A Lenovo tem conquistado ao longo dos últimos anos um lugar no mercado dos tablets.
Com boas ofertas em relação qualidade/preço, costuma oferecer boas soluções para quem precisa a experiência de um smartphone, mas com um ecrã de maiores dimensões.
Este é o caso do Lenovo Tab P11 Pro Gen 2, um tablet de 11″ com possibilidade de integrar caneta e tablet para explorar ao máximo a produtividade num equipamento Android.
Nas últimas semanas tivemos oportunidade de testar este tablet e partilhamos agora a nossa opinião e review deste produto.
Lenovo Tab P11 Pro Gen 2 Review – A criatividade e produtividade combinadas num tablet
A Lenovo tem já um longo historial no mercado dos tablets com vários modelos lançados ao longo do último ano.
O Lenovo Tab P11 Pro Gen 2 é uma das mais recentes apostas da marca e procura ganhar o seu espaço junto dos utilizadores que procuram um tablet para desenhar ou tarefas mais criativas ou para quem procura um destes equipamentos para produtividade.
Qualquer que seja o objetivo, este tablet está pronto a responder a qualquer necessidade, aliando um bom ecrã, a um bom desempenho e uma gama de acessórios completa.
Ao nível das características, o Lenovo Tab P11 Pro Gen 2 traz um ecrã OLED de 11.2″ com resolução 2.5K, taxa de atualização de 120 Hz, DCI-P3, HDR10+, DolbyVision, certificação TÜV Low Blue Light e 420 nits de brilho.
O processador é o MediaTek K1300T(Octa-Core ), acompanhado por 8 GB de RAM LPDDR4X e 256 GB de armazenamento interno UFS 3.1.
Ao nível da câmara, temos um sensor de 13 MP acompanhado de flash LED e uma câmara frontal de 8 MP.
A bateria é de 8000 mAh e traz sistema de 4 colunas JBL e Solby Atmos, WiFi 6, Bluetooth 5.1,USB-C 3.0 e expansão por MicroSD.
Quanto às atualizações, traz Android 12 e tem prometidas atualizações de segurança durante 3 anos e atualização de sistema operativo garantida até ao Android 14.
Pesa 480 gramas, com as dimensões 6,8 mm x 263,66 mm x 166,67 mm, e tem disponível um teclado 2-em1 e uma caneta Lenovo Precision Pen 3 para conjugar.
Na caixa
- Lenovo Tab P11 Pro (2.ª geração)
- Cabo de carregamento USB-C 2.0
- Transformador de carregamento de 10 V/2 A
- Ferramenta para o tabuleiro MicroSD
- Manual de início rápido
Aspeto e design
O Lenovo Tab P11 Pro apresenta um aspeto robusto elegante que oferece uma percepção de qualidade.
Construído em alumínio, podemos encontrar a câmara principal no canto superior direito da parte traseira, assim como um logo da marca.
Na frente encontramos o ecrã a ocupar quase toda a frente e uma câmara de selfie no topo.
Do lado esquerdo do tablet encontramos 2 colunas e o conector USB-C para carregamento. Já do lado direito estão as outras duas colunas, o slot do microSD e o botão de ligar/desligar.
Por último, no topo, encontramos os botões de controlo de volume e 2 microfones, enquanto na base estão os Conectores de pinos Pogo e o Pino Pogo de 4 pontos para conectar o teclado.
Embora tenha 11.2″, o que o torna num tablet grande, a verdade é que é fácil de utilizar e encaixa bem na mão.
A traseira é em alumínio e apresenta duas cores distintas que lhe dão um visual elegante. No entanto, esta traseira é um autêntico íman de impressões digitais.
Ao nível do peso, as 490 gramas não são excessivamente pesadas, sendo assim fácil de pegar e trabalhar durante algum tempo.
Ecrã com boa imagem e colunas com boa qualidade
Neste tablet temos um ecrã OLED de 11.2″. Além de um ecrã grande que beneficia na hora de ver conteúdos multimédia ou tirar notas com a caneta, oferece ainda bons ângulos de visão e um bom nível de brilho que oferece uma boa legibilidade nos vários cenários.
Quanto ao som, as 4 colunas JBL apresentam um bom som para um tablet, oferecendo uma boa envolvência ao jogar ou ver filmes e séries.
Teclado para maior produtividade
Embora não estivesse incluído no nosso pack de análise, o Lenovo Tab P11 Pro tem como opcional, que pode ser comprado à parte, um teclado.
Este conecta-se de forma magnética através do Pino Pogo de 4 pontos e permite uma conexão imediata ao Lenovo Tab P11 Pro, não sendo necessário esperar pela sincronização como acontece nos teclados Bluetooth.
Ao utilizar o teclado, as capacidades de produtividade são amplamente aumentadas, permitindo uma escrita muito mais facilitada e uma melhor utilização do modo de produtividade que transforma a UI numa interface com janelas ao estilo do desktop.
Caneta com suporte magnético para maior criatividade
Além do teclado, o Lenovo Tab P11 Pro tem ainda como opcional a caneta Lenovo Precision Pen 3.
Com 4.096 níveis de detecção de pressão e inclinação não se esperava um desempenho de nível profissional, mas a verdade é que o seu desempenho surpreende.
Ao usar no tablet nota-se uma elevada sensibilidade e permite desenhar diferentes espessuras de linha mediante a força aplicada, algo que funciona bastante bem.
Ao passar a caneta por cima do ecrã, sem pousar, o tablet reconhece a sua posição de forma a ajudar a posicionar no momento de escrever ou desenhar.
Pode utilizar a caneta para desenhar, tirar notas com transcrição de escrita manual para texto, fazer contas ou mesmo editar e assinar PDFs, existindo software da Lenovo disponível para realizar todas estas tarefas.
Para guardar a caneta existe uma pequena área magnética na parte traseira onde esta fica fixada e por onde também carrega sem fios. No entanto, é preciso ter cuidado para não a perder.
Na primeira utilização, de forma a sincronizar o Lenovo Tab P11 Pro e a caneta, basta colocá-la na base de carga na traseira do tablet. No nosso caso não sincronizou logo, o que nos deixou algo alerta para o facto de poder ter algum defeito, mas na verdade foi só preciso deixar a carregar largos minutos até que fosse reconhecida.
Embora não seja um acessório que seja útil a todo o tipo de utilizadores, é sem dúvida ideal para quem pretende tirar notas ou fazer desenhos e esquemas.
Software que torna este tablet amigo das crianças
Nem só para adultos está pensado este tablet. Como pais utilizam o tablet para entreter as crianças em momentos mais monótonos, o Lenovo Tab P11 Pro traz uma zona kids que permite que a utilização do tablet por parte dos menores seja realizada com toda a segurança.
Para isso, pode criar um perfil Kids e filtrar o que pode ser visto e utilizado ou não no tablet para que os seus filhos mexam apenas nos conteúdos que pretende e mais indicados para eles.
Desempenho suficiente para as tarefas do dia a dia
Em termos de desempenho, o Lenovo Tab P11 Pro recebeu nesta segunda geração um processador de gama média da Mediatek.
Embora não seja o melhor em termos desempenho, o MediaTek K1300T oferece um desempenho mais que suficiente para o dia a dia e não deixa ninguém descalço mesmo quando o tema são jogos.
Com 8 cores complementados por 8 GB de RAM nunca notámos quebras de desempenho, correndo sempre todo o tipo de aplicações e jogos que utilizamos no dia a dia.
Em termos de benchmark, registou os seguintes valores:
- Antutu Benchmark v9.4.7 – 611 832 pontos
- GeekBench 5
- Single Core – 770 pontos
- Multi Core – 2651 pontos
- Compute – 4729 pontos
Câmara que não surpreende
Em relação à câmara de 13 MP, tal como na maior parte dos tablets, o Lenovo Tab P11 Pro serve para tirar fotografias em caso de necessidade, mas apresenta uma qualidade apenas razoável.
Durante o dia as imagens são melhores, embora se note pouco detalhe e poucos contrastes, enquanto as fotografias com menos luz ainda se ressentem mais.
A câmara frontal também não é fantástica, mas serve para videochamadas e algumas selfies mais simples.
Autonomia para uma utilização despreocupada
Em termos de autonomia, a Lenovo promete 14 horas a reproduzir multimédia.
Nos nossos testes ao Lenovo Tab P11 Pro não conseguimos alcançar esse resultado, tendo ficado pelas 12 horas, um valor que também já é positivo por si.
Em utilização normal registámos uma autonomia de 8/9 horas.
Para carregamento, utiliza uma potência de 20W, um valor baixo para a grande bateria que traz (8000 mAh), levando cerca de 2 horas a carregar totalmente.
Foco nas atualizações do Android
A Lenovo anunciou que para este equipamento iria disponibilizar 3 anos de atualizações de segurança e duas versões de Android que fará com que o Lenovo Tab P11 Pro termine no Android 14.
Desta forma, a marca segue a política que está a ser ampliada noutros fornecedores e aposta na política de atualizações dos seus equipamentos.
Em resumo…
O Lenovo Tab P11 Pro é um tablet que procura oferecer um bom desempenho em vários frentes de guerra.
Apresenta um bom ecrã OLED com um tamanho generoso e bons ângulos de visão conjugado com boas colunas, ideal para os fãs dos filmes e séries.
Para além disso, desenhado para quem costuma emprestar estes equipamentos a crianças, traz software nativo para fazer o controlo parental e definir o que a criança pode efetivamente ver.
Em termos de desempenho, embora não seja o melhor processador do mercado, aguenta com uma utilização normal e com os principais títulos de jogos.
Em autonomia, conseguimos uma utilização durante 8 a 12 horas antes de carregar, um valor que é bastante aceitável e já permite uma boa utilização. No entanto, no sentido oposto, o carregamento de 20W é demasiado lento para uma bateria de 8000 mAh, obrigando a estender no tempo o carregamento deste equipamento.
Já em termos de opcionais, tanto o teclado como a caneta são bons bónus. O teclado permite uma conexão rápida e uma utilização imediata, enquanto a caneta oferece um bom desempenho a escrever e desenhar, apresentando até um desempenho surpreendente para uma caneta com 4096 pontos de pressão.
O Lenovo Tab P11 Pro pode ser adquirido na loja online da Lenovo ou em revendedores oficiais por 499€ (em promoção atualmente a 429€).
O Techbit agradece à Lenovo a cedência do Lenovo Tab P11 Pro para análise.