Análise Lenovo Yoga Slim 9i – Um ultrabook que alia design e desempenho

Para quem pretende um computador portátil fácil de transportar e utilizar em qualquer lado, os ultrabooks são a melhor solução.

Dentro dos vários modelos presentes no mercado, o Lenovo Yoga Slim 9i é um modelo que alia um bom desempenho a uma estética que não deixará ninguém indiferente.

Nas últimas semanas tivemos a oportunidade de testar este equipamento e partilhamos agora a nossa análise e opinião.

analise lenovo yoga slim 9i
Publicidade

Lenovo Yoga Slim 9i review – Um ultrabook com design premium

O mercado está hoje populado por modelos de computadores que permitem corresponder a todos os gostos e necessidades.

Para quem costuma trabalhar em mobilidade ou não quer viajar com muito peso, os modelos ultrabooks são uma das melhores opções.

Se a este critério juntarmos ainda a procura de um design arrojado e a utilização de materiais de qualidade, encontramos então o Lenovo Yoga Slim 9i.

analise lenovo yoga slim 9i

Este é um ultrabook de 14″ com dimensões bastante reduzidas e uma qualidade de construção bastante elevada.

Neste modelo encontramos um chassis de alumínio conjugado com uma tampa em couro que lhe dá um visual muito luxuoso.

O ecrã tátil IPS é de 14″ e oferece uma resolução 4K, 500 nits de brilho, 90% DCI-P3, e certificação Vesa DisplayHDR 400 e Dolby Vision. O ecrã pode ser rodado até 180º.

analise lenovo yoga slim 9i

Está equipado com a plataforma Intel Evo com processador quad-core Intel Core i7-1165G7 a 2.8 GHz, 16 GB de RAM LPDDR4X-4266MHz e 1 TB de armazenamento interno SSD M.2 2280 PCIe Gen3 TLC. Como placa gráfica encontramos a Intel Iris Xe Graphics.

A bateria de Li-polímero de 4 células é carregada a 65W por USB-C, inclui uma câmara de 720p com infravermelhos e sistema de fecho eletrónico, Bluetooth 5.1, Wi-Fi 6 2×2 AX e teclado retroiluminado.

O Lenovo Yoga Slim 9i pode ser adquirido por 1519€ na versão base, embora a versão em testes custe 2499€, e pode ser comprado nos revendedores oficiais ou na loja online oficial da marca.

Na caixa

  • Lenovo Yoga Slim 9i
  • Carregador
  • Manuais
  • Bolsa de transporte
  • Adaptador USB-C para USB-A, HDMI e VGA
analise lenovo yoga slim 9i

Lenovo Yoga Slim 9i – Materiais escolhidos a dedo para um design elegante e luxuoso

Com 200,7 mm x 318 mm x 14,6mm e 1.3 kg, aliado a um ecrã de 14″, apresenta dimensões compactas que facilitam a utilização em mobilidade.

O Lenovo Yoga Slim 9i apresenta-se como um ultrabook com design cuidado e uma escolha de materiais criteriosa.

analise lenovo yoga slim 9i

Começando pela tampa, encontramos uma camada de pele genuína, que segundo a marca foi obtida através de métodos responsáveis, e que dá uma textura, visual e toque distinto a este computador.

analise lenovo yoga slim 9i

Depois, toda a estrutura do computador é construída em alumínio de nível aeroespacial que lhe dá uma boa robustez e um toque premium.

O touchpad é também construído em alumínio, embora prometa oferecer uma sensibilidade idêntica à do vidro. Embora a nível de dimensões não seja dos maiores é suficiente para a navegar e a utilização de dia a dia.

analise lenovo yoga slim 9i

A rodear o touchpad encontramos uma superfície cheia de pontos brilhantes que queria um apontamento visual muito interessante.

analise lenovo yoga slim 9i

O teclado é estilo chiclete e é retroiluminado com 2 níveis de regulação.

analise lenovo yoga slim 9i

Ao lado do teclado encontramos duas colunas, uma de cada lado, que permitem criar um efeito stereo na reprodução do áudio.

O ecrã de 14″ IPS apresenta umas margens reduzidas e, no topo, encontramos uma câmara com infravermelhos compatível com Windows Hello.

analise lenovo yoga slim 9i

Do lado esquerdo estão localizadas 2 portas USB Thunderbolt 4 e um jack 3.5mm e, na direita, o botão de ligar/desligar, outro USB-C Thunderbolt 4 e um botão para ativar/desativar eletronicamente a câmara.

Por fim, por baixo, encontramos uma saída de ar para ajudar na refrigeração.

analise lenovo yoga slim 9i

Experiência de utilização do Lenovo Yoga Slim 9i

Ao integrar a linha EVO da Intel, este equipamento é obrigado a cumprir alguns standards de desempenho, autonomia e qualidade para que se adaptem a pessoas que trabalhem a maior parte do tempo fora de casa ou que façam muitas tarefas ao mesmo tempo.

O Lenovo Yoga Slim 9i é um excelente exemplo deste programa, uma vez que alia um design bastante elegante com um excelente desempenho e autonomia.

analise lenovo yoga slim 9i

Desempenho

O Lenovo Yoga Slim 9i oferece um desempenho elevado para grande parte das tarefas do dia a dia.

Quer seja para navegar na internet, responder a emails, criar documentos de office ou mesmo realizar edições de imagens no Photoshop, este computador mostrou-se uma excelente companhia.

Sem nunca travar ou mostrar dificuldade a executar tarefas, permite ser utilizado para a maior parte das funções, mesmo aquelas que exigem um pouco mais de recursos.

analise lenovo yoga slim 9i

Claro que a falta de placa gráfica dedicada Intel® Iris® Xe irá influenciar nos jogos e na edição de vídeo, embora os nossos testes com Adobe Premiere tenham mostrado um bom desempenho mesmo nestes cenários mais exigentes.

Ao nível de benchmarks, obtivemos os seguintes valores:

analise lenovo yoga slim 9i

Aquecimento

Quando puxamos pelo computador, quer seja na edição de imagem ou em jogos, o Lenovo Yoga Slim 9i conseguiu combater bem o aquecimento.

Embora tenha aquecido ligeiramente, conseguiu um bom nível de refrigeração. Não é um computador desenhado para ser usado sempre no limite, mas permite uma utilização despreocupada sem a necessidade de estar sempre atento à temperatura.

analise lenovo yoga slim 9i

Sistema

O Lenovo Yoga Slim 9i traz de origem o Windows 11 que oferece as novidades mais recentes a este equipamento.

No entanto, reparámos num problema que não foi resolvido até ao momento da análise. Como o Lenovo Yoga Slim 9i utiliza um ecrã tátil, os elementos são adaptados para este tipo de interação.

No entanto, deverá existir algum bug com essa adaptação ou resolução que leva a que alguns botões fiquem bastante pequenos e difíceis de premir com o dedo.

Além disso, se colocarmos numa pasta a pré-visualização em ícones muito grandes, existe também algum conflito na visualização.

Na imagem abaixo vemos os ícones no topo bastante pequenos e a visualização de imagens desformatada e com imenso espaço branco.

analise lenovo yoga slim 9i

Aplicações Lenovo

A acompanhar a nova versão do Windows, a Lenovo incluiu também neste equipamento algumas aplicações próprias que permitem personalizar a experiência de utilização deste equipamento.

Lenovo Vintage

A principal aplicação incluída neste equipamento é o Lenovo vintage onde se centra grande parte das opções de personalização.

Aqui poderá consultar as informações de sistema, verificar o estado de saúde do computador, ver o estado da garantir ou ainda gerir as opções de segurança.

analise lenovo yoga slim 9i

É possível gerir o modo de gestão de bateria (Desempenho extremo, Arrefecimento inteligente e Poupança de energia), o modo de áudio (Dinâmico, Filme, Música, Jogo e Voz) e muitas outras definições.

Para segurança, permite acionar a opção de bloquear o ecrã quando não deteta nenhum elemento humano, assim como a opção de ativar o ecrã de bloqueio e desbloquear automaticamente através de câmara ao detetar uma pessoa.

Além disso, permite ainda ativar um alarme que dispara caso o computador esteja bloqueado e seja movido, além de permitir captar uma foto ao detetar esse movimento.

analise lenovo yoga slim 9i
Lenovo Smart Noise Cancellation

Desenvolvido em parceria com a Elevoc, permite personalizar a experiência de cancelamento de ruído do microfone.

Pode desligar esta funcionalidade, ativar o modo partilhado onde deteta outras vozes em volta ou modo privado onde só deteta a voz do utilizador.

analise lenovo yoga slim 9i
Lenovo Hotkeys

Permite conhecer os atalhos de teclado do Lenovo Yoga Slim 9i.

analise lenovo yoga slim 9i

Desbloqueio de ecrã

O Lenovo Yoga Slim 9i incluí uma câmara com infravermelhos que permite a utilização do Windows Hello para desbloquear o ecrã.

Não existindo sensor de impressões digitais, a Lenovo aposta fortemente no desbloqueio sem contacto do computador.

Para isso, disponibiliza uma opção para ligar o ecrã de bloqueio assim que deteta a presença de uma pessoa e inicia automaticamente a leitura de rosto para desbloquear.

Desta forma, caso tenha o ecrã aberto, nem precisa de carregar em nenhuma tecla sendo o desbloqueio realizado em segundos.

analise lenovo yoga slim 9i

Touchpad, teclado e botão para desativar câmara

O teclado incluído no Lenovo Yoga Slim 9i, de estilo chiclete, é bastante simples de utilizar. Embora não tenha a parte numérica, é bastante confortável de utilizar tornando a escrita muito simples.

Na versão que testámos o teclado estava em espanhol, esta alteração não alterou em nada a experiência e permitiu tirar todo o proveito das teclas.

No caso do touchpad, este apresenta uma sensibilidade bastante alta, por vezes até elevada demais. Ao tentar mover ficheiros ou a fazer cliques, por vezes reconhece mais toques do que o devido.

O touchpad é também um íman de impressões digitais e gordura.

analise lenovo yoga slim 9i

Na lateral encontramos também um botão de privacidade que permite de forma simples e rápida desativar eletronicamente a câmara. Desta forma, a câmara deixa de ser reconhecida e só pode ser novamente utilizada quando voltar a ligar.

analise lenovo yoga slim 9i

Som

O Lenovo Yoga Slim 9i inclui um sistema de Dolby Atmos Stereo com duas colunas de 2 W.

O som reproduzido por estas colunas não substitui umas boas colunas, mas transmitem um som com bom nível de volume e sem grandes distorções, servindo perfeitamente para ouvir música, ver conteúdo multimédia ou jogar.

analise lenovo yoga slim 9i

Ecrã

O ecrã tátil IPS de 14″ do Lenovo Yoga Slim 9i oferece uma excelente qualidade de imagem e uns bons ângulos de visão, sendo possível ver o conteúdo nítido a partir das laterais.

analise lenovo yoga slim 9i

Encontramos também uma boa reprodução de cores, assim como uma imagem bastante detalhada e com boa definição.

O facto do ecrã ser tátil é também uma vantagem, uma vez que permite utilizar o dedo para interagir com o conteúdo do ecrã, algo que ajuda bastante em certos tipos de navegação.

analise lenovo yoga slim 9i

Falta de portas USB-A

Um dos grandes problemas do Lenovo Yoga Slim 9i é, sem dúvida, a falta de USB-A, HDMI ou cabo ethernet.

De forma a manter este computador o mais fino possível esta foi possivelmente uma escolha, mas nos dias de hoje são ainda elementos importantes.

analise lenovo yoga slim 9i

Embora na caixa venha um adaptador de USB-C para HDMI, VGA e USB-A, passa a existir a necessidade de andar sempre com este acessório atrás.

No entanto, mesmo existindo este complemento, a integração de um USB-A no chassi foi algo que fez muita falta, quer seja para ligar uma pen, um emissor de rato sem fios, conectar o smartphone ou câmara fotográfica ao computador e muitas outras tarefas que hoje ainda necessitam imenso desta entrada mais tradicional.

analise lenovo yoga slim 9i

Autonomia

A autonomia do Lenovo Yoga Slim 9i é um dos pontos mais fortes deste equipamento.

A marca garante cerca de 10 horas de autonomia, embora em alguns casos este computador tenha ultrapassado esse valor.

Em termos de carregamento, utiliza USB-C a 65 W que permite recuperar a totalidade da bateria em menos de uma hora.

Uma das grandes vantagens que devemos assinalar é a existência de portas USB-C de ambos os lados, permitindo assim escolher o lado em que queremos conectar o carregador.

analise lenovo yoga slim 9i

Em resumo…

O Lenovo Yoga Slim 9i é um dos computador mais bonitos que já testámos até hoje.

Além de um design bastante compacto e fino, oferece uma qualidade de acabamentos superior onde se destaca a tampa com couro genuíno e chassi em alumínio.

analise lenovo yoga slim 9i

Integrante na linha EVO da Intel, cumpre com os critérios de elevado desempenho e elevada autonomia, ideal para quem trabalha em mobilidade como é o caso dos freelancers.

Como ponto negativo, notámos uma clara falta de um USB-A no chassis do computador, obrigando assim a utilizar acessórios para utilizar Pens USB, ratos sem fios e outros equipamentos, além de ser muito difícil abrir este computador com apenas uma mão.

analise lenovo yoga slim 9i

O Lenovo Yoga Slim 9i pode ser adquirido por um preço a começar nos 1519€, embora a versão em testes custe 2499€.

techbit escolha acertada

O Techbit agradece à Lenovo a cedência deste equipamento para análise.

Lenovo Yoga Slim 9i

1519€
9.4

QUALIDADE DE CONSTRUÇÃO

9.5/10

PERFORMANCE

9.0/10

AUTONOMIA

9.5/10

DESIGN

10.0/10

SOM

9.0/10

Pros

  • Design premium e luxuoso
  • Elevado desempenho para ultrabook
  • Desbloqueio sem interação

Contras

  • Sem USB-A (USB tradicional)
  • Excesso de sensibilidade no trackpad
  • Conflitos de visualização no sistema devido ao touch
minibanner thunderx3

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory