Análise HP ENVY Inspire 7220e – uma impressora versátil para todo o tipo de utilização

A HP ENVY Inspire 7220e é uma impressora da HP que se apresenta no mercado como um equipamento com diversas vertentes. Poderá tornar-se numa excelente opção para o escritório em casa e, também, para lidar com todos os trabalhos da escola dos mais novos.

Com os tempos que correm, muitos foram obrigados a levar o escritório para casa e, como tal, a impressora passou a ser um equipamento quase obrigatório em várias casas. Seja para documentos importantes ou para imprimir as fichas da escola dos mais novos, a HP ENVY Inspire 7220e mostrou-se uma excelente aliada.

HP ENVY Inspire 7220e
Publicidade

Configurar a HP ENVY Inspire 7220e

Assim que abrimos a caixa desta impressora percebemos logo que não é apenas mais uma impressora para ter em casa. O equipamento não tem as dimensões mais pequenas do mercado da impressão, mas as funcionalidades que a acompanham justificam o espaço extra que precisa de ocupar.

Na caixa encontramos a impressora devidamente acondicionada, alguns manuais, dois tinteiros de teste para podermos configurar a impressora, o cabo de alimentação e, sendo uma impressora versátil e focada também nas memória fotográficas, a HP inclui na embalagens algumas folhas de papel fotografia para as primeiras impressões. Tratando-se de uma impressora wireless não necessita de qualquer tipo de cabo para ligar ao computador.

Tinteiros colocados no sítio correto e ligada a HP ENVY Inspire 7220e à corrente, esta começa logo a ligar. O ecrã ajustável ajuda-nos na configuração da impressora mostrando logo as indicações para aceder ao site de configuração ou à aplicação HP Smart.

A configuração é extremamente simples e fácil e em meia dúzia de minutos a impressora fica completamente operacional e ligada à rede escolhida. A partir daqui, é fazer os ajustes necessários e começar a imprimir.

Logo na configuração a HP oferece diversas oportunidades aos utilizadores para ajudar a ter uma experiência mais descansada da impressora. É possível subscrever logo o plano HP Instant Ink e ainda se quer ativar o HP+ (que iremos explicar mais abaixo ambos os planos).

O que a HP ENVY Inspire 7220e tem para oferecer

Em termos de características gerais da impressora, a HP ENVY Inspire 7220e permite imprimir a preto com uma velocidade de 15 ppm e a cores a uma velocidade de 10 ppm, levando um máximo de cerca de 125 folhas na gaveta de cada vez.

HP ENVY Inspire 7220e

No ecrã da impressora podemos aceder a diversas opções como copiar, digitalizar, estado da ligação, definições de som, estado dos tinteiros, etc. No entanto, a versatilidade é maior quando utilizamos a HP Smart pois tanto no telemóvel como no computador podemos aceder a toda a informação da HP ENVY Inspire 7220e assim como configurar diversas ações de impressão ou digitalização.

No entanto, não é necessário recorrer à aplicação sempre que quiser imprimir algo diretamente do computador, para isso basta mandar imprimir como em qualquer impressora por cabo e estar ligado à rede. Os comandos são quase instantâneos e assim que carregamos no “imprimir” a HP ENVY Inspire 7220e começa imediatamente a trabalhar.

HP ENVY Inspire 7220e

Uma funcionalidade muito apreciada e presente na HP ENVY Inspire 7220e é a possibilidade de imprimir frente e verso de forma automática, ou seja, sem que exista a necessidade de intervirmos no processo. Esta opção além de poupar papel em grande escala comparando com impressoras mais comuns de casa, permite ainda que a possamos utilizar em casos de impressões em maior escala sem que seja necessária uma supervisão para ir virando as páginas e fazer o frente e verso.

