Análise HP Envy 16-h1002np: design, autonomia e performance num único equipamento

As variantes no mundo dos computadores são mais que muitas, em especial dentro de marcas grandes como é o caso da HP. No entanto, há alguns modelos que servem de base para as diversas variantes que, por vezes, mudam o modelo apenas por ter uma cor diferente ou uma memória maior.

Nas últimas semanas, parte do conteúdo do TechBit foi criado através do HP Envy 16-h1002np, um portátil que se mostrou bastante capaz de dar conta de todo o trabalho de escritório enquanto mantém um design elegante e uma autonomia bastante aceitável.

HP Envy 16-h1002np
Publicidade

Detalhes sobre o HP Envy 16-h1002np

O portátil HP Envy 16-h1002np é um equipamento extremamente completo e que poderá servir diferentes propósitos sem qualquer problema.

Para começar, temos um processador Intel® Core™ i7-13700H 14-Core, 3.70 GHz com Turbo até 5.00 GHz, 24 MB Cache. A acompanhar o processamento, contamos com uma memória RAM de 32GB (2x16GB) DDR5-5200MHz e uma placa gráfica Intel® Iris® Xe Graphics com uma NVIDIA® GeForce RTX™ 4060 8GB GDDR6.

Para garantir espaço suficiente para tudo o que cada utilizador poderá vir a precisar de armazenar, encontramos dentro do chassi metálico um disco SSD M.2 PCIe® NVMe™ TLC de 1 TB.

HP Envy 16-h1002np

Para vermos tudo o que se passa temos então um ecrã WQXGA (2560 x 1600) de 40,6 cm (16 polegadas) na diagonal com uma taxa de atualização de 120 Hz, tecnologia IPS, vidro de margem a margem com uma micro-moldura para um acabamento mais aprimorado, filtro Low Blue Light, 400 nits de brilho e sRGB a 100%.

Para manter tudo ligado encontramos uma bateria de 6 células de polímero de lítio de 83Wh.

No que diz respeito a dimensões, o HP Envy 16-h1002np não é um computador portátil assim tão pequeno, contando com 35,74 x 25,18 x 1,99 cm e um peso aproximado de 2,38Kg. Não é fácil de colocar em qualquer mochila e muito menos de carregar por longos períodos, pois vai-se notar o peso ao fim de pouco tempo.

Tem ligação Bluetooth 5.3 e Wi-Fi 6E com o adaptador combinado Intel AX211 (2×2). Tem ainda duas portas USB-A, 2 portas Thunderbolt 4 com USB-C de 40Gbps, uma porta HDMI 2.1, uma entrada para o alimentador de corrente, uma ligação para auscultadores jack 3.5 mm e um leitor de cartões microSD.

HP Envy 16-h1002np

As dimensões do HP Envy 16-h1002np devem-se, em parte, às duas colunas colocadas ao lado do teclado para um som rico em parceria com a Bang & Olufsen. Conta ainda com outros dois altifalantes na parte de baixo do equipamento.

Autonomia melhor que o esperado

Tratando-se de um equipamento de grandes dimensões, ainda por cima com um ecrã de 16 polegadas que se pode tornar bastante brilhante, o HP Envy 16-h1002np mostrou-se muito capaz de manter uma autonomia aceitável para um dia inteiro de trabalho.

Obviamente que não o faz com o brilho no máximo, mas para o brilho médio que utilizamos num ambiente interior com alguma luz solar a entrar para a sala, o HP Envy 16-h1002np conseguiu aguentar-se por um dia inteiro de trabalho (7h de funcionamento moderado) sem grandes problemas.

HP Envy 16-h1002np

Em dias que foi necessário recorrer a programas mais pesados, ou que o sol estava um pouco mais forte, essa autonomia podia ser mais à risca e podíamos ter de recorrer ao transformador para passar o dia inteiro fora da ficha.

Teclado confortável e responsivo

Um dos pontos fortes do HP Envy 16-h1002np é o seu teclado. Para alguém que escreve vários texto e alguns ainda longos, o teclado da HP mostrou-se muito confortável de ser utilizado.

As teclas têm espaço suficiente entre elas, com uma disposição generosa para tirar proveito do corpo largo do equipamento, e com um toque que oferece uma resistência no ponto certo para dar alguma robustez e transmitir qualidade a cada toque.

HP Envy 16-h1002np

A retro iluminação branca que o teclado tem torna-se muito boa para momentos em que a luz está apagada ou mesmo ao fim do dia quando já não temos o sol lá no cima. A luz do teclado não precisa de ser colocada no brilho máximo em momento algum, pois com a definição mais baixa já tem uma iluminação bastante capaz.

Utilização no dia a dia

Como referido ao início, o HP Envy 16-h1002np foi o portátil responsável por alguns dos textos publicados nas últimas semanas aqui no Techbit. Como tal, todo o trabalho de escrita, edição de imagem, navegação web, gestão de correio, etc, foi feito com o portátil da HP.

O conforto de utilização é muito elevado com este equipamento, pois temos um ecrã espaçoso para várias atividades e muito agradável ao olho. Apesar de parecer ser um ecrã tátil, o HP Envy 16-h1002np não tem essa funcionalidade.

As margens reduzidas em torno do ecrã, oferecem uma maior concentração ao utilizador e permite aproveitar melhor o espaço de ecrã para abrir mais que uma janela em simultâneo sem que o conteúdo fique prejudicado.

HP Envy 16-h1002np

O teclado é confortável e muito responsivo, assim como o trackpad tem um tamanho generoso e um toque responsivo, podendo assim dispensar do rato físico muitas das vezes que estávamos em movimento a trabalhar ou, simplesmente, nos apetecia estar num local mais confortável com o HP Envy 16-h1002np em cima do colo.

O arrefecimento do portátil ocorre sem problemas, estando sempre com uma temperatura boa e a ventoinha pouco se ouve, só se estivermos com muita atenção e um silêncio total ao nosso redor.

O peso do HP Envy 16-h1002np é que pode prejudicar aqui um pouco a utilização diária, pois esse detalhe aliado às dimensões do portátil não facilitam o seu transporte, seja na mochila, seja numa mala de mão. Mesmo quando o temos no colo, passado uns minutos, sentimos bem o peso dele nas pernas, o que pode ser desconfortável em determinadas situações.

HP Envy 16-h1002np

A autonomia não nos desiludiu, aguentando-se bem e dando-nos a confiança para podermos sair muitas vezes de casa apenas com o portátil, deixando o transformador em casa. Este é um ponto positivo que pode ajudar a equilibrar o peso que levamos atrás de nós, mas devemos sempre ter em atenção o tipo de trabalho e o tempo de utilização que vamos ter nesse dia.

O carregamento da bateria não é demorado, podendo sempre aproveitar uns minutos de pausa para dar uma carga extra ao HP Envy 16-h1002np caso a bateria comece a chegar ao fim mais cedo que o esperado.

A nível de som a B&O está muito bem presente neste equipamento da marca que, com facilidade, entrega um som completo e enriquecido em todos os aspetos. Os graves não são distorcidos e os agudos ficam no ponto, com médios perceptíveis, sendo um sistema de som bastante completo para um computador portátil. No colo ou numa outra superfície mais maleável, as colunas de baixo acabam tapadas o que leva a um som mais abafado.

HP Envy 16 h1002np 7 HP Envy 16-h1002np

Apesar desta ser uma utilização não recomendada, pois pode levar a um aquecimento maior do equipamento, é uma utilização realista que todos os utilizadores já fizeram, pelo menos, uma vez na vida.

Em videochamadas, a câmara de IV HP True Vision com 5MP mostrou-se bastante capaz. Contando com a tecnologia de redução de ruído temporal e um microfone digital de matriz dupla integrado, as chamadas correram sem problemas, com boa imagem e sem provocar eco nas chamadas.

Conclusões

Estamos perante um computador portátil bastante completo quando falamos do HP Envy 16-h1002np. Temos um processador capaz de aguentar com qualquer trabalho, uma bateria com boa autonomia e um ecrã que nos agradou bastante.

Conseguimos trabalhar com conforto e com uma boa robustez num design elegante e discreto graças ao cinza metálico do equipamento e à sua grossura reduzida.

HP Envy 16-h1002np

Se, por um lado, temos uma grossura reduzida, por outro temos um computador portátil grande e pesado para andar conosco muito tempo às costas ou na mão.

O facto de ter uma grande variedade de entradas, ajuda a que não seja necessário levar um adaptador atrás de nós para podermos ligar vários periféricos.

O som é bom e preenche muito bem a sala, aliando-se assim ao ecrã com margens reduzidas e com muito boa qualidade oferecendo a possibilidade de ficar em frente ao computador por horas com todo o conforto e envolvência que este tipo de equipamentos conseguem oferecer.

HP Envy 16-h1002np

O HP Envy 16-h1002np pode ser adquirido por um PVPR de 2149.90€, o que poderá ser um ponto menos positivo para muito utilizadores, mas que não foge aos valores de mercado correspondentes a outros equipamentos com características semelhantes.

Agradecemos à HP por nos ter disponibilizado o equipamento para análise.

HP Envy 16-h1002np

2149.90€
8.7

Design

9.0/10

Performance

10.0/10

Autonomia

9.0/10

Portabilidade

7.5/10

Preço

8.0/10

Pros

  • Design metálico elegante e discreto
  • Autonomia boa para as capacidades do equipamento
  • Ecrã de muito boa qualidade

Contras

  • Pesado e com dimensões grandes que dificultam o transporte
Participe no passatempo:
giveaway tribit stormbox micro 2

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X