DESEMPENHO

9.0/10

INTERFACE GRÁFICA

8.0/10

CÂMARA

7.0/10

AUTONOMIA

8.0/10

Pros

  • Ecrã sem recortes
  • Botões dedicados ao jogo
  • Bateria de longa duração
  • Som de elevada qualidade
  • LED de notificação

Contras

  • Pesado para o dia a dia
  • Câmaras limitadas para o preço
  • Problemas sincronização com Gmail
  • Sem certificação IP68

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade