Análise HP Dragonfly G4 5G – um dos equipamentos mais elegantes e completos do mercado

Que a HP tem uma grande variedade de equipamentos, isso não é novidade, mas que tem uma gama extremamente completa e com tudo o que é necessário para a grande maioria dos profissionais, isso já é outra história.

É nesta mesma descrição que se enquadra o HP Dragonfly G4 5G, um computador do segmento empresarial da HP que oferece um conjunto completo de características atrativas para diversos tipos de utilizadores, aliadas a um design elegante e muito bonito.

HP Dragonfly G4 5G
Publicidade

O HP Dragonfly G4 5G está inserido na gama profissional da empresa, mas nada impede de ser adquirido para uma utilização mais normal, tal como tivemos a hipótese de comprovar nas últimas semanas que pudemos passar com o equipamento.

Caracteristicas gerais do HP Dragonfly G4 5G

Ao tirarmos o HP Dragonfly G4 5G da caixa percebemos logo que estamos numa gama diferente do habitual. O design, o peso, a qualidade de construção, tudo isso transmite instantaneamente o segmento mais premium em que este equipamento se insere.

Falamos de um computador portátil com um ecrã de 13,5 polegadas (anunciado como sendo de 14 polegadas), com uma resolução 1920 x 1280, um ecrã IPS WUXGA+ e uma luminosidade de 1000 cd/m2. O ecrã é sensível ao toque e conta com uma moldura reduzida em todo o redor, oferecendo um ar mais simples e premium ao equipamento.

HP Dragonfly G4 5G

No interior do equipamento encontramos um processador 13th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1365U 1.80 GHz acompanhado de 32GB de memória RAM LPDDR5-SDRAM e 1TB de armazenamento interno SSD.

A nível de gráfica encontramos no HP Dragonfly G4 5G uma Intel Iris Xe Graphics e, para dar conta de um som envolvente, a empresa conta com a parceria com a bang & Olufsen para oferecer um som bem trabalhado através de 4 altifalantes.

A nível de portas presentes no equipamento, à direita encontramos a entreda Jack 3.5 mm, acompanhada por uma porta USB-A e uma porta USB-C. Já à esquerda temos então uma outra porta USB-C e uma saída HDMI, acompanhadas por uma pequena ranhura onde podemos inserir um cartão de dados móveis que nos permite estar sempre conectados à rede em qualquer lugar.

HP Dragonfly G4 5G

Para manter tudo a funcionar mesmo longe das tomadas, o HP Dragonfly G4 5G conta com uma bateria de 68 Wh que promete uma autonomia duradoura graças às capacidades adaptativas do equipamento ao meio ambiente em que está a ser utilizador.

A nível de carregamento, a HP incorpora um transformador de 65W, com ligação USB-C, um cabo resistente tipo corda e que permite um carregamento adaptativo da bateria, sendo o HP Dragonfly G4 5G capaz de gerir a velocidade a que deve carregar a bateria de forma a ir de encontro às necessidades do utilizador e de forma, também, a preservar a bateria do computador.

Tudo isto está inserido dentro de um corpo metálico, com um acabamento fosco que é ótimo para evitar as impressões digitais, e com dimensões bastante compactas (297,4 mm x 220,4 mm x 16,4 mm) pesando cerca de 990g.

HP Dragonfly G4 5G

O HP Dragonfly G4 5G foi desenhado para dar resposta a um dia a dia movimentado, atarefado e em que o utilizador precisa de estar em constante movimento e sempre pronto a realizar qualquer tipo de trabalho, aliando o design elegante ao peso leve e ao tamanho mais compacto para conseguir oferecer tudo isto aos utilizadores. o teclado conta ainda com resistência contra pequenos derrames de líquidos, oferecendo uma camada extra de resistência ao equipamento.

A elegância presente em qualquer lugar

A linha Dragonfly da HP está pensada para que o design seja um dos principais focos dos equipamentos, de forma a poderem ter no mercado equipamentos com um aspeto premium, mas que não comprometam nenhuma ligação ou dificultem o transporte do equipamento.

O HP Dragonfly G4 5G permite exatamente esses pontos todos, tratando-se de um computador extremamente leve e elegante, com o corpo metálico fosco é um portátil que salta à vista e que permite ao utilizador ligar-se a qualquer equipamento externo com facilidade.

HP Dragonfly G4 5G

Apesar de não serem muitas, o equipamento conta com uma boa variedade de portas ao redor do equipamento, contando com uma porta USB-A, duas USB-C e ainda uma porta HDMI.

Desta forma é possível ligar qualquer periférico ao computador sem necessitar de andar com adaptadores atrás, sem contar com as capacidade de ligação sem fios com Bluetooth 5.3, Wi-Fi e ainda uma slot para colocar um cartão de dados 5G.

Autonomia para um dia inteiro em qualquer ambiente

Seja nos dias de mais sol ou num dia coberto e quase sem luz natural, o HP Dragonfly G4 5G conta com um bom software de adaptação ao ambiente em redor do utilizador.

Com este ponto, o equipamento consegue ajustar diversas definições do computador para que o utilizador consiga trabalhar nos mais variados ambientes e, ao mesmo tempo, garantir que a autonomia do equipamento é a mais eficiente ao longo do dia.

HP Dragonfly G4 5G

Apesar do tamanho compacto, o HP Dragonfly G4 5G mostrou-se muito capaz de aguentar um dia de trabalho mais intensivo com o brilho ligeiramente elevado, o que permite concluir que, reduzindo o brilho do ecrã, é possível obter um dia completo de uso sem qualquer problema.

Com o carregamento rápido da bateria através do transformador de 65W é ainda possível ir dos 0% aos 100% com uma grande rapidez, levando pouco mais de uma hora a concluir a carga com o computador a ser utilizador.

HP Dragonfly G4 5G

Sendo um dos focos o transporte facilitado do equipamento, o HP Dragonfly G4 5G vem acompanhado de um transformador bastante compacto e com um fio tipo corda que oferece uma maior resistência assim como possibilita o transporte mais fácil do acessório.

Experiência multimédia envolvente

A experiência multimédia no HP Dragonfly G4 5G pode ser um de dois pontos: excelente ou mediana.

Isto porque vai sempre depender daquilo que o utilizador está a contar obter dentro desta faixa de preços mais elevada. Por um lado, temos um ecrã muito bom e com um brilho excelente, mas que se trata de um painel IPS e não de um painel OLED, o que oferece uma experiência de cores e pretos muito diferente.

HP Dragonfly G4 5G

Por outro lado temos quatro altifalante com o cunho da Bang & Olufsen, dois à frente (por baixo) e dois junto à base do ecrã. Estes 4 altifalantes, sim, conseguem compensar o que o ecrã pode deixar a desejar.

É uma experiência sonora muito bem conseguida, com os graves sem qualquer tipo de distorção e capazes de criar alguma vibração no ambiente, enquanto mantém os agudos cristalinos e destacados, o que fornece um resultado final incrivelmente completo para encher uma sala sem problemas.

Ecrã tátil: sim ou não?

O HP Dragonfly G4 5G conta ainda com um ecrã tátil que pode ser aberto até 180º, tornando o equipamento completamente liso quando em cima de uma mesa ou qualquer outra superfície direita.

No entanto, existe o lado negativo dos ecrãs táteis nos portáteis que são as dedadas por todo o espaço, o que acontece muito facilmente neste computador.

HP Dragonfly G4 5G

Não é que este seja um ponto negativo, mas para quem não gosta deste tipo de “incómodo” visual podemos deixar já o alerta que o HP Dragonfly G4 5G é um autêntico íman de dedadas no ecrã, pelo que acabamos por ser um pouco desencorajados a navegar com o recurso a esta característica.

Apesar de tudo, o ecrã é extremamente responsivo e, em certas situações, aliar este tipo de painel tátil com a possibilidade de abrir o computador até 180º pode facilitar muito o trabalho de quem vai fazer uma apresentação de algo a outra pessoa.

Teclado e trackpad

Como alguém que escreve uma boa quantidade de textos ao longo de todo o mês, a troca de teclados no dia a dia é sempre um processo que requer alguma adaptação, mas com o HP Dragonfly G4 5G foi algo simples.

HP Dragonfly G4 5G

Apesar do tamanho compacto do equipamento, a HP conseguiu aproveitar muito bem o espaço disponível de forma a oferecer um teclado espaçado, com uma boa resistência a cada toque nas teclas, um som de clique muito satisfatório e, em cima disto tudo, ainda conta com a resistência a pequenos derrames.

A retroiluminação permite uma ajuda extra nos ambientes mais escuros e conta com dois níveis de intensidade ou, se não for necessária, pode ser desativada para poupar um pouco mais de bateria.

HP Dragonfly G4 5G

O trackpad vai no sentido oposto da ideia geral do equipamento e mostrou-se bastante generoso quando comparado com outros modelos de computadores portáteis com dimensões ligeiramente maiores. Existe espaço suficiente para uma navegação natural e a resposta é bastante rápida e suave.

O lado negativo de ser compacto

O HP Dragonfly G4 5G tem inúmeras características positivas, mas nem tudo pode ser positivo quando tentamos colocar no mercado um equipamento com esta espessura e com dimensões reduzidas a segurar uma potência elevada.

Como tal, e como seria esperado, um dos “problemas” do HP Dragonfly G4 5G é a questão do aquecimento. Como tudo está pensado ao milímetro e o espaço é reduzido, o computador tem uma certa facilidade em começar a aquecer, sendo mais notável este aquecimento na zona central entre o teclado e o ecrã.

HP Dragonfly G4 5G

Como tal, a ventoinha é disparada com alguma frequência durante as tarefas mais puxadas para compensar o aquecimento que o equipamento acumula rapidamente. Felizmente a ventoinha é silenciosa e com um pouco de barulho ambiente ou uns fones normais consegue-se fazer desaparecer este barulho, o que se torna algo mais conveniente.

Impressão digital com uma implementação… estranha

Tratando-se de um equipamento compacto e com cada milímetro pensado ao detalhe, o HP Dragonfly G4 5G conseguiu ainda ter espaço para um leitor de impressões digitais.

Em primeiro lugar, este deve ser um dos melhores e mais rápidos leitores de impressão digital que já testámos num computador. Consegue fazer a leitura em diversas posições do dedo, é extremamente rápido e muito preciso, nunca tendo falhado uma única vez a leitura durante os testes.

HP Dragonfly G4 5G

No entanto, algo que não conseguimos compreender muito bem, foi a forma como a empresa decidiu implementar este mesmo leitor. O mesmo encontra-se ao lado da tecla “alt gr”, sendo também ele um tecla normal mas sem retroiluminação.

Apesar de ser uma tecla, que podemos carregar nela como qualquer outra presente no equipamento, não tem qualquer função associada à mesma, é apenas um leitor de impressões digitais. Esta escolha pareceu-nos pouco lógica num equipamento compacto e que poderia facilmente ter esta implementação na lateral ou mesmo no botão ON/OFF de forma a aproveitar ainda melhor o espaço disponível.

Conclusões finais

Após algumas semanas com o HP Dragonfly G4 5G sem sombra de dúvidas que ficámos rendidos ao trabalho realizado pela HP neste tipo de equipamentos.

O computador é um dos mais elegantes que nos passou pelas mãos nos últimos tempos, tendo um design discreto mas muito premium, sendo capaz de se manter livre de impressões digitais pelo acabamento fosco e com um toque muito bonito no logotipo da HP na tampa traseira com um acabamento brilhante.

HP Dragonfly G4 5G

No que diz respeito ao poder de processamento não temos queixas a apresentar. A empresa prometeu tratar-se de um equipamento apto para despachar trabalho e, sem sombra de dúvidas, que é isso mesmo que este portátil oferece.

O teclado é extremamente confortável de se utilizar, com um som de clique muito satisfatório e ainda com uma resistência a pequenos derrames de líquidos para salvaguardar os mais desastrados.

O peso inferior a 1Kg e o tamanho reduzido tornam o HP Dragonfly G4 5G ideal para se transpotrtar para qualquer lado e como a bateria aguenta um dia sem qualquer problema em qualquer ambiente podemos ir descansados. Se o dia for mais atarefado podemos sempre contar com o carregamento rápido através do transformador compacto.

HP Dragonfly G4 5G

Sem sombra de dúvida que é necessário termos alguma atenção no que diz respeito à correta ventilação do equipamento pois existe uma certa facilidade para este aquecer mesmo com tarefas mais simples. Não falamos de um aquecimento preocupante, mas o suficiente para que a ventoinha dispare algumas vezes para prevenir o aumento de temperatura.

A experiência multimédia é elevada, pecando apenas por não ter um ecrã OLED, mas compensando no campo do áudio com 4 altifalantes com o cunho da B&O que oferecem uma experiência sonora envolvente e rica em graves, agudos e tons médios.

HP Dragonfly G4 5G

O HP Dragonfly G4 5G pode ser adquirido em diferentes versões, mas a que tivemos em testes conta com um PVPR de 2199.99€.

compra recomendada techbit

Agradecemos à HP por nos ter disponibilizado o equipamento para análise.

HP Dragonfly G4 5G

2199.99€
8.9

Design

10.0/10

Performance

9.0/10

Autonomia

9.7/10

Experiência multimédia

8.5/10

Preço

7.5/10

Pros

  • Design
  • Construção robusta, mas leve e fácil de transportar
  • Autonomia
  • Som

Contras

  • Ecrã podia ser OLED
  • Aquece com alguma facilidade
  • Tecla de impressão digital sem utilidade
Aproveite a campanha:
bluetti prime day

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X