Análise HP DeskJet 4220e – uma multifunções barata e ideal para pequenos negócios

O papel já não é o método mais tradicional nos dias que correm, mas uma vez por outra é necessário um formato físico para a informação, além de que muitos processos dentro do mundo empresarial ainda necessitam de cópias em papel.

Assim sendo, e a pensar em diferentes tipos de utilizadores, a HP DeskJet 4220e é uma multifunções muito elegante que oferece funcionalidades extra por um preço reduzido.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e
Publicidade

Com um design que se mostra um misto entre uma impressora de escritório e uma impressora de ter por casa, a HP DeskJet 4220e pode adaptar-se a diversos tipos de utilização.

Características gerais da HP DeskJet 4220e

Com a aposta mais sustentável que a HP tem feito nos últimos anos, a construção da HP DeskJet 4220e segue esta visão ambientalista da empresa e é construída com 60% de plástico reciclado, sendo todo o corpo da impressora feito com este material.

Apesar do plástico ser o material de eleição para a construção da multifunções, a empresa mantém os padrões de construção habituais da empresa e mostra-se bastante robusta e consistente, sem ter um peso excessivo a acompanhar esse tipo de construção (4.82kg).

Para a impressão em si, a multifunções recorre aos tinteiros 305 da HP, os mais acessíveis em termos de valor dentro dentro deste tipo de tinteiros originais da empresa.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e

No que diz respeito a funções da HP DeskJet 4220e, o utilizador pode contar com um alimentador capaz de levar até 60 folhas, capacidade de impressão e cópia, tendo ainda um tabuleiro superior que permite a cópia ou digitalização de vários documentos seguidos.

A impressora conta ainda com a possibilidade de fazer impressões frente e verso de forma manual e é compatível com o serviço HP Instant Ink, de forma a poder comunicar com a empresa e encomendar tinteiros novos antes dos atuais chegarem ao fim.

No que diz respeito a velocidades de impressão e cópia, a HP DeskJet 4220e permite uma velocidade de impressão entre os 8.5 ppm até aos 20 ppm, consoante o tipo de impressão e papel utilizado.

Segundo a própria marca, a impressora tem maiores capacidades mas é recomendada para um volume mensal de páginas entre as 100 e as 300.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e

Referente à conectividade da HP DeskJet 4220e esta conta com uma porta USB 2.0, pode ligar-se sem fios através de Wi-Fi 802.11b/g/n compatível apenas com operações de 2.4 GHz e ainda Bluetooth 4.2.

Na parte frontal da multifunções encontramos um pequeno painel distribuído na horizontal com as diversas funções de cópia, a informação do trabalho em execução, do nível dos tinteiros e do estado da ligação sem fios da impressora.

É compatível com Apple AirPrint, Chrome OS, Aplicação HP Smart e Certificação Mopria.

Inicio simples, utilização intuitiva

Uma das características mais positivas nas impressoras HP é a facilidade com que se pode começar a utilizar o equipamento.

A configuração inicial é simples e sempre guiada, devendo para tal o utilizador recorrer à aplicação HP Smart, que permite configurar a multifunções com muita rapidez e sem quase nenhuma interação do utilizador.

Após a configuração inicial que demora menos de 5 minutos, a HP DeskJet 4220e está pronta a ser utilizada.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e

Além de podermos imprimir através do smartphone ou do computador (Windows ou MacOS) é ainda possível utilizar o painel incorporado na própria impressora para copiar documentos, sendo este muito intuitivo e simples de utilizar.

Com uma barra horizontal na parte da frente superior da impressora, temos acesso a toda a informação sobre o nível de tinta e cópia desejadas, assim como as diferentes funções de cópia ou o estado da ligação atual do equipamento.

Impressões rápidas, mas frente e verso tem de ser manual

Numa impressora com o aspeto da HP DeskJet 4220e o utilizador poderá ser enganado com uma das características mais comuns a impressora de maiores dimensões (mesmo que esta mantenha um formato um pouco mais compacto).

A funcionalidade de imprimir frente e verso tem de ser feita de forma manual, portanto, precisa sempre que o utilizador vá ao equipamento para virar a folha ao contrário.

Este pequeno grande detalhe torna a impressão de grandes documentos ou muito demorada ou muito mais dispendiosa que o necessário, uma vez que podemos optar por ocupar apenas a parte da frente da folha ou, caso contrário, vamos ter de virar a folha a cada impressão de forma a obtermos o resultado final desejado.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e

Frente e verso à parte, numa utilização mais contida e simples, a HP DeskJet 4220e mostrou-se à altura do desafio e conseguiu imprimir de forma rápida e sem criar muito barulho durante o processo.

A impressão ou cópia demorou sempre tempos aceitáveis para a faixa em que se incluí a HP DeskJet 4220e e o ruído não excedeu o esperado para uma impressora deste género, podendo facilmente ser utilizada em casa sem incomodar muito quem esteja no mesmo espaço. Em pequenas empresas poderá nem ser perceptível o ruído.

Conclusões

A HP DeskJet 4220e mostrou ser um multifunções bastante completa e com um preço muito tentador.

O facto de aparentar ser uma impressora de escritório ajuda a que tenha funcionalidades que permitem um trabalho mais fluído e rápido, além de ser também mais cómodo. Falamos maioritariamente do facto de podermos copiar ou digitalizar vários documentos sem termos de ficar por perto do equipamento a fazer este processo uma folha de cada vez.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e

Além disso, como o design está pensado para o consumidor comum, acaba por se tornar um equipamento mais agradável a nível estético que pode ser colocado numa divisão de casa ou numa mesa própria dentro de uma pequena empresa.

Sem dúvida que estamos perante uma multifunções que poderá dar resposta às necessidades de um pequena empresa que, por muito digital que queira ser, ainda necessita de algumas impressões e cópias.

Os tinteiros 305 são uma boa vantagem, pelo preço mais acessível, mas também podem tornar-se rapidamente num gasto maior caso a utilização da HP DeskJet 4220e comece a tornar-se mais exigente, uma vez que estes tinteiros oferecem uma menor capacidade de impressão que outros pouco mais caros da marca.

Impressora multifunções HP DeskJet 4220e

No entanto, para impressões mais pontuais ou com volumes menores, são uma boa opção para poupar algum dinheiro, podendo o utilizador recorrer ao serviço Instant Ink para garantir que tem sempre tinta quando fôr necessário e com um custo ainda mais reduzido.

A HP DeskJet 4220e pode ser adquirida por um PVPR de 79.99€.

compra recomendada techbit

Agradecemos á HP por nos ter disponibilizado a HP DeskJet 4220e para análise.

HP DeskJet 4220e

79.99€
9.5

Design

9.0/10

Conetividade

10.0/10

Preço

9.5/10

Configuração Inicial

10.0/10

Qualidade de Impressão

9.0/10

Pros

  • Design
  • Facilidade de configuração
  • Possibilidade de copiar e digitalizar vários documentos

Contras

  • Frente e verso manual
  • Tinteiros 305 oferecem pouca autonomia de impressão o que se pode tornar dispendioso
Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X