Análise Dyson Gen5detect Absolute – o aspirador sem fios mais potente da marca com filtragem HEPA

Sendo detentores dos aspiradores mais conhecidos do mercado, a Dyson tenta todos os anos superar-se num mercado que tem ainda muito que explorar.

Com o novo aspirador sem fios, o Dyson Gen5detect Absolute, a empresa começou novamente do zero para conseguir criar um motos mais eficaz e trazer para o mercado o aspirador sem fios mais potente que a empresa alguma vez fabricou com filtragem HEPA.

Dyson Gen5detect absolute
Publicidade

O que esteve por detrás do Dyson Gen5detect Absolute?

O TechBit teve a oportunidade de falar com um dos engenheiros da Dyson para perceber um pouco melhor o que esteve por detrás deste novo Dyson Gen5detect Absolute e a explicação foi, no mínimo, surpreendente tratando-se de uma marca com vários anos de mercado.

Stuart Thompson explicou-nos que a empresa decidiu começar novamente do zero com este aspirador, pelo menos no que diz respeito ao motor digital. Esta componente crucial do aspirador foi redesenhado do zero de forma a tornar-se mais capaz que os modelos anteriores.

Dyson Gen5detect absolute

O Dyson Gen5detect Absolute consegue oferecer uma captura de vírus e partículas tão pequenos como 0,1 microns, oferecendo uma taxa de captura de 99.99%. Além disso, a escova com laser foi ajustada, conseguindo agora mostrar 2x mais pó que os modelos anteriores.

A pensar no conforto dos utilizadores, que sempre mostraram alguma preocupação com o peso dos aspiradores mais potentes da marca, foi desenhado um apoio junto à pega do Dyson Gen5detect Absolute para que o conforto seja maior e o peso não se torne desconfortável durante a utilização.

Características do Dyson Gen5detect Absolute

O novo Dyson Gen5detect Absolute tem várias mudanças quando comparado com os modelos anteriores da empresa. Apesar de parecerem pouco visíveis, este aspirador foi pensado de forma a ser mais prático de ser utilizado.

Começando pelo básico, o aspirador pesa cerca de 3,5kg e conta com uma potência de sucção de 280AW, o mais potente aspirador sem fios da empresa com filtragem HEPA. Graças a este sistema, consegue capturar e eliminar até 99.99% dos vírus e bactérias do dia a dia.

Dyson Gen5detect absolute

Para funcionar, conta com uma bateria de 10 células capaz de oferecer até 70 minutos de aspiração no modo ECO.

Depois de ouvirem o feedback dos clientes, a empresa aplicou uma mudança muito bem vinda no Dyson Gen5detect Absolute que conta agora com um botão de ON/OFF em vez do gatilho que estava presente no Dyson V15 Detect e que tornava a sua utilização ligeiramente incómoda ao fim de algum tempo a aspirar.

Neste novo modelo, basta um clique no botão para o aspirador iniciar a limpeza e um segundo clique para parar de aspirar. Junto ao botão vermelho encontramos o painel de informações onde, além das funções já conhecidas de escolha de modo de aspiração e configuração do equipamento, temos agora acesso à informação em tempo real do tamanho e quantidade de partículas que aspiramos.

Dyson Gen5detect absolute

Uma funcionalidade, no mínimo, curiosa para podermos ter uma noção da quantidade de pequenas poeiras que temos por casa e que nem damos pela sua existência.

A nível de construção do aspirador e dos seus acessórios podemos encontrar algumas diferenças face aos modelos anteriores. No caso do Dyson Gen5detect Absolute o acessório para cantos e para o pó foi agora integrado no cano do aspirador, desta forma, com um simples clique, pode passar de um aspirador vertical para um aspirador de mão que lhe permite chegar a todos os cantos e passar por cima dos móveis sem a necessidade de trocar de acessório.

Dyson Gen5detect absolute

Dentro da caixa do Dyson Gen5detect Absolute encontramos então o aspirador em si, a escova Digital Motorbar, a escova Optic Fluffy, a mini escova motorizada, o acessório multifunções e o tubo de limpeza rápida que faz parte do tubo principal do aspirador. Além disso vem ainda o suporte de parede e o transformador.

A diferença que uma luz verde pode fazer na aspiração

Se os modelos anteriores já tinham a capacidade de nos surpreender com a quantidade de pó que nos mostravam que estava presente nas nossas casas, o Dyson Gen5detect Absolute tendo um ajuste na inclinação do laser tornou-se um “pesadelo” ainda maior.

Estando a Escova Optic Fluffy preparada para dar conta de qualquer chão liso, o laser mostrou-se extremamente capaz de mostrar uma quantidade enorme de pó que todos os dias fez questão de estar presente no chão de toda a casa.

Dyson Gen5detect absolute

Este é daqueles casos estranhos em que acabamos sempre por estar a aspirar com pouca luz para que os nossos olhos acreditem no que estão a ver. Comparado com outros modelos anteriores, o laser pareceu-nos mais capaz, de facto, e também mais visível, sendo possível detetar o pó em plena luz do dia sem grandes dificuldades.

O ajuste automático de potência, no modo Auto, é uma grande ajuda na limpeza pois o Dyson Gen5detect Absolute trata de regular a força de sucção consoante a quantidade de pó que deteta.

Com um sensor piezoelétrico incorporado, o aspirador conta e mede as partículas que aspira 15 mil vezes por segundo. Esta informação é então apresentada em tempo real no pequeno visor redondo no topo do aspirador para que possamos ter a certeza que já está tudo limpo naquela zona e não sobrou nenhum partícula de pó.

Autonomia de 70 minutos

Segundo a marca, o novo Dyson Gen5detect Absolute oferece uma autonomia que poderá chegar aos 70 minutos de aspiração no modo ECO.

Como acreditamos que ninguém fica a aspirar 70 minutos seguidos uma casa, este dado não foi um dos focos da nossa análise. No entanto, acreditamos que seja possível atingir esse tempo.

Dyson Gen5detect absolute

Isto porque sempre conseguimos utilizar o Dyson Gen5detect Absolute por três vezes num só carregamento para aspirar a casa toda. Levando cerca de 20 minutos (+/-) a aspirar a casa e recorrendo maioritariamente à Escova Optic Fluffy no modo Auto.

Mais prático e mais direto ao que importa

Com as pequenas mudanças no design e com a adição da escova de cantos e pó diretamente no cabo do Dyson Gen5detect Absolute, a limpeza é um pouco mais direta que noutros modelos.

Isto porque rapidamente podemos passar para um aspirador de mão potente para passar por cima de uma prateleira ou para alcançar os cantos sem termos de perder tempo a trocar de acessório.

Com um clique e uma puxada, o aspirador fica pronto para utilizar no modo mais pequeno. No fim, basta encaixar o tubo novamente e continuar com a limpeza do chão sem qualquer interrupção.

O apoio junto à pega do Dyson Gen5detect Absolute poderá parecer apenas um bocado de plástico sem importância, mas de facto torna menos cansativo o uso do aspirador que, para todos os efeitos, continua a não ser um equipamento leve. Ao fim de algum tempo, começa a custar ter o Dyson Gen5detect Absolute na mesma mão, especialmente se estivermos a passar em zona mais altas por vários minutos seguidos.

O reservatório tem um volume de 0,77L que consegue guardar ainda uma boa quantidade de lixo aspirado. No final da limpeza, a alavanca vermelha é o único passo necessário para abrir diretamente o reservatório e deixar os resíduos caírem para o caixote, sem qualquer contacto com a sujidade. Isto é, tirando alguns casos em que cabelos ficam presos no filtro de metal no interior do depósito.

Escovas que impedem os cabelos de ficarem presos

Tanto a Escova Digital Motorbar como a Mini Escova Motorizada são desenhadas para que nenhum fio de cabelo fique preso na escova, oferecendo uma maior comodidade ao utilizador.

Não tendo um casa cheia de pelos e cabelos, não significa que não exista alguns espalhados um pouco por todo o lado devido aos cabelos mais compridos que habitam por aqui.

Durante os testes, houve de facto uma diferença significativa face ao aspirador vertical mais tradicional que utilizávamos. As escovas do Dyson Gen5detect Absolute conseguem garantir que muito menos cabelos ficam enrolados nelas, mas não são perfeitas.

Não acontece tanto no centro da escova, mas nas laterais, onde as escovas estão presas, alguns fios de cabelo acabam na mesma por ficar enrolados. Nada de preocupante, mas ainda não é um design 100% infalível e vai ser necessário alguma limpeza constante para evitar o acumular de cabelos.

999€ por um aspirador vertical, vale a pena?

O novo Dyson Gen5detect Absolute é bom naquilo que faz, este é um ponto assente. Mas o seu preço é também um ponto bastante assente no mercado.

Os aspiradores da marca são cobiçados por diversos consumidores e são vistos como um equipamento premium que, de facto, é a categoria onde se inserem.

Dyson Gen5detect absolute

Com capacidade diferenciadoras dos concorrentes presentes no mercado, desde o motor fabricado inteiramente pela empresa e, no caso do Dyson Gen5detect Absolute, redesenhado do zero, até às escovas pensadas ao pormenor e ao laser ajustado a uma altura ideal para identificar ainda mais poeira, o conjunto inteiro que a Dyson oferece é difícil de igualar.

São acessórios pensados para a comodidade do utilizador aliados a um equipamento com um poder de sucção de 280AW e um filtro capaz de eliminar até 99.99% de pequenas partículas com tamanhos de até 0,1 microns.

No final de contas, a empresa assume que o cliente está a pagar por um equipamento diferente e premium, e após os nossos testes, podemos perceber o que querem dizer com essa afirmação. No entanto, 999€ poderá ser um preço excessivo.

Dyson Gen5detect absolute

Os 70 minutos de autonomia são bem vindos, mas 4:30h para carregar consideramos que é um pouco excessivo considerando várias tecnologias de carregamento rápido que já existem no mercado. Apesar disso, percebemos que poderá tratar-se de uma mecanismo de segurança para prevenir o desgaste da bateria.

Comparando com os modelos anteriores existem melhorias muito significativas na identificação de sujidade do chão, com o ajuste do laser, e a identificação de partículas tornou-se ainda mais precisa. O barulho do equipamento continua a ser notável, mas não está perto de ser o mais barulhento do mercado, o que é um ponto positivo por se tratar de um equipamento com um grande poder de sucção.

Dyson Gen5detect absolute

O Dyson Gen5detect Absolute pode ser o único aspirador da casa sem problema algum na grande maioria dos cenários, algo que poucos aspiradores verticais conseguem fazer, sendo estes equipamentos geralmente associados a equipamentos de manutenção diária e não como sendo o aspirador principal da casa.

Como referido, o Dyson Gen5detect Absolute pode ser adquirido por um PVPR de 999€.

Compra recomendada Techbit 2023

Agradecemos à Dyson por nos ter disponibilizado o Dyson Gen5detect Absolute para análise.

Dyson Gen5detect Absolute

999€
9.4

Qualidade de construção

9.5/10

Qualidade de aspiração

9.5/10

Manuseio

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Montagem

9.5/10

Pros

  • Autonomia
  • Acessórios variados incluídos
  • Força de sucção

Contras

  • Tempo de carregamento
  • Peso
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory