Análise Canon EOS R10 – Uma mirrorless versátil pensada para os criadores de conteúdo

A Canon é hoje uma das principais marcas de fotografia, sendo responsável por algumas das melhores máquinas fotográficas do mercado.

Procurando oferecer aos seus utilizadores uma solução versátil e completa num corpo mais compacto, lançou recentemente a Canon EOS R10, uma máquina que promete oferecer um excelente desempenho em qualquer ocasião ou aventura.

Nas últimas semanas tivemos oportunidade de conhecer esta análise, sobre a qual lançamos agora a nossa análise onde partilhamos a nossa opinião.

canon eos r10 analise
Publicidade

Canon EOS R10 Review – Uma câmara preparada para todos os desafios

Desenhada para os amantes da fotografia, a Canon EOS R10 é uma câmara fotográfica desenhada para quem pretende substituir a DSLR por algo mais leve ou para quem utiliza o smartphone no dia a dia, mas pretende algo mais profissional.

Com bons argumentos tanto para fotografia como para vídeo, esta mirrorless é ideal para os criadores de conteúdo que pretendem captar imagens nas mais variadas aventuras.

Com cerca de 122,5 x 87,8 x 83,4 mm, a Canon EOS R10 pesa 382 gramas (só corpo) ou 429 gramas (sem lente) um valor confortável para utilizar no dia a dia.

canon eos r10 analise

Apresenta um sensor CMOS (APS-C) de 24,2 MP com rácio 3:2. O processador de imagem incorporado é o DIGIC X e traz tecnologia Dual Pixel CMOS AF II capaz de reconhecer e acompanhar pessoas, animais e veículos nos modos de fotografia e vídeo.

É capaz de fazer um disparo contínuo de 15 fps com obturador mecânico e 23 fps com obturador eletrónico, permite uma boa focagem mesmo em ambientes de pouca luz e alcança um ISO máximo de 32 000 em fotografia e 12 800 em vídeo.

canon eos r10 analise

Em vídeo, permite captar imagens em 4K a 30 ou 60 fps e a transmissão direta para o canal de YouTube.

O visor eletrónico conta com 2,36 milhões de pontos e taxa de atualização selecionável de 60/120 fps, enquanto o ecrã tátil de ângulo variável apresenta 1,04 milhões de pontos de 7,5 cm.

canon eos r10 analise

A Canon EOS R10 é compatível com objetivas RF (com suporte nativo de objetivas RF e RF-S), mas está disponível um adaptador de montagem EF-EOS R para facilitar a passagem de uma DSLR para esta câmara.

A captação de fotografias pode ser realizada JPEG de 8 bits, HEIF de 10 bits ou RAW de 14 bits: RAW e C-RAW.

É compatível com Bluetooth 4.2 e WiFi IEEE802.11b/g/n de 2,4 GHz além de se poder ligar à image.canon para carregamento direto de fotografias para a Cloud.

canon eos r10 analise

Aspeto e funcionalidades

A Canon EOS R10 apresenta um design tradicional, sendo muito similar às máquinas fotográficas DSLR.

Em termos de construção, apresenta um corpo em plástico com algumas zonas de grip. Infelizmente, não tem nenhuma camada de proteção caso a meteorologia esteja menos favorável.

canon eos r10 analise

Na frente encontramos a zona para encaixar a objetiva, o botão de disparo e o controlo de foco manual/automático que se localiza agora abaixo do sensor.

canon eos r10 analise

Na traseira, temos um ecrã tátil de ângulo variável que é apoiado por um visor eletrónico que também permite visualizar o que estamos a fotografar. Do lado esquerdo encontramos a tecla de menu e, do lado direito, as teclas de configurações, galeria e informações.

canon eos r10 analise

Na lateral esquerda encontram-se duas áreas, protegidas com borracha, onde se localizam os conectores USB-C 2.0, micro-HDMI, Microfone externo IN e Terminal de tipo RS-60E3 para telecomando.

canon eos r10 analise

Na parte superior, localiza-se uma zona de encaixe para acessórios e uma série de botões com funções várias, desde ligar/desligar, controlar o modo de fotografia/vídeo, gravar vídeo ou o botão de bloqueio.

canon eos r10 analise

Por fim, por baixo, encontramos um slot para o cartão de memória e bateria.

canon eos r10 analise

Manuseio

A Canon EOS R10 é uma câmara pequena e compacta bastante simples de usar. Comparado com a minha 800d, é bastante mais leve e está, neste ponto, ao nível da compacta 250d.

Em termos de utilização, encaixa também bastante bem na mão e é confortável para várias horas de utilização.

canon eos r10 analise

Os botões estão bem colocadas e são práticos de utilizar para regular todos os parâmetros da fotografia.

O ecrã tátil tem boa definição e funciona bem, enquanto o visor eletrónico consegue substituir bem o visor das DSLR.

canon eos r10 analise

Dual Pixel CMOS AF II e reconhecimento de pessoas, animais e veículos

De forma a assegurar uma melhor nitidez das imagens, a Canon EOS R10 dispõe de tecnologia de focagem Dual Pixel CMOS AF II que utiliza uma inteligência artificial de aprendizagem profunda para reconhecer os motivos nas fotos.

canon eos r10 analise

Este sistema é igual ao usado nas R3 e R5 e usa, no total, 4 053 pontos de focagem manuais e 651 pontos de focagem automáticos.

canon eos r10 analise

Desta forma, é possível selecionar que tipo de motivos estamos a captar, sendo possível selecionar pessoas, animais ou veículos.

canon eos r10 analise

Ao utilizar este sistema, é possível ver que a câmara reconhece automaticamente o motivo selecionado e segue-o de forma a tentar manter sempre a melhor focagem.

Infelizmente, esta câmara não inclui estabilização própria, sendo apenas utilizada a estabilização oferecida pela lente.

canon eos r10 analise

Disparo contínuo

Outra das novidades desta câmara é a velocidade do disparo contínuo.

A Canon EOS R10 pode captar sequências de disparos contínuos de imagens RAW, JPEG ou HEIF de até 15 fotogramas por segundo com obturador mecânico ou 23 fps se for utilizado o obturador eletrónico da câmara.

Além disso, oferece um modo de disparo rápido em RAW, com as fotografias podem ser captadas até 30 fps com um recorte de 75%, sendo as imagens guardadas num único ficheiro de vídeo.

canon eos r10 analise

As imagens individuais podem depois ser extraídas, processadas e editadas com o software Digital Photo Professional (DPP) que pode ser descarregado gratuitamente.

Existe ainda uma funcionalidade de pré-disparo que permite à Canon EOS R10 captar 0,5 segundos de ação antes do botão de disparo do obturador ser premido.

canon eos r10 analise

Adaptador para objetivas

A Canon EOS R10 utiliza o novo sistema de objetivas RF e RF-S que, segundo a marca, oferece uma maior velocidade de captação e uma melhor captação de luz.

canon eos r10 analise

No entanto, e como esta câmara tem como objetivo a transição de utilizadores das DSLR para esta solução Mirrorless, a Canon está a oferecer juntamente com a Canon EOS R10 um adaptador para lentes EF e EF-S, garantindo que não existe perda de desempenho e que a compatibilidade é total.

canon eos r10 analise

Nos nossos testes, este adaptador funcionou sempre de forma exímia e permitiu utilizar as lentes EF como se fosse uma DSLR.

canon eos r10 analise

Conectividade

Para garantir que a visualização de fotografias e a transferência para smartphones e computadores seja mais rápido, a Canon oferece duas soluções.

A aplicação Camera Connect permite controlar remotamente a câmara e visualizar em tempo real o que está a ser captado. Esta ligação é iniciada por Bluetooth e depois mantida através de uma ligação WiFi 2.4 GHz. Além disso, é também possível descarregar fotos diretamente para o smartphone.

Já o image.canon é um gateway que permite carregar as fotografias e vídeos diretamente para a cloud image.canon através de WiFi, permitindo que estas sejam posteriormente transferidas para outras cloud ou transferir para um computador.

A Canon EOS R10 poderá ainda ligar-se ao computador através de um cabo USB-C.

Qualidade de fotografia e vídeo

Em termos de qualidade, a Canon EOS R10 surpreende. O sensor de 24.2 MP (uma versão alterada do sensor da Canon 850d ou M50 Mark II) não é BSI (backside-illuminated), o que lhe daria melhor sensibilidade à luz, mas permite na mesma tirar excelentes fotos em todas as situações, mesmo com pouca luz.

Esta câmara aguenta fotografar com ISO elevadas sem acrescentar muito grão, algo bastante bom para captar fotografias com pouca luz.

canon eos r10 analise

Consegue alcançar os -4EV quando usada uma objetiva F/1.2 e consegue atingir uma abertura de F/22 caso a lente o permita.

Em termos de velocidade do obturador, alcança os 1/4000 na opção mecânica e 1/16000 na opção eletrónica.

Testamos a câmara em vários ambientes, tendo conseguido captar boas imagens mesmo nas condições mais difíceis.

canon eos r10 analise

Fotos diurna

Fotos com pouca luz

Gravação de vídeo em 4K

Já na captação de vídeo, esta câmara voltou a surpreender. Felizmente não existe limitação de 30 minutos de vídeo e a qualidade de imagem, nitidez e cor apresentaram um bom desempenho.

De forma a facilitar a captura de vídeo, esta câmara tem uma visualização zebra que facilita no ajuste da exposição.

Autonomia

Em termos de autonomia, a Canon EOS R10 utiliza as mesmas baterias que a Canon 800d/850d. No entanto, tendo em conta que necessita de alimentar o ecrã eletrónico e mais algumas funcionalidades, a bateria acaba por durar menos tempo.

No caso da nossa 800d, a bateria aguenta cerca de 700 disparos, enquanto a mesma bateria na Canon EOS R10 durou apenas cerca de 400.

canon eos r10 analise

Em conclusão…

A Canon EOS R10 é uma câmara compacta e versátil, ideal para quem pretende dar os primeiros passos ou para quem já tem alguma experiência em fotografia e quer trocar a DLSR por uma Mirrorless.

canon eos r10 analise

Embora não seja topo de gama, oferece uma boa qualidade de fotografia e vídeo, destacando-se pela captação de imagens com pouca luz e na captação de vídeo.

canon eos r10 analise

Com Dual Pixel CMOS AF II permite manter os motivos sempre focados, conseguindo reconhecer se é uma pessoa, animal ou automóvel.

canon eos r10 analise

Em termos de autonomia, não surpreende, mas permite centenas de fotografias antes que a tenha de carregar.

A Canon EOS R10 pode ser adquirida na loja oficial por 1139,99€ em opção só de corpo, 1259,99€ com objetiva RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM ou 1419,99€ com kit de objetivas Objetiva RF-S 55-210mm + Objetiva RF-S 18-45mm e bateria adicional.

O Techbit agradece à Canon a cedência da Canon EOS R10 para análise.

Canon EOS R10

1139,99€
8.7

Construção

8.5/10

Focagem

9.0/10

Qualidade de fotografia

9.0/10

Qualidade de vídeo

9.0/10

Autonomia

8.0/10

Pros

  • Focagem inteligente
  • Compacta e leve
  • Compatibilidade com lentes EF

Contras

  • Autonomia não surpreende
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X