Análise Bang & Olufsen Stage – A melhor qualidade de som numa peça de decoração única

A Bang & Olufsen é uma das marcas mais conceituadas no segmento de equipamentos de áudio, sendo a preferência de vários audiófilos para a reprodução de áudio.

De entre os vários equipamento que compõe o portefólio de produtos da B&O, testámos nas últimas semanas a barra de som Bang & Olufsen Stage, uma coluna que alia a grande qualidade de som a um design digno de compor qualquer decoração.

bang & Olusfsen Stage
Publicidade

1. Características gerais

A Bang & Olufsen é uma das marcas mais populares no mundo da música. Munida de produtos que equilibram a excelente qualidade de som a um design cuidado, é uma peça de decoração desejada por muitos fãs da música.

Para quem pretende usufruir da melhor qualidade de reprodução no conforto da sua casa, a B&O Stage é uma das melhores soluções.

bang & Olusfsen Stage

Desenhada para acoplar a uma televisão de forma a extrair a melhor qualidade sonora de filmes e séries, esta é também uma excelente opção para quem pretenda conectar a outras fontes para ouvir música.

A Bang & Olufsen Stage oferece 3 canais stereo, com sistema Dolby Atmos, e 11 amplificadores (4 drivers woofers x 50 watts, 4 drivers médios x 50 watts e 3 drivers tweeters x 50 watts).

Ao nível de conectividade, traz Bluetooth 4.2, WiFi 802.11 b/g/n/ac (2.4 GHz e 5 GHz), HDMI 2.0 e HDCP 2 com suporte EARC e ARC, jack 3,5 mm e duas entradas Ethernet 10/100 Mb.

bang & Olusfsen Stage

2. Mais que uma coluna, uma parte integrante da decoração

Tal como nos tem habituado, as colunas B&O destacam-se não só pelo seu som, mas também pela sua beleza estética que complementa qualquer decoração.

Com linhas cuidadas e uma construção sublime, a Bang & Olufsen Stage não foge à regra e é o complemento ideal para colocar na parede ou num móvel junto à televisão.

Na frente podemos encontrar um tecido de boa qualidade que esconde os amplificadores, enquanto toda a moldura apresenta uma construção em madeira que lhe dá um toque de requinte.

bang & Olusfsen Stage

No topo, podemos encontrar os botões de controlo e o logo da B&O totalmente enquadrados na moldura. Já na traseira, encontramos uma divisória com as várias opções de conectividade (HDMI, Ethernet e jack 3,5mm) que é protegida por uma tampa de plástico e duas pequenas divisórias de borracha que permitem facilitar a passagem de cabos.

De forma a fixar na parede, na parte traseira podemos também encontrar duas áreas para suporte cujo local de fixação poderá ser marcado com uns moldes que acompanham a coluna.

bang & Olusfsen Stage

3. Funcionalidades da Bang & Olufsen Stage e aplicação B&O

Na sua essência, esta é uma coluna desenhada para conectar à televisão e retirar a máxima qualidade de som dos filmes e séries.

No entanto, esta coluna apresenta muito maior potencial e pode ser utilizada como um sistema de som para uma divisão. Além dos conectores jack 3,5mm e HDMI 2.1, que podem ser usados para conectar diretamente a várias fontes, existe ainda a possibilidade de usar o Bluetooth ou a ligação WiFi.

bang & Olusfsen Stage

No caso do Bluetooth, serve para ligar diretamente a um smartphone, tablet ou computador, enquanto o WiFi permite o controlo através da app ou o uso como chromecast em ligação com o Google Home.

Para facilitar a conexão entre a coluna, o smartphone e as ferramentas da Google, está disponível a app B&O que pode ser descarregada para Android e iOS.

Com esta aplicação é possível controlar remotamente a coluna, estabelecer a ligação com o Google Home, ouvir rádio (rádios portuguesas já carregadas), controlar o equalizador ou utilizar a coluna como despertador.

A conexão entre a coluna e a app nem sempre é fácil de realizar, pelo que deixamos o vídeo que seguimos de forma a facilitar este processo.

Depois de tudo configurado, toda a integração funciona sem problemas e é muito útil. A qualquer momento podemos enviar o áudio do Spotify, Tidal ou outra fonte através da função Chromecast, passando a transmissão a ser assegurada pela conexão à internet da coluna. Além disso, a conexão com o Google Home poderá ser útil para criar automatismos.

bang & Olusfsen Stage

4. Som excecional sem distorção

Nos testes que realizámos à reprodução de áudio na Bang & Olufsen Stage, o seu desempenho foi exemplar e mostrou que esta não é apenas uma coluna bonita.

No teste à densidade de som, a reprodução superou os valores apontados pela marca, mostrando que o seu potencial e qualidade está acima do que é anunciado. Em qualquer momento foi notada distorção.

B&O Stage densidade de som analise

Olhando aos médios agudos e médios graves, a B&O Stage volta a ultrapassar os valores sugeridos pela marca e os valores de referência do mercado, mostrando uma qualidade de som exemplar.

B&O Stage densidade de medios analise

Na avaliação dos graves, traçámos uma linha do que consideramos ser uma referência para este tipo de produto, tendo a coluna ultrapassado os valores que definimos, mostrando assim uma qualidade elevada.

B&O Stage densidade de graves analise

Quanto à qualidade dos graves e médios com o som no máximo, não foi registada nenhuma distorção ou perca de qualidade, conseguindo a coluna aguentar uma reprodução limpa mesmo nas condições mais extremas.

Por último, analisámos os decibéis registados em duas posições distintas: no caso da ponderação A com o microfone apontado à parte inferior e, no caso na ponderação Z, apontado à parte superior.

5. Conclusões

A Bang & Olufsen Stage é uma coluna excecional e que não deixará ninguém desiludido com a sua qualidade de som.

Embora se afirme como uma barra de som, ideal para conectar à televisão, mostra-se também capaz de assumir-se como uma coluna para ouvir música de outras fontes ou para usar como coluna central em pequenos eventos.

bang & Olusfsen Stage

A reprodução de som é irrepreensível, mantendo uma qualidade em qualquer condição, não tendo sido registada qualquer tipo de distorção durante os testes.

A oferta de várias opções de conectividade é um bónus, assim como a sua conexão ao Google Home e as opções de Chromecast. A aplicação B&O pode ser também uma aliada, embora a sua configuração possa gerar algumas dificuldades iniciais.

bang & Olufsen Stage

Outro ponto que será para muitos um ponto negativo será o preço, uma vez que esta coluna está disponível por 1500€, que acabam por ser justificados pela junção de uma qualidade de som irrepreensível com um design elegante e compatível com qualquer decoração.

Agradecemos à B&O pela cedência da Bang & Olufsen Stage.

Bang & Olufsen Stage

1500€
9.5

Design

10.0/10

Qualidade construção

9.0/10

Qualidade de som

10.0/10

Conectividade

9.0/10

Pros

  • Som sem disturção
  • Integração com Google Home
  • Aspeto premium

Contras

  • Configuração da app B&O

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade