A iRobot é uma das melhores marcas de robots aspiradores de mercado, tendo no seu portfólio alguns dos equipamentos mais avançados e competentes do mercado.
Depois de analisarmos o modelo de entrada de gama iRobot Roomba i3 e os modelos de gama alta iRobot Roomba i7+ e iRobot Roomba Combo J7, tivemos agora a oportunidade de testar outro modelo da marca.
Nas últimas semanas tivemos em testes o iRobot Roomba Combo i8 e partilhamos agora a nossa análise e opinião.
iRobot Roomba Combo i8 Review – Um robot aspirador competente a aspirar e lavar
O Roomba Combo i8 é um robot aspirador e mopa desenhado para a limpeza molhada e seca do chão que pode ser convertido de um aspirador para qualquer tipo de pavimento para um 2 em 1, aspirador e mopa, com a simples troca do depósito.
Ao utilizador, basta colocar o depósito Combo para que o robot detete automaticamente que se trata de limpeza combinada, ou seja, aspiração e lavagem do chão.
O robot aspirador e mopa Roomba Combo i8 proporciona 10 vezes mais poder de sucção e também a inteligência exclusiva do sistema operativo da iRobot que aprende ao longo do tempo em função da casa e das rotinas dos utilizadores para oferecer um controlo de limpeza personalizado.
Quando o utilizador coloca o depósito Combo, o robot deteta que é hora de aspirar e lavar. O Roomba Combo i8 tem capacidade para lavar até uma área útil de 55 metros quadrados, recorrendo a panos reutilizáveis e laváveis na máquina que suportam, no mínimo, 30 ciclos de lavagem.
A versão Roomba Combo i8+ adiciona a descarga automática de sujidade Clean Base® que suporta pelo menos 60 dias de pó e resíduos que são armazenados em sacos AllergenLock™, o que significa que o utilizador não precisa de pensar em aspirar durante meses a fio.
Quanto ao preço de venda, o Roomba Combo i8 é vendido em Portugal por 599€, sem base de descarga, ou na versão Roomba Combo i8+ por 799€, com base de descarga de lixo.
Na caixa
- iRobot Roomba Combo i8
- Base de carregamento
- Filtro extra
- Manuais
Design e qualidade de construção
Tal como é habitual na marca, o iRobot Roomba Combo i8 apresenta uma construção de qualidade e com uso de bons materiais.
Em termos visuais é muito idêntico ao iRobot Roomba i7 já analisado.
No topo, encontramos 3 botões de navegação que permitem controlar manualmente o robot.
No botão do centro é possível iniciar a limpeza, no da esquerda permite mandar para casa e, no da direita encontramos o Spot, uma funcionalidade que permite aspirar de forma mais intensa um local caso se encontre bastante sujo.
Em volta do botão de limpar existe um LED de estado que nos dá indicação do estado do robot. Uma luz branca dá indicação que está a aspirar, vermelha quando está a carregar e azul quando está a conectar-se ao WiFi, a processar alguma informação ou em alguma funcionalidade específica como o Spot.
Um pouco atrás dos botões encontramos também uma câmara responsável por ajudar na navegação, enquanto na frente encontramos uma pega para ajudar a pegar no robot.
Na frente, localiza-se um sensor de pressão que permite ao iRobot Roomba Combo i8 saber quando existe um obstáculo e se necessita de se desviar ou contornar ou se pode ser empurrado.
Por baixo, encontramos a escova rotativa para chegar aos cantos, duas escovas multisuperfìicie de borracha e as rodas para deslocação.
Por fim, na traseira, está localizado o reservatório do lixo que pode ser trocado por um reservatório de lixo com água e mopa integrada.
Aplicação iRobot Home e configuração inicial
Para controlar à distância o iRobot Roomba Combo i8, a marca disponibiliza a aplicação iRobot Home que pode ser usada tanto na rede em casa como em qualquer ponto do mundo.
Esta aplicação pode ser encontrada na Play Store e na App Store e é bastante simples de utilizar.
Na primeira utilização, deve criar uma conta ou iniciar sessão caso já a tenha e depois iniciar a configuração para associar o robot.
Para isso deve escolher o modelo que pretende configurar e inserir os dados de acesso da sua rede WiFi (este robot é apenas compatível com redes 2.4 GHz).
Depois de configurado, deve pedir ao robot para aspirar a casa de forma a que possa mapear o seu espaço e para que crie um mapa inteligente Imprint (pode ter mais que um).
Depois de definido, poderá editar o mapa para definir cada uma das divisões, podendo posteriormente agendar ou mandar aspirar as divisões que pretende.
Poderá ainda consultar o estado dos consumíveis e, nas configurações, personalizar várias opções do robot – Preferências de limpeza, bloqueio para crianças, luzes de estado ou as definições de linguagem e Wi-Fi.
É também possível aceder ao histórico de limpezas, onde irá encontrar o registo de todas as vezes que o aspirador trabalhou e um resumo de cada uma das limpezas.
Com a integração do iRobot OS, passou a integrar algumas funcionalidades de inteligência artificial que lhe irão propor algumas dicas de limpeza ou manutenção do robot.
Parar mim, a iRobot Home é a aplicação mais completa e intuitiva do mercado, sendo fácil de utilizar e com integração de inteligência para identificar zonas a limpar e locais com sujidade mais concentrada.
Configurar iRobot Roomba Combo i8 no Google Home
Para realizar esta conexão, necessita de utilizar a aplicação Google Home e fazer a configuração através dessa aplicação da Google. Para isso, basta seguir os passos seguintes:
- Instalar e abrir o Google Home
- Caso ainda não o tenha feito, crie a sua casa
- Carregue, no canto superior esquerdo, no +
- Escolha a opção Configurar dispositivo
- Selecione Funciona com o Google
- Na lista, procure iRobot Smart Home e carregue em Link
- Ao abrir a aplicação iRobot, carregue em Concordar e associar
Configurar iRobot Roomba Combo i8 com a Alexa
Para conectar o iRobot Roomba Combo i8 com a Amazon Alexa, deve seguir estes passos:
- Abrir a aplicação Alexa
- Carregar em adicionar dispositivo
- Pesquisar por iRobot e carregar na opção “iRobot Aspirador de pó”
- Seguir os passos indicados
- Conecte a conta Alexa e iRobot
- Aguarde que a Alexa identifique o seu aspirador
Para analisar este ponto, vamos dividir em duas análises distintas.
Aspiração e lavagem
Quando falamos em limpeza, o iRobot Roomba Combo i8 é bastante competente. Tanto em aspiração como em lavagem pode escolher entre 3 níveis de intensidade de limpeza de forma a adaptar-se ao tipo de pavimento e sujidade de cada espaço.
Na parte da aspiração, a recolha de lixo e pelos de gato é bem conseguida, com a força de aspiração a ser mais que suficientes para uma limpeza de dia-a-dia. Além dos pelos e dos pós, conseguiu também aspirar sem dificuldade os grãos de areia perdidos junto à casa de banho dos gatos.
Testámos este equipamento tanto no flutuante como na cerâmica, com bom desempenho em ambos os cenários.
Com tecnologia Dirty Detect permite encontrar automaticamente os locais mais sujos e reforçar a aspiração nesses locais.
Na aspiração de tapetes, não registámos também nenhum problema, com o aspirador a conseguir uma boa limpeza dos tapetes de pelo curto que temos em casa.
Quando chega a altura de lavar o chão, o iRobot Roomba Combo i8 traz uma segunda peça de encaixe com reservatório de água e lixo e que traz já integrada a mopa.
Ao utilizar esta peça, este equipamento aspira e passa o pano húmido ao mesmo tempo, assegurando uma limpeza completa. A passagem é bastante precisa e cobre grande parte da área sem grandes pontos mortos.
Caso tenha tapetes em casa ou áreas que não devem ser molhadas, deve definir esta limitação no mapa da aplicação.
Se a limpeza é exemplar, tal não podemos dizer em relação à navegação.
Embora o iRobot Roomba Combo i8 soubesse sempre onde estava e não houvesse grandes problemas para se localizar, a verdade é que a criação do mapa e o reconhecimento de obstáculos é muito centralizada na parte de contacto com o sensor de pressão.
Isso faz com que este robot esteja constantemente a bater contra os rodapés, móveis e outros objetos, correndo o risco de os danificar.
Numa altura onde os robots já começam a integrar navegação a laser e através de LiDAR, como é até o caso do iRobot Roomba Combo J7 e do iRobot Roomba Combo J9, é para mim o principal ponto fraco.
Tirando esse pormenor, a navegação é feita em linhas retas e permite aspirar toda a casa de forma eficiente e sem áreas mortas.
Um pormenor que nos chamou a atenção, é que é tem um ruído de aspiração ligeiramente acima da média.
Depósito de lixo
Em análise tivemos o iRobot Roomba Combo i8, o modelo que integra a base simples que serve apenas para carregamento do aspirador.
Todo o lixo é assim reservado num depósito colocado na parte traseira cuja dimensão é suficiente para a recolha do lixo de uma passagem.
Como tenho 2 gatos em casa, no fim da aspiração o depósito estava sempre bem composto com pelos de gato e areia, embora nunca 100% cheio.
No final da aspiração é necessário retirar o reservatório e despejar o lixo.
Para quem pretende ter esta tarefa otimizada, pode optar pela versão iRobot Roomba Combo i8+ que já integra uma base com recolha automática de lixo.
Autonomia
Em termos de autonomia, o iRobot Roomba Combo i8 não desiludiu.
Nos nossos testes, conseguiu aspirar todo o rés do chão. Falamos de uma área de aspiração de 46 metros quadrados que este aspirador demorou, em média, 40 minutos a limpar sem pausas para carregamento e ainda com bateria remanescente.
O iRobot Roomba Combo i8 consegue assim operar durante mais de uma hora e, caso não consiga aspirar a área toda com uma única carga, volta à base e retoma de onde acabou anteriormente.
Em resumo…
O iRobot Roomba Combo i8 é um aspirador competente e com boa capacidade de aspiração e lavagem que irá garantir a limpeza diária da sua casa.
Quer seja em flutuante ou cerâmica, cumpriu bem a sua missão, tanto a recolher pó como pelos de gato ou mesmo a areia dos animais de estimação.
É controlado por uma aplicação simples de usar e com inteligência artificial integrada que permite identificar os locais mais sujos e sugerir novas áreas de limpeza personalizadas.
A autonomia é também suficiente para fazer uma passagem por uma área de 50/60m2 sem necessidade de carregar, conseguindo aspirar mais de 1 hora. Este valor pode baixar quando utilizada a mopa.
Como ponto menos bom, aponto apenas a navegação, uma vez que está muito dependente do sensor de pressão para encontrar o limite das divisões e os objetos, levando a que esteja constantemente a bater contra móveis e rodapés. Além disso, o barulho de aspiração é um pouco alto.
O iRobot Roomba Combo i8 tem um preço recomendado de 599€, mas pode ser adquirido a partir de 499€.https://www.kuantokusta.pt/p/10068848/irobot-roomba-combo-i8
Está ainda disponível na versão iRobot Roomba Combo i8+, que conta com uma base com recolha de lixo, com preço recomendado de 799€, mas disponível a partir de 593€.
O Techbit agradece à iRobot a cedência do iRobot Roomba Combo i8 para análise.
Comprei um i8+ dois dias atrás e até agora não consegui usar a mopa pois a aplicação não instala o “Combo” e fica parada a dizer que “foi pedida a atualização e que demora 15 minutos a 1 dia”, mas a app não passa disso e assim que saio dessa página, volta tudo ao mesmo.. no reddit encontrei uma série de pessoas com o mesmo problema e fico neste momento indeciso entre o continuo a tentar infinitamente ou devolvo isto e fico despreocupado..
Olá Herberto.
Infelizmente já não temos o iRobot Roomba i8 de análise connosco, mas vamos tentar ajudar.
Comece por tentar fazer um reset ao aspirador. Para isso, deverá manter carregado em simultâneo as teclas Home (casa), Spot Clean (alvo) e Clean (botão central) durante cerca de 10 segundos e volte a configurar a aplicação. Depois diga-nos se resultou.
Entretanto colocamos a questão à marca para tentar obter uma resposta oficial para a resolução deste problema 🙂