Análise iRobot Roomba i7+ – A limpeza da sua casa praticamente automatizada

Atualmente, manter a casa pode ser uma tarefa simples e que não obriga a praticamente nenhum esforço. O mercado está cada vez mais populado de bons robots aspiradores, que irão simplificar esta tarefa para si.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar o iRobot Roomba i7+, um kit composto por um dos melhores robots da iRobot acompanhado por um base de descarga que irá permitir manter a limpeza da sua casa praticamente automatizada.

Conheça a nossa review deste robot aspirador e fique a conhecer a nossa opinião e os pontos fortes e fracos do Roomba i7+.

iRobot roomba i7
Publicidade

iRobot Roomba i7+ – Um kit completo para manter a sua casa sempre aspirada

O iRobot Roomba i7 é um dos melhores robots de aspiração da iRobot, prometendo um desempenho de topo na aspiração da sua casa.

Além de ser vendido de forma individual, está também disponível no kit iRobot i7+ onde inclui uma base de limpeza e carregamento que permitirá manter o aspirador totalmente autónomo durante várias semanas.

iRobot roomba i7

Características gerais

O iRobot Roomba i7 é um dos aspiradores de gama alta da iRobot que permite aspirar uma ou mais divisões da sua casa de forma totalmente autónoma e inteligente.

iRobot roomba i7

Oferece uma força de sucção de 1800 Pa e uma capacidade de retenção de lixo de 500 ml, complementadas com uma escova lateral para recolher lixo e escovas de borracha multissuperfície que permitem captar todo o lixo presente no chão.

iRobot roomba i7

Para conseguir saber onde está, inclui a tecnologia de Mapeamento Inteligente Imprint, que permite que saiba sempre em que espaço está, aliada à navegação iAdapt 3.0 com a tecnologia vSLAM que permit captar pontos visuais através de uma câmara para saber onde é que já passou.

iRobot roomba i7

A bateria de 1800 mAh promete uma autonomia de 75 minutos e um tempo de carregamento de 120 minutos, não sendo necessária nenhuma interação do utilizador uma vez que o robot vai à base de forma autónoma carregar.

Suporta WiFi 2.4/5 GHz e possui uma aplicação para Android e iOS que permite consultar o estado do iRobot Roomba i7, ver e personalizar mapas, personalizar opções de limpeza, agendar a aspiração ou ver o estado de desgaste de algumas peças. Pode ainda integrar com Google Assistant e Siri para controlar a limpeza por voz.

iRobot roomba i7

Ao nível de dimensões, tem 33,8 cm de largura e 9,2 cm de altura, assim como um peso de 3,3 Kg.

No caso do modelo em análise, o iRobot Roomba i7+, além do aspirador, está ainda incluída a Clean base, uma base de limpeza que, além de carregar o robot, permite ainda que este deposite automaticamente o lixo sem que tenha de estar sempre a esvaziar o pequeno depósito localizado no iRobot i7.

iRobot roomba i7

Aspeto e funcionalidades

Tal como a marca já nos habituou, o iRobot Roomba i7 apresenta uma elevada qualidade de construção que se nota claramente nos plásticos rígidos utilizados tanto no aspirador como na base.

iRobot roomba i7

Mantendo a imagem de outros modelos, como o iRobot Roomba i3 já analisado anteriormente, o iRobot i7 apresenta um aspeto simples com 3 botões de navegação no topo que permitem controlar manualmente o robot.

iRobot roomba i7

No botão do centro é possível iniciar a limpeza, no da esquerda é possível mandar para casa e, no da direita encontramos o Spot, uma funcionalidade que permite aspirar de forma mais intensa um local caso se encontre bastante sujo.

iRobot roomba i7

Em volta do botão de limpar encontramos um LED que nos dá indicação do estado do robot. Ilumina-se de branco ao aspirar, vermelho ao carregar e azul quando está a conectar-se ao WiFi, a processar alguma informação ou em alguma funcionalidade específica como o Spot.

iRobot roomba i7

Um pouco atrás dos botões encontramos também uma câmara responsável pela tecnologia de navegação.

iRobot roomba i7

Na frente está localizado o sensor de pressão, com o qual o iRobot i7 percebe se existe um obstáculo ou se é um objeto que pode mover.

iRobot roomba i7

Na traseira está localizado o botão para abrir o reservatório de lixo.

iRobot roomba i7

Por baixo, encontramos a escova posicionada a 27º para permitir puxar a sujidade dos cantos, as borrachas multissuperfície e um buraco por onde é realizada a passagem do lixo do reservatório do robot para a base.

Já no caso da base, o design é também bastante simples. A torre é toda em preto, existindo apenas um led de indicação de estado por cima da zona onde o robot fica estacionado.

iRobot roomba i7

No topo, podemos encontrar uma tampa que dá acesso à zona do saco onde o lixo é armazenado.

Aplicação iRobot Home e configuração inicial

De forma a controlar e acompanhar o estado do iRobot Roomba i7, a marca disponibiliza uma aplicação intitulada iRobot Home.

analise irobot roomba i3 - irobot home

Esta aplicação pode ser encontrada na Play Store e na App Store e é bastante simples de utilizar.

Na primeira utilização, deve começar por criar a conta e depois iniciar a configuração para associar o robot. Para isso deve escolher o seu modelo e inserir os dados de acesso da sua rede WiFi (deve ligar à rede 2.4 GHz).

Depois do robot aprender o mapa de sua casa, poderá editar o mapa para definir cada uma das divisões, podendo posteriormente agendar ou mandar aspirar as divisões que pretende.

Neste caso poderá ter um ou mais mapas consoante os andares que tiver.

Poderá ainda consultar o estado dos consumíveis e, nas configurações, personalizar várias opções do robot – Preferências de limpeza, bloqueio para crianças, luzes de estado ou as definições de linguagem e Wi-Fi.

Esta aplicação tanto funciona se o seu smartphone estiver ligado à sua rede WiFi ou em qualquer localização através dos dados móveis.

iRobot roomba i7

Pode ainda aceder ao histórico de limpezas, onde irá encontrar o registo de todas as vezes que o aspirador trabalhou e um resumo de cada uma das limpezas.

Com a integração do iRobot OS, passou a integrar algumas funcionalidades de inteligência artificial que lhe irão propor algumas dicas de limpeza ou manutenção do robot.

iRobot roomba i7

Configurar iRobot Roomba i7 no Google Home

Para realizar esta conexão, necessita de utilizar a aplicação Google Home e fazer a configuração através dessa aplicação da Google. Para isso, basta seguir os passos seguintes:

  • Instalar e abrir o Google Home
  • Caso ainda não o tenha feito, crie a sua casa
  • Carregue, no canto superior esquerdo, no +
  • Escolha a opção Configurar dispositivo
  • Selecione Funciona com o Google
  • Na lista, procure iRobot Smart Home e carregue em Link
  • Ao abrir a aplicação iRobot, carregue em Concordar e associar
iRobot roomba i7

Funcionamento e Limpeza

Nas primeiras utilizações, o iRobot i7 irá mapear a sua casa de forma a conseguir criar um mapa inteligente e reconhecer todos os limites, objetos e obstáculos na aspiração.

iRobot roomba i7

É importante que estas primeiras aspirações sejam realizadas em diferentes horas do dia de forma a que o aspirador se adapte a diferentes luminosidades e consiga manter sempre o mesmo desempenho.

Qualidade de limpeza

O iRobot Roomba i7 cumpre o prometido e efetua uma boa limpeza da casa. Depois de aprender o mapa, ao aspirar, utiliza a tecnologia Imprint Smart Mapping para tentar encontrar o padrão de aspiração mais eficiente e tentar fazer o máximo de movimentos retos possíveis.

iRobot roomba i7

Tanto a escova rotativa como as borrachas inferiores conseguem reter grande parte do lixo, quer seja pó, pequenos resíduos ou o pelo dos animais de estimação e cabelos.

iRobot roomba i7

Testamos o robot tanto em cerâmica como em flutuante, conseguindo adaptar-se bem a todas as superfícies.

Nos tapetes, o desempenho é também bastante positivo, conseguindo captar todos os pelos do meu gato e outro tipo de sujidade.

iRobot roomba i7

Quanto aos cantos, infelizmente nem sempre foi capaz de captar todo o lixo com a escova rotativa, mas teve um desempenho satisfatório para uma limpeza de dia a dia.

iRobot roomba i7

Para um melhor desempenho, optámos por escolher sempre duas passagens por cada divisão, garantindo que tudo fica bem aspirado.

iRobot roomba i7

Ao encontrar ligeiros desníveis entre superfícies, como é o caso dos perfis entre divisões, consegue ultrapassá-los sem nenhuma dificuldade. No entanto, teve algumas dificuldades com os pés do estendal e amontuados de cabos, ficando várias vezes preso após tentar trepar.

iRobot roomba i7

A navegação deste aspirador funcionou também de forma satisfatória, conseguindo identificar bem as divisões onde estava, embora apresente algumas limitações que vamos mencionar no ponto seguinte.

Base de descarga Clean Base

Embora o robot simplifique bastante a limpeza da casa, a parte mais chata está em ser necessário esvaziar recorrentemente o seu depósito.

iRobot roomba i7

Para ultrapassar essa limitação, o iRobot Roomba i7+ inclui a Clean Base, uma base de carga com reservatório de 400 ml para lixo que permite esvaziar automaticamente o lixo sem intervenção humana.

iRobot roomba i7

Esta é sem dúvida uma das características mais úteis deste robot, uma vez que permite uma total autonomia do robot até 30 descargas, algo que se prevê que aconteça após 2 ou 3 meses.

iRobot roomba i7

A passagem do lixo do iRobot Roomba i7 para a base é realizada sem qualquer problema, embora seja um processo bastante barulhento devido aos 14500 Pa necessários para puxar a sujidade para o saco.

iRobot roomba i7

Definição de zonas limites ou de não aspiração

Quando tem alguma divisão ou zona que não pretende ver aspirada, existem duas formas de realizar esta limitação.

Tanto pode criar esta zona na aplicação, editando as divisões do mapa inteligente, como pode usar um acessório específico para isso.

iRobot roomba i7

Poderá comprar uma torre de limitação física que pode pousar em qualquer lugar e escolher a definição da limitação em linha reta ou num raio em volta do dispositivo.

iRobot roomba i7

Desta forma, sempre que o robot se aproximar destas zonas, irá reconhecer o limitador, parar a operação e afastar-se desta zona.

iRobot roomba i7

Além destas duas opções, caso o iRobot Roomba i7 sinta um desnível, como é o exemplo das escadas, reconhece automaticamente esta zona e não se aproxima para evitar quedas.

Limitações do iRobot Roomba i7

Na utilização do iRobot Roomba i7 encontramos algumas limitações ou problemas na sua operação.

Para começar, a navegação iAdapt 3.0 com a tecnologia vSLAM mostrou alguma dificuldade em ambientes de menos luz.

iRobot roomba i7

Como esta é realizada mediante um sensor de contacto e uma câmara posicionada na parte superior que regista visualmente as zonas por onde passou, tem maior dificuldade em fazer o processo de limpeza sem luz ou com pouca iluminação.

iRobot roomba i7

Nota-se aqui claramente a falta de uma câmara frontal, algo que permitiria melhorar significativamente a forma como se movimenta e deteta obstáculos.

Depois, por vezes, o iRobot Roomba i7 bate com demasiada força nas paredes ou objetos, causando algum receio na possibilidade de fazer algum estrago (ex. nas madeiras dos rodapés ou molduras das portas) ou até fazendo com que as portas se fechem e ele fique preso.

iRobot roomba i7

Em terceiro, detetamos vários problemas de conexão com a base no momento em que acaba de aspirar fazendo com que ele entre e saia da base consecutivamente até ficar sem bateria. Mais tarde, percebemos que isto se deve aos contactos estarem sujos, obrigando a limpa-los com alguma frequência.

iRobot roomba i7

Por fim, notámos que cabelos e pelos ficavam presos entre as escovas de borracha, obrigando a desmontar, retirar os pelos enrolados e voltar a montar.

Manutenção do iRobot Roomba i7

Tratando-se de um aspirador, é importante ter em atenção na sua manutenção para garantir um correto funcionamento e assegurar o bom estado de limpeza dos sensores, das escovas e do filtro.

Segundo a marca, esta deve ser a frequência de manutenção dos vários componentes:

  • Depósito – Sempre que necessário
  • Filtro – Uma vez por semana (duas se tiver animais de estimação)
  • Escova lateral – Todos os meses
  • Sensor de depósito cheio – A cada duas semanas
  • Escova multissuperfície – Uma vez por mês (duas se tiver animais de estimação)
  • Sensores e contactos de carga – Todos os meses
  • Sacos de lixo – Sempre que estiver cheio (cerca de 2 ou 3 meses)
iRobot roomba i7

Autonomia do iRobot Roomba i7

No ponto da autonomia, o iRobot Roomba i7 também não desiludiu. Conseguiu aspirar cerca de uma hora seguida. Caso não seja suficiente, o aspirador regressa automaticamente à base para recarregar e volta a aspirar no ponto onde parou.

Durante os nossos testes, para uma área de cerca de 100m2, demorou em média cerca de 1 hora e 15 minutos para aspirar a área toda, com cerca de 60 minutos de aspiração, seguida de 15 minutos de carregamento e mais 15 minutos de aspiração.

No processo de recarga, a bateria não é totalmente carregada, tendo apenas a carga necessária para acabar o processo de limpeza.

iRobot roomba i7

A nossa opinião do iRobot Roomba i7+

O iRobot Roomba i7 é um dos modelos de topo da iRobot, sendo uma das principais ofertas para aspiração.

Na nossa análise, tivemos a oportunidade de testar o iRobot Roomba i7+, uma versão deste aspirador que inclui uma base de carregamento com descarga automática de lixo.

iRobot roomba i7

No processo de limpeza este robot mostra-se uma excelente solução uma vez que se apresenta como uma solução praticamente autónoma.

iRobot roomba i7

A aspiração cumpre com o prometido, especialmente quando se escolhe duas passagens por cada divisão, assegurando uma correta aspiração em qualquer superfície – cerâmica, flutuante e tapetes – sem danificar ou deixar marcas.

iRobot roomba i7

No final, descarrega de forma independente o depósito de lixo, sendo apenas necessário limpar o saco a cada 2 ou 3 meses.

iRobot roomba i7

A bateria é também suficiente para aspirar a casa num tempo razoável e não faz muito barulho durante a operação, tirando nos segundos em que esvazia o depósito.

iRobot roomba i7

Quanto à aplicação, apresenta as funcionalidades necessárias para personalizar a experiência e consultar histórico, além de ter recebido recentemente algumas funcionalidades de inteligência artificial.

iRobot roomba i7

No entanto, o iRobot Roomba i7 apresenta também algumas limitações. Por vezes apresentou algumas dificuldades de conectar à base (resolvido ao limpar os conectores do robot e base) e também alguma dificuldade em limpar com pouca luz ou escuro.

iRobot roomba i7

Além disso, comparando o preço e a concorrência, acaba por perder pela falta de mopa para uma limpeza adicional e um sistema de navegação mais avançado por LiDAR ou outra tecnologia.

Resumidamente, esta é um bom equipamento para quem pretende a casa sempre limpa com o menor trabalho, embora o preço acabe por levar a uma grande ponderação na escolha face a outros modelos da marca ou a outras marcas.

iRobot roomba i7

Agradecemos à iRobot a cedência do iRobot Roomba i7+ para análise.

iRobot Roomba i7+

799.99€
8.4

Limpeza

8.5/10

Funcionalidades

8.5/10

Autonomia

9.0/10

Navegação

7.5/10

Configuração e integração

8.5/10

Pros

  • Esvaziamento de lixo automatico
  • Boa limpeza em todo o tipo de pisos
  • Aplicação simples e intuitiva

Contras

  • Pouca tecnologia de navegação
  • Falta de mopa
  • Preço elevado

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory