fbpx

Análise coluna Sony SRS-XB33 – Resistência e autonomia sem comprometer a qualidade de som

Para quem gosta de acompanhar o seu dia a dia com uma bela banda sonora, é bastante importante utilizar uma boa coluna que tire todo o proveito das suas músicas favoritas.

Nas últimas semanas, tivemos em análise a coluna Sony SRS-XB33, cuja qualidade de som e de baixos nos tentou conquistar. Fique a conhecer a nossa opinião sobre este equipamento.

coluna bluetooth sony srs-cb33
Publicidade

1. Características da Sony SRS-XB33

A Sony SRS-XB33 é mais uma grande aposta da Sony no que toca a colunas portáteis, procurando conquistar os ouvidos mais exigentes.

Para entregar um melhor som, integra uma coluna X-Balanced que adota um diafragma não circular, o que permite maximizar a área do diafragma da coluna, aumentar a pressão do som para obter graves mais poderosos, mas também reduzir a amplitude do controlador enquanto mantém a pressão do som, o que resulta numa distorção menor. 

Além disso, integra uma opção de Extra Bass que utiliza radiadores passivos duplos que funcionam em conjunto com a coluna de alcance completo para aumentar os tons de baixa frequência, dando um impulso aos graves. Está ainda disponível um modo de som ao vivo, que oferece uma reprodução tridimensional do som.

coluna bluetooth sony srs-xb33

Esta coluna mede 246mm x 97mm x 106mm, pesa cerca de 1100gr e é totalmente à prova de água e pó graças à sua classificação IP67.

Quanto à duração da bateria, a Sony SRS-XB33 consegue reproduzir de forma contínua cerca de 24 horas. No entanto, com a opção EXTRA BASS ativa, a autonomia reduz para cerca de 14 horas de utilização.

De forma a ligar a outros equipamentos, poderá utilizar o NFC ou o Bluetooth além de poder conectar até com outras colunas para criar um som stereo ou uma cadeia de reprodução com até 100 equipamentos.

coluna bluetooth sony srs-cb33

2. Um toque de qualidade no design e construção

A Sony SRS-XB33 apresenta um design e uma qualidade de construção excelente que apontam para uma boa durabilidade da coluna.

Nos seus cantos, onde estão localizados os drivers dos graves, existem peças de borracha que impedem o deslize do equipamento durante uma utilização severa, eliminando assim também alguns ruídos de vibração.

coluna bluetooth sony srs-cb33

Já na parte central da coluna, esta está coberta por uma malha de tecido mesh, suave ao toque, que oferece um ar mais premium e que lhe garante um pouco mais de aderência.

De forma a criar um ambiente de festa, podemos encontrar uma ligeira iluminação LED nas duas laterais da Sony SRS-XB33, que poderá ser ligada ou desligada a gosto do utilizador. A sua gestão pode ser feita diretamente no equipamento ou então numa das duas aplicações disponibilizadas pela Sony para controlo da coluna: Fiestable e Sony | Music Center.

coluna bluetooth sony srs-cb33

No topo da coluna existe uma barra com os comandos manuais de ligar/desligar dispositivo, conexão por Bluetooth, play/stop de música, volume, ligar/desligar modo LIVE, modo Stamina e conexão por NFC.

Já na parte de trás da Sony SRS-XB33, na zona inferior, podemos encontrar uma borracha destacável que revela uma entrada USB normal e outra USB Tipo-C para se poder carregar a coluna.

coluna bluetooth sony srs-xb33

Neste local existem ainda três comandos manuais, o Light para ligar/desligar os LED laterais, o modo Party para conectar por Bluetooth a outras colunas compatíveis com um limite de 100 equipamentos e, por fim, o ST Pair cuja função é idêntica ao modo Party, embora seja destinado a ligar a uma segunda coluna para criar um efeito stereo.

3. Qualidade do Som

Num modo geral, a Sony SRS-XB33 oferece uma qualidade sonora bastante aceitável tendo em conta os seus 30W de potência.

sony srs-xb33

Na região dos médios, estes são muito bem balanceados fazendo com que as vozes sejam ouvidas com bastante nitidez, especialmente se utilizarmos o modo som ao vivo.

sony srs-xb33

No que toca à zona dos graves, também podemos dizer que estes são bem equilibrados tendo em conta o tamanho da coluna, contudo reparámos que, à medida que nos vamos afastando do equipamento, estes estão cada vez menos presentes, ficando com um som mais nasal.

sony srs-xb33

Por outro lado, referente aos sons mais agudos da Sony SRS-XB33, não achamos que se destaque tanto como os restantes desempenhos positivos desta coluna.

sony srs-xb33

Em termos de volume, se se quiser realmente obter melhor partido do som desta coluna, é importante pensar o posicionamento da mesma. Se o equipamento for colocado num canto onde o som possa fazer ricochete nas paredes, o seu desempenho será certamente mais impressionante.

sony srs-xb33

4. Principais destaques

4.1. EXTRA BASS / Som ao vivo

Uma das principais funcionalidades da Sony SRS-XB33 é a opção Extra Bass e Som ao vivo que permitem tirar proveito de uma frequência mais forte, dando uma semelhante experiência a uma atuação ao vivo.

Os radiadores passivos duplos funcionam em conjunto com a coluna de alcance completo para aumentar os tons de baixa frequência, dando um impulso aos graves.

coluna bluetooth sony srs-xb33

Este equipamento foi concebido para criar uma experiência tridimensional real a partir de colunas angulares com tecnologia DSP que enviam a música para uma área mais ampla, criando uma atmosfera de festival em qualquer local.

Para ativar este modo e tirar partido desta funcionalidade basta carregar no botão LIVE que se encontra no topo da coluna.

coluna bluetooth sony srs-cb33

4.2. Resistência à água e poeira

A Sony SRS-XB33 é completamente à prova de poeiras e totalmente à prova de água, incluindo salgada, graças à sua classificação IP67.

Esta coluna poderá ser levada com total segurança para uma praia, floresta ou outros locais, sem existir o receio de a danificar. Esta coluna pode ainda ser totalmente molhada sem qualquer problema.

4.3. Party Connect

O modo Party Connect surge como forma de multiplicar a mesma música entre vários dispositivos.

Através de uma conexão por Bluetooth é possível emparelhar até 100 colunas compatíveis. Para utilizar esta opção basta carregar no botão Party de cada coluna e deixar que o Bluetooth encontre os vários dispositivos.

coluna bluetooth sony srs-cb33

Para ajudar a configurar este modo, a Sony disponibiliza a aplicação “Sony | Music Center”, que ajuda no controlo da lista de músicas a reproduzir e permite ainda criar ou alterar os padrões de luzes e modos de som.

Está também disponível a aplicação “Fiestable” que, em relação à anterior, apenas permite controlar as luzes da Sony SRS-XB33.

coluna bluetooth sony srs-cb33

4.4. Sincronização Bluetooth e NFC

Esta coluna da Sony elimina a necessidade de ligações com fios e sequências de instalações complexas.

Uma conexão por Bluetooth ou NFC são as únicas formas de sincronização deste dispositivo, contudo ambas as opções são de fácil utilização.

Por NFC basta tocar com o smartphone compatível na coluna para obter uma ligação rápida e sem problemas. Caso o Bluetooth seja a melhor opção de conexão, então basta carregar no botão presente na coluna para este efeito e deixar que o seu dispositivo o encontre e sincronize.

coluna bluetooth sony srs-cb33

4.5. Reprodução durante 24 horas contínuas

Esta coluna promete uma reprodução contínua durante 24 horas, sendo esta autonomia encurtada para 14 horas em modo Extra Bass.

Pelos nossos estes, os valores anunciados aproximam-se dos resultados reais verificados durante a utilização.

coluna bluetooth sony srs-cb33

5. Conclusões

A coluna SRS-XB33 da Sony, num modo geral, supera as expectativas que tínhamos quanto ao seu desempenho, tendo em conta que é uma coluna de uso doméstico com apenas 30W de potência.

Para quem procura uma coluna bluetooth portátil e que se adapte às várias condições de interior e exterior, esta poderá ser uma excelente opção.

coluna bluetooth sony srs-xb33

Nesta coluna podemos encontrar bons médios, graves que cumprem o pretendido aliados a uma boa autonomia que oferece horas de diversão.

A Sony SRS-XB33 pode ser adquirida por 119,99€ e está disponível em quatro cores: vermelho, azul, branco e preto.

Agradecemos à Sony a cedência desta coluna para análise.

Sony SRS-XB33

119,99€
8.3

Design

8.0/10

Construção

8.0/10

Qualidade de som

8.0/10

Bateria

9.0/10

Pros

  • Boa construção
  • Certificação IP67
  • Bons graves e médios
  • Duração da bateria

Contras

  • Agudos menos destacados

Partilhe este artigo

Deixe um comentário

Publicidade