Análise Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play 405W – Produza a sua própria energia de forma simples

Com cada vez mais apoios do estado para as energias renováveis, existe hoje um grande interesse na instalação de painéis solares para produção de energia elétrica.

No mercado existem diversas propostas das comercializadoras e de empresas certificadas a propor esta instalação, mas hoje trazemos-lhe uma solução alternativa.

Nas últimas semanas testámos o Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play 405W, um painel solar pronto a colocar em sua casa, sendo apenas necessário abrir a caixa e ligar a uma tomada.

Conheça a nossa análise e opinião a este produto e perceba quanta energia pode produzir com este painel solar.

Sunnesolar Painel solar review
Publicidade

Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play 405W Review – Conheça o painel solar que só necessita de ligar à tomada para gerar eletricidade

Com o sol a brilhar em grande parte do ano no nosso país, Portugal é um dos melhores sítios para apostar na energia solar.

Nos últimos anos muitas pessoas têm apostado em investir numa instalação de painéis solares na sua casa, algo que até tem sido apoiado pelo governo com a iniciativa do Fundo Ambiental.

Embora esta seja algo que poderá compensar na fatura de eletricidade, nem todos têm a capacidade de realizar este investimento ou, na maior parte das vezes, o espaço para a colocação do painel.

Este é o exemplo dos apartamentos e outros edifícios onde não é simples implementar uma estrutura tradicional para os aplicar.

Para ajudar nestes casos, a Sunne Solar tem uma solução que irá tornar a produção de energia elétrica através de painel solar bastante simples de instalar e utilizar.

Esta empresa comercializa o kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play, disponível em 405W, 340W ou 310W e que é enviado já preparado para começar a produzir eletricidade.

Sunnesolar Painel solar review

Em análise tivemos o modelo de 405W que inclui um painel solar Monocristalino PERC de 108 células com 113,3 x 172,2cm e 23 kg, um micro inversor ENPHASE Microinversor IQ7+, cabo ENPHASE Cable iQ 60 Vertical, 1 conector 230 VAC e 3 metros de cabo para ligar à tomada.

A vantagem do conjunto kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play é que vem todo montado de fábrica, sendo assim só necessário tirar da caixa e conectar à tomada para começar a funcionar.

Sunnesolar Painel solar review

Composição do kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play de 405W

  • 1 painel solar JA Solar mono cristalino modelo JAM54S30-405/MR
  • 1 Micro inversor Enphase IQ 7+

Especificações do painel solar JA Solar

Potência pico (Pmax)405W
Voltagem em circuito aberto (Voc)37,23V
Voltagem máxima em carga (Vmp)31,21V
corrente de curto-circuito (Isc)13,87 A
Corrente em potência máxima (Imp)12,98 A
Seleção de potência0~+5 W
Tolerância de potência+-3%
Tolerância de voltagem em circuito aberto+-3%
Tolerância de corrente em curto-circuito+-4%
Sunnesolar Painel solar review

Especificações do painel solar JA Solar

Dados de entrada (CC)IQ7PLUS-72-2-INT
Combinações de módulos recomendadas235 W – 440 W +
Tensão máxima de CC de entrada60V
Tensão máxima de registo de corrente27 V – 45 V
Intervalo de funcionamento16 V – 60 V
Tensão de arranque mínima/máxima22 V / 60 V
Corrente de curto-circuito de CC máxima
(módulo Isc)
15 A
Porta de CC de classe sobretensãoII
Corrente de retroalimentação da porta de CC0 A
Dados de saída (CA)IQ7PLUS-72-2-INT
Potência máxima de saída295 VA
Potência de saída contínua máxima290 VA
Tensão/intervalo nominal (L-L)230 V / 184-276 V
Corrente de saída contínua máxima1,26 A
Frequência nominal50 Hz
Intervalo de frequência estendida45 – 55 Hz
Unidades máximas por circuito derivado de 20 A (L-L)13 (230 VAC)
Porta de CA de classe sobrerensãoIII
Corrente de retroalimentação da porta de CA0 A
Configuração de fator de potência1,0
Fator de potência (ajustável)0,8 adiantado a 0,8 atrasado
Eficiência
EN 50530 (EU) eficiência ponderada96,5 %
Dados mecânicos
Intervalo de temperatura ambiente-40ºC to +65ºC
Intervalo de humidade relativa4% to 100% (com condensação)
Tipo de conectorMC4 (o Amphenol H4 UTX con adaptador Q-DCC-5 adicional)
Dimensões (An. x Al. x Pr.)212 mm x 175 mm x 30,2 mm (sem suporte)
Peso1,08 kg (2,38 libras)
RefrigeraçãoConvencional natural, sem ventiladores
Pode ser usado em casas húmidas?Sim
Grau de contaminaçãoPD3
CaixaDuplo isolamento de classe II. Recinto polimérico resistente à corrosão.
Categoria meio-ambiental/Classificação de exposição a raios UVIP67 / exterior
Características
ComunicaçãoComunicação de linha elétrica (PLC)
MonitorizaçãoOpção de supervisão pelo Enlighten Manager e MyEnlighten
Compatível com Enphase Envoy-S
CertificaçõesINMETRO, AS 4777.2, RCM, IEC/EN 61000-6-3,
IEC/EN 62019-1, IEC/EN 62109-2
Sunnesolar Painel solar review

Montagem do kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play

A primeira grande curiosidade que tínhamos sobre o kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play era perceber se se comprovava a facilidade de instalação ou se era necessário montar alguma coisa para colocar o painel solar a funcionar.

Ao chegar, o painel solar vinha dentro de uma caixa de cartão, com o devido acondicionamento para aguentar a viagem por transportadora.

Sunnesolar Painel solar review

Ao abrir, encontramos um painel solar com toda a instalação já realizada e micro inversor colocado na traseira do painel.

Da instalação surge um cabo com tomada schuck que necessita de ser ligada a uma tomada normal de forma a começar a injetar eletricidade na rede.

Sunnesolar Painel solar review

Junto ao inversor, o Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play traz um led de estado que permite perceber se o painel está a funcionar corretamente. Caso esteja a piscar uma luz laranja, está pronto a produzir energia, caso esteja a piscar vermelho então existe algum erro na operação.

Sunnesolar Painel solar review

No nosso caso, por exemplo, encontramos inicialmente a luz vermelha a piscar e percebemos que não tínhamos conectado corretamente o cabo na tomada.

Para maximizar a produção, o kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play pode ser instalado num terraço, varanda ou outro local que apanhe sol durante o dia (mesmo que seja atrás de uma janela ou aplicado na vertical) idealmente apontado a sul, mas garantindo que é uma zona que apanha o máximo de sol possível durante o dia.

Sunnesolar Painel solar review

Como não traz estrutura, é necessário comprar uma à parte ou improvisar com algo em casa que consiga colocar o painel no nível de orientação correto.

O kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play pode ser instalado numa zona exterior, estando a instalação preparada para o contacto com a água. Além disso, pode ser utilizando mesmo que já exista uma instalação solar convencional na casa e podem ser conectados 2 painéis para trabalhar em conjunto (pode ser encomendado já com a junção feita).

Sunnesolar Painel solar review

Como funciona o kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play na produção e injeção de eletricidade na rede de casa?

O kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play permite produzir energia elétrica, através da energia solar, injetando-a diretamente na rede de casa.

Sunnesolar Painel solar review

Para isso, é conectado diretamente a uma tomada para que a energia seja consumida em tempo real pelos eletrodomésticos de casa.

Sunnesolar Painel solar review

Mesmo que não esteja em casa a consumir energia, existem sempre “consumos fantasma” que este painel poderá alimentar. Falamos do frigorífico, da arca, dos equipamentos em stand-by e de todas as pequenas coisas que realizam algum consumo durante o dia e que a produção deste painel pode absorver.

Embora a produção máxima seja alcançada com luz solar direta, o Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play está equipado com células PERC que permite a produção mesmo em dias nublados. Claro que o valor não será o mesmo, mas conseguirá sempre gerar alguma eletricidade.

Sunnesolar Painel solar review

Em termos de aquecimento, mesmo com sol a incidir diretamente, a superfície do kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play irá rondar os 40ºC e não há ruído nenhum na produção de energia.

Quanta energia produz o painel e qual a poupança mensal deste painel solar?

Quando falamos de produção e poupança mensal, a resposta será sempre depende.

Estes valores estão muito dependentes de várias variáveis como é o caso do tempo de exposição solar, intensidade do sol, entre outros.

Olhando para o nosso caso, colocámos o kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play no jardim, numa zona onde o sol incide, sem sombra, cerca de 8 horas por dia.

Sunnesolar Painel solar review

Para acompanhar os valores de produção, mesmo que com alguma margem de erro, conectamos o painel solar a uma tomada inteligente com medidor de consumo para que fosse possível ler a produção em tempo real e ainda acompanhar a evolução ao longo dos dias.

Analisando os dados, o máximo alcançado de produção instantânea foi de 299W e o máximo diário registado foi de 2.56 KWh num dia quente e com céu limpo o dia todo.

No caso dos dias nublados ou chuvosos, como os que temos verificado nos últimos dias, conseguimos uma produção entre os 0.25 e os 0.71 KWh/dia com o Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play.

Sunnesolar Painel solar review

Olhando aos valores registados entre 9 de maio e 30 de maio, período onde tivemos em teste este painel, foi produzido um total de 38.77 KWh, um valor que, caso tenha sido todo consumido, já ajuda na fatura de eletricidade. Este valor foi alcançado com um misto de dias de sol, nublados e chuvosos. Caso esta avaliação tivesse como base o mês inteiro, e usando o historial de produção, teríamos assim em 31 dias cerca de 57.23 KWh produzidos.

Considerando este resultado, e tendo em conta que o nosso valor contratado de Kw é de 11 cêntimos, podemos então concluir que, caso tenhamos consumido a totalidade da produção, poupámos durante estes 21 dias cerca de 4.27€ na fatura mensal (51.24€/ano). Caso este período fosse de 31 dias, teríamos uma poupança de 6.30€ (75.60€ ao ano).

Assumindo um dia de verão onde praticamente a totalidade dos dias é de sol, e utilizando o valor máximo diário que registámos este mês (2.56 KWh), conseguimos assim em 31 dias totalizar 79.36 KWh, um valor que significaria uma poupança de cerca de 8.73€ e uma poupança anual de 104.76€.

Tendo em conta o custo do Kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play 405W (499€), isto significaria um tempo de pagamento de cerca de 6 anos na estimativa realizada ao mês de maio e menos de 5 anos caso consideremos a estimativa com a produção mais alta.

Estes valores poderão variar consoante os dados de produção da instalação e consoante o custo do KWh pago à comercializadora. Além disso, é ainda necessário considerar o valor do IVA do Kw que poderá reduzir ainda mais este tempo de retorno de investimento.

Sunnesolar Painel solar review

É necessário legalizar estes painéis solares?

Segundo a Lei Portuguesa é necessário registar a UPAC, ou seja, as unidades de produção para autoconsumo, como é o caso dos painéis solares, caso esta tenha mais de 700W ou caso haja injeção na rede.

Nestes casos, onde se engloba o kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play, é obrigatório a instalação e licenciamento por uma entidade instaladora ou técnicos responsáveis pela execução de instalações elétricas caso seja usado ligado à casa e haja possibilidade de haver excedente.

A única forma de não ser necessário licenciamento é utilizar este painel conectado a um armazenamento ou caso se tenha a certeza que toda a produção será consumida em tempo real sem haver aso a injeção.

A partir do momento que haja um excedente injectado já está em incumprimento legal.

Sunnesolar Painel solar review

Estas regras também se aplicam no caso dos kits com painéis com 310W e 340W.

Caso instale este kit sem licenciamento, tenha em atenção à necessidade de consumir toda a produção. Mesmo que tenha um contador inteligente, este poderá não estar preparado para diferenciar a produção e consumo e poderá contar o excedente como consumo e aumentar a sua fatura elétrica.

Em resumo…

O kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play é uma das formas mas simples de usufruir da energia solar sem grandes dificuldades de instalação.

Basta encomendar, ligar à tomada e está pronto a funcionar. Desde que haja uma tomada, pode ser aplicado em qualquer lugar, quer seja no jardim, varanda ou janela, e pode ser posicionado na vertical caso o espaço seja um problema.

Sunnesolar Painel solar review

Sendo transportável (pesa 25 Kg) pode ser movido de casa, colocado numa caravana ou outra casa sobre rodas ou mesmo levar consigo em caso de troca de casa, tornando esta instalação muito polivalente.

Embora seja necessário ter cuidado com os licenciamentos e a forma como são contabilizados os excedentes, permite alimentar a casa com energia solar e reduzir a despesa nos “consumos fantasmas” de frigoríficos, arcas e outros produtos em stand-by.

Sunnesolar Painel solar review

Podendo gerar energia tanto em dias de sol como nublados, permite uma poupança relevante que pode ultrapassar os 100€ por ano, ficando assim o painel pago em pouco menos de 5 anos.

O kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play pode ser comprado em 3 versões – 310W, 340W ou 405W – estando disponível por 348.48€a, 399€ ou 499€, respetivamente.

Este kit pronto a instalar pode ser adquirido na loja online oficial da Sunne Solar.

Compra recomendada Techbit 2023

O Techbit agradece à Sunne Solar a cedência do kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play para análise.

kit Sunnesolar Painel solar monocristalino Plug&Play

499€
9.2

Qualidade de materiais

9.0/10

Facilidade de instalação

10.0/10

Eficiência na produção de eletricidade

8.5/10

Pros

  • Instalação muito simples
  • Boa eficiência e produção mesmo com tempo nublado

Contras

  • Sem funcionalidade de medição de produção nativa
  • Necessidade de licenciamento do painel de 405W
Participe no passatempo:
nordvpn promocao

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory