Análise CARLUEX PRO+ – Transforme o ecrã do seu carro num autêntico tablet

Atualmente, os automóveis trazem na consola central um ecrã de grandes dimensões que pode ser utilizado para consultar dados do veículo, personalizar algumas funcionalidades e aceder às opções de multimédia.

No caso dos modelos mais recentes, é possível também usufruir do Apple CarPlay ou do Android Auto para espelhar o nosso smartphone e utilizar em andamento as apps de navegação como o Waze e o Google Maps, apps de música com o Spotify e o Tidal ou ainda receber e responder a notificações.

Embora estes sistemas sejam muito limitados, para proteger o condutor de distrações, existem formas de tirar maior proveito destes ecrãs, especialmente em momentos mortos ao esperar por alguém ou, por exemplo, enquanto esperamos que o carro elétrico carregue.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar no nosso carro o CARLUEX PRO+, uma box que permite transformar estes ecrãs em tablets e instalar qualquer aplicação.

Conheça a nossa opinião e análise a este equipamento.

carluex pro + analise
Publicidade

CARLUEX PRO+ Review – Netflix, Disney+ e outros apps diretamente no ecrã do seu automóvel

O Android Auto e o Apple CarPlay são construídos de forma minimalista para que o condutor não tenha distrações durante a condução.

No entanto, com um ecrã de grandes dimensões no centro do carro, existem momentos em que se poderia tirar maior proveito deste espaço, quer seja para ver uma série enquanto esperamos alguém no carro, para ocupar a hora de almoço ou mesmo enquanto esperamos que o carro elétrico carregue,

Há ainda o facto destes sistemas obrigarem a uma constante conexão ao smartphone, não podendo este ser afastado do carro ou ficar sem bateria.

carluex pro + analise

Para estes casos, a CARLUEX PRO+ poderá uma solução para complementar o sistema de infoentretenimento dos automóveis.

Ao contrário do Carsify, analisado anteriormente, que transformava o Android Auto com fios numa versão sem fios, o CARLUEX Pro+ integra hardware próprio para funcionar como uma autêntica box Android.

carluex pro + analise

No entanto, em vez de ligar à televisão, é inserido no sistema do carro usando o Apple CarPlay para transformar o ecrã num autêntico tablet com sistema operativo Android,

Segundo o fabricante, este equipamento suporta automóveis entre 2016 e 2024 que suportem Apple CarPlay (não compatível com carros BMW que obrigam a uma outra box específica que pode encontrar aqui).

Em termos de características, traz um processador Qualcomm Snapdragon 662 de 8 cores, acompanhado de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

carluex pro + analise

Integra Android 13 com uma interface personalizada e adaptada a veículos, dual WiFi 6, é compatível com os comandos no volante e permite instalar qualquer aplicação da Play Store.

Permite ainda inserir um cartão MicroSD para expansão de memória e um cartão SIM para uma ligação de dados constante.

Quanto ao preço, pode ser adquirido por 316.95€ na loja oficial da Carluex.

Na caixa

  • CARLUEX Pro+
  • Cabo USB-A to USB-C
  • Cabo USB-C to USB-C
  • Manuais
carluex pro + analise

Design e qualidade de construção

O CARLUEX Pro+ é um equipamento de pequenas dimensões (7.5cmx7.5cm) que consegue ser facilmente arrumado no carro quando conectado.

É todo construído em plástico de boa qualidade, mostrando uma boa robustez.

carluex pro + analise

No topo encontramos o símbolo da Carluex juntamente com um LED circular cuja cor pode ser personalizada na software deste equipamento.

Na frente, encontramos uma entrada para um cartão de memória MicroSD e outra para um cartão de dados SIM.

carluex pro + analise

Atrás, encontramos um conector USB-C para permitir a ligação ao carro.

carluex pro + analise

Por fim, em baixo, localizam-se 4 reentrâncias que permitem refrigerar o CARLUEX Pro+.

carluex pro + analise

A acompanhar este dispositivo encontramos dois cabos, um USB-C para USB-C e outro USB-C para USB-A para se adaptar a todos os veículos.

Instalação e configuração

A instalação do CARLUEX Pro+ é bastante simples e rápida de ser realizada.

Para começar, deve garantir que a compatibilidade com o Apple CarPlay está ativa. Há veículos que só permitem ter uma das opções ligadas (CarPlay ou Android Auto) e esta box apenas irá funcionar através do Apple CarPlay.

Depois de se assegurar desse pormenor, basta escolher o cabo correto para o seu veículo, consoante tenha uma porta USB-A ou USB-C e conectar a CARLUEX Pro+ ao seu carro.

carluex pro + analise

Adaptação à resolução do ecrã do carro

Deve esperar uns segundos até que a box inicie e comece a projetar no ecrã. Na primeira vez que conecta a cada carro, poderá ver a visualização com uma resolução estranha.

Este equipamento vai sempre buscar a resolução do ecrã do último carro em que esteve conectado e necessitará de se adaptar à nova resolução. Para isso, é realizada uma análise automática seguido de um reinicio de sistema para iniciar com o tamanho de imagem correto.

Este processo é todo feito automaticamente, não tendo o utilizador de se preocupar em alterar manualmente nenhuma definição.

Testámos em dois tipos de ecrã, um mais quadrado e outro mais esticado, e a imagem adaptou-se sem qualquer problema a cada um dos equipamentos.

Sistema operativo e interface personalizada

Depois de realizada esta adaptação, o CARLUEX Pro+ irá arrancar normalmente e entrar no sistema operativo Android.

Ao primeiro impacto não irá parecer que está a utilizar o Android 13, mas rapidamente se irá aperceber que o apresentado é uma interface personalizada para se adaptar ao ecrã dos automóveis.

carluex pro + analise

Deve começar por aceder às definições e configurar a ligação de internet. Tanto pode ser realizada por cartão SIM ou pode usar oWi-Fi para se ligar ao hotspot do smartphone.

carluex pro + analise

Depois, pode explorar as várias opções e aplicações para as configurar. De origem já encontramos várias apps pré-instaladas como a Netflix, Disney+, Hulu, Waze, entre outras.

carluex pro + analise

A navegação é realizada através do touch e existe um botão flutuante que a qualquer momento pode ser pressionado para regressar à Home ou retroceder.

Nas definições é possível personalizar o fundo de ecrã, para colocarmos uma imagem a nosso gosto, e existe uma app chamada LED onde pode personalizar a cor da luz circular presente na box.

carluex pro + analise

Ao escolher uma cor, a luz circular irá adaptar consoante a escolha.

No ecrã inicial, encontramos um acesso rápido a algumas apps como o Google Maps, app de música ou YouTube, além de ser possível colocar as nossas apps favoritas na barra de acesso rápido.

carluex pro + analise

Play Store e instalação de apps

Com o CARLUEX Pro+ já vêm instaladas várias aplicações que podem ser logo configuradas e utilizadas.

Para quem pretende acrescentar mais aplicações, tem acesso à versão completa da Play Store onde poderá procurar e descarregar o que pretende.

carluex pro + analise

Como nem todas as aplicações são compatíveis com este dispositivo (como é o caso da Netflix da Play Store), existe possibilidade de instalar os APK à parte.

carluex pro + netflix

Além da Netflix vir já instalada desta forma, encontramos pré-instalado dois gestores de ficheiros que permite instalar os pacotes descarregados de cada aplicação.

carluex pro + analise

Mesmo assim, pode existir um pequeno número de apps que possam ter problemas a correr neste dispositivo.

GPS

De origem, o CARLUEX Pro+ traz instalado o Google Maps e o Waze. Além disso, integra ainda o GPS Test que permite perceber quantos satélites estão a ser captados e qual a margem de erro máxima.

Nos nossos testes, tanto as apps de navegação como o GPS integrado na box funcionaram sem qualquer problema, tendo sempre ligação a vários satélites que permitiam um erro máximo entre 3 a 5 metros.

carluex pro + analise

Netflix e outros serviços de streaming

Uma das grandes vantagens e destaques deste equipamento é o facto de poder correr aplicações de streaming de filmes e séries, muito útil para momentos de pausa e espera com o almoço ou o carregamento de um carro elétrico.

De origem, a CARLUEX Pro+ traz já Netflix, HBO Max, Hulu e disney+, embora possa instalar qualquer serviço de streaming que costuma utilizar. Por vezes na loja pode surgir como não compatível obrigando a instalar a app por fora.

carluex pro + analise

Dos vários testes que fizemos, a reprodução dos conteúdos foi realizada sem qualquer problema, com a imagem a adaptar-se facilmente à resolução do carro.

A qualidade de imagem é boa o suficiente para uma boa experiência de visualização e as legendas são totalmente legíveis.

Dependendo do ecrã, pode assumir a totalidade da área ou ficar a ocupar apenas uma zona.

Está também disponível o modo PiP, embora aqui não seja muito útil por ficar bastante pequeno.

No fundo, é como se estivesse a ver a sua série favorita num tablet.

carluex pro + analise

Navegar na internet

O CARLUEX Pro+ traz de origem o Google Chrome para navegar na internet.

Ao saltar entre websites, a visualização é totalmente assegurada, sendo possível visualizar os conteúdos como se de um tablet se tratasse.

Em ecrãs mais estreitos, a visualização pode não ser a melhor devido à imagem ter pouca área útil.

carluex pro + analise

Conexão bluetooth ao smartphone

Para garantir que continua a realizar as suas chamadas e a usufruir da sua música, pode conectar o seu smartphone ao CARLUEX Pro+ por Bluetooth e utilizar este dispositivo como um kit mãos livres ou para tocar as playlists nas colunas do carro.

Esta ligação é também realizada sem grande dificuldade e sem grandes quebras ao fazer chamadas ou ouvir música.

Espelho do ecrã do smartphone para o CARLUEX Pro+

O CARLUEX Pro+ inclui uma app chamada ZLINK5 que permite espelhar o ecrã do smartphone no ecrã ou usufruir do Android Auto ou Apple CarPlay.

No entanto, para que isto seja possível, é necessário instalar uma app recomendada pela Carluex.

carluex pro + analise

Infelizmente, ao descarregar o Chrome avisa que a app não é segura e, se mesmo assim decidir instalar, o sistema acaba por bloquear para segurança do utilizador.

carluex pro + analise

Google assistant e comandos de voz

O CARLUEX Pro+ integra Google Assistant que pode ser utilizado para interagir com o dispositivo através de voz.

A captação de som utiliza o sistema do carro e funciona sem qualquer problema.

carluex pro + analise

Divisão de ecrã para 2 apps

Caso pretenda interagir ao mesmo tempo com duas apps, é possível dividir o ecrã em 2 e usar as aplicações lado a lado.

Esta opção pode ser ativa no botão flutuante que surge para navegação.

carluex pro + analise

Atualizações via OTA

Uma das aplicações que vem pré-instalada é a “Atualizações de sistema” que permite atualizar este dispositivo através de OTA.

As atualizações costumam ser frequentes, procurando tanto corrigir bugs como melhorar a interface.

Caso haja algum problema, há possibilidade de instalar as atualizações via cartão de memória, bastando colocar o ficheiro de atualização na raiz e inserir o cartão no CARLUEX Pro+.

A atualização será então detetada automaticamente e surge um pop-up questionando se pretendemos instalar.

Desempenho e Aquecimento do dispositivo

Em termos de desempenho, o CARLUEX Pro+ mostrou-se sempre capaz e não se notaram quebras de rendimento ou lags.

O único problema está relacionado com o aquecimento. Embora a parte inferior da box seja repleta de saídas de ar para refrigeração, o CARLUEX Pro+ acaba por aquecer de forma relevante (com o termómetro do Pixel 8 Pro registámos 35º depois de alguns testes) quando se reproduz algum tempo conteúdos de streaming ou tarefas similares mais pesadas.

carluex pro + analise

Em resumo…

Embora à primeira vista o desbloqueio de conteúdos de streaming e jogos possa ser perigoso, a verdade é existem vários momentos em que também é útil.

Enquanto conduzimos não devem ser utilizadas funcionalidades que possam distrair, mas ao parar pode ser o maior amigo dos momentos de espera.

carluex pro + analise

O CARLUEX Pro+ serve exatamente para isso, permitindo transformar o ecrã do carro num autêntico tablet Android com sistema próprio e possibilidade de instalar qualquer aplicação.

Em termos de desempenho, este dispositivo é irrepreensível, embora a interface pudesse ser um pouco mais afinada e polida para ser mais rápida e ter um aspeto mais moderno.

carluex pro + analise

A integração com o smartphone ocorre sem problema, embora a opção de espelho obrigue a instalar uma app que é considerada como insegura e bloqueada pelo próprio Android do smartphone.

A visualização de filmes e séries é também bastante boa, sendo possível ver os conteúdos sem qualquer problema.

carluex pro + analise

Deixamos só o alerta que é importante ter cuidado com a reprodução de conteúdos multimédia com o carro desligado, uma vez que, numa utilização prolongada, pode levar a que fique sem bateria.

Quanto ao preço, todo este hardware acaba por pesar e elevar o CARLUEX Pro+ para 316,95€.

O Techbit agradece à Carluex a cedência do CARLUEX Pro+ para análise.

CARLUEX Pro+

316,95€
9

FACILIDADE DE CONFIGURAÇÃO

9.5/10

DIMENSÕES E USABILIDADE

9.5/10

ESTABILIDADE DA LIGAÇÃO

9.0/10

Funcionalidades

9.0/10

Sistema operativo

8.0/10

Pros

  • Possibilidade de usar Netflix e outros serviços de streaming
  • Android completo
  • Possibilidade de instalar qualquer app
  • Funciona de forma independente sem smartphone

Contras

  • Aquecimento
  • App de espelhar ecrã detetada como insegura
  • Sistema operativo necessita de ser mais polido
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X