Análise Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 – Será um portátil com ecrã dobrável o futuro?

Além dos smartphones, também no mundo dos portáteis se começa a utilizar os ecrãs dobráveis como forma de alargar a sua experiência de utilização.

Vários fabricantes têm já os seus primeiros modelos Fold, como é o caso da Lenovo com o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1.

Fique a conhecer a nossa análise e opinião a este inovador e avançado computador portátil de 16″.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise
Publicidade

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 Review – Um portátil e um tablet num único dispositivo

A Lenovo tem andando a testar a possibilidade de integrar um ecrã dobrável num portátil, um projeto que viu a primeira luz em 2021, mas que começa agora a ganhar alguma maturidade.

O Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 é um equipamento bastante versátil com um ecrã OLED tátil de 16.3″, quando aberto, e que oferece múltiplas possibilidades de utilização e uma maior facilidade de transporte..

Em termos de hardware, conta com um processador Intel Core i7-1260U vPro acompanhado por 32 GB de RAM, 1 TB de armazenamento interno e placa gráfica Intel Iris Xe.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Conta também com uma webcam RGB e IR de 5 MP, bateria de 64 Wh com carregamento rápido de 65 W, 3 microfones e suporte para WiFi 6E.

Vem acompanhado por um teclado Bluetooth com TrackPoint, sensor de impressões digitais e suporte e caneta Lenovo Precision Pen.

Olhando ao preço, o modelo em análise do Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 custa 5489€, um valor claramente alto e apenas justificado por se tratar de um modelo com conceito inovador e experimental.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Na caixa

  • Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1
  • Carregador
  • Caneta Lenovo Precision Pen
  • Teclado Bluetooth
  • Cabo USB-C para USB-C
  • Manuais
Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Design e qualidade de construção

O Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 apresenta um visual cuidado e robusto que transmite uma sensação de qualidade.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Fechado apresenta medidas bastante compactas (17,4 mm x 176,2 mm x 276,2 mm), que ajudam a transportá-lo com facilidade e maior segurança.

Nesta zona encontramos uma construção em alumínio de nível militar de elevada qualidade e revestida em grande parte por tecido têxtil com um ligeiro relevo.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Ao abrir, ficamos com 8,6 mm x 276,2 mm x 345,7 mm e um ecrã OLED HDR flexível com umas generosas 16.3″. Se em modo computador este já é considerado como um tamanho grande, quando usamos na mão em modo tablet aparenta ser ainda maior.

No topo, encontramos o slot para cartão SIM para conexão 5G que permite ter internet em qualquer lado e um conector USB-C.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Por baixo, localizam-se os botões de volume e um dos microfones.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

No lado direito, encontramos o botão de ligar/desligar, uma coluna e mais um conector USB-C.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Já do lado esquerdo, encontramos o último conector USB-C e os restantes 2 microfones.

Ao abrir o ecrã, temos um ecrã de 16.3″ dobrável com uma câmara no topo e um sensor infravermelhos independente para desbloqueio por reconhecimento facial.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Se em termos de computador este equipamento apresenta uma grande área de visualização e um peso alinhado com um típico portátil, no caso da utilização como tablet os 1.28 Kg acabam por ser algo elevados para ser confortável a utilização com uma mão ou mesmo segurar num período mais alargado.

Ecrã dobrável de elevada qualidade e sem se notar muito a dobra

O principal elemento diferenciador desta computador é o facto de trazer um ecrã OLED flexível, uma grande inovação no mundo dos computadores e que permite uma experiência mais versátil na sua utilização.

Embora à primeira vista não pareça algo muito prático, a verdade é que é um sentimento que vai mudando com a utilização e conforme vamos conhecendo melhor esta máquina e as suas potencialidades.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Com uma dobra bem trabalhada, o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 pode ser dobrado vezes sem conta sem que se tenha de preocupar com a durabilidade. Além disso, a dobra não é muito pronunciada quando estamos a utilizar este equipamento.

Ao toque a perceção da dobra é reduzida e não interfere com a utilização quer seja em modo touch ou com a caneta. Já na parte visual, quando usamos o ecrã dobrado em modo portátil, com os dois ecrãs em 90º, é criado um efeito visual que causa uma diferença de luz e brilho entre a parte superior e inferior.

No entanto, esta diferença acaba por não afetar a utilização e é algo que rapidamente nos habituamos.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Em termos de qualidade de imagem e ângulos de visão, o ecrã deste computador apresenta uma excelente qualidade, com boa nitidez, definição e cores.

Em termos de utilização, tanto podemos utilizar o ecrã totalmente aberto, servindo o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 como se de um tablet Windows se tratasse, podendo ou não ser acoplado o teclado bluetooth com suporte próprio.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Ao dobrar, conseguimos utilizar também como se de um portátil se tratasse, mas com a parte inferior totalmente touch. A janela vai assumir a dobra e sempre que clicamos num campo de texto surge um teclado virtual na parte inferior.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Se a sensibilidade ao toque não é algo que lhe dê jeito no dia-a-dia ou se prefere um teclado e rato físico, especialmente tendo em conta que falamos numa linha mais profissional, então poderá acoplar o teclado diretamente sobre a parte inferior do ecrã. Desta forma passa a ser usado como se fosse um portátil mais pequeno, mas útil em muitos cenários.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise-86

Deixamos apenas a nota que, ao abrir totalmente o ecrã, este não faz exatamente os 180º. Não é um defeito, mas sim uma característica normal deste produto, uma vez que a dobra e as dobradiças acabam por criar uma abertura máxima próxima de 175º.

Não é algo muito notório, mas que se nota quando aberto e colocado em perspectiva.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

A sensibilidade ao toque é elevada e permite uma interação muito fácil e quer seja com o dedo ou com a caneta que acompanha este computador.

Embora tenha uma proteção antimanchas que oferece alguma proteção, o toque no ecrã acaba por deixar sempre algumas marcas como é habitual nos ecrãs touch. É também importante ter em atenção aos riscos, uma vez que é um ecrã mais propício a riscar.

Em termos de brilho, conta com 600 nits máximos, que conjuga com HDR 600, 100% DCI-P3 e taxa de atualização de 60 Hz.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Qualidade de som, câmara e microfones

Em termos de captação de imagem e som, o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 conta com um grande apoios de inteligência artificial para filtrar os sons desnecessários e elementos desnecessários.

No caso da imagem da câmara frontal, esta apresenta uma excelente qualidade com bastante detalhe para selfies ou videochamadas, existindo ainda uma câmara infravermelhos para desbloqueio facial.

Os vários microfones colocados em volta deste equipamento permitem também uma excelente captação de som, sendo apoiados pela tecnologia Dolby Voice.

As 3 colunas não têm um desempenho assim tão diferenciado, ficando até aquém do esperado face ao preço, mas será suficiente para uma músicas ambiente ou um vídeo/jogo. No entanto, contam com Dolby Atmos para melhor som.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Software Lenovo

A acompanhar o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 encontramos a Lenovo Vantage, uma aplicação onde estão centradas as opções de personalização e estado do computador.

Além das informações gerais do tablet, atualizações e dados de garantia, é ainda possível ativar as várias opções de segurança, som e privacidade que este equipamento oferece ao utilizador.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

No restante, contamos com Windows 11 que está perfeitamente adaptado ao ecrã touch, não tendo sido muito difícil a utilização sem rato e teclado.

Teclado Bluetooth com suporte, TrackPoint e sensor de impressão digital

O Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 traz de origem uma capa ao estilo Surface que serve de suporte e inclui um teclado bluetooth.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Quando queremos usar o computador acoplado, basta abrir o suporte destacável até ao máximo, sendo suficiente para sustentar o elevado peso deste computador sem cair, quer seja utilizado na horizontal ou vertical.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Embora de pequenas dimensões, espacialmente no touchpad, este teclado é uma boa recriação do tradicional teclado da linha ThinkPad com um tracker vermelho, no centro, para controlar o rato do computador.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Em termos de conexão, liga-se ao computador através de uma ligação Bluetooth e permite ser acoplado diretamente no ecrã para criar um efeito de computador.

Em termos de escrita, mesmo com tamanho diminuto, é simples de escrever e é confortável de utilizar.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise-86

Neste teclado, encontramos ainda um sensor de impressões digitais. Embora só possa ser utilizado quando o teclado está conectado, funciona sem qualquer problema.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Lenovo Precision Pen

A caneta que acompanha este equipamento, a Lenovo Precision Pen, inclui até 4.096 níveis de pressão.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Embora não seja elevado o suficiente para servir de caneta profissional, já garante uma precisão suficiente para fazer trabalhos de desenho ou tirar algumas notas.

A ligação ao computador é também realizada por Bluetooth e é adicionado como qualquer outro tipo de dispositivo bluetooth. Depois de conectar, tivemos alguma dificuldade até o ecrã reconhecer a caneta, algo que ficou resolvido após reiniciar o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Desempenho e refrigeração

Em termos de desempenho, o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 em análise contava com um processador Intel Core™ i7-1250U, acompanhado por 32 GB de RAM, 1 TB de armazenamento interno e uma placa gráfica integrada Intel® Iris Xe.

Neste ponto, as características são um pouco mais comedidas face ao preço que se paga. Embora sirva perfeitamente para as tarefas do dia a dia e para edições simples de imagens, a verdade é que o hardware poderá ser mais limitado para trabalhos mais exigentes.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Além disso, como o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 não conta com saídas de ar, toda a refrigeração é realizada internamente. Embora o processador esteja preparado para este tipo de utilização e a refrigeração seja desenhada para uma dissipação eficiente, este método acaba por não ser suficiente para evitar o elevar de temperatura. Em título de exemplo, com uma simples navegação na internet registámos na traseira 38.2ºC.

Em termos de benchmark, registámos os seguintes valores:

  • PCMark 10 – 4238 pontos
    • Essential – 8589 pontos
    • Produtividade 5562 pontos
    • Criação de conteúdos – 4326 pontos
  • Geekbench 6
    • Single-core 1782 pontos
    • Multi-core 6471 pontos
    • GPU – 11304 pontos
Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Autonomia

Em termos de bateria, o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 conta com uma bateria de 64 Wh que promete uma larga autonomia.

No nosso caso, com a bateria totalmente cheia, permitiu uma autonomia até 5 horas com uma utilização simples de navegação na web.

Já o carregamento é realizado através de um carregador com 240W que liga ao computador por USB-C e permite uma recuperação da bateria em cerca de 40 a 50 minutos.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Opinião e experiência de utilização do Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1

Embora seja considerado como uma prova de conceito e um teste de mercado, o Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 é já um computador bastante completo.

Além de servir como tablet, uma posição onde acaba por ser um pouco pesado para segurar com facilidade, pode ainda dobrar para ser usado o ecrã touch como teclado virtual, ou ainda acoplar o teclado bluetooth para criar uma experiência de verdadeiro portátil.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Em termos estéticos e de transporte, este computador passa facilmente no teste, sendo elegante, fácil de levar e transportar, pese apenas o facto de ter 1.28 kg.

Na parte de desempenho, o processador integrado e a gráfica integrada servem para o dia a dia de grande parte das pessoas, embora se torne algo muito limitado para o alto preço pedido.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

Com o elevado desempenho é importante ter uma boa refrigeração para que o dispositivo não fique demasiado quente. No caso do Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1, este é um ponto onde falha ligeiramente, tendo sido registados 38ºC com uma ligeira navegação na internet.

Tanto o teclado como a caneta são uma excelente integração, permitindo elevar a experiência a um bom desempenho.

O Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 pode ser adquirido com preço a começar no 5089€ na loja oficial da marca, um preço bastante alto para o hardware, mas que é justificado pela inovação do ecrã dobrável.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1 analise

O Techbit agradece à Lenovo a cedência deste computador para análise.

Lenovo ThinkPad X1 Fold 16 Gen 1

5489€
8.6

Qualidade de construção

9.0/10

Desempenho

8.0/10

Autonomia

8.5/10

Design

9.5/10

Refrigeração

8.0/10

Pros

  • Ecrã dobrável
  • Teclado bluetooth e caneta incluídos
  • Mobilidade

Contras

  • Aquecimento
  • Preço
  • Processador e GPU face ao preço pago
Participe no passatempo:
giveaway huawei watch fit 3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X