Qualquer parte da impressora que seja aberta (seja a porta frontal, seja a tampa superior) dispara um alerta no visor da HP ENVY Inspire 7220e de forma a que, facilmente, o utilizador consiga perceber o que é que poderá ter ficado mal fechado e esteja a impedir o funcionamento correto da impressora. O mesmo acontece com alguma folha que fique presa ou algum outro erro que possa surgir antes, durante e após a impressão.

HP ENVY Inspire 7220e

Sendo uma impressora mais inteligente que as convencionais, a HP ENVY Inspire 7220e recomenda que exista uma ligação constante à rede para que possa ser utilizada a qualquer momento sem que o utilizador tenha de esperar que esta arranque e para que, também, possa realizar as atualizações de sistema que forem lançadas pela HP.

Qualidade de impressão

Seja um simples rascunho ou uma fotografia de família, a HP ENVY Inspire 7220e portou-se muito bem durante os nossos testes.

Em termos de digitalizar documentos e fotos, a impressora foi silenciosa, rápida e a ligação com a aplicação foi quase instantânea, vendo a imagem surgir no ecrã do computador ou do telemóvel de forma quase imediata.

HP ENVY Inspire 7220e

No que diz respeito á impressão, o utilizador pode escolher entre uma qualidade de 300 ppp, 600 ppp ou 1200 ppp. Na nossa opinião, os resultados mais equilibrados em questões de tempo de impressão/qualidade de impressão, encontram-se nos 600 ppp, no entanto, poderá variar consoante o objetivo final.

Um ponto positivo, sem sombra de dúvidas, é o tabuleiro dedicado ao papel de fotografia, que ajuda bastante a conseguir encaixar o papel no sítio correto sem qualquer margem para erros e sem ocupar espaço extra, uma vez que o mesmo já se encontra colocado na gaveta de folhas normais.

A vertente de realizar impressões frente e verso de forma automática é também um ponto positivo que a HP ENVY Inspire 7220e apresenta. Após imprimir o primeiro lado da folha a impressora aguarda uns segundos para a tinta secar e volta a recolher a folha para imprimir do lado oposto, tudo isto sem qualquer intervenção do utilizador.

HP ENVY Inspire 7220e

Um ponto menos positivo, relacionado com o design da HP ENVY Inspire 7220e, é que a impressora não é assim tão pequena como a maioria das impressoras de casa e, também, não é a mais silenciosa quando se encontra a funcionar no modo normal, sendo que existe sempre a possibilidade de ligar o modo silencioso para que seja uma impressão mais lenta e com menos ruído. No mínimo, a impressora ocupa um espaço de 460 x 383 x 191 mm, sendo que convém deixar algum espaço livre por cima para conseguir abrir a tampa do scaner.

Serviços extra

Este é um ponto que a HP trabalha faz algum tempo e que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos com a necessidade de ficarem confinados em casa. Com as impressões constantes para o trabalho e para as coisas da escola dos mais novos, os utilizadores têm algumas facilidades que podem aceder junto da HP.

Assim que configurámos a HP ENVY Inspire 7220e, foi-nos logo sugerido experimentar dois serviços distintos, mas que se complementam na perfeição.

Um dos serviços foi o HP Instant Ink, um serviço acessível e com diferentes planos de subscrição que, segundo a empresa, promete poupar cerca de 70% em tinteiros e 50% em toners (porque o serviço existe para diversos tipos de consumível da empresa).

HP Instant Ink HP ENVY Inspire 7220e

Ao subscrever o HP Instant Ink, o consumidor deve escolher qual o plano que melhor se encaixa na utilização que vai dar à impressora, sendo que esta não é uma escolha definitiva pois a qualquer momento poderá alterar o plano ou mesmo cancelar a adesão. O valor mais baixo são 0,99€ por mês que dão acesso a 10 páginas impressas por mês e o plano mais caro, o profissional, custa 24,99€ por mês e oferece 700 páginas de impressão. Caso o utilizador não gaste o crédito total naquele mês, o restante transita de forma automática para o mês seguinte.

Com o HP Instant Ink o que acontece é que sempre que a impressora deteta que os tinteiros estão a chegar ao fim, faz automaticamente um pedido à HP que envia para a morada selecionada pelo cliente um conjunto novo de tinteiros sem custos acrescidos. Desta forma é garantido que nunca vai faltar a tinta nos momentos mais inoportunos.

O segundo serviço proposto pela HP no momento da configuração trata-se do HP+. À partida, se o utilizador ponderar aderir ao HP Intant Ink recebe logo 6 meses grátis do serviço ao aderir ao HP+ nos primeiros 7 dias após a configuração da impressora compatível.

HP HP ENVY Inspire 7220e

A acrescentar a esta vantagem, o HP+ oferece ainda o acesso a funções avançadas na aplicação HP Smart e ainda acrescenta um ano extra de garantia à impressora, ficando assim com 4 anos de garantia no total. O melhor de tudo é que o HP+ não acresce qualquer custo para o consumidor, sendo um serviço associado apenas a determinadas impressoras da marca e que requer apenas a criação de uma conta HP.

A única obrigação que o cliente tem é a de fornecer uma ligação constante à rede para que a impressora possa utilizar os serviços da cloud em segurança e sempre que necessário e tem, obrigatoriamente, de utilizar tinteiros ou toners originais durante a vida útil da impressora.

Veredito final

A HP ENVY Inspire 7220e mostrou-se ser mais capaz do que se previa inicialmente. Apesar das dimensões maiores que o esperado, não é de todo uma impressora que fique mal num espaço de trabalho, pelo contrário, os tons pastel oferecem-lhe um ar bastante elegante para um equipamento de trabalho.

HP ENVY Inspire 7220e

A impressora mostrou-se bastante versátil durante os testes imprimindo desde textos a fotografias sem qualquer problema ou complicação. Todo o sistema é bastante intuitivo e as informações mostradas no ecrã da própria impressora foram sempre suficientes para perceber o que se passava de errado.

Apesar de a interface no ecrã da HP ENVY Inspire 7220e não ser a mais intuitiva à primeira vista, com um pouco de tempo dedicado a explorar todos os menus torna-se mais fácil de chegar onde queremos. Os menus ainda são alguns, a informação mostrada é generosa e pode ser complexo para utilizadores com menos conhecimentos. A funcionalidade de criar atalhos foi, no nosso entender, a menos intuitiva de todas, pois nem sempre o serviço funcionava a 100% na HP ENVY Inspire 7220e nem na HP Smart.

Os serviços extra que vêm associados ao facto da HP ENVY Inspire 7220e ser uma impressora inteligente tornam-se um grande bónus para quem vai realizar um investimento numa impressora e não quer ter de se preocupar com problemas nos próximos tempos. Apesar de, tecnicamente, ser pensada para ser uma impressora de casa, a HP ENVY Inspire 7220e pode perfeitamente realizar o trabalho de escritórios mais pequenos sem dificuldades.

HP ENVY Inspire 7220e

O serviço HP+ com o qual é compatível oferece vantagens muito boas para um utilizador assíduo da impressora, destacando-se em especial o ano extra de garantia por parte da HP e a oferta de 6 meses do Instant Ink, a forma ideal do utilizador poder avaliar o serviço confirmar se, de facto, é ou não conveniente para o seu tipo de utilização.

A HP ENVY Inspire 7220e encontra-se à venda em diversas lojas com um PVP que poderá oscilar entre os 130€ e os 160€ consoante promoções e revendedores.

HP ENVY Inspire 7220e

130€ /160€
9.2

Qualidade de impressão

9.5/10

Configuração

10.0/10

Design

8.0/10

Versatilidade

10.0/10

Interface do utilizador

8.5/10

Pros

  • Serviços extra associados
  • Impressão frente e verso automática
  • Ecrã com informações relevantes
  • Configuração inicial muito fácil e intuitiva

Contras

  • Ruído da impressora em ambientes mais silenciosos
  • Tamanho ligeiramente maior que as impressoras de casa tradicionais

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory