Análise Google Pixel 8 Pro – Um smartphone de excelência apoiado pela IA

O mercado dos smartphones está repleto de opções para todos os gostos e carteiras.

No entanto, nenhum consegue entregar a verdadeira experiência Android com os Google Pixel que chegaram este ano a Portugal.

Depois do Pixel 7A e do Pixel 8, agora revelamos a nossa análise ao Google Pixel 8 Pro, o equipamento mais completo da Google.

Fique a conhecer a nossa opinião sobre este equipamento.

Analise Google Pixel 8 Pro
Publicidade

Google Pixel 8 Pro Review – Um dos smartphones mais completos dentro do ecossistema Android

A Google decidiu, finalmente, introduzir os seus smartphones no mercado português com o lançamento dos Pixel 7a, Pixel 8 e Pixel 8 Pro.

Estes smartphones simbolizam a verdadeira experiência do Android além de explorarem todas as potencialidades atuais da inteligência artificial neste tipo de equipamentos.

Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de testar tanto o Pixel 7a com o Pixel 8, que surpreenderam pelo seu desempenho, funcionalidades e fotografia. Agora, tivemos a oportunidade de testar o modelo mais completo, o Google Pixel 8 Pro.

Este smartphone apresenta um ecrã OLED LTPO de 6.7″ com resolução 1344 x 2992px, taxa de atualização de 120 Hz, HDR10+ e brilho de 2400 nits em pico para uma melhor legibilidade ao sol. O ecrã é protegido por uma camada de Gorilla Glass Victus 2.

Analise Google Pixel 8 Pro

O processador é o Tensor G3, desenvolvido pela própria Google, e conta ainda com GPU Immortalis-G715s MC10, 12 GB de RAM e 128/256/512 GB ou 1 TB de armazenamento interno UFS 3.1.

Para fotografia, o Google Pixel 8 Pro integra um sistema de 3 câmaras liderado por um sensor de 50 MP com f/1.7, 25mm, 1/1.31″, 1.2µm, OIS e focagem por laser multizona.

A acompanhar está um sensor ultra grande angular de 48 MP com f/2.0, 126˚ e 0.8µm e um sensor periscópico de 48 MP com f/2.8, 113mm, 1/2.55″, 0.7µm, OIS e zoom ótico de 5x. A câmara frontal é de 10.5 MP com f/2.2, 20mm, 1/3.1″ e 1.22µm.

Analise Google Pixel 8 Pro

A bateria é de 5050 mAh e conta com carregamento rápido com fios de 30W, carregamento sem fios a 23W e carregamento reverso.

Conta ainda com colunas stereo, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac/6e/7, Bluetooth 5.3, USB Type-C 3.2, sensor de impressões digitais debaixo do ecrã, suporte a Ultra Wideband (UWB), IP68 e é Dual SIM com recurso a um ecrã NanoSIM e outro eSIM.

O sistema operativo é o Android 14, estando já disponível o Android 15 Developer Preview.

Na caixa

  • Google Pixel 8 Pro
  • Cabo USB-C para USB-C
  • Manuais
  • Pin para ejetar slot de cartão SIM

Design e qualidade de construção

O Google Pixel 8 Pro apresenta uma boa qualidade de construção com uso de bons materiais. A estrutura é de alumínio, enquanto a traseira traz um vidro mate que lhe dá um aspeto bastante elegante.

Analise Google Pixel 8 Pro

Na frente, encontramos um ecrã que ocupa grande parte da parte frontal, com molduras mínimas, com a câmara frontal a ocupar um recorte na parte superior.

Analise Google Pixel 8 Pro

Do lado direito localizam-se os botões de controlo de volume de ligar/desligar, mas numa posição que confunde ao início. Habitualmente, o botão de som fica por cima do botão de ligar, algo que está invertido neste smartphone e que obriga a alguma habituação inicial.

Analise Google Pixel 8 Pro

Do lado esquerdo, temos apenas o slot para um cartão SIM.

Analise Google Pixel 8 Pro

Por cima, encontramos um microfone e a antena, enquanto na parte inferior se localizam as duas colunas e o conector USB-C.

Por fim, atrás, está uma saliência significativa, em alumínio, que abriga o módulo de câmaras, com 3 sensores, juntamente com o flash LED e o termómetro.

Analise Google Pixel 8 Pro

Manuseamento e ergonomia

O Google Pixel 8 Pro não é excessivamente grande e encaixa bastante bem na mão. Os botões estão bem posicionados e permitem uma boa interação apenas com uma mão.

A traseira é, no entanto, bastante escorregadia, o que obriga a ter cuidado no manuseamento ou a usar uma capa.

Analise Google Pixel 8 Pro

O uso da capa ajuda também a resolver a saliência da câmara, algo que pode ser vantajoso, uma vez que esta área está bem destacada.

Analise Google Pixel 8 Pro

Ecrã

O ecrã do Google Pixel 8 é, atualmente, um dos melhores do mercado.

As cores são reproduzidas de forma muito fiel, existem bons ângulos de visão e nota-se um elevado feedback do ecrã ao toque.

Para quem usa película, a Google adicionou uma opção que permite aumentar a sensibilidade no ecrã para combater a perda que possa existir com a película.

Analise Google Pixel 8 Pro

Colunas e microfone

Em termos de som, o Google Pixel 8 está muito acima da média.

As duas colunas estereo, na parte inferior, transmitem um som com um volume bastante alto, mas que é ao mesmo tempo bastante equilibrado e envolvente para um smartphone.

Já da parte do altifalante, usado para chamadas, o som é extremamente alto. Se isto é ótimo para ouvir bem a outra pessoa, por vezes foi necessário baixar o volume para metade para que todos em volta não ouçam a outra pessoa falar.

Já em termos de captação de som, os microfones do Google Pixel 8 Pro captam bem o som e com boa sensibilidade.

Analise Google Pixel 8 Pro

Em chamadas também funcionam bastante bem, embora tenham existido momentos em que, especialmente em altifalante, a outra pessoa tinha dificuldades em ouvir.

Isto pode ser um bug relacionado com o sistema que faz anulamento do som envolvente e que poderá estar a limitar demasiado som que até inclui a minha voz.

Android 14 e inteligência artificial

A acompanhar o Google Pixel 8 Pro temos a última versão do sistema operativo da Google, o Android 14. A esta data está também já disponível o Android 15 Developer Preview, embora esteja ainda muito verde para uma utilização diária normal.

Neste smartphone encontramos o Android na sua forma mais pura, representando a verdadeira experiência do que a Google tem pensado para o seu sistema e sem alterações dos restantes fabricantes.

Todas as aplicações e jogos correm de forma exemplar, sem bugs ou arrastos, mostrando uma boa otimização do Google Pixel 8 Pro.

Analise Google Pixel 8 Pro

Infelizmente, fazem falta algumas aplicações ou funcionalidades simples que já me habituei noutros equipamentos.

Falamos, por exemplo na app de Galeria. O Google Pixel 8 Pro utiliza o Google Fotos, mas e experiência não é a melhor como visualizador das fotos da câmara.

Outra funcionalidade que faz falta é a clonagem de aplicações, para permitir, por exemplo, separar as contas pessoais e profissionais do Instagram ou a captura de ecrã com o gesto de 3 dedos.

Analise Google Pixel 8 Pro

Para além de uma excelente experiência com as funcionalidades básicas, o Google Pixel 8 Pro vem também carregada de funcionalidades baseadas em inteligência artificial.

Infelizmente, nem todas as funcionalidades estão já disponíveis em Portugal, como é o caso do Magic Composer.

No entanto, continuam a existir imensas opções baseadas em IA para explorar.

Circundar para pesquisar

A última novidade em inteligência artificial lançada para o Google Pixel 8 Pro é importada dos Samsung Galaxy S24.

O circundar para pesquisar permite utilizar qualquer elemento da imagem para fazer uma pesquisa.

Para isso, basta manter carregado o traço da navegação por gestos ou o botão central da navegação por botões e desenhar um círculo ou outra forma geométrica em volta do item que pretendemos pesquisar.

Depois, a Google irá procurar conteúdos com base na imagem que selecionou.

Analise Google Pixel 8 Pro

Google fotos

Outro lugar onde a inteligência artificial está bem disseminada é no Google Fotos.

Ao editar imagens nesta ferramenta, terá acesso a um grande número de novas ferramentas.

  • Editor mágico – Permite selecionar um objeto ou pessoa na imagem e permitir mover para outro lado ou redimensionar.
  • Melhor take em fotos de grupo – Quando capta fotos de grupo, o Google Pixel 8 Pro irá captar várias fotos para que possa escolher a melhor. como pode existir sempre alguém que fecha os olhos na melhor altura, pode escolher entre a cara nas várias fotografias e escolher a melhor, deixando para a IA a sua implementação na imagem.
  • Borracha mágica – Apague, por IA, qualquer objeto da sua fotografia.
  • Borracha mágica para áudio – Permite reduzir ou eliminar sons de trânsito, vento ou multidões das gravações de vídeo.
  • Edição com luz de retrato – Pode editar as suas selfies para corrigir a iluminação para aparentar que utilizou luz artificial para a iluminação.

IA ao serviço da câmara

Também na câmara a inteligência artificial tem um papel essencial.

Além de ajudar a escolher o melhor cenário para cada foto, permite melhorar as fotos noturnas para uma melhor captação de luz, permite gravar vídeos com efeito cinema, além de ajudar nos modos de fotografia de Destaque de movimento ou deslocamento.

Modo intérprete e resumo de gravações

Utilizando o Google assistente/Gemini, já é possível que este smartphone sirva como interprete, embora esta função não seja nada simples de utilizar ou configurar.

Analise Google Pixel 8 Pro

Há ainda a possibilidade de resumir e transcrever gravações de áudio para, com um toque, obter o texto de um áudio.

Analise Google Pixel 8 Pro

Termómetro

Outra característica que se destaca neste equipamento é o termómetro. Nos Estados Unidos já foi aprovada para medir a temperatura em humanos, mas na Europa continua limitado a objetos.

Basta aproximar o sensor, localizado na traseira debaixo do LED, de uma superfície para que a temperatura seja medida.

Analise Google Pixel 8 Pro

Segundo os nossos testes, este termómetro é relativamente confiável, transmitindo uma boa noção da temperatura.

Analise Google Pixel 8 Pro

Ao testarmos em pessoas, a temperatura será inferior ao de um habitual termómetro, algo que acaba por ser normal, mas que não existe escala da marca para perceber qual a equivalência.

Analise Google Pixel 8 Pro

Identificação de músicas ativa

O Google Pixel 8 Pro traz, também, uma funcionalidade que permite estar sempre a ouvir a música para a identificar automaticamente, como se fosse um shazam sempre disponível.

Ao identificar a música, adiciona à lista de historial de músicas com hora e data em que foram ouvidas.

Analise Google Pixel 8 Pro

Toque na traseira

Por fim, o Google Pixel 8 Pro está também preparado para executar um atalho quando é realizado um toque na traseira, debaixo da câmara.

A ação executada pode ser personalizada nas definições e pode ser, desde a abertura de uma app, ligar a lanterna ou muitas outras opções.

Analise Google Pixel 8 Pro

Desempenho

O Google Pixel 8 Pro utiliza um processador desenvolvido pela própria Google, o Tensor G3, exclusivo dos equipamentos da marca americana.

Em termos de desempenho, não há nenhum ponto a assinalar. Todos as aplicações e jogos são executados sem qualquer problema, mostrando uma performance há altura dos processadores com Snapdragon 8 Gen 3.

Termicamente, também nunca sentimos um aquecimento extremo do aquecimento, existindo apenas uma ligeira subida de temperatura com apps mais exigentes.

Em termos de benchmark, registámos os seguintes valores:

  • Antutu Benchmark V10 – 11 123 612
  • Geekbench 6 – Single-core: 1742 ; Multi-core: 4355; OpenCL: 5120

Câmaras

As câmaras são, há bastantes anos, um dos maiores destaques dos smartphones da Google.

Muito suportadas no software, e agora também na inteligência artificial, permitem tirar a melhor qualidade dos sensores para elevar a experiência de fotografia dos seus utilizadores.

Analise Google Pixel 8 Pro

No caso do Google Pixel 8 Pro, a qualidade das câmaras volta a não desiludir e estamos perante um dos melhores sistemas de câmaras do mercado.

Analise Google Pixel 8 Pro

Em fotografias de dia e bem iluminadas, como na maior parte dos smartphones, não desilude e capta fotografias com grande detalhe e cor natural.

Passando para as fotografias grande angular, e ao contrário do que acontece com muitos equipamentos, não existe uma grande perda de qualidade, com os sensores a apresentar um desempenho idêntico.

Conseguimos ainda captar fotografias com zoom de 2x e 5x. No caso das 2x, as fotografias ficam praticamente sempre com excelente qualidade. Quando passamos a 5x, nota-se a lente a mudar, e passamos a ter também uma captação, na maior parte das vezes, com uma qualidade muito acima da média, embora com maior probabilidade de ficar ligeiramente menos focado.

O zoom máximo é de 30x, já digital, mas a qualidade perde-se por completo (últimas duas imagens).

Abaixo pode encontrar alguns exemplos do mesmo ambiente e onde tirámos fotografias que vão desde os 0.5x até aos 5x de zoom para que possa comparar a qualidade.

Em macro, temos também um resultado bastante positivo. Podemos aproximar a câmara a apenas 5 cm do que pretendemos fotografar e a qualidade é bastante boa.

Na câmara dispomos ainda de diversos modos (Pro, retrato, exposição prolongada e deslocamento de ação) que permite tirar fotografias de arrasto de forma simplificada.

Passando para a fotografia noturna, o Google Pixel 8 Pro também se destaca, conseguindo captar uma boa luz e detalhe em condições um pouco mais difíceis.

Passando para a câmara frontal, os resultados são também bastante bons durante o dia e com boa qualidade durante a noite.

google pixel 8 pro analise - selfie

Já no vídeo, a qualidade registada na fotografia também se mantém, tanto de dia como de noite.

Em termos de estabilização, este módulo faz também um bom trabalho, notando-se apenas uma maior dificuldade, e como é normal, quando usamos o zoom 5x.

Está também disponíveis o modo de timelapse e câmara lenta.

Na captação de vídeo notámos num problema que poderá ser, entretanto, resolvido pela Google. Quando estamos a gravar e reduzimos o zoom para 0.5x ou aumentamos para 5x, existe uma mudança visível entre sensores.

Se na fotografia este é um efeito irritante, no vídeo este salto é visível nos vídeos e prejudica quem está a tentar fazer uma gravação contínua.

Bateria

Com uma bateria de 5050 mAh, o Google Pixel 8 Pro apresenta uma boa autonomia e gestão de bateria.

Uma carga completa dá perfeitamente para um dia inteiro de utilização intensa, conseguindo chegar ao final do dia ainda com cerca de 15 a 20%.

Já o carregamento do Google Pixel 8 Pro, embora não seja o mais rápido do mercado, consegue recuperar a totalidade da bateria em menos de 1 hora, tanto em carregamento com fios como sem fios.

Opinião do Google Pixel 8 Pro

O Google Pixel 8 Pro é a verdadeira experiência do Android conjugando o software que todos já nos habituamos com um hardware desenhado à medida.

Este smartphone apresenta-se bastante equilibrado, com bom ecrã, colunas, processador, bateria e câmaras.

O processador aguenta qualquer desafio, enquanto a bateria aguenta um dia inteiro de utilização mais intensiva.

Analise Google Pixel 8 Pro

Em fotografia, estamos perante um dos melhores smartphones do mercado, muito apoiado pelas várias funcionalidades de inteligência artificial que oferece.

Esta mesma inteligência artificial é, também, o que torna muitas vezes a utilização de algumas funcionalidades algo confusas, além de faltarem opções básicas de outas interfaces, como é o caso da captura de ecrã com deslize de 3 dedos ou a clonagem de aplicações.

Analise Google Pixel 8 Pro

O software é a versão base do Android, a experiência mais pura, que inclui apenas as funcionalidades desenvolvidas pela Google. Atualmente está na versão Android 14, mas está já disponível o Andorid 15 Developer Preview para quem é mais aventureiro e não se importa com bugs na utilização.

O Google Pixel 8 Pro está disponível a partir de 829€.

compra recomendada techbit

O Techbit agradece à Google a cedência do Google Pixel 8 Pro para análise.

Google Pixel 8 Pro

829€
9.3

Construção e design

9.0/10

Desempenho

9.5/10

Câmaras

9.5/10

Sistema operativo

9.0/10

Autonomia

9.5/10

Pros

  • Excelente desempenho
  • Câmaras
  • Autonomia

Contras

  • Escorregadio
  • Alguns bugs exporádicos
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X