Análise HP Elitebook 840 Aero G8 – um aliado para o mundo profissional

A HP tem uma vasta gama de computadores portáteis, cada uma adaptada a um tipo específico de utilização. No caso do HP Elitebook 840 Aero G8 o foco foi o mundo profissional onde o utilizador tem de estar seguro, pronto a ligar-se em qualquer lugar e capaz de lidar com diversas tarefas.

Com o HP Elitebook 840 Aero G8 a empresa compromete-se a oferecer tudo isso e muito mais sem perder o design elegante e sem tornar o computador um peso grande de levar às costas.

HP Elitebook 840 Aero G8
Publicidade

Uma visão geral do HP Elitebook 840 Aero G8

Com um corpo todo cinzento e linhas muito retas e elegantes, o HP Elitebook 840 Aero G8 chama alguma atenção assim que é pousado em qualquer lugar. É um portátil robusto mas elegante ao mesmo tempo, dentro das linhas que a empresa já nos habitou com a sua gama profissional.

Dentro do computador encontramos então um processador Intel® Core™ i7-1165G7 (até 4,7 GHz com tecnologia Intel® Turbo Boost, 12 MB de cacheL3, 4 núcleos), uma placa gráfica integrada Intel® Iris® Xᵉ Graphics e ainda uma RAM DDR4 (3200 MHz) de 16 GB (1 x 16 GB).

HP Elitebook 840 Aero G8

Em termos de armazenamento o HP Elitebook 840 Aero G8 conta com um SSD PCIe® NVMe™ de 512 GB.

A nível de ecrã encontramos um painel FHD de 14″ (1920 x 1080), IPS, aintirreflexo e com um brilho máximo capaz de atingir os 1000 nits, para que possa ser usado no exterior sem grandes problemas com o sol.

Para que seja fácil de transportar, o HP Elitebook 840 Aero G8 tem cerca de 1.13 kg e umas dimensões bastante fáceis de levar dentro de qualquer mala ou mochila, com 32,3 x 21,5 x 1,79 cm (L x P x A).

HP Elitebook 840 Aero G8

Nas laterais encontramos, do lado esquerdo, duas portas USB-A, a entrada para fones jack 3.5 e um leitor de cartões SC. Já do lado direito temos uma entrada normal de carregamento para os adaptadores HP, uma porta HDMI e duas portas USB-C que podem ser utilizadas para carregar o portátil.

Ainda do lado direito encontramos uma pequena ranhura para que possamos colocar um cartão de dados e assim garantir o acesso à Internet em qualquer lugar com cobertura de rede.

HP Wolf Security

Tratando-se de um computador mais focado no lado profissional, à semelhança do que acontece com o HP ProBook 635 Aero G8 (que pode ler a análise do mesmo aqui), também o HP Elitebook 840 Aero G8 vem de origem com o sistema HP Wolf Security.

Segundo a explicação da empresa, o HP Wolf Security trata-se de uma proteção completa e resiliência de endpoint que começa ao nível do hardware e se estende a todo o software e serviços.

hp wolf

No fundo, trata-se de uma solução de segurança baseado no hardware que permite aumentar os níveis de segurança em conjunto com o software do equipamento, de forma a que os colaboradores de uma empresa (ou mesmo um utilizador comum) possam estar mais protegidos contra eventuais ataques informáticos.

Com os ataques informáticos a aumentarem a cada dia que passa, é sempre positivo que as empresas se preocupem e implementem uma primeira linha de defesa diretamente nos equipamentos que comercializam.

Som em parceria com a Bang & Olufsen

Como não podia deixar de ser, o HP Elitebook 840 Aero G8 conta com um som muito bem conseguido em parceria com a marca habitual de eleição da empresa, a Bang & Olufsen.

O som é muito bem distribuído em qualquer superfície, uma vez que as colunas se localizam ao lado do teclado e não por baixo do computador. Além disso temos graves muito bem equilibrados com agudos muito bons também.

HP Elitebook 840 Aero G8

Neste equipamento sentimos que existe um bom equilíbrio no que diz respeito ao som do HP Elitebook 840 Aero G8, não se tratando do melhor som existente num computador portátil, é bastante agradável e vai ser suficiente para praticamente todos os utilizadores desta gama de computadores.

Autonomia para mais de um dia de trabalho

Se há uma coisa que um profissional que passa horas atrás de um computador precisa é que a autonomia do equipamento seja capaz de acompanhar a turbulência que podem ser alguns dias mais intensos.

No caso do HP Elitebook 840 Aero G8 este problema está bastante bem coberto. O computador consegue aguentar sem qualquer problema um dia inteiro de trabalho sem necessitar de ser ligado à ficha, tendo sempre em atenção que as configurações vão influenciar muito este tópico assim como o tipo de utilização dada ao portátil.

No caso dos nossos testes envolveu passar o dia com alguma edição de fotos, muita escrita e pesquisas, assim como diversos documentos e páginas web abertas.

HP Elitebook 840 Aero G8

No final do dia, ainda conseguimos ter bateria para nos perdermos pela Internet fora num momento mais de lazer sem que houvesse a necessidade de ir a correr para junto de um tomada elétrica.

A nível de carregamento, é o esperado, tendo em conta que estamos a falar de uma gama profissional, o HP Elitebook 840 Aero G8 consegue ganhar uma boa percentagem de bateria com apenas alguns minutos ligado à corrente, permitindo assim manter-se ligado por mais algum tempo.

O dia a dia com o HP Elitebook 840 Aero G8

No nosso dia a dia podemos dizer que o HP Elitebook 840 Aero G8 conseguiu preencher muito bem todas as nossas necessidades de um forma geral.

Um ponto a apontar é que o computador não tem uma ranhura para ler cartões SD, o que se tornou um pouco mais chato no nosso caso para passar algumas fotografias diretamente para o PC. No entanto, uma vez que o HP Elitebook 840 Aero G8 não é pensado diretamente para este tipo de utilização, não nos surpreendeu assim tanto a falta desta ranhura.

HP Elitebook 840 Aero G8

O teclado do computador é extremante confortável e agradável ao toque. Feito em plástico e iluminado, oferece um som agradável durante a escrita assim como uma certa robustez ao clicar, tornando a escrita uma experiência muito positiva.

O ecrã consegue cumprir muito bem a sua função no interior e no exterior e o facto de o HP Elitebook 840 Aero G8 ser compatível com o Windows Hello facilita imenso o desbloqueio através do reconhecimento facial. Em alternativa é sempre possível recorrer ao sensor de impressões digitais que nunca teve uma única falha ao tentar desbloquear.

Ambos os processos de desbloqueio são muito rápidos e praticamente sem falhas, mesmo em ambientes mais escuros.

HP Elitebook 840 Aero G8

Tanto ligado à corrente como a funcionar apenas com a bateria, o HP Elitebook 840 Aero G8 não teve qualquer problema de desempenho fosse a utilizar o Photoshop ou simplesmente a tratar de diversos separadores do Google Chrome em conjunto com alguns ficheiros do Office.

Conclusões finais

Com o HP Elitebook 840 Aero G8 estamos perante um computador pensado para o mercado profissional, mas que se pode camuflar entre os equipamentos pensados para os consumidores mais comuns devido ao seu aspeto muito bem cuidado.

As colunas são de boa qualidade e oferecem um resultado final muito bem equilibrado graças à parceria com a B&O que até hoje nunca nos desiludiu nos testes a diversos equipamentos da marca.

HP Elitebook 840 Aero G8

O HP Elitebook 840 Aero G8 aguenta sem problemas um dia inteiro de trabalho e ainda sobra alguma bateria para alguns momentos de laser. O ecrã oferece uma boa qualidade pelo que não irá cansar muito a vista se passar muito tempo à frente do computador.

O teclado utilizado é muito confortável e transmite uma certa robustez ao toque. Nota-se que está preparado para aguentar longos períodos de escrita ou outro tipo de trabalho que envolva recorrer constantemente ao teclado.

HP Elitebook 840 Aero G8

Contas feitas, não existem muitos pontos negativos que possamos apontar ao HP Elitebook 840 Aero G8. Achamos que poderia ter sido incluído um leitor de cartões SD para facilitar algumas passagens de dados, no entanto, não será um caso para não recomendarmos a compra do computador uma vez que um simples acessório fácil de transportar resolve o problema caso seja algo necessário para o utilizador.

O HP Elitebook 840 Aero G8 pode ser adquirido a partir de aproximadamente 1400€.

HP Elitebook 840 Aero G8

Aproximadamente 1400€
9.5

Qualidade de construção

10.0/10

Som

9.0/10

Autonomia

10.0/10

Performance

9.5/10

Design

9.0/10

Pros

  • Autonomia
  • Teclado

Contras

  • Falta de leitor para cartões SD

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory