Análise Eufy X10 Pro Omni – Um aspirador tudo em um que aspira, lava e seca a mopa

Manter a casa limpa é algo que dá bastante trabalho e obriga a gastar tempo regularmente para manter tudo em condições.

Embora não seja possível eliminar por completo certas tarefas domésticas, a tecnologia já permite poupar algum tempo e reduzir a cadência com que as realizamos a fundo em nossa casa.

Os robots aspirador são um excelente exemplo disso, uma vez que podem aspirar e limpar a nossa casa, de forma automática, quando não estamos em casa ou com uma regularidade definida pelo utilizador.

Nas últimas semanas tivemos em análise o Eufy X10 Pro Omni, um dos modelos mais completos do mercado que, além de aspirar e lavar o chão, realiza ainda toda a sua limpeza trocando a água suja por água limpa e ainda lava e seca a sua mopa.

Conheça a nossa opinião e análise a este equipamento.

eufy X10 Pro Omni analise
Publicidade

Eufy X10 Pro Omni Review – Um dos aspiradores robot mais completo que poderá ter em sua casa

Para quem não conhece, a Eufy é uma marca que tem crescido bastante nos últimos meses, com grandes destaque nos produtos de segurança e de limpeza.

Anteriormente já comprovámos a qualidade das suas câmaras de vigilância, com a câmara de exterior com iluminação Eufy S100 e a câmara de interior Eufy E220, e tivemos agora a oportunidade de testar um outro produto, o novo aspirador robot Eufy X10 Pro Omni.

O eufy X10 Pro Omni conta com uns impressionantes 8000 Pa de força de aspiração e com um sistema de auto-limpeza completo para que o utilizador tenha o menor trabalho possível na manutenção deste aspirador.

eufy X10 Pro Omni analise

Além da enorme força de aspiração, conta com um sistema de mopa MopMaster 2.0 que conta com duas dois panos rotativos e vibratórios que permite 180 rotações por minuto e exercem uma força de 1 Kg sobre o chão.

A escova multisuperfície conta com uma uma parte de pelo e outra de borracha que permite uma melhor captação de sujidade, especialmente nos tapetes e carpetes. Conta também com uma tecnologia que permite cortar os cabelos e pelos que ficam presos na escova para facilitar a manutenção.

A navegação é garantida pela tecnologia AI.See, que usa algoritmos de inteligência artificial para evitar mais de 100 objetos.

Conta também com tecnologia iPath™ para mapear toda a casa e criar rotas inteligentes de limpeza através de navegação a laser.

eufy X10 Pro Omni analise

Com a base Omni Station que oferece 5 funcionalidades num único sítio. Além de carregar o eufy X10 Pro Omni permite esvaziar o lixo no reservatório do robot, lavar as mopas, esvaziar a água suja e reabastecer com água nova e, ainda, secar as mopas.

Este é assim um dos robot aspiradores mais completo do mercado e pode ser adquirido por 799€, podendo usufruir de um desconto de 100€ com o código WS24T2351.

Na caixa

  • eufy X10 Pro Omni
  • Base de carregamento
  • Manuais
eufy X10 Pro Omni analise

Design e qualidade de construção

O eufy X10 Pro Omni é um robot aspirador com construção em plástico e disponível na cor preto/cinza escuro.

Ao contrário do habitual neste tipo de robots, não é totalmente circular, apresentando em vez disso uma forma mais quadrangular com as extremidades arredondadas para chegar melhor aos cantos.

eufy X10 Pro Omni analise

No topo, encontramos três botões – um para ligar/parar, outro para retornar à base e um último para ativar a segurança para crianças.

eufy X10 Pro Omni analise

Ainda no topo, encontramos uma área para o sensor LiDAR, enquanto na frente e laterais encontramos diversos sensores e uma câmara com luz LED para iluminação com aspiração sem luz ambiente.

eufy X10 Pro Omni analise

Por baixo, encontramos uma escova rotativa, assim como uma escova multisuperfícies de borracha com sistema lâmina para corte de cabelos e pelos que fiquem presos.

Já a base, apresenta um tamanho acima do habitual, justificado por apresentar-se como um sistema 5 em 1.

Além de carregar o robot, permite ainda armazenar água limpa, água suja, recolher o lixo, lavar as mopas e ainda as secar, tudo num único espaço e garantindo uma limpeza e higienização completa.

eufy X10 Pro Omni analise

App Eufy Clean e configuração

O eufy X10 Pro Omni pode ser controlado através da aplicação Eufy Clean disponível para Android e iOS.

A configuração é bastante simples e bastam apenas alguns passos para configurar este robot aspirador e conectá-lo à nossa rede Wi-Fi.

Depois de tudo instalado, passamos a conseguir controlar a operação do eufy X10 Pro Omni a partir de qualquer lugar usando apenas o smartphone.

A aplicação Eufy Clean não é a mais intuitiva, mas após explorarmos as opções, rapidamente percebemos como personalizar a operação deste aspirador.

eufy X10 Pro Omni analise

Ao entrar na aplicação temos um ecrã inicial que nos permite ver o estado do robot e onde podemos adicionar cenários personalizados para ser mais rápido iniciar uma limpeza.

Ao carregar no botão “Entrar” entramos no menu de controlo do eufy X10 Pro Omni onde encontramos várias informações.

eufy X10 Pro Omni analise

Na primeira utilização é necessário mapear a casa, algo que pode fazer através de uma primeira aspiração ou através de um modo rápido que utiliza a câmara para criar um mapa virtual rapidamente.

Depois de criado o mapa, pode alterar as áreas e os nomes de cada uma das zonas para definir cada divisão ou corrigir erros de mapeamento. No mapa, conseguimos também saber em tempo real onde se encontra o robot.

eufy X10 Pro Omni analise

Com o mapa completo, basta iniciar a limpeza, podendo personalizar os seguintes parâmetros:

  • A intensidade de limpeza (de rápido a profundo),
  • Se pretende apenas aspirar, apenas esfregona ou ambos
  • Escolher a força de sucção entre silencioso e máximo
  • Definição do nível de água de baixo a elevado.
eufy X10 Pro Omni analise

Existe ainda a opção de modo inteligente que, através de IA, adapta a frequência de limpeza e divisões de forma automática, e a limpeza profunda completa para uma limpeza mais lenta, mas com maior detalhe junto às bordas das paredes.

No mesmo ecrã, além deste modo, onde escolher o separador cómodo para escolher individualmente as áreas a limpar e o modo zona para desenhar no mapa onde quer que a limpeza seja realizada.

A qualquer momento pode também pedir ao aspirador para esvaziar o pó, lavar e secar a esfregona e acompanhar o nível de água limpa no depósito.

eufy X10 Pro Omni analise

Durante a aspiração, pode também acompanhar em tempo real a posição do aspirador no mapa.

Entrando nas definições, temos acesso à gestão multimapa para quem quer aspirar diversas localizações como o mesmo robot. Deixamos apenas um alerta que em zonas onde não exista uma base, a app não permite iniciar a lavagem com esfregona.

Pode ainda acompanhar o histórico de limpeza, definir a frequência de esvaziamento do lixo e lavagem da mopa e o tempo de secagem da mopa, definir o idioma do robot e controlar as definições do AI.See.

Para as carpetes, é possível escolher se pretende apenas aspirar nesta área ou evitá-las ou manter uma lavagem normal com esfregona. Inclui ainda a tecnologia BoostIQ que aumenta automaticamente a potência de aspiração quando reconhece uma carpete.

eufy X10 Pro Omni analise

O eufy X10 Pro Omni pode ser também integrado com a Amazon Alexa e o Google Home para controlo remoto e integração com automatismos de smart home.

eufy X10 Pro Omni analise

Base de carregamento e auto-limpeza

Uma das grandes novidades deste robot é a base que o acompanha que permite realizar automaticamente toda a sua limpeza sem interação humana.

No lado esquerdo, encontramos o depósito da agua limpa de 3L e outro depósito para água suja que é retirada do robot depois da limpeza. Conta ainda com depósito de lixo de 2.5L e um sistema de secagem de mopas.

eufy X10 Pro Omni analise

Ao iniciar a limpeza, o eufy X10 Pro Omni começa por carregar a água limpa e lavar as mopas antes de sair para aspiração. No final, quando regressa à base, o lixo é recolhido e as mopas são lavadas e secas.

eufy X10 Pro Omni analise

Através da aplicação, pode personalizar algumas definições da auto-limpeza durante a aspiração, tal como a frequência com que recolhe o lixo (num intervalo entre 15 e 60 minutos) e ainda a frequência com que lava as mopas (num intervalo entre 15 a 25 minutos). Ou seja, enquanto limpa a casa, o robot faz diversas visitas à base para estas tarefas.

Após a conclusão da limpeza, é realizada então a última recolha de lixo, as mopas são novamente lavadas e passam por um processo final de secagem a 45ºC para remover o mau odor e prevenir a proliferação de bactérias. A secagem pode também ser configurada entre 2, 3 e 4 horas.

eufy X10 Pro Omni analise

AI.seen – Navegação por inteligência artificial e privacidade

O eufy X10 Pro Omni utiliza a navegação por LiDAR para conhecer a casa e navegar pelas divisões, mesmo sem luz.

No entanto, para melhorar a navegação e evitar o choque com objetos, especialmente os indesejados para quem tem animais de estimação, este robot inclui a AI.Seen para navegação por inteligência artificial.

Com esta tecnologia, este robot é capaz de reconhecer mais de 100 objetos e evitar o choque com estes.

eufy X10 Pro Omni analise

Na aplicação é possível acompanhar a identificação destes objetos, embora nem sempre seja bem classificado.

eufy X10 Pro Omni analise

No entanto, embora a identificação seja incorreta, a verdade é que o robot consegue detetá-los e, na maior parte das vezes, evitá-los parando antes mesmo de chocar com eles.

No entanto, esta é uma tecnologia que ainda tem de ser melhorada de forma a que o eufy X10 Pro Omni consiga evitar totalmente ficar preso em certos objetos.

Quando a luz é insuficiente para a câmara detetar objetos, é ativa uma Luz LED que ilumina o caminho e dá condições à câmara para funcionar.

eufy X10 Pro Omni analise

Na nossa experiência, esta é uma funcionalidade útil e que ajuda a reduzir o choque com objetos e a contorná-los melhor, embora faça com que o robot acabe por falhar a limpeza de certas zonas. Por exemplo, percebemos que o robot nunca vai atrás das cortinas aspirar por as reconhecer como um obstáculo.

Para garantir a segurança dos utilizadores, a Eufy garante que as imagens não são armazenadas, além do eufy X10 Pro Omni cer certificado com o standard de cibersegurança TUV Rheinland ETSI 303 645.

Experiência de utilização e limpeza

Olhando à nossa experiência, o eufy X10 Pro Omni apresenta um bom desempenho, conseguindo manter a casa limpa e lavada sem grande esforço.

Aspiração

Com força de aspiração até 8000 Pa, este aspirador é útil para quem tem animais de estimação, uma vez que apresenta uma força para aspirar os pelos deixados pela casa.

Quando escolhido o modo de limpeza profunda completa, o próprio robot tira partido do seu formato mais quadrangular para conseguir chegar com maior sucesso aos cantos e junto aos rodapés.

eufy X10 Pro Omni analise

Sentimos, no entanto, e como já referimos anteriormente, que com o AI.Seen ativo existem cantos que acabam por não ser tão bem limpos uma vez que o reconhecimento de objetos acaba por afastar o robot como é o caso das cortinas.

Ainda para quem tem animais de estimação em casa ou para quem costuma perder muito cabelo, o eufy X10 Pro Omni apresenta também uma funcionalidade interessante.

eufy X10 Pro Omni analise

Junto à escova multissuperfície existe uma área cortante que permite destruir os cabelos enrolados em forma da escova e, assim, impedir que o robot deixe de funcionar devido a bloqueios oriundos deste tipo de elementos.

No caso das carpetes, o eufy X10 Pro Omni reconhece automaticamente esta área e aumenta, quando necessário, a força de aspiração para recolher o lixo.

eufy X10 Pro Omni analise

Este sistema funciona bastante bem e a limpeza das carpetes é realizada sem grandes problemas e de forma eficiente.

Quer seja em cerâmica ou em flutuante, este aspirador mostrou sempre um bom desempenho na aspiração.

eufy X10 Pro Omni analise

Mopa

O eufy X10 Pro Omni usa o novo sistema de mopas MopMaster 2.0 que permite até 180 rotações por minuto e uma pressão até 1 KG no chão.

Desta forma, e juntamente com o movimento circular, pretende replicar o movimento e força aplicada por uma pessoa a esfregar o chão.

eufy X10 Pro Omni analise

Em termos de limpeza este sistema funciona bastante bem, com a mopa a esfregar de forma eficiente o chão e a remover grande parte das manchas mais superficiais. No entanto, com manchas mais entranhadas, nem sempre foi possível limpar com o aspirador tendo de ser realizada a limpeza de forma manual.

Embora não seja perfeito, este é um sistema que se mostrou bastante competente e capaz de lavar regularmente a casa. Caso pretenda, a Eufy vende também um frasco de detergente que pode ser adicionada à água.

eufy X10 Pro Omni analise

No caso dos tapetes, ao reconhecer que se aproxima de uma carpete, a mopa sobe 12 mm para garantir que não os enche de água.

Navegação

Em termos de navegação, o eufy X10 Pro Omni começa por aspirar os limites de cada divisão para depois fazer uma passagem pelo meio.

Embora por vezes pareça desorientado, acaba por realizar uma navegação precisa e completa que cobre todos os espaços de cada divisão.

O sistema de navegação por laser associado à luz LED de apoio à câmara permitem aspirar em qualquer altura, inclusive durante a noite com a casa sem qualquer tipo de luz.

eufy X10 Pro Omni analise

Controlo manual e Limpeza por seguimento automático

Tal como acontece em robots doutras marcas, também o eufy X10 Pro Omni pode ser controlado atrevés de um smartphone.

Para isso, basta aceder à aplicação, ativar o comando e controlar como se este robot se tratrasse de um carro telecomandado.

eufy X10 Pro Omni analise

Além disso, a Eufy tem também em testes um sistema de seguimento automático, bastando que o utilizador bata com o pé de forma prolongada na lateral do robot para que este o siga, enquanto aspira pelo caminho, até ao ponto da casa que pretende.

eufy X10 Pro Omni analise

Autonomia

O eufy X10 Pro Omni inclui duas baterias de 2600 mAh que permitem uma autonomia de 100 minutos no modo de aspiração máximo ou 210 minutos no modo silencioso.

Caso estejamos a aspirar e lavar, a autonomia passa para 150 minutos no modo silencioso e 90 minutos no modo de aspiração máxima.

Pela nossa experiência, uma aspiração e lavagem de 51 minutos, numa área de 43 m2, gastou menos de 50% no modo padrão.

eufy X10 Pro Omni analise

Opinião do eufy X10 Pro Omni

O eufy X10 Pro Omni é um dos melhores robot aspiradores do mercado face ao seu preço.

Embora haja ainda margem para melhorar, com especial foco no software, a verdade é que é praticamente autónomo dando uma grande ajuda na limpeza diária de casa.

eufy X10 Pro Omni analise

A base é um pouco grande, justificada por incluir depósito de água limpa, água suja e recolha de lixo, mas a verdade é que opera totalmente sozinha sem necessidade do utilizador para nada.

Em termos de limpeza, a aspiração é competente e tira proveito dos 8000 pA para garantir que todo o lixo é recolhido. Já a mopa, aplica uma pressão de até 1 kg com 180 rotações por minuto, permitindo retirar grande parte das manchas que se encontram no chão.

eufy X10 Pro Omni analise

Este é assim um dos robot aspiradores mais completo do mercado e pode ser adquirido por 799€, podendo usufruir de um desconto de 100€ com o código WS24T2351.

compra recomendada techbit

O Techbit agradece à Eufy a cedência do eufy X10 Pro Omni para análise.

eufy X10 Pro Omni

799€
8.6

Limpeza

8.5/10

Funcionalidades

9.0/10

Autonomia

9.0/10

Navegação

8.5/10

Configuração e App

8.0/10

Pros

  • Auto-limpeza sem interação do utilizador
  • Navegação com inteligência artificial

Contras

  • Navegação e deteção de objetos tem de ser melhorada
Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X