Análise BLUETTI EB3A 600W 268Wh – Energia para levar para qualquer lado

Com o nosso dia a dia a ser composto por cada vez mais equipamentos eletrónicos e com a crescente necessidade de se alcançar a sustentabilidade elétrica, tem crescido o interesse pelas Power Station.

Quer seja para carregar o computador ou o smartphone no campismo ou mesmo para alimentar algum equipamento em casa que esteja longe das tomadas, este é um equipamento que é sempre útil.

A Bluetti é uma das marcas mais populares neste segmento e deu-nos a possibilidade de testar, nas últimas semanas, a BLUETTI EB3A, o seu modelo mais simples com 268Wh e 600W.

Fique a conhecer a nossa análise e opinião sobre este equipamento.

BLUETTI EB3A analise
Publicidade

BLUETTI EB3A 600W 268Wh Review – Uma central elétrica compacta e portátil

A eletricidade é hoje uma das fontes de energia mais utilizadas. Quer seja para carregar o smartphone, o tablet ou o computador, para tirar um café, para cozinhar ou para refrigerar alimentos ou bebidas, esta está quase sempre presente.

Se em casa é fácil ter uma tomada à mão, tal não acontece em espaços exteriores ou em viagem onde é necessário estar a parar em sítios com eletricidade ou trabalhar com pequenas e limitadas powerbanks ou equipamentos a bateria.

BLUETTI EB3A analise

Para ajudar nestes momentos, tem crescido o interesse pelas Power Station, umas “powerbanks gigantes” que oferecem uma ou mais tomadas para alimentar qualquer tipo de equipamento.

A BLUETTI EB3A é um dos equipamentos mais simples da marca chinesa, mas que já permite utilizar durante alguns minutos ou horas um grande número de equipamentos.

BLUETTI EB3A analise

Oferece uma bateria LiFePO4 de 268Wh que pode alimentar equipamentos até 600W, embora possa chegar a um pico de 1200W caso o equipamento requeira maior energia para o arranque. Segundo a marca, aguenta mais de 2500 ciclos de carga até 80%.

O carregamento é realizado através de AC, Solar ou um conjunto dos 2, podendo chegar a um input de 430W quando utilizados os dois métodos em conjunto. Além disso, pode ainda carregar pela tomada de isqueiro do carro.

Em termos de autonomia, a marca promete 11 horas de funcionamento com uma ventoinha de 11W, carregar 3.5x o computador a 100W, carregar 25 vezes um iPhone 12, aguentar 3.6 horas um mini frigorífico de 60W ou 30 horas de uma luz com 5W.

BLUETTI EB3A analise

Para acompanhar o seu funcionamento, está disponível uma app que conecta via Bluetooth e que permite dar várias informações sobre o equipamento e personalizar opções.

A BLUETTI EB3A pode ser adquirida na loja oficial da marca por 279€.

Na caixa

  • BLUETTI EB3A
  • Carregador AC
  • Carregador Solar
  • Manuais

Aspeto e conectores

A BLUETTI EB3A apresenta-se como uma power station de dimensões compactas (255x180x183mm) e com um peso razoável (4.6 Kg) que a tornam facilmente transportável.

Tem uma forma retângular e é toda construída em plástico. Embora não tenha o visual para premium ou resistente, é construída com bons materiais e apresenta-se robusta.

BLUETTI EB3A analise

Na frente, encontramos grande parte da interface deste equipamento. No topo encontramos um ecrã para consultar o estado da bateria, uma luz LED para lanterna e output de isqueiro para o carro.

Logo abaixo encontramos as portas DC5521, as duas portas USB-A 5VDC/3A e a porta USB-C de 100W.

Na última linha, temos o input DC e AC, o botão de quebra de circuito e a tomada 220-240VAC/600W.

BLUETTI EB3A analise

Na parte superior da BLUETTI EB3A, encontramos a área de carregamento sem fios a 15W e uma pega.

BLUETTI EB3A analise

Nas duas laterais, localizam-se as saídas de ar da ventoinha.

Por fim, por baixo, tem 4 borrachas para servir de pés antiderrapantes.

App Bluetti

Para acompanhar o funcionamento e personalizar algumas opções da BLUETTI EB3A, a marca disponibiliza uma aplicação para Android e iOS.

Esta conecta à power station por bluetooth e a configuração é bastante simples. Basta abrir a app, carregar em adicionar dispositivo e o equipamento será automaticamente detetado.

BLUETTI EB3A

Na página inicial do dispositivo é possível visualizar quanto está a ser consumido em AC ou DC ou injetado em por solar ou pela “rede”. Permite ainda ativar remotamente o output DC e AC.

BLUETTI EB3A

Ao abrir as definições, podemos personalizar diversas opções deste equipamento.

É possível escolher o modo de carregamento com 3 opções – Standard, Silent ou Turbo. Na versão Silent o carregamento é limitado a 158W, passando a 268W no modo standard e 330W nos momentos de emergência onde é necessário fazer um carregamento de urgência.

No caso do modo turbo, a app avisa para o facto de só dever ser utilizado em situações em que há mesmo necessidade de carregar rapidamente a bateria.

BLUETTI EB3A

Pode também ser ativada a opção Power Lifting que permite elevar a potência até 1200W durante alguns momentos para equipamentos que apenas necessitem de uma maior potência no período inicial como é o caso dos aquecedores.

É também possível ativar/desativar o modo ECO que permite que a BLUETTI EB3A se desligue automaticamente após 1/2/3/4 horas caso não seja detetado consumo ou caso o consumo seja muito residual.

BLUETTI EB3A

Por fim, pode ser ligada a lanterna remotamente nos modos de intensidade médio e alto ou em modo SOS.

Carregamento da bateria

A BLUETTI EB3A pode ser carregada através de 6 modos diferentes.

Tomada

Para começar, pode ser utilizada a forma mais tradicional, a tomada de casa, onde pode escolher 3 modos de carga que se adaptam à urgência do carregamento.

Em modo standard registámos um carregamento dos 0 aos 100% em 1 hora e 20 minutos, tempo que reduz para pouco mais de uma hora no modo turbo com 330W.

Até aos 80% o carregamento em modo stardard demora 50 minutos.

Ao realizar o carregamento, a power station liga a ventoinha que produz um ligeiro ruído de cerca de 50 db.

BLUETTI EB3A analise

Painel solar

Acoplar o painel solar é outra das opções para carregar o BLUETTI EB3A.

Com o painel PV200 de 200W a marca promete um carregamento em 2 horas com condições ótimas, enquanto o painel PV120 de 120W realiza este carregamento em 3 horas.

O cabo para este carregamento vem incluído com a Power Station.

Tomada de isqueiro do carro

Outra possibilidade é a utilização da tomada de isqueiro do carro ou da caravana.

A 12V (100W) a marca promete 2 horas de carregamento, enquanto a 24V (100W) demora 3 horas.

O cabo para este carregamento é também adquirido à parte.

BLUETTI EB3A analise

Gerador

A Bluetti oferece também a possibilidade de integrar um dos seus geradores, prometendo entre 1.3 a 1.5 horas para carregar, correspondendo a uma tomada tradicional.

Carregamento combinado

Por fim, podem ainda ser combinados 2 modos de carregamento.

O painel solar com o AC com tempo de carregamento de 1.2 horas ou AC com a bateria adicional T200S com o mesmo tempo de carregamento.

Funcionamento da BLUETTI EB3A

Ecrã

Na zona frontal da BLUETTI EB3A encontramos um ecrã retroiluminado que permite consultar várias informações sobre a power station. Para o ativar, basta carregar num dos botões que liga/desliga as portas.

No centro, encontramos a % de bateria remanescente e, logo abaixo, uma previsão de autonomia tendo em conta o consumo atual. Encontramos também os Hz com que está a trabalhar.

BLUETTI EB3A analise

Do lado esquerdo localiza-se a informação em tempo real dos watts que estão a entrar na power station, ou seja, a potência com que está a ser carregado.

Já do lado direito surge a mesma informação, mas referente à energia que está a sair, ou seja, a ser utilizada noutros equipamentos.

Na última linha surgem ainda ícones que só acendem quando cada função está ativa. Ou seja, dá informação quando o AC, DC ou o modo UPS estão ativos.

Por cima, encontramos a indicação do modo eco.

BLUETTI EB3A analise

Bateria LiFePO4

A BLUETTI EB3A traz uma bateria LiFePO4 composta por Fostafato, ferro e lítio que oferece uma maior durabilidade quando comparada a uma tradicional bateria de lítio.

Segundo a marca, esta bateria aguenta mais de 2500 ciclos até alcançar os 80% de capacidade, permitindo assim ampliar o tempo de utilização desta bateria.

Desempenho com equipamentos até 600W

Passando ao funcionamento propriamente dito da BLUETTI EB3A, podemos dizer que nos surpreendeu.

Testámos com um alargado número de equipamentos, desde smartphone, computador, aparador de relva ou televisão e tudo funcionou sem problemas.

BLUETTI EB3A analise

Em termos de smartphone, permitiu carregar a bateria do Nothing Phone (2) cerca de 12 vezes e do meu computador pelo menos 2 vezes.

Com um aparador de cantos para a relva, de 300W, permitiu utilizar cerca de mais de 40 minutos.

BLUETTI EB3A analise

Por fim, testámos com uma televisão de 55″, onde a BLUETTI EB3A conseguiu alimentar cerca de 2 horas e 42 minutos o funcionamento desta com um consumo médio de 90W, segundo o ecrã da Power Station.

BLUETTI EB3A analise

Face a estes resultados, podemos afirmar que é bastante útil tanto no exterior, como no campismo, ou mesmo dentro de casa, quando as tomadas estão muito longe.

Carregamento sem fios

No topo da BLUETTI EB3A encontramos uma área de carregamento sem fios a 15W. Testámos com o Nothing Phone (2) e tudo funcionou sem problemas.

Bastou ligar as tomadas DC no respetivo botão, pousar o smartphone, e este começou automaticamente a carregar.

BLUETTI EB3A analise

Modo Power Lift

As Power Station Bluetti têm uma opção de modo power lift que permitem utilizar uma potência maior que a normal de funcionamento para permitir utilizar equipamentos que tenham um pico de consumo inicial, como é o caso dos aquecedores.

Para estes casos, o modo Power Lift permite à BLUETTI EB3A atingir uma potência de pico de 1200W que pode ser mantida durante pouco tempo de forma a permitir que o equipamento arranque e estabilize numa potência mais baixa.

BLUETTI EB3A analise

O que acontece quando a potência é demasiado alta?

Caso a potência seja demasiado alta para a BLUETTI EB3A, o protetor de circuito vai automaticamente disparar e bloquear o fornecimento de energia para proteger a power station.

Testámos com uma máquina de café de 1800W e, mal a iniciámos, a Bluetti foi automaticamente abaixo.

BLUETTI EB3A analise

Modo UPS

Uma outra funcionalidade bastante interessante é o modo UPS.

Funcionando tal como uma bateria feita para este propósito, permite alimentar um equipamento em caso de emergência caso falte a luz.

Para isso, basta ligar o equipamento pretendido à tomada da BLUETTI EB3A e a power station à corrente para que seja feito um abastecimento direto. Se a energia falhar, esta irá entrar em ação e não deixará o equipamento ir abaixo.

BLUETTI EB3A analise

Lanterna

Por fim, a BLUETTI EB3A traz integrada uma lanterna que pode ser ligada em 3 modos: médio, alto ou SOS.

Tanto no modo médio como alto a intensidade de luz é bastante alta e permite uma boa iluminação. O modo SOS permite que a própria power station ligue e desligue a luz para pedir socorro em código morse.

Outras opções da Bluetti

A BLUETTI EB3A é a power station mais simples da marca e permite ligar apenas equipamentos até 600W, uma potência que em muitos casos pode ser limitativa.

Caso necessite de maior potência, a marca tem outras opções de centrais elétricas móveis que podem aguentar equipamentos até 700W, 1000W, 1800W ou mesmo 2100W.

Em resumo…

A BLUETTI EB3A é a solução ideal para quem quer levar energia para qualquer lado.

Pode ser bastante útil num campismo para alimentar pequenos eletrodomésticos, carregar o smartphone ou um computador e é ainda útil em casa para servir de UPS ou para ligar equipamentos quando as tomadas estão longe.

Com uma capacidade de 268Wh e uma potência máxima de 600W consegue facilmente ligar uma televisão ou um minifrigorífico durante um par de horas.

BLUETTI EB3A analise

Para equipamentos que necessitem de um maior pico a ligar, como é o caso dos aquecedores, consegue também chegar aos 1200W por um pequeno período, estabilizando posteriormente nos 600W.

Além da tomada AC, oferece ainda um grande número de portas como uma tomada de isqueiro, duas portas USB, uma tomada USB-C ou ainda carregamento sem fios de 15W.

BLUETTI EB3A analise

Em termos de carregamento, consegue recuperar a totalidade da capacidade em apenas 1 hora, um valor bastante razoável para o tamanho da bateria desta central elétrica portátil.

A BLUETTI EB3A pode ser adquirida na loja online da marca por 279€.

O Techbit agradece à Bluetti a cedência da BLUETTI EB3A para análise.

BLUETTI EB3A

279€
8.6

Mobilidade

8.0/10

Autonomia

8.5/10

Carregamento

9.0/10

Praticabilidade e usabilidade

9.0/10

Pros

  • Compacta
  • Carregamento rápido
  • Integração de app Android e iOS
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory