Análise ASUS Zenfone 8 Flip: uma experiência premium inesperada

O ASUS Zenfone 8 Flip é uma das apostas mais recentes da empresa para tentar desafiar o que é normal neste mercado. O smartphone mostrou-se bastante bem construído, fiável e, no final, conseguiu surpreender (pela positiva) devido a um conjunto de diversos fatores.

O smartphone destaca-se de praticamente todos os concorrentes no mercado por continuar a oferecer uma funcionalidade que algumas marcas chegaram a oferecer aos consumidores, mas depois acabaram por abandonar: as câmaras traseiras conseguem virar-se e tornar-se nas câmaras frontais (daí o nome Flip).

ASUS Zenfone 8 Flip
Publicidade

O TechBit teve a oportunidade de passar alguns dias com o ASUS Zenfone 8 Flip e de poder ver em primeira mão o que a ASUS tem para oferecer ao mercado saturado dos smartphones.

ASUS Zenfone 8 Flip – a primeira impressão

Mal pegamos na caixa do smartphone, sentimos que se trata de algo sério. A rugosidade e os pequenos reflexos colocados na caixa indicam logo que estamos a segurar num smartphone topo de gama.

Dentro da caixa podemos encontrar uma capa (que para este modelo poderá ser complicado arranjar alternativas) rígida e própria da marca, o smartphone ASUS Zenfone 8 Flip, o cabo de carregamento e o transformador de corrente.

Assim que pegamos no smartphone, sentimos que tem o peso ideal quando se trata de um equipamento totalmente de vidro e ficamos loco focados no módulos das câmaras. Encaixado no centro superior da traseira do equipamento, as câmaras destacam-se no corpo de vidro.

ASUS Zenfone 8 Flip

O smartphone tem 230g, o que se torna confortável de segurar e os acabamentos estão muito bem conseguidos. O ecrã tem um tamanho de 6.67 polegadas que ocupa na totalidade a parte frontal do ASUS Zenfone 8 Flip, pois não é necessário existir qualquer recorte para integrar uma câmara frontal como acontece com a grande maioria dos concorrentes. Trata-se de um ecrã AMOLED de 90Hz e com capacidade HDR+10.

No topo do equipamento, à frente, existe apenas um ligeiro recorte para albergar a coluna de chamadas que também serve de segundo altifalante, uma vez que o smartphone conta com a saída de áudio pela coluna localizada na parte inferior e também pela de chamadas.

O ASUS Zenfone 8 Flip tem suporte para dois cartões SIM e para um cartão de memória Micro SD que pode ir até aos 2TB caso seja necessário aumentar os 258GB de memória interna acompanhados por 8GB de RAM.

ASUS Zenfone 8 Flip

O poder de processamento está nas mãos do Snapdragon 888 de 5nm com o Qualcomm® Adreno™ 660. De origem o equipamento vem com a versão 11 do Android mas, de certeza, receberá rapidamente o Android 12.

A fotografia e o vídeo

Começando por falar do grande ponto de destaque do ASUS Zenfone 8 Flip, o módulo de câmaras. Antes de qualquer coisa, podemos garantir que apesar de ser algo motorizado, o módulo parece ser bastante bem construído e resistente.

ASUS Zenfone 8 Flip

De facto, permite que o utilizador puxe as câmaras para fora sem que seja o smartphone a dar esse comando, mas o motor está preparado para não oferecer grande resistência a esse tipo de “puxões”. Assim que se para de exercer força sobre o módulo, este recolhe automaticamente para a sua posição inicial.

A capa que vem com o equipamento oferecer ainda um pequeno controlo que, deslizando, bloqueia o módulo das câmaras, evitando assim que este seja puxado por alguma linha dos bolsos ou mesmo que seja levantado dentro do bolso por um comando acidental. Ao prender o módulo, aparece um símbolo com essa indicação no ecrã do smartphone pois a capa consegue comunicar com o equipamento.

ASUS Zenfone 8 Flip

O módulo conta com a presença de 3 câmaras: um sensor principal grande angular de 64MP com abertura f/1.8, uma câmara ultra grande angular de 12 MP com uma abertura f/2.2 e uma câmara de zoom de 8MP com uma abertura f/2.4. As três câmaras podem ser utilizadas de forma normal ou, com um clique no ecrã, o módulo pode subir e inverter as câmaras de forma a que sejam utilizadas como câmaras frontais.

Em termos de qualidade fotográfica, o ASUS Zenfone 8 Flip porta-se muito bem, com resultados bastante realistas e sem grandes exageros de cor no processamento de imagens e sem abusar da funcionalidade HDR.

As fotos ficam com tons agradáveis, ligeiramente saturados para dar algum destaque às fotografias, mas nada de exagero no que diz respeito a oferecer grandes contrastes e cores vibrantes e pouco naturais. Esta característica poderá agradar muitos e deixar outros menos agradados, pois existe quem prefira uma abordagem mais agressiva no processamento.

O ASUS Zenfone 8 Flip lida bem com dias nublados e com imagens do pôr do sol, no entanto, os brancos podem ficar um pouco rebentados em alguns casos devido ao equilíbrio de cores. Para manter os cinzentos das nuvens acaba por sacrificar as zonas mais claras num céu nublado.

O modo retrato funciona como bastante bem, com recortes suaves em torno da pessoa, e as fotografias macro apresentam bons detalhes e cores bastante equilibradas. A grande dificuldade do equipamento, pelo que conseguimos apurar nos testes, prende-se mesmo nos brancos, que precisam quase sempre de um pequeno ajuste para ficarem em sintonia com o resto da fotografia.

Em termos de vídeo, o ASUS Zenfone 8 Flip oferece a capacidade de gravar em 8K a 30 fps, 4K a 30 ou 60 fps (sendo esta a opção que mais nos agradou) e, caso seja necessário uma estabilidade quase perfeita, poderá conseguir essa opção a filmar a 1080P a 60 fps com o modo HyperSteady.

O equipamento consegue ainda criar vídeos em Time Lapse ou criar slow motions muito bem conseguidas.

Tirar um maior proveito do módulo de câmaras

Inverter o módulo de trás para a frente e vice versa é um processo que demora menos de 2 segundos a ser feito, basta para isso inverter a câmara no botão indicado (como em qualquer smartphone) e o motor começa a trabalhar para colocar a câmara no ângulo desejado.

ASUS Zenfone 8 Flip
Fotografia tirada no ASUS Zenfone 8 Flip

As fotos panorâmicas tornaram-se algo super simples de fazer com o ASUS Zenfone 8 Flip. Como é possível manter o módulo das câmaras em qualquer posição, o próprio smartphone consegue tirar proveito dessa funcionalidade para criar panorâmicas automáticas. Basta escolher esse modo, carregar para tirar a foto e o ASUS Zenfone 8 Flip vai levantando gradualmente o módulo enquanto criar uma panorâmica perfeita e sem falhas ou distorções.

Além desta funcionalidade, existe ainda um modo de focagem, o Motion Rastreio, que permite escolher um objeto ou pessoa a focar e, se existir algum movimento para as extremidades, o smartphone vai levantar e baixar o módulo das câmaras de forma a seguir esse ponto de foco mantendo-o sempre no centro do ecrã.

Existem três ângulos já pré-definidos na aplicação da câmara para poder colocar o módulo numa determinada posição intermédia, no entanto, o utilizador consegue controlar com as teclas de volume o ponto exato em que quer parar para conseguir tirar fotos que obrigam a ângulos mais artísticos.

O dia a dia com o ASUS Zenfone 8 Flip

A adaptação ao equipamento dá-se de forma muito simples e intuitiva, especialmente quando se vem de um outro equipamento Android. No entanto, é preciso ter um ponto muito bem assente nos primeiros dias de utilização: a bateria vai desiludir imenso.

Mas calma, é apenas uma questão de o smartphone conhecer os hábitos do utilizador. Nas primeiras 48h a bateria quase não se conseguia aguentar um dia inteiro com uma utilização moderada, mas depois disso passou a durar quase dois dias de utilização normal sem problemas e sem termos de cortar com algum tipo de funcionalidade.

ASUS Zenfone 8 Flip

A capacidade da bateria do ASUS Zenfone 8 Flip é de 5000 mAh, tratando-se portanto de algo generoso para a maioria. A ASUS equipou o smartphone com uma gestão de energia bastante bem pensada que, após conhecer o utilizador, consegue fazer uma adaptação incrível do gasto de energia de forma a rentabilizar ao máximo a energia acumulada.

O carregamento pode ser feito de forma ultra rápida (com o carregador que vem incluído) que leva a percentagem do 0% aos 100% em menos de uma hora e meia pelo que conseguimos apurar nos testes. A ASUS oferece ainda uma opção de carregamento inteligente que permite definir um intervalo de horas ajustado ao alarme definido para despertar, de forma a que o carregamento seja feito de maneira gradual até atingir os 100% quando o despertador tocar. Desta forma, podemos ajudar a prolongar a vida da bateria.

ASUS Zenfone 8 Flip

Mantivemos sempre o ecrã no modo de atualização automático (em que o smartphone decide quando deve estar a 60 Hz ou a 90 HZ por ele próprio) e não recorremos uma única vez ao modo de poupança de bateria, a não ser quando atingia os 5% e o próprio equipamento o ativava.

Os ícones são simples e a ASUS não apostou muito na personalização do sistema. Na grande maioria está tudo dependente das aplicações Google, como acontece nas versões mais puras do Android (até porque é utilizado Stock Android no ASUS Zenfone 8 Flip ), e isso é um ponto positivo, pois qualquer utilizador Android está mais que habituado à Google. No entanto, um toque mais bonito nos ícones poderia criar uma sensação mais harmoniosa de todo o equipamento.

ASUS Zenfone 8 Flip

A tecla lateral, destacada no equipamento de forma subtil, pode ser configurada para ser um atalho. Claro que é o botão de power e de bloqueio da tela, mas, por exemplo, com dois toques pode abrir diretamente a câmara ou pode mesmo abrir a câmara e tirar logo uma foto ou inverter o módulo. Existem diversas opções que podem ser configuradas como atalho para a Smart Key.

O desbloqueio do equipamento pode ser feito das formas tradicionais simples ou pode ser feito através do leitor de impressões digitais colocado por baixo do ecrã. Não é o melhor do mercado, mas raramente falhou e foi sempre rápido com o desbloqueio do ASUS Zenfone 8 Flip.

Veredito final

Feitas as contas, o ASUS Zenfone 8 Flip conseguiu surpreender durante os testes realizados mostrando-se ser um smartphone bastante capaz e que merece mais reconhecimento no mercado saturado e dominado por empresas como a Samsung e a Apple.

ASUS Zenfone 8 Flip

Trata-se de um equipamento muito bem construído, com o interior bem equipado, com capacidade de vídeo e foto excelentes e que oferecem resultados bastante naturais aliando ainda um módulo resistente e bastante flexível para poder oferecer selfies com a mesma qualidade das câmaras traseiras.

O sistema de aprendizagem de gestão de energia mostrou-se bastante eficaz, adaptando-se facilmente à utilização diária de forma a oferecer a maior autonomia possível. O ASUS Zenfone 8 Flip é um equipamento rápido e que em ponto algum, nem mesmo com jogos mais pesados, teve alguma dificuldade de processamento.

ASUS Zenfone 8 Flip

De forma geral, é um equipamento topo de gama com um preço ligeiramente mais simpático que a grande maioria e que em nada fica atrás se tivermos em conta a utilização dada aos smartphones pela grande maioria dos utilizadores. Por muito que seja cativante fazer 100x Zoom ou filmar como se fosse uma câmara de cinema, num smartphone, a grande maioria dos utilizadores acaba por não dar utilização a esse tipo de funções que estão incluídas nos preços mais elevados de equipamentos com essas capacidades que ultrapassam os 1000€.

A ASUS focou-se em construir um smartphone topo de gama, com um design ergonómico e bastante confortável na mão, capaz de dar conta de qualquer trabalho que seja necessário ou de entreter qualquer pessoa por largas horas e ainda colocar umas câmaras de ótima qualidade que podem ser utilizadas na parte traseira e frontal do ASUS Zenfone 8 Flip.

O ASUS Zenfone 8 Flip encontra-se disponível em três cores: Preto Galáctico e Prateado Glaciar e tem um PVP de 799.99€.

ASUS Zenfone 8 Flip

799.99€
9

Design

9.5/10

Autonomia

9.5/10

Câmaras

9.0/10

Desempenho

9.5/10

Intarface

7.5/10

Pros

  • Autonomia
  • Preço
  • Câmaras
  • Design

Contras

  • Interface demasiado simples

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory