Nos últimos anos temos visto a uma revolução da fotografia nos smartphones, com vários fabricantes a apostar fortemente na evolução deste componente.
Além das novas tecnologias em termos de sensores mobile, também diversas marcas têm estabelecido parcerias com grandes fabricantes de fotografia – como a Xiaomi e a Leica ou a OPPO e a Hasselblad – na tentativa de otimizar os algoritmos e usufruir da sua experiência no setor.
O desenvolvimento das câmaras mobile tem levado a que os smartphones consigam substituir os as câmaras compactas mais simples e passar a ser um companheiro de dia a dia para fotografia assegurando uma boa qualidade como nos foi mostrado no recente desafio de fotografia lançado para promover o Xiaomi 13.
Para tornar a fotografia com o smartphone mais simples, hoje partilhamos a análise ao G-Grip, um pequeno acessório bluetooth que permitir adicionar um grip com shutter bluetooth ao seu smartphone e facilitar e tornar mais confortável o manejar do smartphone.
G-Grip by Greg Williams Review – Uma forma simples e ergonómica de captar fotografias com o smartphone
Os smartphones são hoje uma boa ferramenta de fotografia e substituem, em muitos casos, uma câmara fotográfica para captar os mais diversos momentos.
No entanto, e para quem gosta de fazer longas jornadas de fotografia, é fácil perceber que este não é o equipamento mais ergonómico para usar nestas situações. A operação exige, na maior parte das vezes, o uso das duas mãos e para captar uma fotografia é necessário carregar no ecrã ou no botão de volume.
Para facilitar esta operação, o fotógrafo Greg William desenvolveu um pequeno acessório que permite facilitar o manuseio do smartphone e captar fotografias com apenas uma mão, como se de uma máquina se tratasse.
Falamos do G-Grip by Greg Williams, um pequeno grip que pode ser acoplado ao smartphone e que, além de uma textura antiderrapante, oferece ainda um botão de captura no topo para facilitar a operação de tirar uma fotografia.
Este equipamento conecta ao smarphone através de uma ligação bluetooth e oferece uma autonomia anunciada de 20 horas em utilização e 4000 horas em standby.
De forma a não importunar a utilização normal do smartphone, este equipamento utiliza um sistema de slide, sendo uma pequena e fina base acoplada ao smartphone e o grip colocado ou retirado sempre que é necessário.
O G-Grip é compatível com Android e iOS e exige Android 4.2 ou superior e iOS 6 ou superior e uma ligação de Bluetooth 4.0 ou mais recente. Além disso, obriga a que seja possível captar fotografias com o botão de volume.
O carregamento é realizado através de um conector USB-C.
Na caixa
- G-Grip
- 2 suportes para colar no smartphone
- Acessório para instalação do suporte
- Manuais
Aspeto e design
O G-Grip é um pequeno equipamento que se pode acoplar ao smartphone. Este é construído em plástico e apresenta algumas zonas com apontamentos de muitas mini borrachas em forma do logo da empresa para facilitar o manuseio.
O grip tem 6 cm de altura e 2.5 cm de largura e pesa 24 gramas. Já o suporte que fica acoplado ao smatphone, tem 4.5 cm de altura e 1.5 cm de largura.
No topo, encontramos um botão de captura em borracha com o logo da marca recortado.
Em baixo, está localizada a patilha que permite desprender o grip do suporte acoplado no smartphone.
Na parte traseira, encontramos a zona de encaixe de suporte e o USB-C para carregamento.
Por fim, no lado esquerdo, encontramos um pequeno LED que indica o estado.
Instalação do G-Grip
A instalação do G-Grip é fácil de realizar. É apenas necessário colar o suporte no smartphone utilizando uma fita 3M que já vem colocada na peça.
Para facilitar o posicionamento e para que não fique mal colocado, o fabricante colocou na caixa um pequeno acessório para ajudar na montagem que permite encaixar na traseira do smartphone e saber a posição exata onde tem de ser colado.
Depois, é só tirar a proteção da fita adesiva e colar no sítio indicado.
Por fim, basta inserir o grip no suporte, deslizando-o no suporte até que este encaixe e a patilha encaixe.
Este suporte tanto pode ser adicionado no próprio smartphone como numa capa, embora neste último possa dar uma maior sensação de insegurança caso a capa não seja muito rígida.
Configuração e utilização do G-Grip
Para configurar o G-Grip é necessário manter carregado o botão do shutter até que a luz LED comece a piscar.
Depois, aceda às definições de Bluetooth no seu smartphone e emparelhe o G-Grip com o seu equipamento.
A partir do momento que estiver conectado, o G-Grip está pronto a utilizar. Fora da aplicação câmara, o clique no botão irá ser considerado como aumento de volume, pelo menos no nosso smartphone, sendo a sua utilidade exclusiva da aplicação da câmara.
Em termos de utilização, este grip é bastante útil. Torna o manuseio do smartphone muito mais próximo de uma câmara fotográfica e permite que as fotografias sejam captadas com apenas uma mão de forma segura e sem existir o receio de deixar cair o equipamento, muito também pela superfície antiderrapante que oferece.
Quanto ao botão, este responde bastante bem e, mal se carrega no mesmo, a fotografia é logo captada, não existindo um tempo de espera para que a ação ocorra.
Coloca e retirar o grip é também bastante simples, bastando carregar na patilha para que ele se solte. O suporte é pouco precetível no bolso ou na utilização, embora seja sempre uma camada adicional na traseira do equipamento.
Quando desligado, basta realizar um toque longo no botão de captação de fotografia para que ele acorde e conecte automaticamente ao smartphone. Esta ligação é realizada em segundos.
Em termos de bateria, a autonomia é bastante longa, cumprindo com o anunciado pela marca.
A maior ponto negativo deste conjunto é o facto do grip, quando não utilizado, ter de ser arrumado em algum lado. Não existe uma boa alternativa a isto, uma vez que a dimensão impede a que esteja sempre conectado, embora depois seja um objeto que é necessário guardar no bolso ou numa mala e não esquecer quando se sai de casa. No entanto, isto é tão natural como qualquer outro acessório que se possa acoplar ao smartphone.
Em resumo…
O G-Grip não é um acessório em que qualquer utilizador vá dar valor. Este é útil para quem é fã de fotografia e acaba por usar diversas vezes o seu smartphone para este efeito, realizando longas jornadas de fotografia.
Embora ocupe o seu espaço, o suporte que fixa ao smartphone não ocupa grande espaço e acaba por não estorvar em nada a utilização normal do smartphone.
No entanto, a sua utilização é bem prática no momento de tirar fotografias. O manuseio do smartphone torna-se mais natural e próximo ao de uma câmara fotográfica e a captação de fotografias passa a ser realizado por um botão colocado no topo do suporte.
O facto de ser construído com apontamento em borracha, permite que este não escorregue e que ofereça uma maior segurança na sua utilização.
A autonomia também não desilude e cumpre as 20 horas anunciadas pela marca.
Desenhado por um fotógrafo para fotografos ou amantes de fotografia, esta é sem dúvida uma excelente adição ao smartphone.
No entanto, peca pelo preço, uma vez que tem um custo de 69€ que é, sem dúvida, um ponto negativo. Como é expedido do Reino Unido, que já não faz parte da União Europeia, poderão ainda existir alguns custos alfandegários no transporte. Este equipamento pode ser adquirido na loja oficial da marca.
O Techbit agradece à G-Grip by Greg Williams a cedência do G-Grip para análise.