Análise ASUS Zenfone 10 – Um pequeno topo de gama com muito para oferecer

Os smartphones compactos, especialmente os topos de gama, estão atualmente em via de extinção.

Atualmente o mercado caminha para ecrãs cada vez maiores, embora ainda hajam muitos utilizadores que prefiram um smartphone mais pequeno, fácil de manobrar e mais fácil de transportar quer na mão como no bolso.

O Asus Zenfone 10 é um dos últimos resistentes no segmento dos topos de gama compacto, procurando oferecer todos os condimentos da gama alta numa estrutura mais pequena.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar este pocket rocket e partilhamos agora a nossa análise e opinião.

asus zenfone 10 analise
Publicidade

Asus Zenfone 10 review – Todas as vantagens de um topo de gama num smartphone com tamanho compacto

Depois de alguns rumores de que a ASUS poderia acabar com os seus smartphones compactos, a marca refutou estas notícias e confirmou que o seu departamento de smartphones irá continuar com a mesma estratégia.

Com o ASUS Zenfone 10, a marca taiwanesa continua a tentar conquistar o seu nicho de mercado, assumindo-se como o único topo de gama compacto depois da Apple ter acabado com o iPhone Mini.

Este smartphone traz um ecrã Super AMOLED de 5.9″ com resolução FullHD e taxa de atualização de 144 Hz que oferece cores ultra vivas em quaisquer condições e com uma qualidade de imagem melhorada através da colaboração com a empresa líder em processamento visual Pixelworks. 

asus zenfone 10 analise

Apresenta um elevado desempenho com a integração do processador Snapdragon 8 Gen 2, juntamente com as mais recentes tecnologias de memória RAM LPDDR5X (até 16 GB) e ROM UFS 4.0 (até 512 GB).

Como câmara principal traz um sensor de 50 MP complementado com a tecnologia Hybrid Gimbal Stabilizer 2.0 de 6 eixos e novos algoritmos para vídeos estáveis que permite assegurar a estabilização na gravação de vídeo. A segunda câmara ultra grande angular traz um sensor de 13 MP e, na frente, encontramos uma câmara de 32 MP com sensor RGBW.

A bateria é de 4300 mAh e integra carregamento rápido a 30W e carregamento sem fios a 15W.

O ASUS Zenfone 10 está disponível em pré-venda a partir de hoje, com PVPR a partir dos 829 EUR, podendo 823€ser adquirido na loja oficial da marca.

Na caixa

  • ASUS Zenfone 10
  • Capa rígida
  • carregador
  • cabo USB-C
  • Manuais
  • Pin de ejeção de SIM

Qualidade de construção e design

O ASUS Zenfone 10 aposta na sustentabilidade incorporando materiais ecológicos de policarbonato de base biológica e uma embalagem ainda mais amiga do planeta, utilizando papel reciclado e tintas à base de soja.

Em termos de design encontramos um equipamento com dimensões compactas, sendo o ecrã de 5.9″ alojado num corpo com 146.5 x 68.1 x 9.4 mm e com um peso de apenas 172 gramas.

asus zenfone 10 analise

Em termos de construção, encontramos um equipamento com estrutura em alumínio e uma traseira com um acabamento aveludado que lhe dá um visual mais premium.

Já em design, encontramos um smartphone elegante que se destaca pelas grandes câmaras traseiras colocadas na traseira.

Na frente encontramos o ecrã de 5.9″, a ocupar grande parte da moldura, e a câmara frontal colocada no canto superior esquerdo.

asus zenfone 10 analise

Na lateral direita encontramos os botões de controlo de volume e o botão de ligar/desligar com sensor de impressões digitais.

asus zenfone 10 analise

No topo, encontra-se o jack 3.5mm e um microfone, enquanto na base se localiza o armazenamento dos cartões SIM, um microfone, o conector USB-C para carregamento e a coluna.

Por fim, na traseira, encontramos duas câmaras no canto superior esquerdo e o flash do lado direito.

asus zenfone 10 analise

As câmaras são ligeiramente salientes face à estrutura, sendo essa diferença anulada com a utilização de uma capa.

Ergonomia e manuseio

As primeiras horas com o ASUS Zenfone 10 são sempre estranhas por estar habituado a um smartphone com dimensões superiores.

No entanto, após algum tempo, o que se estranha passou a entranhar-se e a dimensão do ASUS Zenfone 10 passa a ser bastante normal e, acima de tudo prática.

Este é um smartphone que assenta bem na mão, é fácil de operar com apenas uma das mãos e não é muito escorregadio graças ao acabamento aveludado na traseira.

asus zenfone 10 analise

Após alguns dias com este equipamento passa a ser tão natural o uso que passamos a sentir o efeito contrário, que os smartphones maiores são extremamente grandes e não tão práticos.

A traseira aveludada ajuda a prevenir o escorregamento e traz melhorias significativas face ao modelo anterior. Agora, as impressões digitais são menos notórias na parte de trás, mostrando uma melhoria da marca neste ponto.

asus zenfone 10 analise

Na caixa, podemos encontrar ainda uma capa que permite proteger, desde o dia 0, o novo smartphone de forma eficiente.

asus zenfone 10 analise

Zen Key – Sensor de impressões digitais na lateral e botão multifunções

Já era uma grande vantagem no Zenfone 9 e a ASUS decidiu mantê-la neste novo equipamento.

Em vez de um sensor de impressões digitais no ecrã, a ASUS continua a apostar na colocação deste sensor no Zen Key, a tecla de ligar/desligar o smartphone.

asus zenfone 10 analise

Esta é, para mim, uma solução bastante natural uma vez que o sensor fica localizado precisamente na zona onde um dos dedos assenta para segurar o smartphone.

asus zenfone 10 analise

Para ainda dar mais funcionalidades a este botão, serve ainda para aceder a uma aplicação de forma rápida, premindo 3 vezes seguidas, e permite ainda fazer scroll para baixar ou subir a barra de notificações/ferramentas e as notificações.

ZenUI mantém uma boa dose de personalização, mas também continua a ter bugs

Tal como nos tem habituado, a ZenUI mantém-se como uma interface bastante completa e repleta de opções de personalização.

A nível de aplicações pré-instaladas, traz um número muito reduzido, e um sistema que, embora não seja o mais limpo e simples, se torna visualmente agradável.

Para quem não for fã, a ASUS dá opção de escolher nas configurações tanto a interface da ASUS como a standard do Android, sendo opção do utilizador decidir qual usar.

Caso prefira o ASUS Optimized, pode ainda escolher individualmente, para diversas funcionalidades, qual versão pretende.

Além de uma barra lateral onde podem ser adicionados atalhos, existe também a possibilidade de 2 ou 3 toques na traseira para executar uma função ou ainda diversas outras opções dentro do sistema.

Em termos de bugs, o principal problema residiu na falta de estabilidade do Bluetooth que apresentava alguns erros na ligação com o smartwatch, Android Auto do carro e outros equipamentos.

asus zenfone 10 analise

Por agora, o ASUS Zenfone 10 encontra-se com Android 13, embora esteja já disponível a possibilidade de integrar a Beta para o Android 14.

analise zenfone 10

Áudio e captação

Em termos de áudio, o ASUS Zenfone 10 apresenta colunas Stereo que transmitem um som interessante para um smartphone.

O som é nítido e tem um bom volume máximo para este tipo de equipamentos, mostrando-se à altura para os amantes de música, especialmente por ainda manter o jack 3.5.

Já na captação, os microfones asseguram uma excelente qualidade.

Desempenho

Em termos de desempenho, não há grande coisa a dizer. Integra um dos melhores processadores do momento, o Snapdragon 8 Gen 2 que corre todo o tipo de aplicações sem grande problema.

Quer sejam jogos, navegação na internet ou edição simples de imagem, tudo foi executado sem problema, além da RAM aguentar várias aplicações abertas em simultâneo.

Para se adaptar às diferentes utilizações, este equipamento traz diferentes modos de gestão de energia, onde se inclui o alto desempenho iniciado automaticamente quando se inicia um jogo ou uma aplicação de alto desempenho (como o Antutu).

analise zenfone 10

Em termos de calor, o ASUS Zenfone 10 é eficiente na dissipação, mantendo-se sempre morno mesmo depois de muitos minutos a jogar.

No caso dos jogos, a ASUS otimizou a taxa de atualização para oferecer a melhor experiência no ASUS Zenfone 10, permitindo que esta seja elevada para 144 Hz.

A nível de benchmark, registámos os seguintes valores:

  • Antutu Benchmark 9 – 1 622 086 pontos
  • Geekbench 6
    • Single-core – 1937 pontos
    • Multi-core – 5540 pontos
    • GPU – 9061 pontos

Fotografia e vídeo

Em termos de câmara, voltamos a entrar num dos pontos fortes deste smartphone.

O ASUS Zenfone 10 integra um sensor principal de 50 MP com estabilização Hybrid Gimbal Stabilizer 2.0 de 6 eixos de segunda geração que asseguram uma gravação de vídeo sempre estável.

asus zenfone 10 analise

Mas antes, vamos falar da fotografia. O Zenfone 10 mostrou-se bastante competente tanto em fotografia diurna como noturna, apresentando boas cores, até por vezes com demasiado contraste, e bom detalhe, sem apresentar muito ruído.

De noite ou com pouca luz, quando as condições assim o exigem, entra em ação o modo noite que capta a imagem durante uns segundos para assegurar uma maior entrada de luz.

Aqui tivemos uma experiência mista, com algumas fotos com uma excelente captação de luz e outras onde esta acaba por estar um pouco descompensada.

Não existindo uma câmara para telefoto, o ASUS Zenfone 10 permite fazer zoom ótico de 2x com uma boa qualidade.

Chegando à câmara ultra grande angular de 13 MP, esta apresenta um desempenho um pouco aquém, notando-se um claro corte face às imagens com a câmara principal.

Abaixo, apresentamos 3 imagens do mesmo cenário. A primeira grande angular, a segundo normal e a terceira com zoom 3x.

Para fotografias artísticas, o ASUS Zenfone 10 integra já predefinições de alguns efeitos que, resumidamente, permitem fazer longas exposições automáticas para criar efeitos de arraste.

Para estes efeitos é recomendado o uso de um tripé para maximizar o resultado.

Voltando ao vídeo, este smartphone apresenta duas opções. O Adaptativo e o HyperSteady.

No caso do adaptativo, a imagem vai aumentando ou diminuindo o zoom para garantir uma maior estabilização através de EIS.

Já o modo HyperSteady tira proveito do estabilizador de 6 eixos para anular mesmo a oscilação mais agressiva, permitindo captar um vídeo estável mesmo com um movimento mais frenético.

Autonomia

Olhando para a bateria, os 4300 mAh são bastante competentes e aguentam, sem qualquer problema, para um dia inteiro com utilização mais intensa.

O carregamento rápido é realizado a 33W, garantindo o carregamento de metade da bateria em 30 minutos. Adicionalmente, é ainda possível carregar a 15W sem fios e a 5W com carregamento reverso.

asus zenfone 10 analise

Em resumo…

O ASUS Zenfone 10 é desenvolvido para um nicho de pessoas que procura ter tudo o que de melhor há num smartphone, mas sem largar mão de um smartphone compacto e que caiba sem qualquer problema numa mão.

Em termos de qualidade de construção e design não desilude e apresenta uma seleção de materiais de elevada qualidade que dá a este smartphone um visual premium, como é o caso do alumínio na estrutura e o acabamento aveludado na traseira.

Olhando para o desempenho, não há nada que este equipamento não corra, estando equipado com um dos melhores processadores do mercado, o Snapdragon 8 Gen 2.

asus zenfone 10 analise

Em fotografia, a qualidade é bastante boa, sendo a experiência complementada com uma estabilização de imagem em vídeo de 6 eixos que permite filmar de forma muito estável, mesmo em situações de maior movimento.

A autonomia aguenta há vontade 1 dia de uso intensivo e o carregamento pode ser realizado de forma rápida tanto por cabo como sem fios.

Por outro lado, a interface ZenUI precisa de melhorias. Embora visualmente resulte e esteja repleta de opções de personalização, a verdade é que ainda mantém diversos bugs.

asus zenfone 10 analise

O ASUS Zenfone 10 pode ser adquirido na loja online da ASUS ou nos revendedores oficiais com preço de venda ao público recomendado de 829 euros.

O Techbit agradece à ASUS a cedência do ASUS Zenfone 10 para análise.

ASUS Zenfone 10

829€
8.7

Design

9.0/10

Desempenho

9.0/10

Sistema

8.0/10

Câmara

8.5/10

Autonomia

9.0/10

Pros

  • Tamanho compacto
  • Funcionalidades da câmara
  • Opções de personalização do sistema

Contras

  • Câmara ultra grande angular apenas razoável
  • Alguns bugs no sistema e instabilidade no bluetooth
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory