Análise LG OLED Flex/Curva 42” – Uma televisão que garante uma experiência imersiva

Os fãs de jogos são mais exigentes com a sua escolha de televisão para permitir retirar maior proveito dos jogos em alta definição.

Se este é o seu caso, a LG tem uma solução bastante interessante que, além de corresponder a todas as exigências de desempenho, permitem ainda uma experiência imersiva com o ecrã curvo da

Fique a conhecer a nossa opinião da LG OLED Flex/Curva 42”, uma televisão que que curva consoante o seu gosto.

LG OLED Flex-Curva analise
Publicidade

LG OLED Flex/Curva 42” Review – Uma televisão desenhada para extrair a máxima experiência dos jogos e filmes

Para quem gosta de estar na vanguarda da tecnologia ou é exigente com a melhor qualidade de imagem dedicada aos jogos, a LG tem uma excelente televisão como proposta.

A LG OLED Flex/Curva 42” é uma televisão galardoada com vários prémios de design e tecnológicos tanto pelo seu desempenho em jogos como pela sua inovação.

Esta televisão apresenta um ecrã OLED flexível que pode ser dobrado, através do clique num botão, em 20 níveis distintos de curvatura.

LG OLED Flex-Curva analise

Oferece uma resolução 4K Ultra HD, taxa de atualização de 120 Hz e conta com um tempo de resposta de apenas 0.1 ms, ideal para garantir a melhor experiência gaming.

Para garantir que os reflexos não são um problema, inclui uma camada Super antirreflexo (SAR) que reduz em 25% o reflexo de luz exterior.

Acoplado à LG OLED Flex/Curva 42” encontramos um suporte que está incorporado na estrutura, sem possibilidade de ser desmontado.

LG OLED Flex-Curva analise

Além de duas colunas stereo de 40W e de um microfone embutido, inclui ainda uma iluminação LED RGB e a possibilidade de regular em altura até 140 mm, 10º para trás e 5º para a frente.

Para garantir a melhor experiência gaming, inclui o otimizador de jogos que oferece um dashboard repleto de opções para personalizar a experiência de jogo.

O sistema webOS oferece uma vasta quantidade de opções e apps que podem ser ampliadas ao explorar a loja de aplicações.

LG OLED Flex-Curva analise

O comando é completo, com números e teclas de navegação, e permite o controlo da televisão através de air mouse.

A LG OLED Flex/Curva 42” pode ser adquirida por 2652.13€.

Na caixa

  • LG OLED Flex/Curva 42”
  • Comando Smart Magic
  • Manuais

Design e materiais de construção

Mesmo antes de tirar da caixa, já é notória a envergadura e peso desta televisão. Como esta TV vem inteiramente montada, a capa tem dimensões superiores ao normal de uma televisão de 42″, além de ser bem pesada.

Isto é devido a toda a estrutura que esta televisão apresenta, com o suporte já embutido na televisão e a integrar as colunas, a refrigeração e o sistema de braços que torce a televisão.

LG OLED Flex-Curva analise

Em termos de medidas, a LG OLED Flex/Curva 42″ mede 937x614x297 mm e pesa uns elevados 22.6 Kg.

Na frente da televisão encontramos o ecrã OLED a ocupar grande parte da moldura, assim como um botão de estado na base do ecrã, estando logo por baixo o botão de ligar e desligar a televisão.

LG OLED Flex-Curva analise

A televisão em si é bastante fina, mas conta com o suporte integrado que lhe dá uma grande envergadura.

LG OLED Flex-Curva analise

A base totalmente construída em alumínio integra colunas stereo de 40W na base e, no lado direito, uma porta USB, o jack 3.5mm e um botão de switch.

LG OLED Flex-Curva analise

Passando para a estrutura traseira, parece que estamos perante uma consola acoplada na TV.

LG OLED Flex-Curva analise

No lado esquerdo encontramos as várias interfaces com 3 portas USB e 4 portas HDMI.

LG OLED Flex-Curva analise

Por cima e nas laterais encontramos várias reentrâncias para refrigeração.

LG OLED Flex-Curva analise

Na parte traseira, localizam-se duas tiras de LEDs que permitem dar um mood ao espaço.

LG OLED Flex/Curva 42

Para terminar, o comando é construído em plástico e além dos habituais botões de navegação, inclui atalhos para os principais serviços de streaming, uma tecla para controlar a curva do ecrã e uma roda central para melhorar a interação com o sistema.

Toda a estrutura apresenta uma robustez e sensação ao toque de produto premium.

Instalação e configuração

A instalação da LG OLED Flex/Curva 42″ é muito simples e rápida de realizar.

Esta tv já vem totalmente montada na caixa, facilitando a sua instalação, embora faça com que a caixa tenha umas dimensões mais elevadas que o esperado.

Assim, basta tirar a televisão da caixa, posicionar onde pretende que ela fique e ligar à tomada.

Como o suporte é fixo, não existe forma de a pendurar na parede, sendo sempre obrigatório utilizá-la pousada numa superfície. No entanto, é preciso ter em atenção o sítio onde colocamos para garantir que aguenta com praticamente 23 quilos.

LG OLED Flex-Curva analise

A posição do ecrã pode ser regulada para cima e para baixo, com ajuste de altura até 140 mm, além de poder regular 10º para a frente e 5º para trás.

LG OLED Flex-Curva analise

Base integrada na televisão com luzes LED

A LG OLED Flex/Curva 42′ traz uma base já montada que integra o sistema de som, o mecanismo que curva o ecrã e as luzes LED ambiente.

Em termos estéticos, é como se tivéssemos uma consola constantemente colocada na traseira do equipamento, ou seja, marca um grande impacto estético na televisão.

LG OLED Flex-Curva analise

No entanto, é essencial para o funcionamento deste equipamento, uma vez que ajuda a manter a televisão equilibrada quando o ecrã está a dobrar ou dobrado.

Além da parte visual, o facto da base estar sempre fixa à televisão obriga a que esta seja usada sempre pousada numa superfície, não sendo possível pendurá-la na parede.

LG OLED Flex-Curva analise

Quanto à qualidade das colunas integradas, iremos falar mais à frente.

WebOS

A LG OLED Flex/Curva 42″ conta com sistema operativo proprietário WebOS.

Embora muitas vezes prefira o Android TV pela versatilidade, a verdade é que a LG tem este sistema bastante otimizado e intuitivo.

LG OLED Flex-Curva analise

Na página inicial temos acesso a todos os conteúdos, desde apps, destaques das apps de streaming ou mesmo acesso a definições rápidas da TV.

LG OLED Flex-Curva analise

Com recurso ao Air Mouse do comando, já não é preciso navegar pelo menu todo para chegar a uma funcionalidade, bastando para isso apontar para onde quero carregar.

LG OLED Flex-Curva analise

Existe ainda a possibilidade de usar comandos de voz para controlar a televisão.

LG OLED Flex-Curva analise

A loja de aplicações está recheada com as principais aplicações, existindo uma grande biblioteca de aplicações que o utilizador pode explorar.

LG OLED Flex-Curva analise

Modo de espera

Sendo um centro multimédia, pode vezes podemos querer usar o sistema de som para ouvir apenas música ou permitir que esta apresente fotografias, as horas ou outras funcionalidades.

Para isso, conta com o modo de espera, uma funcionalidade que permite usar a televisão como uma moldura digital ou apenas para passar música sem vermos a parte visual.

LG OLED Flex-Curva analise

Depois de ativar esta função nas definições, sempre que se desliga a TV esta entra no modo de espera onde se pode escolher uma das definições disponíveis.

Sintonização acústica por AI e outras funcionalidades

Para explorar a melhor qualidade de som, a LG OLED Flex/Curva 42″ permite usar uma funcionalidade, intitulada de Sintonização acústica por AI que ouve o som envolvente e a forma como o som se propaga na divisão onde está colocada para afinar automaticamente o áudio.

Desta forma, esta TV consegue oferecer som de melhor qualidade adaptado ao espaço onde tem a sua televisão evitando assim eco ou outra falha causada pelo espaço ambiente.

Além do som, a AI está também presente em outras funcionalidades ajudando a regular a qualidade de imagem, brilho, entre outros.

LG OLED Flex-Curva analise

Curvatura personalizada

Uma das grandes vantagens desta televisão, é a possibilidade de transitar de um ecrã plano para um ecrã curvo com apenas um toque num botão.

Além de passar de extremo a extremo, é ainda possível definir níveis intermédios de forma a personalizar a experiência de imersão.

LG OLED Flex-Curva analise

No comando, encontramos um botão específico para esta funcionalidade, permitindo transitar entre 3 modos. O modo plano, totalmente curvado ou a definição do utilizador onde pode definir a sua percentagem ideal de curvatura, de 0% a 100%.

LG OLED Flex-Curva analise

Curiosamente, reparámos que quando está em 0%, na verdade a televisão não está plana, curvando ligeiramente para o lado oposto. Para que a LG OLED Flex/Curva 42″ apresente um aspeto plano, necessitamos de colocar em 5%.

Embora inicialmente possa parecer estranho o facto do ecrã estar curvo, levando um pouco de tempo a habituar, a verdade é que é algo que se torna interessante com o tempo.

LG OLED Flex-Curva analise

Quando estamos acompanhados com mais pessoas, o ecrã plano acaba por ser a melhor solução, mas quando queremos ver algum conteúdo sozinhos ou quando pretendemos jogar, então o ecrã curvado permite uma experiência de visualização mais imersiva e centrada na pessoa.

LG OLED Flex-Curva analise

Comando com air mouse

Para facilitar o controlo da televisão, a LG OLED Flex/Curva 42″ integra um comando com tecnologia Air Mouse.

Ou seja, basta apontar para o comando para o ecrã para controlar o cursor, tal como acontecia nas antigas Nintendo Wii.

LG OLED Flex-Curva analise

Além de ser mais fácil interagir com o sistema desta forma, evitando andar sempre a usar as teclas de navegação para saltar de item em item, é especialmente útil quando temos de escrever alguma coisa.

Em vez de andarmos constantemente a percorrer as várias teclas do teclado virtual para encontrar uma letra, tem apenas de apontar para o que pretende escrever.

LG OLED Flex-Curva analise

Iluminação LED

Na traseira da LG OLED Flex/Curva 42″, encontramos umas pequenas fitas LED que transmitem uma luz ambiente para o espaço envolvente e que ajudam a criar um mood para jogos ou noites de cinema.

Sempre que utilizar a TV num ambiente mais escuro, estas luzes vão dar uma iluminação ambiente ao seu espaço.

Qualidade de imagem

Em termos de qualidade de imagem, a LG OLED Flex/Curva 42″ não desilude ao apresentar uma definição bastante boa e com excelente apresentação de cores.

LG OLED Flex-Curva analise

Este painel OLED, e como prometido, cria um bom contraste nos escuros com os brilhos, além de uma reprodução de cores bastante fiável.

Integra uma tecnologia Super antirreflexo (SAR) que, embora suavize os brilhos, a verdade é que não os elimina, continuando a ser um problema quando o sol não joga a favor.

LG OLED Flex-Curva analise

Para os gamers, a LG OLED Flex/Curva 42″ oferece um tempo de resposta de 0.1s, que garante uma elevada perceção dos jogos que obrigam a estar atento a pequenos detalhes.

LG OLED Flex-Curva analise

Nas definições é possível personalizar a imagem com base em alguns cenários pré-definidos.

Qualidade de som

Passando ao som, a LG OLED Flex/Curva 42″ já traz incluído um sistema de som que funciona como uma barra de som integrada desta televisão.

Se a imagem transmitiu uma elevada qualidade, o som não ficou atrás. Ao ver um filme ou jogar um jogo, o áudio complementa o ecrã curvo e cria uma experiência imersiva que permite distinguir os pequenos sons que tantas vezes são fulcrais durante o jogo.

Face ao sistema de som de 40W instalado, certamente irá adiar a compra de colunas complementares para esta televisão.

LG OLED Flex-Curva analise

Opinião da LG OLED Flex/Curva 42”

A LG OLED Flex/Curva 42″ funciona quase como um híbrido de uma televisão e um monitor gaming de grandes proporções.

Em termos de imagem e som, a qualidade é irrepreensível e o lado tecnológico está vincado com a possibilidade de curvar o ecrã em 20 níveis diferentes.

LG OLED Flex-Curva analise

Embora pouco usual, isto permite que a experiência de visualização seja mais imersiva e que consigamos ter mais um pouco a sensação que estamos dentro do jogo.

Em termos de sistema a LG OLED Flex/Curva 42″ também não desilude, sendo bastante simples de utilizar e navegar, uma ajuda que também é dada pelo comando com tecnologia de Air Mouse.

LG OLED Flex-Curva analise

A LG OLED Flex/Curva 42″ está disponível para compra nos revendedores oficiais com preço a começar nos 2652.13€.

O Tecbhit agradece à LG a cedência da LG OLED Flex/Curva 42″ para análise.

LG OLED Flex/Curva 42''

2652.13€
8.9

Qualidade de construção

9.0/10

Qualidade de imagem

8.7/10

Qualidade de som

9.0/10

Sistema operativo

8.5/10

Funcionalidades

9.3/10

Pros

  • Curvatura do ecrã personalizada
  • Qualidade de som
  • Comando air mouse

Contras

  • Suporte sempre colocado
  • peso e dimensões
Participe no passatempo:
giveaway redmi 12

Partilhe este artigo

Techbit
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS TECNOLÓGICAS NO SEU EMAIL
Invalid email address
Prometemos não fazer spam e enviar apenas os conteúdos essenciais

Deixe um comentário

Publicidade
Blogarama - Blog Directory

Participe nos nossos giveaway de 4º aniversário

X