Análise G-Grip – Um acessório útil para os fãs de fotografia com smartphone

Nos últimos anos temos visto a uma revolução da fotografia nos smartphones, com vários fabricantes a apostar fortemente na evolução deste componente.

Além das novas tecnologias em termos de sensores mobile, também diversas marcas têm estabelecido parcerias com grandes fabricantes de fotografia – como a Xiaomi e a Leica ou a OPPO e a Hasselblad – na tentativa de otimizar os algoritmos e usufruir da sua experiência no setor.

O desenvolvimento das câmaras mobile tem levado a que os smartphones consigam substituir os as câmaras compactas mais simples e passar a ser um companheiro de dia a dia para fotografia assegurando uma boa qualidade como nos foi mostrado no recente desafio de fotografia lançado para promover o Xiaomi 13.

Para tornar a fotografia com o smartphone mais simples, hoje partilhamos a análise ao G-Grip, um pequeno acessório bluetooth que permitir adicionar um grip com shutter bluetooth ao seu smartphone e facilitar e tornar mais confortável o manejar do smartphone.

g-grip review
Publicidade

G-Grip by Greg Williams Review – Uma forma simples e ergonómica de captar fotografias com o smartphone

Os smartphones são hoje uma boa ferramenta de fotografia e substituem, em muitos casos, uma câmara fotográfica para captar os mais diversos momentos.

No entanto, e para quem gosta de fazer longas jornadas de fotografia, é fácil perceber que este não é o equipamento mais ergonómico para usar nestas situações. A operação exige, na maior parte das vezes, o uso das duas mãos e para captar uma fotografia é necessário carregar no ecrã ou no botão de volume.

Para facilitar esta operação, o fotógrafo Greg William desenvolveu um pequeno acessório que permite facilitar o manuseio do smartphone e captar fotografias com apenas uma mão, como se de uma máquina se tratasse.

g-grip review

Falamos do G-Grip by Greg Williams, um pequeno grip que pode ser acoplado ao smartphone e que, além de uma textura antiderrapante, oferece ainda um botão de captura no topo para facilitar a operação de tirar uma fotografia.

Este equipamento conecta ao smarphone através de uma ligação bluetooth e oferece uma autonomia anunciada de 20 horas em utilização e 4000 horas em standby.

De forma a não importunar a utilização normal do smartphone, este equipamento utiliza um sistema de slide, sendo uma pequena e fina base acoplada ao smartphone e o grip colocado ou retirado sempre que é necessário.

g-grip review

O G-Grip é compatível com Android e iOS e exige Android 4.2 ou superior e iOS 6 ou superior e uma ligação de Bluetooth 4.0 ou mais recente. Além disso, obriga a que seja possível captar fotografias com o botão de volume.

O carregamento é realizado através de um conector USB-C.

Na caixa

  • G-Grip
  • 2 suportes para colar no smartphone
  • Acessório para instalação do suporte
  • Manuais

Aspeto e design

O G-Grip é um pequeno equipamento que se pode acoplar ao smartphone. Este é construído em plástico e apresenta algumas zonas com apontamentos de muitas mini borrachas em forma do logo da empresa para facilitar o manuseio.

g-grip review

O grip tem 6 cm de altura e 2.5 cm de largura e pesa 24 gramas. Já o suporte que fica acoplado ao smatphone, tem 4.5 cm de altura e 1.5 cm de largura.

g-grip review

No topo, encontramos um botão de captura em borracha com o logo da marca recortado.

g-grip review

Em baixo, está localizada a patilha que permite desprender o grip do suporte acoplado no smartphone.

g-grip review

Na parte traseira, encontramos a zona de encaixe de suporte e o USB-C para carregamento.

g-grip review

Por fim, no lado esquerdo, encontramos um pequeno LED que indica o estado.

Instalação do G-Grip

A instalação do G-Grip é fácil de realizar. É apenas necessário colar o suporte no smartphone utilizando uma fita 3M que já vem colocada na peça.

Para facilitar o posicionamento e para que não fique mal colocado, o fabricante colocou na caixa um pequeno acessório para ajudar na montagem que permite encaixar na traseira do smartphone e saber a posição exata onde tem de ser colado.

g-grip review

Depois, é só tirar a proteção da fita adesiva e colar no sítio indicado.

g-grip review

Por fim, basta inserir o grip no suporte, deslizando-o no suporte até que este encaixe e a patilha encaixe.

g-grip review

Este suporte tanto pode ser adicionado no próprio smartphone como numa capa, embora neste último possa dar uma maior sensação de insegurança caso a capa não seja muito rígida.

Configuração e utilização do G-Grip

Para configurar o G-Grip é necessário manter carregado o botão do shutter até que a luz LED comece a piscar.

Depois, aceda às definições de Bluetooth no seu smartphone e emparelhe o G-Grip com o seu equipamento.

A partir do momento que estiver conectado, o G-Grip está pronto a utilizar. Fora da aplicação câmara, o clique no botão irá ser considerado como aumento de volume, pelo menos no nosso smartphone, sendo a sua utilidade exclusiva da aplicação da câmara.

g-grip review

Em termos de utilização, este grip é bastante útil. Torna o manuseio do smartphone muito mais próximo de uma câmara fotográfica e permite que as fotografias sejam captadas com apenas uma mão de forma segura e sem existir o receio de deixar cair o equipamento, muito também pela superfície antiderrapante que oferece.

g-grip review

Quanto ao botão, este responde bastante bem e, mal se carrega no mesmo, a fotografia é logo captada, não existindo um tempo de espera para que a ação ocorra.

g-grip review

Coloca e retirar o grip é também bastante simples, bastando carregar na patilha para que ele se solte. O suporte é pouco precetível no bolso ou na utilização, embora seja sempre uma camada adicional na traseira do equipamento.

g-grip review

Quando desligado, basta realizar um toque longo no botão de captação de fotografia para que ele acorde e conecte automaticamente ao smartphone. Esta ligação é realizada em segundos.

Em termos de bateria, a autonomia é bastante longa, cumprindo com o anunciado pela marca.

A maior ponto negativo deste conjunto é o facto do grip, quando não utilizado, ter de ser arrumado em algum lado. Não existe uma boa alternativa a isto, uma vez que a dimensão impede a que esteja sempre conectado, embora depois seja um objeto que é necessário guardar no bolso ou numa mala e não esquecer quando se sai de casa. No entanto, isto é tão natural como qualquer outro acessório que se possa acoplar ao smartphone.

g-grip review

Em resumo…

O G-Grip não é um acessório em que qualquer utilizador vá dar valor. Este é útil para quem é fã de fotografia e acaba por usar diversas vezes o seu smartphone para este efeito, realizando longas jornadas de fotografia.

g-grip review

Embora ocupe o seu espaço, o suporte que fixa ao smartphone não ocupa grande espaço e acaba por não estorvar em nada a utilização normal do smartphone.

g-grip review

No entanto, a sua utilização é bem prática no momento de tirar fotografias. O manuseio do smartphone torna-se mais natural e próximo ao de uma câmara fotográfica e a captação de fotografias passa a ser realizado por um botão colocado no topo do suporte.

g-grip review

O facto de ser construído com apontamento em borracha, permite que este não escorregue e que ofereça uma maior segurança na sua utilização.

A autonomia também não desilude e cumpre as 20 horas anunciadas pela marca.

Desenhado por um fotógrafo para fotografos ou amantes de fotografia, esta é sem dúvida uma excelente adição ao smartphone.

g-grip review

No entanto, peca pelo preço, uma vez que tem um custo de 69€ que é, sem dúvida, um ponto negativo. Como é expedido do Reino Unido, que já não faz parte da União Europeia, poderão ainda existir alguns custos alfandegários no transporte. Este equipamento pode ser adquirido na loja oficial da marca.

O Techbit agradece à G-Grip by Greg Williams a cedência do G-Grip para análise.

G-Grip

69€
8.9

Qualidade de construção

9.0/10

Facilidade de instalação

10.0/10

Usabilidade

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Preço

7.0/10

Pros

  • Torna o smartphone mais ergonómico para fotografia
  • Fácil de instalar e usar

Contras

  • Preço
Participe no passatempo:
passatempo xiaomi smart band 8

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory